Mocha Filmora - Para Mac
Para vídeos que possuem movimentos e ações muito rápidos, usar a ferramenta de rastreamento nativa não é suficiente, pois todos os pequenos detalhes de movimento são perdidos. No entanto, Wondershare Filmora lançou um novo plugin que permite aos usuários marcar objetos e superfícies e rastrear movimentos sobre eles. Ele fornece a capacidade de aplicar efeitos rastreados que são mais realistas e precisos ao oferecer a Mocha UI.
Essa funcionalidade está disponível na interface do Filmora na seção de efeitos "Boris FX". Esta interface do usuário oferece várias técnicas para fazer seleções de um objeto específico e rastreá-lo facilmente ao longo do vídeo. Além disso, os usuários podem criar camadas e inserir objetos como logos em um objeto em movimento em um vídeo.
Índice
Como acessar o recurso Mocha Filmora?
A utilidade da interface Mocha do Filmora permite que os usuários realizem várias seleções de movimento conforme suas necessidades. A seguir, um guia detalhado sobre como usar essa utilidade para rastreamento de movimento e planar com este plugin:
Etapa 1. Comece criando um projeto no Filmora
Para iniciar o processo, abra o Filmora no seu Mac e clique na opção "Novo Projeto", localizada na página inicial. Em seguida, importe seu vídeo para a interface da ferramenta e arraste-o para a linha do tempo de edição para prosseguir.

Etapa 2. Acesse a função Mocha Filmora
Em seguida, acesse a seção "Efeitos" na barra de ferramentas no topo e expanda a opção de efeitos "Boris FX". Pressione o ícone "+" para aplicar o efeito e clique em "Lançar Mocha UI" após acessar o "Mocha Filmora" no painel. Depois de entrar na interface do Mocha, você pode realizar várias tarefas de rastreamento usando esta ferramenta.

Recurso 1. Implementar Rastreamento Planar
Um dos métodos de rastreamento mais usados na edição de vídeo é o rastreamento planar, que analisa superfícies planas em movimento e entrega resultados confiáveis.
Passo 1. Comece criando camadas
Depois de entrar na interface do Mocha, vá até a barra de menu no topo e pressione o menu "Ferramentas". Em seguida, localize a opção "Criar Camada X-Spline".

Passo 2. Faça seleções da área plana
Após a spline ser ativada, faça seleções da superfície planar arrastando e clicando o cursor ao redor da superfície. Clique com o botão direito na seleção para travá-la e vá até a seção "Rastrear" para ativar a opção "Rastreamento manual". Por fim, clique na opção "Rastrear para Frente" para iniciar o processo de rastreamento.

Para saber mais sobre a funcionalidade de rastreamento planar do Mocha da Boris FX, assista a este vídeo.
Recurso 2. Inserir Máscara Rápida e Roto
Os usuários têm a capacidade de desenhar formas de máscara com as ferramentas X-spline e spline magnética para minimizar o processo manual de quadros-chave.
Etapa 1. Selecione o objeto e faça o rastreamento para frente
Após acessar seu vídeo na interface do Mocha, ative a camada X-Spline e faça a seleção ao redor do objeto usando o cursor. Depois disso, clique no ícone "Rastrear para Frente" localizado na parte inferior da janela de pré-visualização.

Etapa 2. Aplique a Máscara de Camada Matte
Depois disso, vá até o menu suspenso "Input" e pressione a opção "Matte for Layer 1" para remover o objeto selecionado em todo o vídeo.

Recurso 3. Rastreamento PowerMesh
O PowerMesh Tracking na interface Mocha do Filmora é a função de flexionar e deformar superfícies irregulares como tecido. Permite aos usuários aplicar sobreposições de movimento precisas para manter a consistência ao longo do vídeo.
Etapa 1. Selecione a Superfície e Habilite o Track Mesh
Após criar a camada X-spline na barra de menu "Ferramentas", selecione a superfície ou objeto clicando e arrastando o cursor ao redor dele. Agora, vá até a parte inferior e ative a seção "Track" para marcar a caixa "Mesh". Clique no botão "Generate Mesh" para que a ferramenta execute o processo.

Etapa 2. Implemente o Track Forward
Depois que todas as configurações forem feitas, localize o ícone "Track Forward" abaixo da pré-visualização do vídeo para rastrear o objeto em malha.

Gere e rastreie meshes mais complexos em um vídeo usando o Mocha Pro. Este vídeo fornecerá um entendimento mais aprofundado sobre essa função!
Recurso 4. Rastreamento de Distorção de Malha
Este utilitário oferecido pela interface Filmora Mocha ajuda a distorcer as superfícies rastreadas com a grade em malha e realiza a ligação de textura de forma conveniente:
Etapa 1. Gerar Malha Após Fazer a Seleção
Comece criando a seleção ao redor do objeto usando a camada X-Spline e vá até a seção "Rastrear" na parte inferior. Marque a caixa "Malha" e pressione o botão "Gerar Malha" localizado na interface.

Etapa 2. Opte pela Spline de Distorção e Rastreie
Depois que a Malha for gerada, localize a opção "Spline de Distorção" na parte inferior e pressione a opção "Rastrear para Frente" para criar uma distorção de movimento ao longo do vídeo.

Descubra como usar a spline de distorção em seus vídeos detalhadamente assistindo a este vídeo completo.
Recurso 5. Estabilização
Para remover os tremores indesejados da câmera no vídeo, você pode usar a interface Mocha do Filmora, que estabiliza vídeos de forma eficiente por meio do rastreamento reverso.
Etapa 1. Selecione a Área para Estabilização
Depois de acessar a camada X-Spline para selecionar a superfície instável dentro do vídeo, vá até a parte inferior e acesse a seção "Estabilizar". Em seguida, escolha "Clipe de Entrada" e "Clipe para Estabilizar" em seus menus suspensos e marque a opção "Todos os Movimentos". Para uma estabilização precisa, certifique-se de marcar a opção "Suavização Máxima" na interface.

Etapa 2. Ativar Estabilização Rápida
Para dar uma aparência mais estável, vá para a pré-visualização do vídeo e localize o ícone "Estabilização Rápida". Clique nele para ativar a estabilização rápida do vídeo.

Assista a este vídeo para ter uma compreensão mais profunda da função de Estabilização oferecida pela interface Mocha da Boris FX.
Recurso 6. Distorção de Lente
Se houver alguma distorção de lente em seu vídeo, esta ferramenta a remove analisando os elementos lineares.
Passo 1. Localize as Linhas Distorcidas
Após criar a camada spline dentro do módulo Mocha, acesse a seção "Lente" na parte inferior e pressione a opção "Localizar Linhas" para detectar as linhas distorcidas. Você pode especificar manualmente as linhas irregulares clicando na opção "Novas Linhas" e arrastando o cursor na tela.

Passo 2. Calibre as Linhas para Remover a Distorção da Lente
Agora, encontre o botão "Calibrar" e clique nele depois que as linhas forem especificadas. Por fim, pressione o botão "Rastrear para Frente" para visualizar as alterações feitas no vídeo.

Se você achou essa função interessante e quer aprender mais, assista a este vídeo imediatamente.
Recurso 7. Módulo de Inserção
Este módulo eficiente permite que os usuários adicionem objetos e elementos dentro do elemento em movimento em um vídeo, mantendo a perspectiva.
Passo 1. Opte pela Ferramenta de Inserção
Para começar, crie a camada e selecione utilizando a ferramenta X-Spline. Em seguida, encontre a seção "Inserir" na parte inferior e expanda o menu suspenso chamado "Inserir Clipe". Depois, escolha a opção de sua preferência, como logotipo, após configurar definições como Camada, Mesclagem, e mais.

Passo 2. Pré-visualize o Elemento Inserido e Salve o Vídeo
Vá até a janela de pré-visualização e toque no ícone "Reproduzir" para visualizar o logotipo inserido dentro do objeto rastreado. Por fim, acesse a opção "Arquivo" na barra de menu e pressione o ícone "Exportar" para salvar o vídeo modificado em seu dispositivo.

Entenda melhor o Módulo Insert da interface do Mocha da Boris FX assistindo a este vídeo detalhado.