Guia do Usuário do Filmora (Mac)
Configurações do Projeto
Ao clicar no botão Novo Projeto na tela de boas-vindas, você será levado a esta tela, que é a interface padrão do Filmora.
Caso tenha esquecido de configurar a proporção na tela de boas-vindas ou deseje usar um aspecto diferente dos padrões, você pode fazê-lo escolhendo "Configurações do Projeto" no menu Arquivo.
Agora, você pode escolher a proporção, resolução e taxa de quadros corretas na janela Configurações do Projeto. Para usar uma proporção personalizada, é preciso apenas alterar sua resolução.
Por exemplo, caso esteja criando um vídeo para o Instagram, altere a resolução para 1080 por 1350 e o Filmora definirá automaticamente a proporção para você. Você pode bloquear a proporção clicando no ícone de cadeado.
A proporção do vídeo é a largura do vídeo proporcional à sua altura. Essa proporção descreve a largura do seu vídeo.
Por exemplo, um vídeo com proporção de 16:9 tem 16 px de largura e 9 px de altura. Você não seria capaz de ver um vídeo tão pequeno. Uma resolução com proporção de 16:9 possui 1920 px por 1080 px.
A resolução do nosso projeto é medida em quantos pixels de largura e quantos pixels de altura seu vídeo possui. Por padrão, os projetos do Filmora devem começar com uma resolução de 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura. Como essa é a escala padrão de vídeos em full HD, podemos alterar livremente a resolução modificando o número em cada caixa.
A taxa de quadros é o número de quadros que um vídeo mostrará em um segundo. Muitas câmeras de vídeo digital gravam a 23,976 e 29,97 quadros por segundo. Esses são os padrões nos países que usam o sistema NTSC.
25 e 50 quadros/segundo são definições usadas pelas câmeras em países que usam o sistema PAL. A maioria dos filmes funciona em 24 quadros/s.
Alguns programas de TV e câmeras domésticas funcionam em 30 quadros por segundo, o que reflete um movimento realista semelhante ao que estamos acostumados a ver na vida real.
Qualquer coisa acima de 30 quadros por segundo é usada principalmente para criar algo em câmera lenta. Algumas pessoas, principalmente gamers, também tendem a trabalhar com taxas de quadros mais altas, como 60 quadros por segundo.
Caso esteja criando vídeos para postar em suas redes sociais, como o YouTube, a maioria das taxas de quadros deve funcionar bem. Entretanto, o ideal é corresponder as configurações de qualquer filmagem que sua câmera tenha feito. Por padrão, o FilmoraPro perguntará se você deseja corresponder as configurações de sua filmagem ao arrastar o primeiro clipe para o editor a partir de seu painel de mídia.