Preparar uma apresentação é uma tarefa monumental. Você precisa de incluir todo o tipo de informações nos seus diapositivos para que os espectadores entendam o que está tentando transmitir. Daí é importante adicionar pontos essenciais nos seus diapositivos, e os clientes preferem sempre visualizar gráficos mais visuais ao invés de texto. Desta forma conseguem entender de forma mais rápida e eficaz o que você está tentando transmitir. Mas você pode criar uma apresentação completa no PowerPoint com narrações incluídas.
Geralmente, durante a apresentação, a pessoa responsável pela mesma tem que preparar um discurso de acordo com os diapositivos. Assim enquanto os diapositivos estão sendo exibidos, é possível descrevê-los um-a-um aos seus clientes. Por isso, sim, é muito útil garantir uma total e precisa representação do PowerPoint através da narração dos conteúdos.
Gravador de áudio Filmora
Grave o áudio do sistema do computador
Capture áudio do microfone
Personalize o volume de gravação
Grave a tela e a partir da webcam
Parte 1. Gravar uma narração para o PowerPoint no PC
Uma das funcionalidades mais fascinantes de uma apresentação no PowerPoint é poder gravar a voz. Torna-se útil quando você pretende criar uma apresentação e já tem uma ideia clara sobre o que vai falar enquanto exibe cada um dos diapositivos. Por vezes, torna-se difícil explicar os conteúdos em frente aos clientes porque pode esquecer-se de alguma coisa. Contudo, se você criar uma narração com antecedência, garante que não deixa pontos essenciais de fora. O PowerPoint tem a capacidade para adicionar facilmente narrações aos diapositivos.
É tal e qual um arquivo de áudio, em que você introduz e reproduz o arquivo enquanto exibe os diapositivos. No entanto deve configurar o temporizador para os diapositivos transitarem entre si e para sincronizar com a narração. Gravar uma narração para sua apresentação é muito simples. Siga estes passos em baixo para adicionar rapidamente uma narração na sua apresentação de PowerPoint:
-
Selecione a aba de Gravação.
-
Quando estiver pronto para gravar, clique em Gravar Apresentação.
-
É recomendável começar a gravar a partir do primeiro diapositivo, caso contrário os diapositivos não ficarão sincronizados.
-
Clique no botão vermelho redondo para iniciar sua gravação.
-
Você pode pausar a gravação clicando em Alt + S.
-
Após terminar o processo, clique no botão Parar.
-
Você pode analisar seu arquivo para verificar se a voz corresponde aos conteúdos exibidos nos diapositivos.
Existe também outro método para você adicionar gravações de voz no PowerPoint:
-
Inicie o PowerPoint, e no menu Inserir, clique no áudio.
-
Agora clique em Gravar áudio e inicie sua gravação.
-
Introduza um nome simples para o áudio.
-
Quando terminar o processo, clique em parar.
-
Selecione Reproduzir se quiser analisar a gravação.
Parte 2. Grave uma narração no PowerPoint em Mac
Uma narração de voz oferece um ambiente diferente na sua apresentação de PowerPoint, pois permite incluir todas as suas ideias e pontos de vista de forma a que os clientes percebam os conteúdos de forma mais organizada. Você pode também gerar o arquivo da apresentação para redes sociais ou qualquer outra plataforma e reproduzi-lo automaticamente. Este método é muito útil para professores prepararem suas aulas com narrações simples para seus alunos entenderem. Se você está trabalhando com um Mac, pode facilmente agendar uma preparação no PowerPoint para seus clientes ou alunos.
Mencionamos novamente a importância das apresentações para transmitir suas ideias visualmente. Em seguida, vamos ajudar você a adicionar uma narração de voz na sua apresentação do PowerPoint para ser ainda mais eficaz. A gravação de voz no PowerPoint é uma das principais ferramentas deste software, é amigável ao usuário e muito simples de inserir o áudio no seu documento existente. Contudo, antes de começar, deve certificar-se de que seu Mac tem um gravador de áudio interno. Se não tiver, deve conectar um microfone externo para gravar seu áudio na perfeição.
-
Clique no ícone da Apple e selecione as Preferências do Sistema.
-
Agora selecione o ícone de Som.
-
Na aba de Entrada, selecione o microfone que irá usar.
-
Clique no primeiro diapositivo de onde pretende iniciar a gravação.
-
Clique em Gravar Apresentação na aba de Apresentação.
-
Inicie sua gravação.
-
Agora selecione os diapositivos adequadamente para sincronizar com a narração.
-
Quando estiver pronto, clique em Terminar para parar a gravação.
-
Salve o arquivo ou corre o risco de perder toda a apresentação.
-
Reproduza seu arquivo para verificar se está tudo em ordem.
Perguntas mais frequentes sobre narrações no PowerPoint
P1. Como gravar voz no PowerPoint?
Resp: Ao criar uma apresentação para um cliente, é recomendável adicionar uma gravação de voz para um melhor entendimento. Confira em seguida o procedimento para gravar voz no PowerPoint:
-
Antes de gravar sua voz, deve certificar-se que todos os diapositivos estão corretamente ordenados.
-
Agora deve configurar e testar o microfone. Você pode também usar o microfone integrado do seu PC, e antes de gravar, confira o volume.
-
Clique na opção para gravar quando estiver pronto.
-
Clique em parar para terminar o processo.
-
Quando o processo estiver concluído, deve verificar novamente o arquivo com o áudio adicionado.
P2. É possível adicionar voz no PowerPoint?
Resp: Sim, você pode adicionar voz no PowerPoint. Veja em baixo como adicionar narrações no PowerPoint.
-
Clique no menu Inserir e selecione a opção de áudio.
-
Clique em Gravar Áudio selecionando a opção de Gravar
-
Salve o arquivo de áudio para adicioná-lo na sua apresentação de PowerPoint.
-
Durante o processo de gravação, pode pausar e reiniciar a gravação.
-
Quando o processo estiver terminado, deve clicar em parar para terminar o processo.
-
Clique em OK para terminar o processo.
P3. O que significa adicionar uma narração no PowerPoint?
Resp. Quando você grava sua voz e insere o arquivo de áudio nos diapositivos da sua apresentação, este processo é conhecido como gravação de narração. Você deve certificar-se de que tem o som ativo ao gravar o áudio, caso contrário irá criar uma narração sem som na apresentação.
Sem este processo, sua apresentação não terá o mesmo impacto. Daí ser importante você saber como adicionar uma narração de voz no PowerPoint antes de criar uma apresentação.
P4. Como adicionar uma narração de voz no PowerPoint no PC?
Resp: Para adicionar uma narração de voz no PowerPoint, siga estes passos:
-
Crie um novo documento no PowerPoint ou abra um arquivo existente.
-
Selecione Inserir na barra de ferramentas.
-
Clique em Áudio.
-
Agora clique na opção Gravar.
-
Clique em Iniciar para dar início à gravação.
-
Clique em Parar quando terminar o processo.
P5. Porque as apresentações do PowerPoint gravadas são mais flexíveis?
Resp: As apresentações gravadas do PowerPoint são mais flexíveis porque você pode pausar os vídeos e explicar os conteúdos aos seus clientes enquanto mostra a apresentação. Além disso não se irá atrapalhar ou distrair durante a apresentação, porque sua narração já está incluída na apresentação. Por isso, independentemente do que esteja acontecendo, o fluxo da apresentação não é interrompido.
Criar narrações no PowerPoint é útil para apresentar conteúdos virtualmente aos seus clientes. Caso tenham questões ou dúvidas, podem ser colocá-las após assistirem a toda a apresentação.
Conclusão
Existem imensas formas para você adicionar voz no PowerPoint. Primeiro, deve sempre gravar o áudio antes de enviar seu arquivo final, e adicioná-lo à apresentação .PPT. Isto é util para explicar conteúdos facilmente aos seus clientes e parceiros. Além disso, gravando com antecedência, você poderá certificar-se de que fala sobre todos os pontos mais importantes.