A fotografia é como a própria arte. Os fotógrafos devem selecionar cuidadosamente a configuração e usar a câmera certa para capturar imagens com qualidade sem perdas. No entanto, você perceberá que algumas fotos parecem mais escuras ou mais brilhantes do que na vida real.
Nesse caso, use o software HDRI gratuito para mudar isso diretamente. Mas o HDRI sendo uma técnica relativamente nova, os iniciantes podem ter dificuldades para editar as fotos, muito menos encontrar o software HDRI perfeito.
Então, neste guia simples, aprenderemos como criar uma imagem HDRI 3D usando HDRI para o Blender. Mas primeiro, vamos entender o que é um arquivo HDRI e a diferença entre HDRI e HDR.
Neste artigo
Parte 1: O que é HDRI?
HDRI (High Dynamic Range Image) é simplesmente uma imagem criada usando várias sobreposições de imagem do mesmo plano de fundo, mas com exposições variadas. As exposições podem variar desde os destaques mais brilhantes até as sombras mais escuras. Então, em suma, o HDRI expande o alcance dinâmico de uma imagem para iluminá-la ou escurecê-la e torná-la mais natural.
Dito isto, HDRI é uma imagem raster criada usando pixels de cor. As fotos HDRI geralmente são significativas em tamanho, por isso não perderão rapidamente a qualidade como outras fotos rasterizadas, como PNG e JPG. Muitos formatos podem armazenar imagens HDRI, embora os mais comuns sejam OpenEXR (.exr) e Radiance RGBE (.hdr).
Parte 2: Qual é a diferença entre HDR e HDRI
De acordo com a Wikipedia, HDR e HDRI são as mesmas coisas. Mas será que é verdade? Para começar, o HDRI é basicamente uma foto com qualidades de High Dynamic Range. Então, sim, HDR e HDRI podem significar a mesma coisa na edição de imagens digitais.
No entanto, alguns editores de fotos argumentam que há uma diferença entre esses dois em relação ao fluxo de trabalho básico. Primeiro, a tecnologia HDR aumenta o brilho para mostrar mais detalhes da imagem. Por outro lado, o HDRI realiza uma otimização exclusiva de conteúdo e iluminação para fornecer imagens nítidas. Em outras palavras, o HDRI ilumina as sombras escuras sem necessariamente superexpor as áreas de imagem brilhantes.
Alguns fotógrafos também podem considerar HDR como imagens com valores de pixel superiores a 1 ou 255. Isso significa que os pixels podem ser muito mais altos do que o branco puro. Mas, tecnicamente falando, HDR e HDRI podem ser usados de forma intercambiável.
Parte 3: Quando usar o HDRI
Agora que você tem todas as informações sobre HDRI, vamos aprender sobre alguns setores onde o HDRI é aplicável.
1. HDRI para visualização 3D e animação 3D
HDRI 3D é comum nos dias de hoje. Os criadores de animação 3D podem usar programas como o HDRI Blender para adicionar ambientes HDR e fazer com que o conteúdo pareça detalhado e mais realista em reflexos de alta iluminação. Para simplificar, o HDRI faz com que as cenas 3D pareçam mais leves, menos cartunescas e mais profissionais. Esta tecnologia também pode ser usada em visualizações interiores em animações.
2. HDRI para renderização de arquiteto
Criar ambientes HDRI é uma prática comum em projetos arquitetônicos 3D. Por exemplo, os designers podem criar projetos de casas panorâmicas com diferentes tons claros e humores interiores. HDRI ajuda-os a dar um efeito de iluminação 3D natural em cenas e objetos.
3. Monitores e TVs HDRI
Você provavelmente já ouviu falar de HDRI 4K ao comprar uma smart TV ou monitor de computador. Essas TVs oferecem muito mais do que apenas uma ampla gama de cores, alto brilho e taxa de contraste avançada. Além disso, TVs e monitores HDR podem reconhecer sinais HDR, permitindo que os espectadores assistam ao conteúdo com toda a qualidade do estúdio. Em suma, os espectadores podem ver mais detalhes de cores em cenas sombrias e mais claras, tornando-as perfeitas para jogadores ávidos.
Parte 4: Como você abre um HDRI?
Como os HDRIs usam renderização de baixa faixa dinâmica, um painel de exibição padrão não abrirá imagens HDR. Portanto, para abrir um arquivo HDRI em uma tela não HDR, você precisará convertê-lo para um formato diferente de baixa faixa dinâmica usando a tecnologia de mapeamento de tom. Por exemplo, você converte HDRI para JPEG ou PNG e desfruta de bitmaps regulares, mantendo as propriedades HDRI. Você também pode abrir e editar HDRI usando programas de desktop como EasyHDR, Photoshop e Blender.
Parte 5: Como configurar um plano de fundo de ambiente HDR?
Antes de encerrar esta postagem no blog, vamos discutir como usar o HDRI para o Blender para aplicar efeitos HDR ao plano de fundo de uma imagem. O Blender é um programa 100% gratuito para criar renderizações e animações 3D de cair o queixo em computadores Mac e Windows. Com o Blender, você terá um conjunto de ferramentas de modelagem avançadas, como retopologia, curvas, escultura e muito mais. Mas neste post, vamos aprender como criar um ambiente HDR ou adicionar iluminação ao seu projeto de imagem. Vamos começar!
Passo 1 Instale e execute o Blender e toque na guia Propriedades do Mundo. Em seguida, clique no ícone Cor e adicione Textura do Ambiente.
Passo 2 Em seguida, divida a janela em duas e inicie a ferramenta Shader Editor. Em seguida, abra o menu suspenso Objeto no canto superior esquerdo e escolha Mundo. Você verá a textura do ambiente conectada ao plano de fundo.
Passo 3 Na Textura do Ambiente, toque em Abrir Imagem antes de abrir a pasta 3.2 dentro da pasta Blender Foundation. Em seguida, clique em Arquivos de dados > Studiolights > Word. Agora abra um arquivo .exr. Por exemplo, abra a imagem Interior.exr.
Passo 4 Clique no ícone Sombreamento da porta de exibição e toque no botão suspenso para escolher Interior. Você verá todos os reflexos de iluminação dentro da sala e personalizá-lo como desejar. É isso!
Conclusão
Usar os mapas de ambiente é a maneira mais simples e eficaz de iluminar suas cenas 3D no Blender. Este programa permite que você obtenha cenas 3D realistas, imitando a iluminação natural do mundo. Mas note que o Blender pode ser um pouco confuso para iniciantes. Então, brinque com esta ferramenta HDRI e você será um profissional em pouco tempo.