Fazer um vídeo explicativo em 2D ou 3D é uma maneira inteligente de manter seu público envolvido e interessado no tópico ou produto que você está apresentando. No entanto, muitas pessoas acham que fazer um é difícil, requer habilidades avançadas ou requer um grande orçamento, especialmente para animação.
Embora a maior parte disso seja verdade, existe uma maneira mais fácil de criar seu próprio vídeo explicativo animado sem gastar uma fortuna. Hoje, você aprenderá sobre vídeos explicativos de animação 2D e 3D, explorará alguns dos melhores exemplos e descobrirá como fazê-los de forma fácil e econômica.

Neste artigo
Parte 1. Introdução aos vídeos explicativos 2D e 3D com exemplos
Vídeos explicativos são frequentemente usados por empresas, educadores e criadores de conteúdo para simplificar ideias complexas, promover produtos ou explicar serviços para que os espectadores possam entender bem novos conceitos ou produtos.
Os vídeos explicativos vêm em vários formatos, incluindo animações 2D e 3D. Cada estilo tem diferentes vantagens e estilos visuais. Se ainda tiver dúvidas, consulte a tabela de comparação abaixo para entender as diferenças entre vídeos explicativos de animação 2D e 3D.
Recursos | Vídeo explicativo 2D | Vídeo explicativo 3D |
Estilo visual | Plano, muitas vezes caricatural | Profundidade e dimensão realistas que podem simular texturas e iluminação da vida real |
Profundidade e dimensão realistas que podem simular texturas e iluminação da vida real | Mais fácil de criar devido à menor profundidade dimensional | Mais difícil de criar devido à complexidade dimensional adicional |
Dimensões | A imagem é composta de altura e largura | A imagem é composta de altura, largura e profundidade |
Geometria | As formas comuns incluem retângulos, quadrados, triângulos e polígonos | As formas comuns incluem cilindros, cubos, pirâmides, esferas |
Foco na animação | Foca nos quadros das imagens | Foca nos quadros das imagens |
Resumindo, os vídeos explicativos em 2D usam gráficos planos e são animados em um espaço bidimensional. Enquanto isso, os vídeos explicativos em 3D acrescentam mais profundidade e realismo. Exibem produtos ou serviços em um espaço tridimensional realista. Veja alguns dos melhores exemplos de ambos os tipos de vídeos abaixo.
Exemplos de vídeos explicativos 2D
- Vídeo explicativo 2D do TED-Ed sobre colesterol
O TED-Ed usa animações 2D divertidas para tornar tópicos complexos fáceis de entender. No vídeo explicativo sobre o colesterol, eles adicionam títulos para destacar termos importantes e brincam com animações de quadros-chave, como Deslizar para a Direita, para ilustrar o colesterol se movendo e circulando na corrente sanguínea.
- Operata - Vídeo explicativo 2D
A Operata usa animações 2D simples para mostrar como funciona o monitoramento de seus serviços em nuvem e dar vida a cenas cotidianas. O vídeo apresenta clipes animados interessantes que demonstram o que a Operata faz de melhor. Também mistura efeitos sonoros de máquinas com música, o que mantém o clima animado.
Exemplos de vídeos explicativos em 3D
- MegaGrass - Vídeo explicativo 3D
A MegaGrass promove seus produtos de paisagismo (grama) na forma de um vídeo explicativo em 3D para que os espectadores possam compreender visualmente os benefícios e aplicações de sua grama sintética de uma forma divertida. O formato animado permite mostrar sua versatilidade em diversos ambientes.
- Vídeo explicativo 3D para o protocolo Blockchain da Novum Protocol
Entender blockchain pode ser difícil, então o Novum Protocol usou vídeos explicativos animados em 3D para simplificá-lo. Ao incorporar alguns clipes animados e figurinhas, esses vídeos destacam efetivamente como seu produto pode beneficiar os usuários em meio ao enorme crescimento da tecnologia blockchain.
Parte 2. O que você precisa para criar um vídeo explicativo 2D/3D
Embora a maioria dos exemplos de vídeos explicativos animados acima sejam feitos por estúdios e agências profissionais, há uma solução se você quiser criar seus próprios vídeos explicativos animados em 2D ou 3D. Vamos começar preparando o que você precisa.
1. Fazendo o roteiro
O roteiro é a espinha dorsal do seu vídeo explicativo. Define o que será dito e ajuda a orientar os elementos 2D ou 3D necessários para visualizar a narração. Comece com um anzol forte. Em seguida, apresente um problema ou questão que gere impacto nos seus espectadores e descreva como seu vídeo irá abordá-lo. Você também pode obter ajuda da Copywriting de IA para criar o roteiro do seu vídeo explicativo.

Por exemplo: Você está com dificuldades para se manter organizado? Como muitos, você pode achar difícil conciliar trabalho, vida e tudo o mais. Dê boas-vindas ao TodoZen, seu novo companheiro de produtividade! Este aplicativo está aqui para gerenciar suas tarefas sem esforço, com design intuitivo e recursos poderosos.
Depois disso, grave sua narração e certifique-se de que ela soe clara. Se necessário, use o Melhorador de Voz de IA para refinar o áudio e obter um som com qualidade de estúdio. Você usará a narração mais tarde para sincronizá-la com os elementos visuais do seu vídeo explicativo.
2. Escolhendo o software certo
Quando seu roteiro estiver pronto, você precisará de um software para gravar a narração e criar seu vídeo explicativo em 2D ou 3D. Uma das melhores ferramentas, fácil de usar e acessível, é o Wondershare Filmora.

Como um criador de vídeos explicativos 2D ou 3D, o Filmora tem os recursos e recursos necessários para ajudar você a criar vídeos explicativos de alta qualidade, como:
- Gravador integrado: Grave a narração em alta qualidade para seus vídeos explicativos diretamente com a ferramenta de gravação do Filmora.
- Conversão de Texto para Fala: Gere fala a partir de texto usando o recurso Conversão de Texto para Fala do Filmora, que oferece várias vozes de todas as idades e gêneros, juntamente com segmentação automática de frases para agilizar o trabalho.
- Recorte Inteligente de IA: Separe facilmente ativos animados de seus fundos com IA, facilitando a integração deles em seus projetos.
- Títulos e sobreposições de texto: Adicione títulos dinâmicos e sobreposições de texto aos seus vídeos explicativos para ajudar a enfatizar os pontos principais e melhorar a compreensão do espectador.
- Recursos criativos: Acesse uma biblioteca de recursos criativos diretamente no Filmora, incluindo personagens, ícones e cenas que podem ser usados para decorar seus vídeos explicativos.
- Música e efeitos sonoros: Escolha entre uma ampla variedade de faixas de música e efeitos sonoros no Filmora para definir o tom e criar uma atmosfera para seus vídeos explicativos.
- Uma extensa biblioteca de estilos de texto, efeitos e figurinhas.
- Edição perfeita com ferramentas com tecnologia de IA.
- Animações e modelos predefinidos para impacto dinâmico.
- Intuitivo, profissional e ainda assim fácil para iniciantes.
- Funciona em Mac, Windows, iOS e Android.

3. Compilando ações animadas
Em seguida, você precisa dos estoques animados que complementam o roteiro que você criou. A maneira mais fácil de criar vídeos explicativos em 2D e 3D é usar arquivos de animação pré-fabricados. Dessa forma, você não precisa animá-lo do zero.
Além de usar os Elementos Criativos do Filmora ou outros criadores de vídeos explicativos em 2D, você também pode usar e baixar clipes de animação 2D e 3D de várias fontes, como:
- Video Plasty
- Freepik
- Animação de estoque
Parte 3. Como criar seu próprio vídeo explicativo 2D/3D facilmente
Depois de ter tudo o que precisa para criar um vídeo explicativo em 2D ou 3D, o próximo passo é reunir tudo. Assista ao tutorial aqui ou siga os passos abaixo.
Grave a narração
Passo 1: Crie um novo projeto e grave uma narração
Depois de criar um novo projeto no Filmora, clique no botão do gravador e defina as configurações dos parâmetros.

Como alternativa, você também pode gerar a narração usando a conversão de Texto para Fala do Filmora. Para usá-lo, vá ao menu Áudio e selecione Texto para Fala. Clique em Iniciar para prosseguir.

Em seguida, insira o roteiro ou use o Copywriting de IA para ajudar a criar um. Depois, escolha uma das vozes disponíveis à direita. Role para baixo para ajustar a velocidade e o tom da voz. Ative "Divisão Automática" para dividir o parágrafo de forma inteligente e clique em Gerar.

Dica: Use a Clonagem de Voz do Filmora se quiser usar sua própria voz. Clique em Clonar Voz na janela Conversão de Texto para Fala e siga as instruções.
Passo 2: Ajuste o áudio usando um Melhorador de Voz de IA
Quando terminar, adicione a narração à linha do tempo. Apare ou corte as partes desnecessárias, se necessário. Para melhorar a qualidade do som, você pode habilitar o Melhorador de Voz de IA no painel de propriedades. Use o controle deslizante para ajustar.

Visualize o áudio com animação 2D/3D
Passo 1: Importe estoques de animação e narração.
Com sua narração e narração prontas, é hora de integrar as animações 2D ou 3D ao seu áudio. No menu Mídia, clique em Importar para adicionar os clipes de animação que você tem no seu computador.

Ou você pode ir ao menu Mídia de Estoque para encontrar os clipes na biblioteca integrada do Filmora. Baixe e arraste-os para a linha do tempo. Alinhe os clipes de animação com o áudio.

Passo 2: Remova o fundo dos clipes, se necessário
Se os clipes de animação tiverem o fundo que você deseja remover, você pode selecionar o clipe e navegar até Vídeo > Ferramentas de IA no painel de propriedades. Ative o Recorte Inteligente e clique no botão Iniciar. (Você também pode usar o Chroma Key se o fundo tiver uma cor sólida diferente).

Selecione a área que você deseja manter. Ajuste a detecção de bordas usando as opções Espessura de Borda e Difusão para obter um recorte limpo. Clique em Salvar quando terminar.

Depois disso, você pode adicionar um novo fundo abaixo do clipe.

Passo 3: Adicione elementos adicionais
Adicione animações adicionais, como círculos, setas ou outros elementos gráficos para enfatizar pontos-chave. Acesse o menu Figurinhas e use a barra de pesquisa para filtrar os resultados. Você também pode gerar um usando o Gerador de Figurinhas de IA.

Após baixar, adicione-o à linha do tempo e ajuste o tempo. Você pode ajustar a posição no menu de pré-visualização.
Passo 4: Aplique transições entre clipes
Para adicionar transições, vá ao menu Transições e encontre aquela que melhor se adapta ao seu vídeo. Baixe e arraste-o entre os clipes na linha do tempo. Você também pode definir o modo de transição.

Passo 5: Adicione música de fundo ao vídeo explicativo
Finalize seu vídeo explicativo 2D ou 3D com música de fundo ou efeitos sonoros. Navegue até o menu Áudio e baixe a música ou os efeitos sonoros que complementam o vídeo. Não se esqueça de ajustar o volume.

Dica: Se você não encontrar uma que goste, você pode gerá-la usando o Gerador de Música de IA. Selecione Música de IA no menu Áudio e selecione o clima, tema e gênero desejados.
Passo 6: Salve e compartilhe seu vídeo explicativo animado 2D/3D
Quando tudo estiver certo, você pode exportar o vídeo clicando em Exportar. Ative a Compressão Avançada para otimizar o tamanho do arquivo sem comprometer a qualidade.

Para compartilhar diretamente em sua plataforma de mídia social, como YouTube, TikTok ou Instagram, você pode fazer isso selecionando "Mídia Social" no menu superior.
Conclusão
Com as ferramentas certas e um pouco de criatividade, qualquer um pode fazer vídeos explicativos de animação 2D ou 3D! Uma ferramenta que pode ajudar você é o Wondershare Filmora, pois ele tem amplos recursos criativos e ferramentas para criar vídeos explicativos com aparência profissional com facilidade.
Você pode começar criando um roteiro para definir seu enredo e planejar os recursos visuais. Em seguida, complemente a narração com animações 2D ou 3D que você encontrou na biblioteca do Filmora ou em outras fontes. Com animações, você pode criar um vídeo explicativo que seja mais atraente de assistir e fácil de acompanhar.