Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR

Filmora

O melhor editor de vídeo para criadores

  • Com funções profissionais, como tela verde, rampa de velocidade e animação com keyframe.
  • Oferece mídia de estoque livre de royalties, efeitos impressionantes com estilo de Hollywood.
  • Edite automaticamente com tecnologia AI para economizar seu tempo.

Altere a velocidade do vídeo com o FFmpeg

João Pedro
João Pedro Publicado em 2024-04-07, atualizado em 2024-08-16

Você já quis acelerar ou desacelerar um vídeo? Talvez por estar muito longo ou você queria prolongar uma parte interessante do vídeo sem ter que assistir às partes chatas.

Neste artigo, mostraremos como usar o FFmpeg para acelerar e desacelerar seus vídeos usando CLI. Você também aprenderá alguns outros comandos úteis no FFmpeg que pode usar em seus vídeos.

Por fim, explicaremos como automatizar esses comandos para que você possa executá-los em todos os seus vídeos com facilidade.

como automatizar esses comandos
Neste artigo
  1. Parte 1. O que é o FFmpeg?
  2. Parte 2. Como acelerar um vídeo no FFmpeg?
  3. Parte 3. Uma alternativa ao FFmpeg: Wondershare Filmora

Parte 1. O que é o FFmpeg?

O FFmpeg é um projeto de software multiplataforma gratuito e de código aberto que pode gravar, converter e transmitir áudio e vídeo. Foi desenvolvido por Fabrice Bellard em 2000. Desde então, tornou-se uma das ferramentas mais populares para transcodificação de conteúdo de mídia em Linux, Unix, Mac OS X, Windows NT e muito mais.

Um de seus recursos menos conhecidos é acelerar ou desacelerar vídeos em praticamente qualquer design que você possa imaginar – com o áudio ou o vídeo sincronizados entre si, se desejar.

Usos do FFmpeg

O FFMPEG é uma ferramenta de linha de comando que pode manipular e transcodificar arquivos de vídeo. Seus usos são os seguintes:

  • O FFmpeg consegue criar, cortar, juntar ou separar videoclipes instantaneamente e codificá-los em formatos incluindo MPEG, VOB, M2TS, TS, RMVB ou AVI.
  • Pode ser usado para processamento de vídeo, suporte a empacotamento de vídeo, compactação de vídeo, suporte a contêiner de áudio e vídeo, FFplay e FFprobe.
  • Também possui várias opções para alterar a aparência de uma imagem de qualquer maneira imaginável. Se você deseja alterar o brilho, matiz, saturação ou realizar várias operações como subamostragem (redimensionamento) sem reduzir a qualidade – a lista é infinita!

Você pode pensar nesse software como um canivete suíço para tarefas de manipulação de vídeo. A interface pode parecer intimidante no início, mas depois que você pega o jeito, todos os comandos são divididos em frases simples em inglês.

A coisa mais importante a saber antes de começar é como usar os sinalizadores -i e -v do FFmpeg para entrada e saída, respectivamente. Para aplicar efeitos como reprodução em câmera lenta ou reprodução em câmera rápida, use esses sinalizadores em conjunto ao especificar qual arquivo deve ser editado.

Benefícios e desvantagens do FFmpeg

O FFmpeg tem muitos benefícios em relação a outros softwares de edição de vídeo porque é gratuito e de código aberto, o que significa que você tem acesso ao código para poder modificá-lo, se necessário. Portanto, é uma opção melhor quando comparado a outros softwares de edição de vídeo como Avidemux, QuickTime Pro 7 e Adobe Premiere Elements 12. Alguns desses benefícios incluem:

  • Poder editar vídeos em múltiplas plataformas (Windows, Mac OS X);
  • O FFmpeg possui recursos para acelerar e desacelerar o vídeo;
  • Ser capaz de converter de um formato para outro sem problemas;
  • Uma grande quantidade de recursos está à sua disposição.

Algumas das desvantagens são que algumas configurações não são configuráveis, como acontece com o editor integrado do YouTube. A principal desvantagem, porém, é a morosidade do processo de instalação do programa: você não só precisa baixar o próprio FFmpeg, mas também três bibliotecas externas como libx264, libmp3lame e libfaac; então você deve compilar todos os seis pacotes antes que a instalação seja concluída. Felizmente esse processo não demora muito.

Outra possível desvantagem é o tempo necessário para baixar os vários recursos, uma vez que eles podem não estar prontamente disponíveis em sites de hospedagem de arquivos padrão, como Mediafire ou Dropbox (embora possam ser encontrados em sites externos). Se você está procurando algo mais robusto que o Windows Movie Maker ou o iMovie, recomendamos verificar o FFmpeg.

Parte 2. Como acelerar um vídeo no FFmpeg?

O FFmpeg pode ser usado para acelerar vídeos. Não é a única opção, mas é uma das formas mais comuns de tornar seus vídeos mais rápidos. Se você deseja que seu vídeo seja mais rápido, o FFmpeg é a ferramenta certa para a tarefa. Alguns recursos de aceleração incluem: FFmpeg acelera vídeo e áudio, ffmpeg acelera vídeo mp4, ffmpeg altera velocidade de vídeo e assim por diante.

Guia completo passo a passo para acelerar um vídeo no FFmpeg

O carimbo de data/hora de apresentação (Presentation Timestamp - PTS) de cada quadro de vídeo pode ser modificado para alterar o ritmo de um fluxo de vídeo.

Passo 1 Abra um terminal e digite FFmpeg. Isso abrirá o programa.

abrir o programa

Passo 2 Arraste e solte o arquivo de vídeo na janela.

Passo 3 Isso é feito com o comando -filter:v "setpts=."

Passo 4 De acordo com a documentação, a aceleração requer o comando: -filter:v setpts=0.5*PTS.

comando de aceleração

Passo 5 Pressione Enter.

pressionar enter

Passo 6 O resultado é uma versão acelerada do seu vídeo.

Parte 3. Uma alternativa ao FFmpeg: Wondershare Filmora

O FFmpeg é o melhor editor de vídeo do mercado eletrônico e é totalmente gratuito! O único problema com este software, entretanto, é que não é muito fácil de usar para alguns novatos. Se você está procurando uma alternativa ao FFmpeg, mas quer usar um software com recursos de edição incríveis, o Wondershare Filmora deve estar no topo da sua lista! Aqui estão alguns dos melhores recursos que fazem o Filmora se destacar entre outros editores de vídeo.

O Wondershare Filmora possui todos os recursos que você precisa em um editor de vídeo e também é fácil de usar para iniciantes. Também é compatível com Windows e Mac OS, o que significa que não há problemas de compatibilidade.

Uma das melhores características deste software, comparado ao FFmpeg, é a sua simplicidade. Com apenas alguns cliques e seguindo as instruções na tela, pode ser usado para criar vídeos visualmente atraentes e divertidos.

Baixe Grátis
Baixe Grátis

Os formatos suportados pelo Filmora são formatos de vídeo (AVI, MPEG-2, MPEG-4, MKV, WMV), codecs de vídeo (AVC1, MPEG-4 AVC, VC1/WMV3), formatos de áudio (AC3/DTS), formatos de imagem ( JPG/JPEG). Suporta resolução de até 4K.

O Filmora também oferece amplos recursos de edição, incluindo:

  • Aumento de velocidade: Para produzir efeitos dramáticos distintos, altere a velocidade do filme e tenha maior controle sobre os quadros-chave.
  • Modelos predefinidos: Criar um filme criativo é simples usando os modelos predefinidos integrados no Filmora.
  • Máscara e mesclagem: Os recursos de mascaramento e mesclagem do Filmora são fáceis de usar e repletos de recursos valiosos.
  • Retrato AI: Identifique facilmente as pessoas em seu filme e aumente o fator de diversão ao editá-lo.

Principais abordagens para acelerar um vídeo no Filmora.

Como já sabemos que o Filmora tem a opção de alterar a velocidade de um vídeo, vamos descobrir passo a passo como fazer isso; você também pode assistir a este tutorial no YouTube:

Método 1: Use a opção ‘Rápido’ ou ‘Lento’ para alterar a velocidade

Por mais simples que seja o título, esta opção é bastante direta, mas você não pode decidir quanta velocidade deseja adicionar ao seu vídeo ou quão lento pretende que seja.

Método 2: Alterando a velocidade uniforme no Wondershare Filmora

Você precisa verificar o FPS do seu vídeo e importar o seu clipe primeiro.

Escolha seu vídeo preferido. Acesse o menu e selecione “Baixar”. Após clicar no botão “Mais”, você pode manter a qualidade do vídeo escolhendo “Corresponder à Mídia”.

acessar menu

Após o carregamento do filme, você terá duas opções: clicar duas vezes no clipe ou selecionar a opção de velocidade fornecida abaixo da tela.

clicando duas vezes no clipe

Uma janela aparece quando clicamos duas vezes no vídeo escolhido. Vamos navegar até a seção "VELOCIDADE" abaixo desta janela. Painéis adicionais de "Velocidade Uniforme" e "Aceleração de Velocidade" podem ser encontrados neste painel de velocidade. Dentro do painel de velocidade uniform, vamos alterar o andamento do vídeo de forma consistente. Está disponível um controle deslizante para ajustarmos o ritmo do filme.

A velocidade geral do filme aumenta ou diminui continuamente quando escolhemos a opção de ritmo constante. Se escolhermos a opção de velocidade na tela, teremos uma gama integrada de números que podemos usar para alterar o ritmo do vídeo, além de predefinições como rápido e lento regular.

rápido e lento regular

Assim que clicarmos em “OK”, o andamento do vídeo se ajustará automaticamente.

Método 3: Ajustando a câmera rápida/lenta para caber no seu filme usando a opção de Aumento de Velocidade

Para configurar o recurso de aumento de velocidade para o seu vídeo, clicar duas vezes no vídeo nos dará acesso à opção "AUMENTO DE VELOCIDADE" no painel de velocidade. Quando selecionamos a opção de aumento de velocidade, vemos uma série de gráficos. Cada gráfico mostra uma série de variações de andamento que podemos usar em nosso filme.

Por exemplo, quando selecionamos a predefinição “MONTAGEM”, o andamento do vídeo muda com base em quantos quadros-chave escolhemos e em que taxa. Como mencionado anteriormente, à medida que o gráfico sobe acima de um e desce abaixo de um, o ritmo do filme diminuirá, aumentando sua velocidade normal.

aumentando sua velocidade regular

Mover esses quadros-chave para cima fará com que o vídeo seja mais rápido, enquanto movê-los para baixo fará com que o filme se mova mais lentamente. Também podemos adicionar mais quadros-chave usando o botão adicionar na parte superior, como pode ser visto na imagem. Quando estivermos satisfeitos com nossos resultados, produziremos o vídeo após pressionar o botão “OK”.

Assista a este vídeo e saiba mais sobre aumento de velocidade.

Conclusão

Concluindo, a primeira coisa que você pode fazer para acelerar seu vídeo é usar o FFmpeg. O projeto FFmpeg é um projeto colaborativo sem fins lucrativos, conduzido pela comunidade, para desenvolver e manter uma biblioteca de código-fonte aberto para lidar com arquivos multimídia, incluindo vídeo. Possui muitos recursos, incluindo vídeo de aceleração ffmpeg, vídeo de desaceleração ffmpeg, etc. FFmpeg é um software gratuito e oferece suporte a muitas plataformas, incluindo Linux, macOS, iOS e Android.

O Filmora é outra ótima alternativa que permite aos usuários acelerar seus vídeos com muito mais facilidade do que usar apenas o FFmpeg. Além disso, possui ferramentas integradas que permitem aos usuários detectar automaticamente se há algum problema com seus vídeos. O Filmora também oferece uma ampla gama de recursos que você talvez não encontre no FFmpeg.

João Pedro
João Pedro Escritor
Compartilhe:
Compartilhe:
filmora logo filmora logo
  • ㆍFica sem paciência quando não consegue editar um vídeo perfeito para postar? -- Usa Filmora para editar vídeo com facilidade. 😆
  • ㆍNão sabe como usar os efeitos maravilhosos para melhorar a qualidade de vídeo? -- Usa Filmora para te ajudar a aperfeiçoar seus vídeos. 😘
  • ㆍNão consegue achar um lugar certo para aprender a edição de vídeo? -- Participa a comunidade do Filmora, temos um canal do YouTube ensinando a edição de vídeo para você. 😍
Segurança Garantida
Artigos Populares