Vídeos tutoriais são uma excelente forma de mostrar suas habilidades para as pessoas do mundo todo. Essas habilidades podem ser uma demonstração de um produto específico ou apenas um vídeo mostrando um processo de culinária.
Os vídeos tutoriais filmados de cima para baixo são uma excelente forma de ensinar as pessoas ou dar uma perspectiva de tutorial. Para conseguir resultados de edição satisfatórios, utilize o Wondershare Filmora e melhore suas habilidades. Siga o texto para aprender sobre como gravar vídeos filmados de cima para baixo e conquistar seus objetivos!
Neste artigo:
Parte 1. O que São Vídeos Filmados de Cima para Baixo?
Você já deve ter assistido aqueles tutoriais de culinária em que a câmera é colocada num objeto capturando a imagem de cima. Esse ângulo é chamado de cima para baixo: os vídeos gravados são conhecidos como vídeos filmados de cima para baixo.
O vídeo será um tutorial de maquiagem ou uma demonstração de produto. O ângulo de cima para baixo é mais utilizado em vídeos tutoriais de culinária. Isso ocorre porque esse ângulo permite que o público tenha uma visão clara dos ingredientes culinários. Siga em frente para entender as principais coisas que você necessita para gravar um vídeo filmado de cima para baixo!
Parte 2. O que é Necessário para Gravar Vídeos Filmados de Cima para Baixo
Não é preciso um equipamento caro ou profissional para produzir um vídeo filmado de cima para baixo. Pois ao realizar edições no Filmora, é possível conseguir resultados excelentes. Veja a seguir os requisitos!
1. Uma boa câmera
Para iniciar ter uma boa câmera é um fator crítico para um vídeo tutorial. Para gravar um vídeo, é possível utilizar um celular, porém nada supera uma boa e velha DSLR. Quanto melhor a qualidade do seu vídeo, maiores serão suas chances de atrair os espectadores.
2. Um suporte C
Fazer um vídeo filmando de cima para baixo não é possível sem usar um suporte confiável. Se você está buscando formas para gravar seu vídeo sem um suporte utilizando truques do tipo "faça você mesmo", nunca irá ter um vídeo de boa qualidade.
Ainda que seja verdade que é possível utilizar alguns truques e itens cotidianos para estabilizar sua câmera para gravar. Porém fique ciente do risco de sua câmera ser destruída no processo. Para não ter esses problemas, você deve possuir um suporte C.
3. Um contrapeso
Utilizar um suporte C é uma vantagem. Porém, em alguns momentos, é possível que você precise, por questões de segurança, utilizar um contrapeso para equilibrar o peso da câmera no suporte C. Esse contrapeso deve ter o formato de algo que seja possível pendurar na ponta mais longa.
Observação: É possível utilizar uma bolsa com itens cotidianos que irão servir como um peso para compensar o peso da câmera.
4. Uma escada
Se você tiver uma gravação mais extensa, é possível utilizar uma escada. É necessário ter uma escada pois a câmera será colocada mais alto do que o local de trabalho. É preciso ter uma forma de visualizar a tela da câmera.
A melhor opção é usar uma tela ou tablet bluetooth conectado a sua câmera. Isso possibilitará que você assista à gravação de qualquer lugar.
Parte 3. 5 Dicas Eficazes para Gravar um Vídeo Filmado de Cima para Baixo
Após escolher todos os equipamentos, é hora de criar as tomadas para o vídeo. Para isso, siga abaixo para ter dicas sobre a gravação!
Dica 1. Escolhendo um suporte
Conforme explicamos, selecionar um suporte é a parte mais importante da gravação de um vídeo filmado de cima para baixo. E a melhor opção que é possível escolher é o suporte C. É um equipamento versátil para a maioria dos cenários.
No início, entender o funcionamento e a configuração do suporte C pode ser difícil. Porém, quando você pegar o jeito, será um trabalho simples. Abaixo, iremos aprender como configurar um suporte C.
Como configurar um suporte C?
Se você é está começando a usar suportes ou necessita aprender como eles funcionam, é possível que você tenha dificuldade com esse modelo. Por possuir várias pernas e suportes, você deve ter muito cuidado antes de instalar sua câmera no suporte C. Veja, a seguir, um guia para quem está começando sobre como configurar um suporte C.
- Primeiro, você deve afastar a perna maior de você. Nesse momento, a perna fica voltada para a sua frente. Isso lhe dará estabilidade e equilíbrio.
- Antes de montar qualquer coisa no suporte C, a lança deve estar localizada à sua direita.
A parte mais importante para compreender como funciona um suporte C é entender a regra da mão direita.
A regra da mão direita
O conceito da regra da mão direita é que, sempre que você configurar um suporte C, deve se certificar que os botões de trava estejam no lado direito e não no lado esquerdo.
A regra da mão direita é necessária para compreender que se a lança cair, ela se apartará automaticamente. Ou seja, isso irá reduzir o risco de seu equipamento cair no chão, todo estilhaçado e quebrado!
Observação: Se você deixar os botões de travamento no lado esquerdo, a lança se soltará e seu equipamento cairá no chão. É preciso evitar essa situação.
Após compreender a regra da mão direita, siga as próximas configurações.
- Mova o braço e as travas em uma posição de cima para baixo sobre a perna mais forte.
Observação: Sempre confira que a câmera ou qualquer equipamento pendurado no braço do suporte C esteja sobre a perna maior. Caso contrário, há o risco de o suporte cair.
Dica 2. Coloque a câmera no tripé
Você necessitará de alguns itens extras para montar a câmera, como o adaptador de parafuso de metal e a cabeça do tripé, conforme demonstrado a seguir:
Passo 1 Fixando o adaptador de parafuso de metal
Um adaptador de parafuso de metal possibilitará que sua câmera se fixe à cabeça de aderência. É possível apenas colocar a cabeça do parafuso em um dos slots na cabeça de aderência.
Nota: Utilize esse adaptador com cuidado e gire o botão com firmeza para que não se mova e fique preso em seu lugar.
Após fixar o adaptador de metal, é o momento de verificar a cabeça do tripé. Para fazer isso, siga os passos mencionados abaixo!
Passo 2 Prenda a cabeça do tripé com adaptador de metal
Uma cabeça de tripé é uma peça de hardware que é possível adquirir em uma loja de câmeras ou encomendá-la on-line. Uma cabeça de tripé possibilita que você fixe sua câmera a si mesma para colocá-la em um suporte.
É possível apenas fixar a cabeça do tripé ao adaptador de parafuso, fornecendo a plataforma onde você pode montar sua câmera.
Passo 3 Remoção da cabeça de montagem
Retire a cabeça de montagem da cabeça do tripé e conecte-a à câmera. Após isso, seu equipamento estará seguro e livre de riscos. Isso permitirá que você fixe separadamente a cabeça do tripé e a câmera.
Passo 4 Anexação de pontos
Conecte a parte restante da cabeça do tripé no braço do suporte C. Em seguida, prenda a cabeça de montagem da câmera à cabeça do Tripé no braço do suporte C. Agora, gire o botão com firmeza para que a câmera fique conectada na cabeça do Tripé. Pronto, sua câmera está montada no equipamento.
Atenção: Sempre verifique se todos os botões estão apertados e no lugar antes de iniciar a gravação de um vídeo. Prevenir é melhor que remediar!
Configuração Final
Nesse momento, estamos prontos para colocar o suporte C no ângulo de cima para baixo. Porém, antes prosseguir, confira se a configuração da câmera atende seus requisitos. Pois, depois que a câmera estiver colocada no suporte, não é bom interromper sua estabilidade.
Após aprender a colocar a câmera no suporte C, iremos ensinar como manter a câmera estável para gravar um vídeo filmado de cima para baixo.
Dica 3. Mantenha sua câmera estável
Como é de conhecimento geral, ninguém curte de vídeos trêmulos pois é complicado manter a concentração. Se seus vídeos não ficarem com uma boa qualidade e estiverem desfocados, você perderá seus espectadores.
Para se fazer bom tutorial em vídeo filmado de cima para baixo, é preciso ter certeza de que a câmera está firme e estável.
Hack 1. Bolsa DIY ou balança
Nos sets de filmagem, eles utilizam um saco de areia, mas nesse caso iremos criar um objeto: usaremos um saco. Esse saco pode ser qualquer bolsa de transporte que você tenha disponível.
O objetivo de um saco de areia é colocar um contrapeso no braço da lança do suporte C. Esse contrapeso necessita ter o mesmo peso da sua câmera. É possível encher a bolsa com itens domésticos até igualar o peso da sua câmera.
Hack 2. Visualize suas Fotos
Se a filmagem for feita de cima para baixo, é possível colocar seu objeto no chão e filmá-lo em pé, mas, em alguns casos, isso pode não ser viável.
Se você estiver gravando um vídeo do tampo da cozinha com seu objeto. É óbvio que a câmera estará colocada em um suporte C e estará mais alta que a bancada da cozinha. Você não possui equipamentos para visualizar a tela da câmera.
Então, será muito perigoso subir por cima do suporte C para visualizar a câmera com o seu objeto. É possível escorregar e bater com a cabeça ou derrubar o equipamento. É preciso evitar essas situações.
Modos de visualizar suas gravações
É possível visualizar suas gravações com os seguintes métodos.
Método 1: Em várias câmeras atuais, como a Sony A9, é possível conectá-la a um tablet ou uma tela. Com isso, você pode visualizar sua gravação de vídeo ao vivo em uma tela portátil.
Método 2: No caso em que sua câmera não possuir o recurso supracitado, é possível abaixar a câmera do braço da lança em intervalos para ver a filmagem.
Método 3: Se a sua área de trabalho tiver espaço, é possível usar uma escada. Mas se certifique de estar seguro com ela.
Dica 4. Reajustando as configurações da câmera
Em alguns momentos, é possível utilizar configurações insatisfatórias para sua câmera. Não queremos atrapalhar a posição da câmera e colocar você em risco de queda. Para isso, temos um truque fácil para você, mostrado a seguir:
- Coloque um espelho na alça acima da tela da câmera. Nesse momento, você não precisará olhar diretamente para a tela.
- Visualizando o espelho, é possível ajustar as configurações, como balanço de branco ou ISO.
Dica 5. Incluindo texto em vídeos
Conforme mostrado no texto, os vídeos filmados de cima para baixo são úteis para um tutorial de culinária ou uma demonstração de produto.
É por isso que incluir texto aos seus vídeos pode ser uma ótima ideia. É possível incluir um texto ao vídeo, com apenas alguns cliques, utilizando o Wondershare Filmora. Acrescentar um texto pode ser útil em diversos casos, como os que comentaremos a seguir.
É possível produzir um vídeo com uma voz sobreposta, porém não serve de nada se o espectador assistir o vídeo no mudo. Ao produzir um tutorial de culinária, pode ser uma grande ideia incluir títulos aos ingredientes utilizados.
Sempre que a pessoa no vídeo fala um novo ingrediente ou utilidade, é possível incluir um texto para rotulá-lo. Isso fará com que seu vídeo possua áudio indireto, gerando personalidade e diversão ao seu conteúdo. Seja criativo e inovador.
Nos casos em que você está realizando uma demonstração de um produto, como uma câmera. É possível incluir as especificações da parte da câmera apresentada.
- Você pode adicionar a potência focal como um rótulo de texto na lente ou qualquer outro recurso. A sua imaginação é o limite.
Observação: Vários espectadores também visualizam os vídeos em pequenos dispositivos móveis, como telefones. Para conseguir mais visualizações, é possível aumentar o tamanho do texto. Certifique-se de manter o texto conciso para facilitar a leitura de quem está assistindo.
- Cada ingrediente pode ser nomeado. Também é possível incluir a quantidade do ingrediente, bem como uma caixa lateral mostrando seus benefícios.
Parabéns! Nesse momento, é possível produzir vídeos filmados de cima para baixo interativos com aparência divertida e aproveitar todo o processo.
Medidas de segurança
Certifique-se de seguir cuidadosamente as etapas descritas:
- Tenha cuidado ao utilizar o suporte C, pois ele pode fazer uma grande bagunça se sua câmera ou equipamento for danificado ou cair.
- Se possível evite utilizar uma escada, para evitar ferimentos inesperados.
Conclusão
Produzir vídeos filmados de cima para baixo pode ser um bom modo de criar um vídeo tutorial. Os tutoriais de culinária exigem clareza e elaboração. Criar vídeos de culinária utilizando o método de filmagem cima para baixo é um modo perfeito de se comunicar com seus espectadores.
O método de filmagem de cima para baixo combinado com a utilização de texto em vídeos possibilitará que seus vídeos estejam entre os melhores vídeos tutoriais. Ao seguir as dicas descritas nesse texto, é possível produzir vídeos filmados de cima para baixo com ótima qualidade.