O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas baseado em nuvem para dispositivos móveis e desktop. É simples, rápido, seguro e sincroniza em todos os seus dispositivos para acessar suas mensagens de qualquer lugar.
Agora, também é uma maneira poderosa de promover seus negócios, direcionar o tráfego para o seu site e aumentar seus seguidores. Tem sido uma nova tendência na indústria de marketing - Telegram Marketing.
O marketing do Telegram está promovendo sua empresa ou produto no aplicativo Telegram, o que pode ser feito de várias maneiras, como criar grupos do Telegram, enviar mensagens privadas, adicionar bots, etc. Pode aumentar o reconhecimento da marca sobre o seu produto ou serviço entre o público-alvo através de canais públicos ou grupos privados.
Se você ainda é estranho a essa tendência e quer encontrar a maneira de desenhar seu projeto no Telegram, você vem ao lugar certo. Neste artigo, vamos explorar as estratégias para alcançar o seu marketing no Telegram.
Neste artigo
Parte 1. Prós e Contras do Marketing do Telegram
Em primeiro lugar, vamos analisar por que devemos aproveitar as oportunidades para desenvolver o marketing no Telegram. A seguir estão os prós do marketing do Telegram:
- Maneira econômica de alcançar um público amplo. Isso será apresentado na Parte 2 e na Parte 3 deste artigo.
- Aumento do envolvimento do usuário à medida que há cada vez mais usuários ativos no T
- Tráfego melhorado no site, resultando em aumento de conversões.
- Mais exposição da marca devido a grupos altamente ativos do Telegram.
Além disso, além dos benefícios que o Telegram Marketing pode trazer para você, também listamos alguns contras dele da seguinte forma:
- O Telegram não é uma plataforma pública: Isso significa que suas mensagens serão privadas como pretendido. No entanto, isso também significa que você terá que construir sua rede de seguidores interessados no que você tem a dizer antes de entrar em contato com eles com mensagens de marketing.
- Difícil acesso a um público mais amplo: O Telegram é usado principalmente por entusiastas de criptomoedas e aqueles que já estão familiarizados com a tecnologia blockchain. Como tal, será difícil para você alcançar as pessoas que ainda não ouviram falar sobre blockchain ou criptas.
- Menos engajamento: Outra desvantagem do marketing do Telegram é menos engajamento em comparação com outras plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram. Pode ser um desafio caçar pessoas que querem seguir sua marca no Telegram. Além disso, não será fácil mantê-los envolvidos em sua comunidade depois de encontrá-los.
- A incapacidade de rastrear a atividade do usuário: Não há ferramentas de análise disponíveis no Telegram. Por exemplo, você não pode usar o Google Analytics ou outras ferramentas semelhantes para acompanhar o engajamento e as conversões para entender seu público-alvo e estabelecer o que funciona para eles.
- Sem visibilidade pública para a sua marca: Nenhuma plataforma pública significa que não há visibilidade pública para sua marca ou produto. Você pode esperar que apenas essas pessoas vejam seu conteúdo de marketing já usando a plataforma Telegram e o adicionem como amigo.
Parte 2. Oportunidades de Marketing no Telegram
A plataforma oferece aos profissionais de marketing uma oportunidade única de alcançar seu público-alvo com conteúdo relevante de maneira envolvente. Como resultado, as marcas estão se voltando para os canais de mídia do Telegram para criar experiências de cliente mais envolventes. E existem várias maneiras de você criar oportunidades de marketing no Telegram.
Aqui estão algumas oportunidades de marketing que você pode aproveitar facilmente no Telegram:
Um Guia Rápido:
1. Crie seus canais
Os canais do Telegram são uma maneira de transmitir mensagens para um grande grupo de usuários para discutir seus produtos, serviços e problemas, bem como compartilhar notícias e eventos.
Depois de criar um canal do Telegram, você pode transmitir mensagens e compartilhar fotos, vídeos, adesivos e documentos com seus seguidores.
Veja como você pode criar um canal do Telegram:
Passo 1 Abra o aplicativo Telegram, toque no "Ícone de lápis," e toque em "Novo canal."
Passo 2 Digite o "Nome do canal," adicione uma imagem e uma descrição (opcional) e toque no Marcar no canto superior direito.
Passo 3 Em seguida, escolha se seu grupo será "Público ou Privado" e se você deseja que as pessoas possam se inscrever no seu canal ou não. Toque no Marcar depois.
2. Crie seus grupos do Telegram
Os grupos do Telegram ajudam você a se conectar com pessoas com o mesmo gosto que o seu, no entanto, pode ser um desafio navegar por esses grupos se você for novo nessa plataforma.
Os bate-papos em grupo do Telegram têm algumas funções únicas que os destacam da multidão, como:
- Faça um grupo de bate-papo com até 200 pessoas.
- Compartilhe vídeos e outras mídias.
- Envie adesivos e memes.
- Compartilhe sua localização.
- Crie enquetes e defina lembretes.
- Compartilhe documentos ou arquivos.
Veja como você pode criar um grupo do Telegram:
Passo 1 Abra o "menu" de configurações no aplicativo Telegram.
Passo Selecione "Criar Grupo" no novo bate-papo secreto aberto acima.
Passo 3 Selecione seus contatos e "adicione-os" ao seu novo grupo.
Passo 4 Introduza um nome para o seu novo grupo, escolha uma imagem de perfil, e o seu novo grupo foi criado.
3. Crie seus chatbots
O chatbot do Telegram permite que você interaja com seus membros automaticamente para fornecer informações sobre o negócio ou auxiliar no suporte ao atendimento ao cliente.
As funções dos chatbots do Telegram são:
- Conecte-se com novos bots
- Compartilhar imagens e vídeos
- Adesivos e documentos
Criar um canal de chatbot no Telegram é relativamente simples depois de baixar o aplicativo e configurar sua conta. Para fazer isso:
Passo 1 Abra o menu Configurações clicando na guia "Detalhes do Bot" no canto esquerdo da tela.
Passo 2 Escolha qualquer modelo personalizado.
Passo 3 Selecione o botão 'Criar Bot' depois de escolher o modelo e clique em Criar.
Parte 3. Estratégias para promover o seu negócio Telegram
Depois de saber aproveitar as oportunidades no Telegram como os conselhos mencionados acima, também é hora de planejar seu negócio de uma maneira mais ampla e geral - quais são as estratégias para desenvolver o seu negócio no Telegram? Existem diferentes maneiras disso.
Abaixo estão algumas boas estratégias de desenvolvimento que escolhemos para você. Quando você planeja a campanha da sua empresa no Telegram, você pode decidir quais recursos do Telegram atendem melhor ao seu objeto ou demanda.
Agora vamos nos aprofundar nisso.
Um Guia Rápido:
- 1. Juntando-se a outros grupos
- 2. Anúncios do Telegram
- 3. Promoção cruzada
- 4. Usando os sites da sua empresa
- 5. Marketing de Influência por Influenciadores
1. Juntando-se a outros grupos
Para obter uma maneira econômica de comercializar sua campanha de negócios no Telegram, tente participar de outros grupos relacionados ao seu setor. Pesquise esses grupos diretamente ou clique em links compartilhados em diferentes grupos.
É essencial seguir as regras dos grupos em que você está participando. Por exemplo, se um grupo não permitir postagens comerciais ou autopromoção, não publique sobre elas. Deixar de seguir as regras de outros grupos pode resultar em banimento.
Se você espera saber mais sobre o grupo de negócios do Telegram, você pode ler este artigo: 20 + Melhores Grupos do Telegram para Seguir em 2022 [Chat, Dating & Business].
2. Anúncios do Telegram
Colocar anúncios em comunidades do Telegram e utilizar diferentes bots é um dos métodos mais apreciados de promoção de negócios on-line.
Existem alguns de seus benefícios:
Atraindo Tráfego
Os anúncios do Telegram podem ser usados para atrair novos visitantes para o seu site ou página de destino que podem ajudá-lo a expandir seus negócios.
Seu orçamento pode ser facilmente equilibrado
Seus anúncios serão segmentados para pessoas interessadas neles para que você não desperdice dinheiro em cliques e impressões irrelevantes.
Envolvimento do cliente
Com os anúncios do Telegram, os clientes podem responder diretamente por meio do bate-papo, por isso é mais fácil se comunicar com eles e receber feedback sobre seus produtos / serviços para melhorar sua estratégia de marketing com base em suas necessidades.
Construindo sua comunidade
Os anúncios do Telegram são uma ótima maneira de construir sua comunidade compartilhando notícias, atualizações, ofertas exclusivas, descontos e muito mais. Considerando este método com os contras listados acima e pensando em como você pode usá-lo para promover o seu negócio Telegram.
3. Promoção cruzada
A promoção cruzada é um acordo entre os administradores de dois canais do Telegram para promover um ao outro, trocando seus links. Assim, eles podem fazer com que pessoas de outros canais se juntem e aumentem seus seguidores.
Se você quiser seguir esse caminho, aqui estão alguns conselhos a serem considerados:
- Principalmente, os grandes canais não aceitam sua solicitação. Portanto, tente entrar em contato com administradores cujos grupos tenham uma lista de membros/seguidores pequena a média.
- Depois de criar todos os seus grupos, comece a promovê-los cruzando enviando @ menções em outros grupos.
- Use suas listas de discussão combinadas para enviar um cartão postal promocional juntos.
- Realize um concurso onde todos os seus parceiros contribuem com prêmios.
4. Usando os sites da sua empresa
Adicione seu link do Telegram ao seu site. Certifique-se de que é fácil de encontrar, adicionando-o ao topo de cada página. Isso ajudará você a obter mais seguidores e aumentar o reconhecimento de sua marca.
5. Marketing de Influência por Influenciadores
O marketing de influenciadores é uma poderosa estratégia de marketing do Telegram para o seu público-alvo, na qual você conta com a ajuda de pessoas influentes para promover seus produtos e serviços.
Esses influenciadores são muitas vezes blogueiros, jornalistas e personalidades com grandes seguidores nas mídias sociais. No entanto, essa estratégia custará caro, pois os influenciadores podem cobrar muito para promover seus produtos ou serviços para seus seguidores.
Parte 4. Usando o Serviço de Terceiros do Telegram Marketing
Além das oportunidades e estratégias oferecidas acima, você também pode fazer esse uso de ferramentas de terceiros ou empresas de marketing para ajudá-lo a promover seu produto ou serviço no Telegram. Vamos dar uma olhada nessas estratégias on-by-one:
Um Guia Rápido:
- Método 1: Usando o software e as ferramentas do Telegram Marketing
- Método 2: Usando a Agência de Marketing e Serviços do Telegram
Método 1: Usando o software e as ferramentas do Telegram Marketing
Aqui recomendamos dois softwares que você pode usar para promover seus negócios no Telegram:
Telegram Auto
Telegram Auto é uma solução completa de marketing do Telegram para aumentar os membros e aumentar o engajamento em seu canal do Telegram.
Algumas características significativas do Telegram Auto são:
- Aumente seus membros exportando os membros do grupo do Telegram do seu concorrente.
- Envie mensagens em massa para grupos sem ingressar em nenhum deles.
- Exporte os IDs de membros ativos do grupo do Telegram para um arquivo CSV.
O Telegram Auto tem uma classificação 4.0 em Trustpilot.com, e os planos mensais custam de US $ 12 a US $ 900, dependendo das visualizações desejadas.
Telegram Sender
Telegram Sender é uma ferramenta de marketing para o Telegram que permite que você entre em contato com os membros do seu grupo ou canal. Ele permite que você importe IDs de grupo, exporte nomes de usuário e inicie uma campanha de marketing em três etapas fáceis.
A principal característica do Telegram Sender é que você tem a vantagem de enviar aplicativos de computador e telefone e pode criar canais privados para mensagens em massa.
Atualmente, não há classificações do software Telegram Sender no G2 ou no Trustpilot, e o preço depende exclusivamente de suas necessidades, mas vem com uma avaliação gratuita.
Método 2: Usando a Agência de Marketing e Serviços do Telegram
As agências de marketing do Telegram podem ajudá-lo a alcançar pessoas em todo o mundo em seu mercado-alvo. Qualquer empresa pode usar esses serviços de marketing de qualquer país.
Aqui estão as duas melhores agências de marketing e serviços que você pode usar para promover o seu negócio no Telegram:
Growth Hackers
Growth Hackers é uma agência de marketing e publicidade do Telegram orientada para o desempenho para direcionar tráfego de qualidade para o seu site ou aplicativo. Isso ajuda você a obter mais leads / usuários, aumentar suas vendas e obter um retorno positivo sobre o investimento (gastos com anúncios).
Os growth hackers revelam os preços de marketing do Telegram depois de preencher um questionário sobre suas necessidades de negócios e promoções.
Alexander Yazdi, CEO da Voodoo, contratou Growth hackers e conseguiu levantar mais de US$ 200 milhões.
Sitevela
Sitevela é outra ótima agência de marketing do Telegram para estratégias promocionais business-to-business e business-to-customer. Eles fornecem métodos inteligentes, mais novos e sofisticados para se conectar com seu público e atender às suas necessidades.
Os serviços de marketing do Telegram começam a partir de US $ 95 / mês e disparam até US $ 1000 / mês, dependendo do seu orçamento.
Conclusão
Neste guia, discutimos o marketing do Telegram com exemplos para que você possa entendê-lo facilmente. Também falamos sobre diferentes métodos, como a criação de canais, grupos e chatbots.
Além disso, discutimos estratégias para promover o seu negócio no Telegram com a ajuda de softwares/ferramentas e contratação de agências de marketing.
Espero que agora você saiba como o marketing do Telegram funciona e como você pode tirar o máximo proveito do seu negócio, promovendo seus produtos e serviços nesta plataforma sem anúncios.