A Sony lançou seu primeiro console para videogames, Playstation1 (PS1), em 2001. O PlayStation 2 foi lançado para competir com o SNES da Nintendo, que dominou o mercado de videogames de console durante anos. A Sony lançou seu primeiro console de jogos após anos de reorganizações e parcerias, incluindo as da Nintendo. O console foi imensamente bem sucedido até que seu sucessor o substituiu.
Com o emulador de PS1 para PC, você pode jogar os jogos do PlayStation 1. Jogue seus jogos preferidos do PlayStation em seu computador com a BIOS original, e os próprios jogos. Na lista abaixo, você encontrará alguns dos melhores emuladores de PS1 que lhe permitirão reviver esses dias. Se você tiver um CD do jogo, melhor ainda. Tudo o que você precisa é de uma cópia da imagem do disco.
1. Emulador RetroArch
Este emulador oferece uma variedade de soluções, sendo um dos melhores emuladores de PS1 e dos mais completos. A primeira versão estável foi lançada no ano de 2020, praticamente uma década após seu lançamento no ano de 2010. Além de tudo isso, ele é gratuito, de código aberto, e pode emular consoles de jogos, reprodutores de mídia, mecanismos de jogos, e outros. Isso o torna um emulador muito confiável.
Características:
- Várias plataformas são suportadas, como Windows, Linux e macOS.
- Como um emulador rápido, portátil e leve, o RetroArch não requer ajustes para ser executado e funcionar corretamente.
- Em termos de economia de jogos, taxa de atualização, carregamento de jogos e resolução de tela, é um dos melhores emuladores de PS1 disponíveis.
2. Emulador Matsu
Temos também o Emulador Matsu, que é baseado na plataforma PSX/PSOne. Apesar de ser um dos melhores emuladores do mundo, ele também é bastante estável e seguro. Há cada vez mais recursos sendo adicionados a este software. Ele funciona bem, mas a versão gratuita tem publicidade intensa. Se você comprar a edição profissional, você poderá remover os anúncios. Se você puder pagar por um emulador, recomendamos o ePSXe ou FPse. Você encontrará o Matsu como um programa confiável e eficiente se você puder ficar vendo os comerciais.
Características:
- Possui um teclado virtual na tela, bem como suporte para gamepads.
- A qualidade do som é excelente.
- Além do avanço rápido, ele também suporta o retrocesso.
- Até 16 slots podem ser usados pelo emulador Matsu.
3. Mednafen
Os jogos são executados usando OpenGL e SDL no Mednafen, um emulador para vários sistemas. Os usuários podem remapear teclas de atalho e entradas do sistema virtual para joysticks ou teclados, ou ambos simultaneamente. Você pode salvar vários estados neste emulador. Ele também permite que você faça capturas de tela instantaneamente. As imagens são salvas como arquivos PNG.
A maioria dos núcleos do Mednafen são porções de outras aplicações, mas alguns são originais. Em termos de qualidade, precisão e compatibilidade, seus núcleos originais (construídos para executar jogos PS1, Sega Saturno e Nintendo Virtual Boy) são notáveis. A interface de linha de comando do Mednafen é fácil de usar. Além disso, suporta várias GUIs de terceiros para tornar a configuração ainda mais fácil. Por exemplo, a MedLaunch oferece uma biblioteca dinâmica de jogos com busca DAT e rastreamento online e a capacidade de configurar controladores.
Características:
- A emulação multiplataforma permite que os jogos sejam jogados no PlayStation One, bem como em outros consoles de jogos.
- Compatível com a maioria dos consoles de jogos, incluindo o PlayStation One, é muito preciso em sua compatibilidade.
- Desde que você tenha o BIOS e a ROM do PlayStation corretos, ele pode ser configurado de maneira rápida e fácil.
- O emulador Mednafen suporta o uso de cheats no jogo.
4. ePSXe
Você pode jogar jogos do PlayStation em seu Android e PC usando o ePSXe (abreviação o PSX melhorado). Uma ampla gama de dispositivos é suportada, fazendo dele uma ferramenta rápida, precisa e altamente versátil. Em segundos, você pode começar a jogar jogos após configurar o programa. É apenas uma questão de copiar o arquivo BIOS de seu console, configurar o controle e personalizar as teclas.
A jogabilidade geralmente funciona sem problemas, sem muita configuração e erros. Quando seu jogo não carrega ou você acontece lags, você pode corrigir aplicando um patch ePSXe (no formato .ppf).
Características:
- Este software oferece uma experiência semelhante à de jogar no próprio PlayStation One, mas em um computador pessoal.
- Suas opções de controlador podem ser adaptadas para atender às suas necessidades.
- Ele permite que você pause, retome e salve seu jogo a partir do último ponto em que parou.
- Tem modos de jogador com tela dividida. Além disso, você também pode usar gamepads externos para jogar seus jogos favoritos.
5. Biz Hawk
Existem muitas ferramentas para acelerar e testar a emulação. Além de executar jogos a partir de uma variedade de consoles clássicos, o BizHawk é um emulador multi-sistema de código aberto. Ele também oferece um recurso para gravar áudio e vídeo dentro do jogo.
Além do PSP, esta plataforma também pode suportar o Nintendo 64, Game Gear, SEGA Master System, ZX Spectrum, Neo Geo Pocket, NES, Commodore 64, e muitos outros. Ao permitir que você desacelere ou mesmo pare a emulação, o BizHawk é único, pois permite que você avance quadro a quadro. Com um sistema de depuração como este, você pode analisar a emulação até o milímetro e bater recordes de tempo ou pontuações altas, aproveitando ao máximo sua emulação.
Características:
- Suporte para o modo de tela cheia.
- Controles para operar automaticamente ou rapidamente.
- Tem um vários estados para salvar.
- Controle de velocidade, retrocesso e escalonamento.
Conclusão:
Se você estava procurando um emulador de PlayStation 1 que pudesse proporcionar a mesma experiência do console, compartilhamos uma lista dos 5 melhores emuladores de ps1. Tenha em mente que esta é a lista de emuladores de ps1 para Pc e funciona com diferentes sistemas operacionais. Escolher o emulador PS1 certo é tão simples quanto ver a lista de jogos que ele suporta para encontrar os favoritos de sua infância, baixando e instalando para começar sua jornada.
Para Win 7 ou posterior (64 bits)
Para macOS 10.12 ou posterior