Wondershare Filmora- Editor de vídeo versátil
Editor fácil e poderoso
Grande variedade de efeitos para escolher
Tutoriais detalhados disponibilizados pelo canal oficial
O Metaverso é o surgimento de uma tecnologia única. Se o século anterior foi considerado a era da produção em massa e do crescimento da internet, o século XXI será marcado pelo desenvolvimento e expansão do mundo virtual. Um dos produtos dessa evolução tecnológica é o Metaverso e é isso que veremos neste artigo.
Parte 1: Como o metaverso parece?
O Metaverso é uma combinação de diferentes elementos tecnológicos, incluindo AR, VR e vídeo, onde os usuários vivem em um universo virtual. Os defensores do Metaverso imaginam os usuários jogando, trabalhando ou permanecendo conectados com seus entes queridos em tudo, de conferências a shows.
Fonte: techidence.com
O metaverso em palavras simples é uma plataforma virtual compartilhada onde as pessoas poderão acessar de vários dispositivos e poderão se mover por ambientes virtuais.
Todo o conceito pode estar a quase uma década de ser completamente reconhecido e exigirá que os gigantes da tecnologia cooperem entre si.
No mês de junho, a empresa de investimentos Roundhill Investment, criou um ETF que é um fundo negociado na bolsa para rastrear o lucro do trabalho dos usuários do Metaverso. Posteriormente o Facebook anunciou a sua mudança de marca.
Hoje temos apenas os precursores primitivos de um Metaverso real, Minecraft, Roblox e outros mundos digitais criados por usuários. Um dos bons exemplos dessa ideia é o Fortnite, um videogame de batalha real que ocorre em um grande mundo social. E essa é uma ideia de como alguns aspectos do Metaverso podem parecer. Outro aspecto incrível são os aplicativos para videoconferência. A única diferença entre isso e o real é que o Metaverso real não será limitado a um jogo, aplicativo, mundo virtual ou empresa, todos estarão conectados.
Parte 2: O que pode ser feito no metaverso?
Abaixo Estão Alguns Grandes Exemplos do que Seria o Metaverso.
1. Jogador Nº 1
No filme Jogador n.º 1, o mundo virtual do livro best-seller do New York Times é um dos principais exemplos de como o Metaverso pode ser. A ficção científica se passa em 2045 onde as pessoas procuram escapar do mundo afetado pelas mudanças climáticas, pobreza e guerra abrigando-se no OASIS - o mundo virtual com sua própria moeda.
2. Facebook’s Horizon
O Facebook também está avançando em direção ao Metaverso com um mundo VR o Horizon. A plataforma e rede social descreve isso como uma experiência social onde você poderá jogar, explorar e criar com outros VR.
3. Fortnite
Nos últimos tempos, Tim Sweeney o CEO da Fortnite se comprometeu a transformar este jogo mais do que um simples jogo. No ano passado mais de 12,3 milhões de pessoas assistiram a um show virtual do rapper Travis Scott dentro do Fortnite. Sendo ele um dos maiores eventos de jogos.
4. IMVU
Esta é uma rede social 3D baseada com avatar onde você poderá fazer compras, interagir com seus amigos, sair e também ganhar dinheiro desenvolvendo produtos virtuais. A plataforma possui mais de 7 milhões de usuários que passam em média 55 minutos no site todos os dias.
Fonte: findmesimilar.com
5. Somnium Space
A Somnium Space é a plataforma construtora de mundos usando a realidade virtual que oferece suporte à propriedade e negociação de imóveis virtuais. O mundo inteiro foi construído na arquitetura Blockchain, com a sua própria moeda conhecida como Cubos Somnium. Você poderá usar ela para comprar propriedades onde a venda da propriedade, e realidade virtual serve como a principal plataforma de financiamento. Há imóveis na plataforma que você pode usar para coisas como jogos, comércio eletrônico e eventos.
6. Stranger Things
Um mundo espelhado como uma versão real que é renderizada digitalmente que contem os componentes do mundo digital das pessoas, coisas e lugares da realidade. Frequentemente você encontrará exemplos de mundo espelhado em filmes ou séries de ficção científica como Stranger Things na Netflix. O Metaverso pode ser um mundo espelhado como este sendo criado para refletir o mundo físico.
Parte 3: Como se preparar antes de entrar no metaverso?
Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a começar a usar o Metaverso.
1. Conheça as NFTS
A tecnologia adora siglas e NFT significa token não fungível. Tornou-se muito popular no momento, pois o NFT é um programa codificado que foi adicionado ao JPG para certificar a sua propriedade autêntica, única e exclusiva quando adicionado à carteira eletrônica. E hoje os NFTs da moda são extremamente luxuosos.
2. Encontre o seu PFP
Os PFPs são um dos melhores NFTs atualmente, pois são desenhos irônicos e simples no estilo dos memes, conhecidos como PFPs ou Profile Pictures. Os melhores estão nas edições limitadas do Bored Apes Yacht Club ou do Cryptopunks. Na verdade Jay-Z também postou em uma das contas do Twitter sobre o poder secreto que eles têm é dar acesso ao Metaverso o espaço virtual. Caso você os encontre assim que forem lançados no Discord, eles custarão quase nada.
3. Compre um Óculos de Realidade Virtual
Você tem que conseguir um óculos de realidade virtual. A ideia principal é estar imerso no digital, pois isso o tornará mais presente. E com isso você pode encostar em algo que fica no cotidiano como a mesa de centro.
4. Conecte-se com Outras Pessoas
Como você já sabe o Metaverso é uma plataforma social e haverá muitas pessoas lá. Eles serão representados como um avatar, mas alguns deles podem ser agentes virtuais, bots e manifestações de inteligência artificial. Se você quiser pode conviver com muitas pessoas neste mundo virtual. Na verdade vocês também poderão fazer muitas coisas juntos. Esse aspecto social talvez seja o foco do Metaverso do Facebook que o apresenta na sua história como rede social.
Os defensores do metaverso e alguns pesquisadores acham que a comunicação será mais natural com a ajuda da videoconferência, pois você poderá usar o olhar para mostrar a pessoa a quem está se dirigindo. Na verdade o seu avatar também pode se sentar ao lado de outro avatar.
5. Persistência
Você deve ter em mente que o mundo digital do Metaverso estará disponível sempre que você quiser visitá-lo. É possível alterá-lo adicionando coisas novas como edifícios virtuais ou outros objetos. As mudanças vão ficar lá até você visitar a próxima vez. Você pode conseguir uma residência e também possuir um prédio. O Metaverso depende do conteúdo gerado pelo usuário como suas histórias pessoais ou criação digital, assim como a rede social.
Conclusão:
O Metaverso ainda está em desenvolvimento, mas várias empresas já começaram a explorá-lo. No mundo das criptomoedas, a The Sandbox e Decentraland são projetos de destaque. No entanto empresas maiores como NVIDIA, Microsoft e Facebook, também estão se envolvendo. Com o desenvolvimento de AR, VR e AI, é provável que você encontre alguns recursos interessantes no trabalho digital e sem fronteiras. Portanto o Metaverso é certamente algo que todos estão ansiosos.