A animação é uma tecnologia relativamente moderna. Os fundamentos da animação vieram a partir do truque da página em movimento. Os primeiros animadores aprenderam que a animação nada mais é do que a troca contínua de quadros de um para o outro. Um still animado é alternado para outro e depois outro em uma sequência rápida, de a criar um quadro em movimento sequencial. A animação percorreu um longo caminho desde onde começou e hoje é usada para fins comerciais, tutoriais e até vídeos de palestras educacionais. O programa Pencil2D é uma incrível ferramenta de animação que pode ser usada até mesmo por leigos. Quer saber mais sobre o Pencil2D e seus recursos super legais? Você está no lugar certo! Hoje, falaremos mais sobre o Pencil2D Animation e seu uso.
Parte 1: O que é o Pencil2D e como instalar?
O Pencil2D Animation é um popular software de animação de código aberto. É um programa bem legal para quem está começando com animação. Este software de código aberto está disponível em todos os principais sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac OS e Unix. Usando este software incrível, podemos criar personagens de desenhos animados usando técnicas tradicionais. Além disso, é possível salvar animações nos formatos de animação nativos ou extrair a animação para PNG, JPG ou outros formatos. Quer saber mais sobre o software de animação Pencil2D? Siga as etapas abaixo para baixar este incrível programa.
● Primeiro, certifique-se que seu dispositivo tem espaço suficiente.
● Acesse o site oficial do Pencil2d.
● Selecione seu sistema operacional. O software possui versões diferentes para Windows 7/8/10, Windows XP/Vista, Mac OS e Linux
● Observe que o download pode demorar um pouco.
● Após o download, você pode instalar e começar a se familiarizar com o software.
Parte 2: Uma visão geral sobre a interface do programa
1. Pincel
Você deve lembrar da ferramenta pincel no Paint, do Windows. Ela é uma ferramenta básica bem popular e super útil no software de animação Pencil2D. Você pode acessá-la na interface ou usando a usando a tecla B no teclado. Como o nome sugere, essa ferramenta é literalmente um pincel que permite desenhar e pintar qualquer tipo de desenho de diferentes tonalidades, cores e espessuras. Se você deseja alterar a cor, pode encontrar uma paleta de cores no lado esquerdo.
2. Borracha
Se há uma ferramenta tipo pincel; é quase senso comum que haveria também uma borracha. Se você deseja usar a borracha, clique na ferramenta com o ícone de borracha ou simplesmente clique no botão E no teclado. Depois de selecionar a ferramenta, basta passar o mouse sobre as partes que deseja apagar.
3. Balde
O balde é outra ferramenta útil que você pode encontrar no painel esquerdo do Pencil2D. O ícone da ferramenta se parece com um balde e é usado para preencher uma área inteira com uma cor específica. Você pode escolher a cor que deseja preencher na paleta de cores disponível no lado esquerdo. Como alternativa, você também pode acessar a ferramenta balde pressionando a tecla "K" no teclado.
4. Cores personalizadas
Um recurso interessante que você pode encontrar no Pencil2D é a cor personalizada. Você pode mesclar e misturar cores de acordo com seu gosto e criar sua própria cor. Para fazer isso, você precisa clicar na pequena caixa colorida no canto superior direito da tela. Ao fazer isso, uma enorme roda de cores aparecerá. Você poderá selecionar uma cor específica na enorme roda de cores ou inserir valores de R, G e B caso queira mesclar cores para criar uma nova. As cores variam em gradiente, sombra, etc.
5. O botão Desfazer
O botão Desfazer é muito útil para os quem deseja apagar um erro. Ao desfazer, a etapa anterior é revertida e você pode começar de novo. O atalho tradicional de desfazer, Ctrl+Z, funciona no Pencil2D. Se preferir, você também pode usar a interface para isso. Basta ir até a opção de edição na barra superior. A primeira opção no menu suspenso é 'desfazer'.
Parte 3: Como criar animações com o Pencil2D?
Criar animações no Pencil2D é algo sofisticado e requer um pouco de prática. Siga os passos abaixo para aprender a animar através do Pencil 2d e fazer sua primeira animação.
1. Verifique se você ativou seu bitmap no primeiro quadro
A animação funciona por meio de troca rápida de quadros, o que faz parecer que o objeto está em movimento. Ao ativar o bitmap, a animação 2D a lápis garante que você não tenha quadros em branco no início da animação.
2. Desenhe seu personagem animado
Para fazer a animação, você precisa ter um personagem ou objeto animado. Assim, o primeiro passo é desenhar o objeto ou personagem que deseja animar. Tente tornar o personagem o mais realista possível. Para começar, talvez você possa tentar animar apenas um boneco; isso ocorre porque animar um personagem complexo é bastante difícil para iniciantes.
3. Os três botões circulares
Quando o personagem estiver pronto, você precisa identificar os 3 botões circulares que estão organizados na ordem "+","-","+". Ao pressionar o primeiro botão "+", você pode adicionar um slide vazio. Se você clicar no botão "-", ele excluirá o slide mais recente e, se clicar no próximo botão "+", duplicará o slide atual.
4. Repita até criar uma animação
Agora que você sabe como lidar com vários quadros, pode continuar criando quadros e fazendo os personagens animados se moverem ajustando o desenho em cada quadro. Por exemplo, se você deseja mostrar que o personagem animado está correndo, em um dos quadros a perna esquerda deve estar à frente e no quadro seguinte a perna direita deve estar à frente. Continue repetindo esse processo de ajustes com quadros até que você tenha o vídeo animado desejado.
Agora que vimos o processo de animação no Pencil2D, você deve ter percebido que é bastante complicado. Além disso, você não poderá usar rigging e outras técnicas de animação mais recentes. Assim, apresentamos a você o Wondershare Filmora, sua plataforma completa para fazer animações. Aqui você poderá animar sem complicação. O Wondershare Filmora torna seu trabalho mais fácil com vários recursos de animação -- você nem precisa desenhar seu personagem animado. Você pode simplesmente importar um personagem personalizado e equipar o personagem. Além disso, você não precisa lidar com vários quadros e prestar atenção em cada um deles. Em suma, o Filmora torna seu trabalho simples e suas animações muito mais perfeitas.
Para Win 7 ou posterior (64-bit)
Para macOS 10.12 ou posterior
Conclusão
● A animação é muito usada para várias finalidades.
● Hoje demos uma olhada em uma das ferramentas de animação mais populares, o Pencil2D.
● A ferramenta Pencil2D oferece vários recursos e permite fazer animações.
● Também vimos o Wondershare Filmora Pro, sua ferramenta completa para todas as necessidades de animação. Ele traz vários recursos de animação e seu uso é muito simples.
● O que você está esperando? Sua próxima animação está a apenas um clique de distância!