8 tutoriais de animação em 3D no Blender para iniciantes
Editor simples e poderoso
Inúmeros efeitos por onde escolher
Tutoriais detalhados disponíveis no canal oficial
O software de animação Blender é um dos melhores softwares que existe para criar animações. É muito simples de usar para criar animações, vídeos ou gráficos, etc. Se você quer ser um artista de animação 3D, deve usar este software para criar universos criativos e dar vida a todas as personagens que tem em mente.
Aqui vai aprender passo-a-passo como criar animações e adicionar outras edições na animação. E vamos partilhar também algumas dicas para desenvolver efeitos eficazes de animação 3D no Blender 3D.
Parte 1 O Blender é o melhor programa de animação?
A resposta à questão de que se o Blender é o melhor programa de animação é: sim! O programa de animação Blender é o melhor para criar animações e dar vida às suas personagens. Este software é adequado principalmente para projetos profissionais pois tem uma curva de aprendizagem exigente e sem falhas. Vamos ver porque o software de animação Blender 3D é o programa mais útil e eficaz da sua área.
A animação de personagens é uma habilidade essencial nesta área e o Blender oferece uma ferramenta inigualável por outros softwares.
Contém imensos efeitos de animação de personagens, e o Blender 3D gratuito dispõe de todas as ferramentas necessárias para aplicar todo o tipo de manipulações e animações sem dificuldades.
O Blender é um software com ferramentas de animação 2D integradas para criar e desenhar personagens e cenários em 2D.
As ferramentas de animação do Blender permitem criar animações avançadas com funcionalidades que têm evoluído ao longo do tempo.
Hoje em dia, muitas pessoas usam o Blender para criar projetos profissionais, incluindo freelancers, pequenos estúdios e até desenvolvedores de jogos.
Parte 2 Como criar personagens animadas 3D com o Blender em 15 minutos.
Nesta parte você vai aprender a criar personagens e animações 3D no Blender a partir de imagens de referência. Para este processo, as ferramentas de manipulação do Blender são bastante úteis.
01Passo 1: Importar
Initially, importe uma personagem de animação para animar no Blender 3D. Existem imensas personages gratuitas e pagas disponíveis no Vincent e Rain v2.0, no Blender Cloud.
Passos para importar personagens do Vincent ou Rain v2.0
Baixe o arquivo de personagem da cloud para qualquer pasta de destino no computador. Inicie o Blender e sobreponha o cursor no ponto de origem na tela. Depois selecionar a opção de importar no menu de Arquivo e selecione o formato de arquivo. Agora autorize o script do Python a executar a pasta da personagem selecionada.
02Passo 2: Adicionar Keyframes
Existe um ícone em forma de diamante na parte inferior para selecionar o keyframe que pretende adicionar na linha de tempo, o qual também pode excluir.
É muito simples adicionar um keyframe. Abra a janela da linha de tempo no editor de animação. Pressione na tecla 'G', mova e posicione o osso. Depois pressione em Shift+I e escolha o canal LocRot e introduza o keyframe. Você pode também ajusatr o keyframe arrastando-o para acelerar ou abrandar o efeito, conforme desejar.
Mova o keyframe para 20 para acelerar, e para 40 para abrandar.
03Passo 3: Obtenha seus materiais de referência
É desafiante adicionar movimentos nas personagens, por isso existem imensos vídeos e imagens de referência na Internet para ajudar nesta tarefa. Você pode adicionar os materiais de referência desejados na segunda tela ou na área de 3D. Vamos ver em seguida como fazer.
Pressione em Shift + A para adicionar o material de referência. Depois selecione "Imagem" seguido de "Fundo". Redimensione a imagem de referência na área 3D após carregar.
Depois pode manter a edição consoante a imagem de referência ou editar ou aumentar seus movimentos.
04Passo 4: Ajustes e som
Neste passo você irá adicionar movimentos suaves combinando dois keyframes para dar um aspecto mais profissional. Vamos usar uma folha de exposição para realizar esta tarefa. Veja em seguida como fazer.
Inicialmente, divida a janela horizontalmente. Depois altere para a folha de exposição abaixo na aba de animação, onde pode visualizar os keyframes de todo o eixo. Agora você pode arrastar e editar para reduzir ou aumentar a velocidade.
Aqui existe um editor Gráfico avançado para tornar os movimentos mais precisos e realistas, e para editar directamente as curvas.
Os efeitos sonoros conseguem melhorar qualquer vídeo ou animação. Você pode adicionar e importar arquivos de som, e também criar suas faixas e importá-las para o Blender. Vamos ver como adicionar som e sincronizar com as personagens.
Baixe o arquivo de áudi, pressione Shift + A para abrir o menu de Adicionar e selecione o "Som". Agora selecione a faixa de som que deseja adicionar.
Arraste o som para ajustar a duração. Você pode também alternar entre as opções "Sem Sincronização" e "Sincronização AV" na reprodução para obter a melhor sincronização com as personagens. Pode ajustar o volume e a frequência na barra lateral.
05Passo 5: Renderização
Antes da renderização, certifique-se de que os FPS são idênticos aos escolhidos durante a adição de keyframes para evitar renderizações desnecessárias. Após configurar os frames correctamente, poderá facilmente gerar a animação.
Inicialmente, clique em "cena" e selecione a extensão, formato e cores do arquivo (BW, RGB, ou RGBA). Selecione o recipiente de codificação como "WebM" e o codec de vídeo como "WEBM/VP9. Após adicionar o som, selecione o codec de áudio "Vorbis." Defina a qualidade e velocidade de saída.
Após configurar a renderização, selecione Renderizar na barra superior seguido de "Renderizar Animação" no Blender.
Fantástico! Conseguimos criar com sucesso uma personagem animada com o software de animação Blender 3D. Com mais algum prática e conhecimentos sobre outras ferramentas do programa, você poderá criar animações 3D ainda mais avançadas no Blender.
Parte 3 Passe de principiante a profissional com a ajuda de 8 tutoriais.
01Tutorial 1: Guia completo para iniciantes do Blender 2.8
Este tutorial do YouTube é dedicado à versão 2.8 do Blender e contém uma interface de usuário redesenhada e ferramentas como a perspectiva 3D e editor de UV, incluindo novas ferramentas interactivas. Além de conter diferentes formas 3D e edições simples como adicionar cores, "arrastar em G", etc.
02Tutorial 2: Blender 2.9 para iniciantes absolutos
Este tutorial do YouTube sobre a versão 2.9 do software de animação 3D no Blender contém a nova atualização da ferramenta de remoção de ruído na perspectiva 3D. O YouTube fala sobre EEVEE, ciclos, área de trabalho, movimentos, rodar e redimensionar projetos.
03Tutorial 3: Dia do Blender -1 Básicos - Série de introdução para iniciantes.
Este tutorial do YouTube apresenta uma introdução ao Blender 3D gratuito para iniciantes. O autor explica movimentos simples como rotação e redimensionamento, formas, e cores nos objetos. Também fala sobre o ponto pivô e como criar uma forma primitiva básica com o Blender.
04Tutorial 4: Série sobre Blender para iniciantes da Zoync TV
Os vídeos sobre o Blender para iniciantes da ZoyncTV falam sobre a versão Blender 2.6. Mesmo que as teclas de atalho e alguns termos sejam diferentes, os conceitos do software vão ser sempre pertinentes. Todos os 11 vídeos nesta lista de reprodução têm cerca de 10 a 20 minutos, divididos em temas separados como exibição, modificadores, materiais, superfícies, e animações. É um curso de nível iniciante.
05Tutorial 5: Guia de sobrevivência do Blender
A série do Guia de Sobrevivência do Blender da Creative COW está desatualizada, mas ainda são os melhores conteúdos para quem nunca usou o Blender. Cada um dos 13 vídeos desta série tem uma duração aproximada de 15 a 45 minutos, o que significa que você poderá assistir a uns estimados 350 minutos de preparação. É uma referência de aprendizagem que mostra como usar as ferramentas básicas.
06Tutorial 6: Tutorial do Blender do KatBits
O site do KatsBits contém imensos tutoriais e jogos. Seus tutoriais de animação no Blender são fantásticos se você estiver na fase inicial de criação dos seus modelos 3D, com cerca de 45 tutoriais do Blender disponíveis. Todos os tutoriais ensinam você o método mais fácil para criar um nível 3D para o Quake e como criar um modelo básico.
07Tutorial 7: 100 dicas do Blender 2.8 do Daniel Krafft
Apesar de ser um tutorial específico para o Blender 2.8, as dicas do Daniel são úteis para qualquer projeto em curso no Blender. Ele ensina sobre vários elementos simples como vórtex e margens, e algumas partes mais técnicas sobre o software de animação 3D Blender.
08Tutorial 8: Blender 3D: De iniciante a profissional
Este último tutorial é um wikilivro chamado Blender 3D: De Iniciante a Profissional, que contém importantes dicas e experiências sobre animação no Blender. Começa por apresentar conceitos gerais sobre o 3D e uma introdução completa ao Blender.
Ainda sobre animações no software Blender 3D, gostaríamos de recomendar uma ferramenta que você vai adorar. É nada mais, nada menos, do que o Wondershare Filmora, uma alternativa perfeita ao software de animação Blender 3D, onde pode desfrutar de fantásticos efeitos de animações em 3D, textos em 3D, e animar todos os elementos. Pode fazer tudo isso em poucos passos simples com imensas ferramentas à disposição no Filmora para criar efeitos animados em 3D.
● Composição
● Criação de texto em 3D
● Criação de ambiente em 3D
● Básicos sobre animação 3D
● Animação de textos em 3D
Existem imensos tutoriais em vídeo no YouTube sobre como trabalhar com a versão mais recente do editor de vídeos Wondershare Filmora.
Observações finais deste artigo
● Ficámos a conhecer mais sobre o software de animação Blender 3D.
● Como criar personagens usando o software de animação Blender?
● 8 tutorias para você passar de iniciante a profissional.