O Blender é uma ferramenta de animação amplamente popular que os designers usam principalmente para criar animações em 3D. Ele oferece um painel de edição em grande escala e uma infinidade de recursos que permitem aos designers criar animações 3D visualmente atraentes para vídeos, jogos e para fins de marketing. Mas, você é possível usar o Blender para criar animações em 2D? Embora a ferramenta seja comercializada como um criador de animação em 3D, vale a pena notar que ela também pode ser usada para animações em 2D. Agora, o processo pode não ser tão direto quanto usar um criador de animação 2D dedicado para esse fim; mais você ainda consegue realizar o trabalho usando o Blender. Ele será muito útil se você já for um usuário do Blender e quiser criar animações em 2D para um projeto.
Para te ajudar nesta caminhada, reunimos aqui um guia detalhado sobre como criar animações em 2D no Blender e usá-las em seus vídeos para torná-los ainda mais impressionantes. Então, sem mais delongas, vamos começar.
Parte 1 A animação 2D do Blender é tão incrível quanto a 3D?
Não há como discutir o fato de que o Blender é uma ferramenta notável para animações 3D. Sua popularidade mundial é uma prova clara do que se pode alcançar quando se cria uma animação 3D com o Blender. Mas, a questão é - as animações em 2D do Blender são tão boas quanto suas alternativas em 3D. Bem, a resposta é sim! O Blender possui um recurso interno conhecido como Grease Pencil, projetado especificamente para criar animações em 2D. Com o Grease Pencil, você pode criar diferentes layouts 2D do zero e transformá-los em animações visualmente atraentes para envolver os espectadores em potencial.
Parte 2 Como misturar animação 2D e 3D no Blender?
Então, como podemos criar animações 2D no Blender? Bem, isto depende! O processo para criar uma animação 2D no Blender depende principalmente do que você deseja projetar. Você pode encontrar diferentes tutoriais de animação em 2D no Blender no YouTube e usá-los para começar a criar animações 2D lá no Blender. Mas gostaríamos de salientar que existe um processo genérico que permanecerá o mesmo em todas as situações. Se você também está começando a criar animações 2D no Blender, aqui está um guia passo-a-passo que o ajudará a começar a andar na direção certa e tornar a animação em 2D uma tarefa fácil.
Passo 1
Em primeiro lugar, inicie o Blender em seu sistema e configure-o para começar. Na tela inicial, clique em "Arquivo>Novo" e, em seguida, selecione "Animação 2D".
Passo 2
Agora, clique na ferramenta Grease Pencil e use-a para desenhar qualquer forma na tela. Se quiser adicionar vários objetos à animação, você também pode desenhar várias formas.
Passo 3
O próximo passo será aplicar o modificador de matriz a essas formas, levando em consideração que você queira adicionar um movimento específico a elas. Portanto, adicione um modificador de matriz primeiro e depois aplique-o sobre as formas desejadas.
Passo 4
Depois de aplicar o modificador de matriz, vá em frente e comece a adicionar cores à animação. Tenha em mente que quanto mais cores você usar, melhor a animação em 2D no Blender ficará melhor no final.
Passo 5
Agora, através do painel de edição, clique com o botão direito do mouse na forma que você desenhou na tela e selecione "Rotação e Escala". Uma janela de edição separada aparecerá na sua tela. Nela, você pode personalizar o movimento do objeto alterando suas opções de escala por meio de keyframing (quadros-chaves).
E é isto; sua animação 2D agora estará pronta e você poderá salvá-la em seu computador.
Parte 3 5 incríveis tutoriais de animação em 2D no Blender
Enfim, agora que você já sabe como criar animações em 2D no Blender, vamos dar uma olhada em alguns dos tutoriais de animação em 2D que podem te ajudar a começar sua primeira animação. Todos esses tutoriais estão disponíveis no YouTube e compartilham uma visão detalhada dos diferentes elementos possíveis de uso do Blender para criar animações em 2D.
1. Tutorial de Donut do Blender Guru
Se você pesquisar o Blender no YouTube, este será o primeiro vídeo que aparecerá nos resultados da pesquisa. Com 11 milhões de visualizações no YouTube, este tutorial de animação em 2D do Blender é um dos tutoriais mais procurados nas plataformas.
Este vídeo de 14 minutos irá guiá-lo através do processo passo-a-passo de criação de uma animação em 2D dedicada para um donut usando diferentes elementos do Blender. O mais interessante é que há uma segunda parte neste vídeo que ajuda você a dar um passo à frente e mergulhar em edição avançada. Basicamente, se você quer se familiarizar com a arquitetura de animação 2D do Blender, este vídeo vai te ajudar a te colocar no caminho certo.
2. Blender Lighting Tutorial
Gleb Alexandrov é, sem dúvida, um dos especialistas em animação mais talentosos, tendo criado centenas de animações impressionantes durante toda a sua carreira. Neste vídeo, ele compartilhou seus anos de conhecimento e experiência e explicou diferentes maneiras de usar a iluminação em animação em 2D do Blender.
Se você já trabalhou com animação ou até mesmo com vídeos regulares do YouTube anteriormente, talvez já esteja familiarizado com a importância da iluminação. Com a iluminação correta, os objetos ficam ainda mais impressionantes e o quadro geral torna-se visualmente mais atraente. Se você também quer saber como usar a iluminação em uma animação 2D, este vídeo de 19 minutos é resposta que você estava precisando.
3. Blender Fundamentals
Se você é um completo iniciante, então seria melhor primeiro se familiarizar com os diferentes elementos do software. Sem saber o que uma ferramenta específica pode fazer, você provavelmente terá dificuldades para colocar toda a sua criatividade nas animações em 2D do Blender. Portanto, antes de trabalhar em sua primeira animação 2D, reserve um tempo para ler esses tutoriais de animação em 2D do Blender enviados pelo próprio gigante da tecnologia.
Lembre-se de que não se trata de um único vídeo, mas de uma série de episódios que o guiarão pelos fundamentos do Blender e como começar sua primeira animação 2D/3D. Se você pensa em levar a sério o seu trabalho com o Blender, esta série é a solução completa para se familiarizar com o aplicativo.
4. Criação e rigging de personagens
Toda e qualquer animação 2D requer pelo menos um personagem que atue como o assunto principal da animação. E, caso esteja planejando criar uma animação 3D com movimentos extensos, você também terá que incorporar o processo de rigging para garantir que qualquer movimento pareça realista.
Este vídeo é direcionado para quem tem um conhecimento básico de animação 2D no Blender e deseja aprimorar suas habilidades. Aqui você aprenderá como desenhar um personagem específico na tela e como usar o rigging para configurar os seus movimentos. Novamente, não se trata de um único vídeo, mas uma série de episódios, o que significa que seria melhor você sentar com o café na mão.
5. Tutorial de Animação em 2D no Blender do CG Geek
Agora, se você está procurando especificamente por um vídeo que fale apenas sobre as animações 2D do Blender e nada mais, então este tutorial da CG Geek é a opção mais indicada para você. Neste vídeo, CG Geek explica como usar o recurso Grease Pencil no Blender para animação em 2D. Ele também explicou como fazer quadro-chave na sua animação em 2D na linha do tempo do Blender para que qualquer movimento pareça o mais realista possível.
6. Wondershare Filmora - Uma alternativa confiável ao Blender para editores de vídeo
Agora, se você é um editor de vídeo e deseja apenas criar uma animação para um de seus vídeos, não seria uma boa decisão usar o Blender. Por que? Porque a ferramenta tem uma curva de aprendizado complicada e não vale a pena investir seu tempo se você quiser criar apenas uma animação de 10 segundos. Então, qual é a próxima melhor solução?
A resposta é o Editor de Vídeo Wondershare Filmora. É uma ferramenta de edição de vídeo em grande escala projetada para ajudar os editores a aumentar sua produtividade por meio de modelos prontos para uso. Possui uma biblioteca de mídia integrada onde você encontrará dezenas de modelos de animação. Você pode simplesmente arrastar esses modelos para sua linha do tempo e personalizá-los para combinar ao tema geral do seu próprio vídeo.
Com seu painel de edição baseado numa linha do tempo, você poderá acelerar o processo geral de edição e criar vídeos visualmente impressionantes e com rapidez. A ferramenta também possui uma pilha de transições, efeitos especiais e sons prontos para uso que você pode aplicar ao vídeo e melhorar a qualidade geral de sua produção. Resumindo, se seu único objetivo é adicionar uma animação 2D ao seu vídeo, não será uma boa decisão se basear no Blender. Em vez disso, baixe e instale o Wondershare Filmora Pro em seu sistema e use-o para editar o vídeo.
Para Win 7 ou posterior (64-bits)
Para macOS 10.12 ou posterior
Principais Conclusões deste episódio
● Embora o Blender seja um software de animação 3D, também é possível usá-lo para criar animações 2D impressionantes.
● O Blender possui um recurso exclusivo conhecido como "Grease Pencil" que permite criar suas animações em 2D e personalizá-las para torná-las ainda mais impressionantes.
● Apesar de seus recursos avançados, o Blender é difícil de usar. Portanto, se você está procurando uma alternativa ao Blender (somente se deseja criar animações 2D para seus vídeos), o Wondershare Filmora Pro é a solução certa para você.