Você pode querer adicionar efeitos 3D num vídeo para torná-lo mais realista. Por exemplo, pode colocar balões movendo-se à volta da cabeça de uma pessoa, fazer com que um relâmpago atinja um edifício, etc. Contudo, adicionar estes elementos em vídeos requer imenso foco e precisão que apenas surgem com aprendizagem aprofundada e imensa prática.
Dito isto, aqui vamos aprender como adicionar efeitos 3D num vídeo com o aplicativo Photos integrado gratuito do Windows. Verá como é simples este processo se usar um software dedicado externo especialmente designado para esta finalidade.
Parte 1: Como adicionar efeitos 3D no aplicativo Photos do Windows 11 gratuitamente
Para adicionar efeitos 3D num vídeo com o aplicativo Photos, você deve clicar com o botão direito no arquivo de mídia, selecionar 'Abrir com', e clicar para selecionar o aplicativo 'Photos' no sub-menu. Depois, pode seguir os passos em baixo para concluir o restante procedimento:
Passo 1: Abra o painel de efeitos 3D
No aplicativo Photos, pause o vídeo para evitar distrações. Clique no ícone Ver mais (com três pontos horizontais) no topo ao centro, sobreponha o cursor do mouse paraEditar mais, e clique em Adicionar efeitos 3D.
Passo 2: Adicione e personalize um efeito 3D
Certifique-se de que a aba de Efeitos está selecionada ao topo do painel da direita, explore os efeitos disponíveis e clique no efeito que deseja adicionar no seu vídeo. Depois, na janela de pré-visualização, use as ferramentas dos cursores de redimensionamento e de rotação para redimensionar o efeito e alterar a orientação, respectivamente.
Opcionalmente, use o cursor do Volume no painel da direita para aumentar ou diminuir o volume de som do efeito para sincronizá-lo com o áudio do vídeo. Se necessário, arraste os cursores do efeito na barra de progresso ao fundo para aumentar ou diminuir a duração do efeito do vídeo.
Passo 3: Use o ponto de ancoragem
Arraste e largue o efeito 3D para a localização desejada, ative o botão Anexar em um ponto no painel da direita e arraste o ponto de ancoragem para o objecto no qual pretende manter o foco mesmo que a câmera seja movida.
Passo 4: Exporte o vídeo
Clique no botão Reproduzir ao fundo para pré-visualizar o vídeo com o efeito 3D, e se estiver tudo em ordem, clique em Salvar uma cópia no canto inferior direito.
Quando aparecer a caixa de Terminar seu vídeo, selecione sua resolução desejada na lista de opções da Qualidade de vídeo, e clique em Exportar.
De seguida, selecione sua pasta de destino na caixa Salvar como que aparece de seguida, introduza um nome para o arquivo de saída no campo do Nome do arquivo e clique em Exportar para exportar o clipe modificado em formato MP4.
Nota: Os vídeos exportados no aplicativo de Fotos são guardados em formato MP4 por padrão.
Sendo um dos melhores softwares de edição de vídeos para iniciantes, o aplicativo do Microsoft Photos permite-lhe aparar vídeos, adicionar textos em vídeos e muito mais. Para saber mais detalhes, confira como gravar tela da Microsoft no Windows 10 e Windows 11.
Parte 2: Como adicionar efeitos 3D num vídeo com o Filmora
Apesar do Photos ser um aplicativo gratuito no Windows 11, tem certas limitações. É aqui que o editor de vídeos Filmora, um produto da Wondershare, entra em acção. O Wondershare Filmora é um aplicativo de pós-produção para computadores Windows e Mac, e é considerado o melhor concorrente de alguns dos principais aplicativos de edição de vídeos da indústria como o Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro X, DaVinci Resolve, etc.
Apesar do aplicativo Photos conseguir adicionar efeitos 3D rapidamente em vídeos, o Filmora oferece um maior controle de edição com uma vasta quantidade de ferramentas de edição, funções e modelos. Além disso, o Filmora é uma ferramenta controlada por linha de tempo que permite-lhe adicionar efeitos, filtros e/ou elementos nas suas respectivas camadas sem afectar as gravações originais.
Para Win 7 ou superior (64-bit)
Para macOS 10.12 ou superior
Siga as instruçõe em baixo passo-a-passo para saber como adicionar efeitos 3D num vídeo com o Wondershare Filmora:
Passo 1: Importe o vídeo original e adicione-o à linha de tempo
Após instalar o Wondershare Filmora no Windows 10 ou Windows 11, inicie o programa, clique num sítio qualquer na caixa de Mídia no canto superior esquerdo da interface, e localize e importe o vídeo original para o programa. De seguida sobreponha o mouse na miniatura do vídeo, e clique no ícone + no canto inferior direito.
Após aparecer a caixa de confirmação, clique em Corresponder à Mídia ou Manter Definições do Projeto para ajustar as configurações do projeto de acordo com o clipe de mídia ou modificar o clipe de acordo com as preferências do projeto, ao adicionar as gravações na linha de tempo, respectivamente.
Passo 2: Adicione títulos e transições 3D
Clique em Títulos na caixa de ferramentas superior, digite Títulos 3D no campo para pesquisar títulos na caixa no canto superior esquerdo, e clique em títulos 3D na lista de sugestões.
Em todos os modelos de títulos disponíveis em 3D, arraste o título desejado para a linha de tempo acima da faixa de vídeo.
Depois, clique duas vezes no texto de exemplo na janela de Pré-visualizalação, e substitua pelo seu texto desejado. Pode personalizar o tipo de letra, cor e alinhamento do texto nas opções à esquerda. Clique em OK no canto inferior do painel à esquerda para sair do modo de edição. Repita o processo para todos os textos do modelo. Opcionalmente, arraste as laterais do título 3D na linha de tempo para especificar a duração de visibilidade na tela.
Para adicionar transições, clique em Mídia na caixa de ferramentas no topo, seguido de Importar Mídia no painel de Mídia e repita o processo explicado anteriormente para adicionar um novo clipe de vídeo na linha de tempo. Certifique-se de que ambos os clipes estão na mesma faixa e juntos um ao outro. Agora acesse as Transições na caixa de ferramentas, e arraste e largue sua transição desejada entre os dois clipes na linha de tempo. Opcionalmente, pode arrastar as laterais da transição para dentro ou para fora, para aumentar ou diminuir a velocidade do efeito, respectivamente.
Depois, mova o Cursor de Reprodução (Aparador) para o início da linha de tempo, e pressione na Barra de Espaços do seu teclado para pré-visualizar o vídeo.
Nota: É uma boa prática pré-visualizar seu vídeo várias vezes durante todo o processo de edição. Assim conseguirá identificar e resolver erros mais cedo.
Passo 3: Adicione elementos e efeitos
Acesse os Elementos na caixa de ferramentas, arraste seu elemento favorito a partir do canto superior esquerdo para a linha de tempo numa nova faixa. Você pode arrastar os lados do elemento na linha de tempo para aumentar ou diminuir sua visibilidade durante a reprodução do vídeo.
Para adicionar efeitos, acesse os Efeitos na caixa de ferramentas, e arraste seu efeito favorito do canto superior esquerdo para uma nova camada na linha de tempo. Tal como noutros elementos, você pode arrastar os lados do efeito para aumentar ou diminuir sua duração de visibilidade no vídeo. De seguida, clique na camada de Efeitos na linha de tempo, e use as opções disponíveis na caixa para realizar os ajustes necessários.
Nota: As opções visíveis após clicar duas vezes no efeito na linha de tempo podem variar de acordo com os ajustes que conseguir realizar.
Depois, pré-visualize o vídeo, clique em Exportar ao centro no topo e use as abas e opções na caixa de Exportar para exportar o vídeo modificado no seu formato desejado.
Conclusão
Se você é iniciante em VFX e na área de edição de vídeos, experimente o aplicativo Photos para ter uma ideia básica de como funciona o processo. Quando já estiver mais habituado ou já for um profissional na pós-produção de vídeos, pode usar um programa dedicado como o Wondershare Filmora. Este software não só contém uma interface intuitiva como também está recheado de modelos de títulos, elementos, transições e efeitos 3D para adicionar facilmente nos seus vídeos.