Às vezes ao trabalhar em um projeto realmente precisamos combinar vários vídeos - dessa forma algum conteúdo precisa ser transmitido, há cenas que quando ordenadas e mescladas, realmente criam valor visual e de conteúdo que aspiramos fazer; o processo se torna mais agradável se trabalharmos nos vídeos produzidos por nós mesmos ou se o trabalho for feito para nosso projeto paralelo, as pessoas sempre têm um cuidado especial com o próprio trabalho, e o mesmo pode ser enfatizado livremente também sobre a edição – sobre a embalagem com a qual temos que entregar nossos vídeos ao público, mesmo na ausência de público, talvez queiramos fazer uma espécie de colagem de vídeo para nós mesmos, nossos filhos ou em geral, para a família e criar boas lembranças
Claro que nem todo mundo que já pegou uma câmera ou um celular para fazer vídeos pelo menos uma vez sabe editar e mesmo assim para familiares e amigos a experiência de editar e fazer várias manipulações é complicada, no entanto a função de mesclar vídeos com vários programas de edição ou em plataformas online é tão simples que pode ser aprendida em apenas alguns minutos, sem a ajuda de outras pessoas e com um resultado pequeno mas muito útil ao mesmo tempo.
Um dos programas em que os vídeos podem ser carregados é o VLC Media Player que é um software gratuito, robusto e repleto de recursos que reproduz uma ampla variedade de arquivos de áudio, imagem e vídeo. Ele pode reproduzir arquivos multimídia diretamente de dispositivos extraíveis ou do computador, o programa é único pois pode transmitir de sites populares como Disney +, Hulu, Gaia e Netflix, o VLC Multimedia Player também aceita vídeo ao vivo do PlayStation Live, Xbox Live, Facebook, Twitter e YouTube, enquanto a maioria dos programas concorrentes exibe anúncios o VLC Player não pois recebe suporte de uma organização sem fins lucrativos.
Curiosamente podemos com a ajuda de uma varinha mágica, transformar esse player de vídeo específico em um software para edição de vídeo, quando um programa de computador oferece muitas funções, há um clima de que ele não será bom em nenhuma delas, não é verdade com o VLC Player que por experiência parece ser um bom "player" e um software para edição bastante fácil de usar, com muitos recursos e funções interessantes.
Antes de passarmos para o streaming de vídeo, vejamos dois recursos que podemos usar no player VLC:
No player logo quando nosso videoclipe começa a ser reproduzido, podemos descobrir que a filmagem é feita verticalmente em vez de horizontal! isso não é mais um pesadelo apenas para entusiastas de vídeo, se você não sabe como girar o vídeo então você tem que girar a cabeça 90 graus, e neste momento você não pode nem ter prazer em assistir, sem mencionar que pode até travar o pescoço, o VLC Player cuidou disso - no painel superior basta clicar em Ferramentas e selecionar Efeitos & Filtros, na janela aberta você vai encontrar a guia Efeitos de Vídeo, selecione Geometria e marque a opção Girar - assim todos os 360 graus estão à nossa disposição!
Às vezes acontece que assistimos ao vídeo, somos loucos por uma parte e a outra parte parece estragar tudo! mesmo que estejamos prontos para publicar o material bruto nas redes sociais ou apenas salvá-lo para nós mesmos, simplesmente não queremos que algumas partes do vídeo estejam lá, então pode-se dizer que não gosta-mos da versão completa e desejamos cortar nosso clipe e/ou reduzir seu tempo, o VLC Player resolve esse problema "Sem Nenhum Problema" - com a pré-visualização no painel superior e leve o cursor e aponte para o botão Controles Avançados, como resultado aparecerá uma espécie de editor de vídeo com seu botão vermelho para gravação no qual clicaremos e o vídeo será reproduzido até chegarmos ao ponto em que queremos dividir a filmagem, o vídeo cortado será salvo automaticamente na pasta Meu Vídeo na pasta Este Computador.
Como Mesclar Vários Vídeos no VLC Media Player
Aqui estamos agora o principal tópico de interesse deste artigo é sobre - como juntar vários vídeos para que eles se tornem um? este caso ao contrário de outras possibilidades que discutimos acima é mais complicado, por isso estudaremos esse recurso com um passo a passo.
Primeira Técnica:
- Passo 1:
Abra o VLC media player.
Provavelmente você já decidiu exatamente quais arquivos deseja mesclar, então escolha Abrir vários arquivos.
Na janela aberta, clique em Adicionar na guia Arquivo.
Selecione os clipes desejados na janela recém-aberta (Selecionar a ordem importa, porque determina quais clipes virão primeiro e quais serão os próximos na versão finalizada) e clique em Abrir.
- Passo 2:
Os vídeos selecionados são mostrados na lista de seleção dos arquivos, na parte inferior da janela, clique no botão de seta ao lado do botão Reproduzir, onde você precisa selecionar Converter.
No Perfil é desejável especificar o seguinte formato: Vídeo - + MP3 (MP4), e abaixo você pode escolher o Arquivo de destino - o local onde deseja salvar o vídeo mesclado, além disso para encontrar o vídeo editado facilmente, verifique o seguinte: Anexar 'Convertido' ao nome do arquivo, clique em Iniciar e aguarde até que seja feito - então você pode reproduzir o vídeo.
Segunda Técnica:
- Crie uma nova pasta e mova os vídeos que deseja mesclar, Renomeie os vídeos (por exemplo, para 1, 2 etc.).
- Crie um novo arquivo de texto, copie e cole esta linha abaixo:
vlc_location video1.mp4 video2.mp4 --sout "#gather:std{access=file,dst=final_file_name.mp4}" --sout-keep
- Digite VLC na pesquisa da barra de tarefas e clique com o botão direito do mouse no aplicativo, escolha o local do arquivo aberto.
Clique com o botão direito do mouse no aplicativo e escolha Propriedades, uma nova janela será aberta, onde você precisa ir para o Target, selecione e copie a linha.
Abra o menu arquivo do documento de texto, remova o 'vlc_location' e cole o texto copiado, altere os nomes do vídeo para corresponder aos nomes na pasta.
- Abra a pasta com vídeos e clique na barra de pesquisa, digite cmd e pressione Enter.
Uma nova janela será aberta, copie a linha do arquivo de texto e cole-a na janela cmd; quando terminar pressione em Enter.
- O VLC player será aberto e reproduzirá o arquivo de vídeo mesclado.
Maneira mais Fácil para Mesclar Vídeos com Poucos Cliques
É verdade que a mesclagem de vídeos no VLC Media Player leva alguns passos, por assim dizer mas este é o único programa para edição em que a operação semelhante pode ser realizada? claro que não em nosso artigo decidimos oferecer uma alternativa, onde você também pode mesclar facilmente os vídeos, esta é o famoso editor de vídeo Wondershare Filmora , um software que é um dos mais fáceis e convenientes de se trabalhar, principalmente para quem quer editar vídeos sem ter muita experiência nos softwares "Complicados" então novamente,Veja o guia passo a passo sobre como editar os vídeos no Wondershare Filmora.
Para Windows 7 ou Superior (64 Bits)
Para macOS 10.14 ou Superior
- Abra o programa.
- Escolha Importar arquivos de mídia aqui.
- Escolha o seu arquivo de mídia
- Clique e arraste o seu vídeo, após isso clique em "inserir" o vídeo na sequência abaixo, a Linha do Tempo Linear nos permite entender exatamente quando um video termina e quando um novo começa.
- Assim podemos fazer um vídeo ao lado de outro, se quisermos ou precisarmos adicionaremos o terceiro video, o quarto e assim por diante.
- Podemos ver o vídeo inteiro e salvar o vídeo depois.
- Comece a salvar o vídeo - garantimos que o resultado seja exatamente o que você deseja, encontre o botão Exportar acima da linha do tempo e clique nele.
- Na janela aberta do lado esquerdo, para ser mais preciso se observarmos bem, já podemos escolher em qual formato queremos salvar nosso clipe, à direita podemos indicar qual nome queremos dar ao nosso vídeo; o local onde queremos armazená-lo; além disso vemos a resolução (que podemos modificar livremente depois de clicar em Configurações); Tamanho; Duração.
- Em Configurações podemos decidir quanta qualidade o vídeo deve ter, quantos kbps será a taxa de bits, quantos fps a taxa de quadros deve ser, etc... mas provavelmente os iniciantes não precisarão alterar tudo isso.
- Após selecionar tudo clique com o botão direito do mouse no botão Exportar no canto inferior direito da janela e o programa começará a salvar o material.
O Filmora 9, no entanto funciona de maneira um pouco diferente.
- No menu suspenso Importar, selecione Importar com a ferramenta de corte instantâneo.
Isso abrirá a janela do Filmora Corte instantâneo com duas opções Aparar e Mesclar, como precisamos mesclar neste caso é isso que escolhemos.
- Em seguida abra o arquivo que permitirá selecionar vários clipes, selecione os videos desejados e para Importar clique em Abrir.
- A janela mostrará os arquivos que selecionamos e todo o vídeo, e para salvá-lo clicamos em Exportar.
- Especifique o nome do arquivo, Salvar em (local), Quando terminar - o último é o que o programa deve fazer após a exportação do material, por exemplo abrir a pasta que o contém, a janela para exportação também mostra o tamanho aproximado da gravação.
- Após clicar em Ok o projeto será salvo, o que acontecerá muito rapidamente, pois o programa não decodifica e codifica o material.
É isso! Neste artigo tentamos ensiná-lo a usar o VLC Media Player como um software para edição de vídeo, quais recursos podemos usar e o mais importante, como mesclar vários vídeos neste programa duplo; também aprendemos uma maneira alternativa de combinar diferentes videos com a ajuda do Wondershare Filmora, a escolha é sua o principal é conhecer todas as alternativas e encontrar a maior economia de tempo e energia.