Experimentar novos efeitos e filtros tornou-se parte integrante da vida, especialmente para profissionais criativos. O efeito Datamoshing faz a imagem ficar falhada nos videoclipes para causar uma sensação diferente no público. Na maior parte dos tópicos, o efeito datamoshing é parecido com o efeito de falha.
Daqui em diante, a redação deve-se concentrar na introdução desse efeito junto com sua funcionalidade. O procedimento para criar o datamosh After Effects também será abordado. Então, vamos começar!
Parte 1: O que é o efeito Datamoshing?
Antes de entrar nas profundezas da funcionalidade e da operação do efeito datamoshing no After Effects, vamos entender o efeito em detalhes. O efeito datamoshing joga com a compressão de vídeo para corromper os pixels da filmagem.
Neste efeito, os pixels falham e parecem derreter, duplicar e criar uma projeção orgânica. Também conhecida como databending, o datamoshing é uma técnica complicada na qual o movimento de uma camada é introduzido na outra camada do clipe de vídeo.
A compressão com perdas e a remoção de frames ajudam e desenvolver um efeito psicodélico, sem esforço. Atualmente, o datamosh After Effects ganhou popularidade, pois ajuda a mudar o vídeo e envolve o público.
Parte 2: Como funciona a Datamoshing Effect?
A subseção informa aos criadores de conteúdo e profissionais criativos sobre a funcionalidade do efeito datamoshing em videoclipes. Então, vamos começar isso.
O datamoshing elimina o novo frame da imagem e retém os frames que controlam o movimento dos pixels. Em vez de irem na direção habitual, os pixels da imagem vão em direções diferentes, criando assim, um efeito de falha. Esses efeitos de falha são usados em meios únicos para criar uma vibe clássica e antiga.
O efeito datamoshing pode ser notado entre os cortes e o movimento. É o processo de corromper as imagens em que os I-frames são substituídos e os P-frames são postos na imagem errada. Vamos mergulhar em dois tipos de datamoshing.
O primeiro tipo de datamoshing é criado quando o I-frame do vídeo é removido. Neste cenário, os pixels da cena anterior são projetados para a próxima cena sem problemas. Dá a impressão de que os pixels foram rastreados para a próxima foto.
O segundo tipo de datamoshing conhecido pela humanidade, é quando o d-frame do vídeo é duplicado. Isso leva a filmagem e as cores florirem juntas, pois os pixels são equivalentes, passando pelo mesmo caminho de movimento.
Parte 3: O passo a passo para criar o Datamoshing no After effects (sem Plugin)
Entender o datamosh After Effects é uma coisa e, incorporá-lo em suas filmagens é outra. A seção o guiará pelo guia passo a passo para criar o efeito datamoshing no After Effects sem plugin. Então, vamos lá?
Passo 1: Processo preliminar
O primeiro passo é fácil. Abra no seu sistema, o After Effects. Importe o vídeo que precisa do efeito datamosh. Depois disso, vá para o "Preenchimento sensível ao conteúdo" para começar o processo.
Passo 2: Criar o frame de referência
Use o indicador de reprodução onde você deseja criar o efeito e clique em "Criar frame de referência". O frame da imagem é aberto no Photoshop e o usuário deverá salvá-lo. Agora, volte ao After Effects.
Passo 3: Processo de manchas
Agora, esconda a camada superior para que a mancha possa ocorrer. Nas máscaras coloque "Nenhuma" para que você possa realizar o mascaramento. Divida a segunda camada para duplicar a camada à medida que fazemos alterações nela. Defina as "Máscaras para Subtrair" e, em seguida, adicione um fosco suave refinado.
Passo 4: Pré-compondo o clipe
É importante pré-compor o clipe. Então, clique com o botão direito do mouse na timeline e aí clique em "pré- compor" na lista de menus que aparece. Marque " Mover todos os atributos para a nova composição" e renomeie o clipe depois. Clique "OK"
Passo 5: Fila de renderização
Duplo clique na timeline, segure o shift e arraste-o até que o clipe se encaixe. Pressione "B" no seu teclado e ''N" no outro lado para encaixar na área de trabalho. Navegue até "Arquivo" e "Exporte"e então clique em "Fila de renderiza'ção".
Passo 6: Gerando camada de preenchimento
Importe o arquivo quando terminar a renderização e arraste-o para a linha do tempo. Corte a área de trabalho, novamente, usando os botões B e N do teclado. Certifique-se de que o método de preenchimento é "Superfície" e o intervalo é "Área de trabalho". Clique em "Gerar camada de preenchimento" para iniciar o processo de análise.
Passo 7: Criando a transição
Espera-se que o usuário crie uma transição entre as duas fotos. Use a faixa fosca para fazer ruído sólido e fractal. Na seção "Ruído e Grão", clique em "Ruído fractal" e, em seguida, mude o tipo de fractal para "Básico". Agora, aperte no frame principal, o "Brilho" e , simultaneamente, gire seu nível até preto e branco para criar uma transição.
Passo 8: Atingindo um efeito de falha
Para dar um efeito de falha, vá até "Efeitos e predefinições" e clique em "Posterizar", e reduza o seu nível para alguns números inteiros. Puxe a transição para baixo até a camada de preenchimento e defina-a como "Luminância fosca" Aparecerá uma auréola em torno da imagem.
Passo 9: Tenha uma impressão mais fina
Para eliminá-la, use o canal "Definir fosco" e altere a sua camada para a que pré-compusemos. Agora, inverta o fosco Seguindo em frente, navegue até a "Gargantilha simples" e reduza-a a um pixel. Para a perfeição, duplique-o e obtenha uma impressão mais fina.
Passo 10: Processo final
Duplique o sólido cinza e, em seguida, estenda o segundo clipe para o nosso preenchimento. No último passo, mude a camada do segundo clipe para "Luminância fosca" e salve o vídeo. Você terminou o processo.
Parte 4: Como fazer o efeito Datamoshing com o Datamosh Plugin no After Effects
Com o seu plugin, essa subseção gira em torno do efeito datamosh no After Effects. Então, vamos começar!
Passo 1: Renderizando a área de trabalho
Abra o After Effects e clique no sinal (+) para definir os pontos de entrada e saída. Clique em "Datamosh"para renderizar a área de trabalho. A timeline mostrará o clipe. Clique em "Remova frames" do painel esquerdo e adicione um novo marcador mosh pressionando o botão (+) ao lado de "Remover frames".
Passo 2: Remover I-Frame
O novo marcador de remoção de frame estará na timeline. Arraste-o para a nova cena e clique em "Datamosh". O efeito de remoção de I-frame pode ser mostrado na tela. Novamente, clique em (+) para adicionar um novo módulo de mosh. Pressione "Multiplicar" e depois "Média" nos menus que aparecem. Depois, clique em "Média anterior 3".
Passo 3: Usando a função Reter Frames
Defina os pontos de entrada e saída deste marcador mosh e, novamente, clique em "Datamosh". A área de trabalho será renderizada. Agora, abra o módulo mosh e alterne com o recurso "Reter frames". Além disso, ative a renderização anterior. Clique no "Datamosh" mais uma vez.
Passo 4: Injetando os frames
Ative a opção "Injetar frames" e pressione usar a renderização anterior. Depois, clique em "Datamosh" Dessa forma, o clipe segurará os frames e os injetará na transição. Melhore a intensidade do algoritmo moshing e elimine "Remover frames" e "Injetar frames". Use a renderização anterior e, novamente, clique em "Datamosh".
Passo 5: Brincando com a Aceleração
Aumente a aceleração e traga a intensidade de volta ao que era. Novamente, use a renderização anterior e clique em "Datamosh". Agora, melhore a intensidade e ajuste a aceleração de volta a 0. Altere a "Fusão" tanto quanto você precisar, para misturar o movimento original e o presente na transição. Clique em "Datamosh"
Passo 6: Alterando o limite
Passando para o recurso de limite, essa função é como um guardião e decide se o pixel será moshed. Inverta a intensidade do clipe, altere a mesclagem para 0 e defina o limite com um número inteiro pequeno assim descobrirá o impacto. Poderá ser aprimorado mais tarde. Desmarque a renderização anterior se você estiver usando o novo clipe como limite. Clique em "Datamosh", novamente. Agora, exporte o vídeo e, você terminou o datamoshing.
Conclusão
YouTubers e criadores de conteúdo usam o efeito Datamoshing para oferecer uma magia ao local de trabalho. O artigo ofereceu um guia extenso de como adicionar esse efeito no After Effects, sem esforço. A base e a funcionalidade do efeito datamosh foram os pontos cruciais do artigo. Recomenda-se que o usuário conheça corretamente o software antes de entrar no processo.