Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR

Como gravar um vídeo na tela no Android?

Em que situações você precisa de uma ferramenta de gravação de tela? Bem, algumas respostas podem ser do gênero

filmora author

Feb 11, 2023• Soluções Comprovadas

Em que situações você precisa de uma ferramenta de gravação de tela? Bem, algumas respostas podem ser do gênero; para ajudar alguém usando uma demonstração, para criar um demo de um aplicativo que você desenvolveu ou criar um guia passo-a-passo para um jogo.

Existem várias formas que pode usar para gravar telas; usando um aplicativo (alguns precisam de root), seguindo o método oficial ADB e também personalizar ROMs integrados. Vamos descobrir o que melhor se adequa a você.

As Melhores Preparações para Gravar Tela

Mesmo usando o aplicativo correto, gravar uma tela pode tornar-se numa tarefa complicada. Por isso, é melhor passar algum do seu tempo a preparar-se para este tipo de tarefa antes de começar a trabalhar a sério. É recomendável escrever um guião básico da gravação que pretende fazer, basta um texto simples e curto.

É igualmente importante fazer algumas experiências ou ensaios antes de fazer as demonstrações oficiais. Dessa forma você pode ficar mais à vontade e confiante. Tenha cuidado para não tornar o vídeo demasiado pesado e confuso, você não deve apressar a apresentação do vídeo ou falar demasiado rápido se quiser gravar áudio. Seja sensato e use um aplicativo de ponteiro alternador para destacar uma parte específico do vídeo sempre que desejar. Se não tiver essa possibilidade, é melhor conectar um mouse ao dispositivo via Bluetooth ou USB OTG. Assumindo que você se sente à vontade na fase de planeamento e preparação, é hora de começar a gravar. Mas qual o melhor tipo de aplicativo que você deve usar?

SCR Screen Recorder Pro (root)

Muitos usuários dependem deste aplicativo específico para gravar telas, o qual está integrado na câmera frontal. Este aplicativo traz outros recursos como um indicador que destaca os pontos-chave da sua apresentação, a possibilidade de escolher a fonte de áudio, gravar o áudio mais tarde, etc.

Você obtém como resultado final um clipe de vídeo extremamente profissional. No entanto se você quiser aparecer no vídeo, tenha em atenção para aparecer com um aspeto profissional.

O principal inconveniente deste aplicativo é que você precisa de ROOT para usar. O processo de Rooting é diferente para cada modelo e fabricante.

Este aplicativo disponibiliza uma versão Pro e outra versão gratuita. Apesar da sua duração limitada, a versão gratuita vem com todos os recursos que estão disponíveis na versão Pro

Defina seu orçamento

Seu orçamento depende muito se você pretender contratar um compositor profissional para criar sua música ou selecionar faixas na biblioteca de música. No segundo caso, você tem igualmente que despender uma certa quantia pela licença para usar a faixa. Tendo isso em consideração, defina seu orçamento e planeie sua música e vídeo consoante suas possibilidade. Contratar um compositor é a melhor opção se você quiser incluir vários ambientes diferentes ao seu vídeo. Se for esse o caso, você precisa de criar vários vídeos para o compositor criar músicas para cada tipo de vídeo.

Gravar Telas no Android ADB

Esta é uma excelente opção se você não tiver a possibilidade de usar um aplicativo. O Android SDK está disponível para baixar neste sítio . Este recurso permite a você gravar um vídeo via USB com o Android Debug Bridge integrado. Para usar este recurso, seu dispositivo deve estar trabalhando em Android 4.4 ou superior.

Comece por conectar o dispositivo ao seu PC usando o microUSB. Abra a linha de comandos, digite o comando em baixo e pressione Enter.

adb shell screenrecord /sdcard/XYZ.mp4

(Substitua “XYZ” com o nome do arquivo de vídeo desejado)

De seguida você pode dar início à demonstração no seu dispositivo. Assim que a demonstração estiver concluída, pressione CTRL+C para criar um arquivo MP4 no armazenamento do celular. Você pode copiar a gravação para seu PC e fazer todas as alterações e análises necessárias.

Grave sua Tela à Moda Antiga

Ambos os métodos mencionados acima exigem que seu dispositivo esteja trabalhando em Android 4.1 (Jelly Bean) ou superior, o que não significa necessariamente que você não possa gravar um vídeo com dispositivos Android mais antigos. No caso de você conseguir usar o Android SDK para espelhar e gravar a tela do dispositivo usando um software de captura de tela no computador, o Ashampoo Snap é uma excelente ferramenta, por exemplo.

E se mesmo assim você ainda não conseguir fazer esse processo? Não desista, você ainda tem hipótese se o seu dispositivo Android tiver uma entrada HDMI. Você pode conectar seu dispositivo a uma câmera de vídeo digital para fazer a gravação. Se este passo falhar, você fica a depender de um PC e de um adaptador de cartão HDMI PCI Express card ou USB HDMI e de um software de captura de vídeo adequado.

Gravar Tela num ROM Personalizado

Há situações em que você não deve depender somente da instalação de aplicativos. Com a ajuda de um flasher ROM, você pode gravar a tela em seus dispositivos ROM. Sendo assim, se você já tiver um ROM executando em seu dispositivo, é melhor conferir se tem um gravador de tela instalado. Se sim, basta ativá-lo. BOA SORTE para suas gravações!

filmora author
João Pedro
João Pedro is a writer and a lover of all things video.
Produtos Recomendados
filmora logo
Filmora

Editor de vídeos fácil de usar e poderoso para todos os criadores. Editar seus vídeos é bem simples.

Teste Grátis Teste Grátis Teste Grátis
filmstock
Filmstock

Uma biblioteca de recursos e efeitos de vídeo, incluindo modelos de vídeo, elementos e muito mais.

Teste Grátis Teste Grátis Teste Grátis
Mais artigos populares