Você é um editor de áudio profissional? Ou apenas gosta de criar músicas incríveis por passatempo? Em qualquer um dos casos, existe um elemento fundamental que deve usar, um editor de áudio. O mercado está recheado com diferentes editores de áudio brilhantes para sistemas diferentes como Windows, Linux, Mac, etc.
Você conhece um bom editor de áudio para usar no Linux? Caso ainda não conheça nenhum, temos as melhores soluções para você. Neste artigo apresentamos os 6 melhores softwares de edição de áudio para Linux. Não ficará desapontado com as nossas sugestões, vamos começar!
Parte 1. Os 6 melhores editores de áudio para Linux em 2022 [Gratuitos e pagos]
O mercado está repleto de excelentes editores de áudio, alguns gratuitos e outros pagos. Se você está interessado em conhecer os editores de MP3 mais populares para Linux, veja aqui as melhores opções disponíveis, em nenhuma ordem em particular.
1. Ardour
Está pronto para conhecer o primeiro editor de músicas para Linux desta lista com faixas multi-canal? Falamos do editor Ardour, um software que permite importar e exportar diferentes formatos de arquivos. Este editor de músicas oferece ferramentas como automação, gravação flexível, entre outras. Sabia que também pode extrair o som dos vídeos com o Ardour no Linux? Não é fantástico?
Características principais
-
Qual é a principal vantagem do Ardour? Este software é altamente compreensível graças aos seus plugins como like LV2, LADSPA, LinuxVST, etc, e plugins de controles integrados.
-
Além de edição de áudio, também suporta MIDI com uma edição não-linear e gravação não-destrutiva.
-
Com o Ardour, fluxos de sinal mais complexos são simplificados através da sua interface elegante. Além disso você pode facilmente conectar dispositivos de entrada e saída de hardware.
2. Audacity
A próxima sugestão desta lista é o editor de MP3 Audacity, um editor gratuito, multi-plataforma e open-source perfeitamente compatível com Linux. Este editor de músicas tem uma vasta lista de atalhos do teclado, além de conseguir manipular totalmente as faixas e seleções com o teclado. O editor de áudio Audacity oferece também ferramentas básicas como Cortar, Excluir, Copiar e Colar. Não há nada melhor que usar este software Audacity para realizar suas tarefas de edição de áudio.
Características principais
-
O Audacity disponibiliza um Modo de Vista de Espectograma e Janela do Espectograma para visualizar, selecionar e analisar frequências em detalhe.
-
Você sabe qual é a principal vantagem do Audacity? Garante excelentes resultados de som em alta qualidade em 16-bit, 24-bit, e também 32-bit.
-
O que mais oferece o Audacity? Este editor de música para Linux suporta uma vasta lista de plugins incluindo LV2, LADSPA, Efeitos da Unidade de Áudio, VST, e Nyquist.
3. Rosegarden
O Rosegarden é o próximo editor de som para Linux apresentado neste artigo. Você já conhecia este software? Se não, continue lendo. Este editor contém excelentes ferramentas como misturas de faixas, edição de anotações, gravação e algumas funcionalidades básicas de áudio digital. A principal vantagem do Rosegarden é que todos os usuários podem aprender a usar este editor facilmente. Excelente, não é?
Características principais
-
Este editor de músicas é open-source e gratuito. Além disso, não contêm ferramentas demasiado básicas nem é uma estação de trabalho de áudio digital demasiado avançada. Tem um nível de utilização intermédio.
-
O Rosegarden é um editor usado em todo o mundo e por isso suporta uma vasta lista de idiomas como Francês, Sueco, Alemão, Checo, Russo e outros.
-
Este editor oferece diversos métodos para editar e gravar áudio, além de funcionalidades como mistura, adição de efeitos e faixas de amostra, entre muitas outras.
4. Reaper
Conhece algum editor de áudio para Linux que suporte modificação e personalização de áudio? Se não, é o editor Reaper. Este editor de áudio permite gravar, misturar, processar, editar e masterizar MIDI, entre outras tarefas, incluindo edição em multi-faixas. O Reaper tem uma interface simples e compreensível para todos os usuários. Este editor de áudio poderoso foi desenvolvido pelo Cockos, e é compatível com várias plataformas. Interessado em saber mais? Confira seus recursos em baixo:
Características principais
-
Este editor Reaper é muito fácil de usar, bastando arrastar e largar os arquivos para importar, renderizar e organizar convenientemente.
-
Este editor de áudio é totalmente personalizável. Permite-lhe alterar entre diferentes esquemas conforme suas necessidades.
-
Com o Reaper, você tem à disposição centenas de efeitos com qualidade de estúdio. Além disso, contém diversos plugins de efeitos integrados como VST, LV2, AU, DX, etc.
5. LMMS
Agora vamos apresentar um editor de áudio desenvolvido de músicos para músicos. O LMMS é o melhor editor de áudio em Linux para você criar músicas impressionantes graças às suas funcionalidades inigualáveis. Este editor multi-plataforma e open-source é usado globalmente devido à sua interface moderna, cativante e intuitiva. É certamente uma das melhores opções que existe.
Características principais
-
Quer saber uma das principais vantagens do LMMS? Este editor oferece uma vasta coleção de instrumentos, plugins de efeitos e também suporta VST e SoundFont.
-
O LMMS tem uma interface simples mas que contém ferramentas avançadas, como por exemplo sequenciação, mistura, composição e também automatização de músicas.
-
Este editor consegue importar facilmente arquivos MIDI e também arquivos de projetos do Hydrogen. É possível editar padrões de afinação, acordes, melodias, notas, entre outros com o Piano Roll Editor.
6. Ocenaudio
Terminamos este artigo apresentando o editor de MP3 para Linux Ocenaudio. Sabia que este é simplesmente o melhor editor de MP3 que existe para Linux? A razão para isso é porque o Ocenaudio é o editor e gravador com funcionamento mais rápido para Linux. Surpreendente, não é?
Este editor de áudio oferece uma edição simplificada de faixas com base na Ocen Framework. Quer saber a melhor parte deste editor de músicas para Linux? Você pode usar este editor sem quaisquer limites de arquivos nem durações. É perfeito!
Características principais
-
Uma das principais deste editor é que tem uma área de edição exclusiva e ampla, enquanto que outras tarefas como adicionar efeitos, exportar faixas, entre outras, são realizadas em fundo.
-
Este editor é multi-plataforma e mais interessante ainda é que consegue editar arquivos grandes sem limitações.
-
O Ocenaudio é o melhor editor para usuários iniciantes e profissionais. Suporta funcionalidades avançadas como espectogramas, VST, modo de multi-seleção e muito mais.
Conclusão
Para todos os usuários do Linux e amantes de música, este artigo tem tudo o que você precisa de saber. Apresentámos os 6 melhores editores de música para Linux e suas fantásticas funcionalidades. Se você é também um profissional de edição de vídeos, temos algo especial para você. Já ouviu falar do Wondershare Filmora? É simplesmente o melhor editor de vídeos que encontrará para Windows e Mac.
Este editor de vídeos oferece ferramentas básicas como Cortar, Aparar, Cortar, Juntar, Dividir, e muitas outras. E quanto às ferramentas mais avançadas? Pois bem, o Wondershare Filmora está recheado com incríveis e avançadas ferramentas e funções. Por exemplo, experimente usar o retrato IA, destaque automático, reenquadramento automático, normalização, estabilização de vídeo, e muito mais. Adicionalmente, você pode usar todo o tipo de elementos de edição.
No Filmora, você tem à disposição efeitos de vídeo e som deslumbrantes, diferentes modelos de títulos e transições. O editor de vídeos Wondershare Filmora é um software de edição tudo-em-um.
Para Win 7 ou superior (64-bit)
Para macOS 10.12 ou superior