10 Dicas para Gravar Vídeos Profissionais para o YouTube
Dicas úteis podem ajudar você a produzir vídeos de melhor qualidade para o seu canal do YouTube, por isso vamos explorar diferentes formas de melhorar as suas capacidades de produção de vídeos.
Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas
Anteriormente já discutimos os equipamentos que você deve adquirir para começar a gravar vídeos do YouTube, no entanto, optar por uma abordagem metódica no processo de criação de vídeos e saber exatamente como e quando irá gravar os vídeos, permitirá aumentar a qualidade dos seus conteúdos. Concentre-se nos aspetos técnicos do seu vídeo do YouTube antes de iniciar a gravação e prepare-se para todos os desafios que um dia de gravação impõe.
Estas e outras dicas úteis podem ajudar você a produzir vídeos de melhor qualidade para o seu canal do YouTube, por isso vamos explorar diferentes formas de melhorar as suas capacidades de produção de vídeos.
10 Dicas para Gravar Vídeos com Melhor Qualidade para o YouTube
Todos os videógrafos concordam que não se deve entrar no local de gravação sem um plano. Tudo tem que estar organizado, não importa o quão insignificante algum detalhe seja, pois basta esse pequeno detalhe correr mal para arruinar completamente a sua gravação e até um dia inteior de trabalho. Estas dicas vão ajudar você a evitar cometer erros comuns e que produtores de vídeos inexperientes normalmente cometem.
1. Escreva um Guião
Tudo começa com um guião, pelo menos no mundo cinematográfico. Você não precisa de escrever um longo guião com descrições detalhadas de todas as cenas, basta uma pequena nota em cada cena, as falas do vídeo, ações na tela, posições da câmera, entre outros. Desta forma, você poupa imenso tempo valioso que pode estar dedicando a outras situações no local de gravação. Além disso, saber o que vai dizer durante o vídeo para não ter que improvisar irá ajudar a sentir-se mais relaxado/a em frente à câmera.
2. Construa o Cenário (Iluminação incluída)
Não deixe tudo ao acaso. Você tem que controlar todos os elementos que irão influenciar a gravação, por isso evite trabalhar em locais que você não consiga pelo menos controlar parcialmente. Gravar em locais similares a um estúdio permite-lhe selecionar cuidadosamente toda a cenografia e deve montar um sistema de iluminação para corresponder perfeitamente ao ambiente da cena. Os atores devem estar sempre visíveis ao público, e é por isso que você deve prestar atenção onde estão situados no plano e a quantidade de luz a incidir sobre o mesmo.
3. Mantenha as Baterias Carregadas
Não há nada mais frustrante que chegar a um local de gravação ávido/a por começar a gravar apenas para verificar que as baterias das câmeras estão vazias. Carrega as baterias no final de cada dia no local de gravação, pois é provável que você precise de as usar bem cedo de manhã. Tenha sempre baterias sobresselentes consigo, pelo que se uma bateria acabar você tem a bateria extra pronta a usar. Você pode também aumentar a duração da bateria ao desligar a câmera sempre que não estiver a gravar.
4. Teste o Microfone
Capturar áudio com um microfone externo aumenta drasticamente a qualidade do som nos seus vídeos. É por isso que ter a certeza absoluta que todos os cabos estão conectados e que o microfone está instalado perfeitamente é primordial para obter a melhor qualidade do som. O apresentador, ou apresentadores, do vídeo devem estar a uma distância adequada do microfone, geralmente representada pelo comprimento do punho com o polegar e dedo mindinho esticados. Contudo, a distância pode variar alguns centímetros para um dos lados.
Confira os melhores microfones para YouTubers em 2018
5. Preste Atenção à Composição do Plano
A regra dos terços é um princípio de composição básico usado pelos videógrafos para criar imagens equilibradas e unificadas. Esta regra sugere que os sujeitos de um plano devem estar situados nas interseções das linhas que dividem a tela. A maioria das câmeras digitais têm uma grelha com a regra dos terços, simplesmente para você conseguir visualizar facilmente se os sujeitos estão ou não posicionados corretamente no plano.
Esta é apenas uma das muitas técnicas de composição de planos que você pode usar. À medida que vai ganhando mais experiência, irá aprender a combinar todas as técnicas para obter resultados cada vez mais visualmente agradáveis.
6. Grave Sempre os Vídeos em Modo Paisagem
Mais tutoriais em vídeo do Filmora >>
Publicar vídeos orientados verticalmente no seu canal do YouTube irá dar uma imagem pouco profissional, pois o modo de retrato nunca é usado para capturar vídeos. Os YouTubers que gravam os seus vídeos com smartphones terão maiores probabilidades de cair nesta armadilha, pelo que tudo o que você precisa de fazer é lembrar-se de segurar no dispositivo horizontalmente.
Ao trocar para o modo de retrato você está cortando e removendo inadvertidamente partes do plano que deseja gravar.
Caso você pretenda converter o seu vídeo de retrato para paisagem, não deixe de ler este artigo sobre Como Converter um Vídeo de Retrato para Paisagem.
7. Elimine os Ruídos de Fundo
Os microfones profissionais conseguem captar até os sons mais suaves, os quais poderão ser muito difíceis de remover na pós-produção. Você pode reduzir os níveis de ruído nos seus níveis com microfones Shotgun que apenas captam sons na sua direção, ou com um microfone omnidirecional para abafar o som do vento se estiver a gravar no exterior.
Os ruídos de fundo podem ser particularmente desagradáveis se estiver a gravar narrações, pois os espectadores do vídeo não irão assistir até ao fim por não conseguirem ouvir o que a pessoa no vídeo está dizendo.
Se você não tiver possibilidades de gravar o seu vídeo do YouTube num ambiente sossegado, pode remover o ruído de fundo com a ajuda de um software de edição. Para YouTubers, recomendamos-lhe que experimente o Wondershare Filmora para reduzir o reuído. Confira o vídeo em baixo sobre como remover ruídos de fundo com um clique.
Mais tutoriais em vídeo do Filmora >>
8. Mantenha o Plano Focado
Você pode manter sempre o plano focado simplesmente ao ativar o recurso de auto-foque, mas desta forma não poderá controlar nem definir um ponto de foque. Focar manualmente um plano é uma arte que demora anos a dominar, e você deve continuar a praticá-la quanto possível para melhorar as suas habilidades
A melhor forma para lidar com planos desfocados é evitar gravar cenas que incluam demasiada ação para não precisar de usar o auto-foque em demasia.
9. Coloque a Câmera num Tripé
As imagens que você produzir deverão ficar suaves e sem tremidos da câmera. Todas as câmeras de vídeo captam vibrações facilmente, pelo que basta um movimento ou impacto mínimo para arruinar uma gravação. Colocar a câmera num tripé é uma das melhores formas para estabilizar a gravação e evitar tremidos da câmera.
Adicionalmente, um tripé permite-lhe manter uma estabilidade da imagem inclusive quando gravar a partir de ângulos inferiores ou superiores, algo que não é possível atingir simplesmente segurando na câmera.
Nós escolhemos os melhores tripés que pode usar para começar a gravar vídeos do YouTube. Mesmo que você esteja usando uma câmera 4K, confira aqui alguns As Melhores Lentes de Câmera para o YouTube.
10. Encontre o Melhor Ângulo
Todas as cenas têm o seu ângulo perfeito, você apenas tem que encontrá-lo. Esta tarefa é bem mais fácil se você já tiver construído o cenário e ajustado a iluminação antes do processo de seleção de planos, pois assim saberá exatamente onde deve posicionar a sua câmera.
A posição da câmera depende em vários fatores, incluindo a estética do vídeo ou a ação que decorre numa cena, e você deve seguir este processo para cada plano do seu vídeo.
Conclusão
Esperamos que as dicas apresentadas neste artigo tenham ajudado você a criar vídeos do YouTube com melhor qualidade. Existem centenas de truques que você irá aprender à medida que as suas habilidades fiquem mais refinadas, mas por vezes prestar atenção às regras básicas da videografia é mais que suficiente para criar um vídeo deslumbrante.
Deixe um comentário em baixo e diga-nos quais destas dicas achou mais úteis ou que outras dicas não mencionámos neste artigo.