Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR

Como Encontrar o Seu Nicho e o Seu Estilo - Posicionamento do Canal

Com mais de 300 horas de vídeo publicadas a cada minuto no YouTube, já não é suficiente criar um bom vídeo.

filmora author

Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas

Com mais de 300 horas de vídeo publicadas a cada minuto no YouTube, já não é suficiente criar um bom vídeo. Se você deseja ser encontrado/a e ter a possibilidade de monetizar o seu canal do YouTube, deve saber encontrar o seu nicho.

Se você está seriamente dedicado/a em tornar o seu passatempo do YouTube numa carreira lucrativa, vai precisar de um nicho que não só lhe permita criar os conteúdos que mais gosta, como também lhe forneça as visualizações que necessita. O nicho perfeito será algo que a sua audiência esteja procurando, que não seja ridiculamente competitivo e que lhe permita partilhar a sua paixão e conhecimentos.

Não é fácil encontrar o nicho perfeito no YouTube. Você vai precisar de alguma criatividade, motivação, intenções diretas e uma boa linha de pensamento, por isso prepare-se para investir algum tempo e energia neste processo. Se você não acertar à primeira tentativa, tire algum tempo para refletir no que correu menos bem e tente novamente. Vamos ver em segida como você pode começar a procurar o seu nicho ideal no YouTube.

Menu Rápido:

Como Encontrar o Seu Nicho?

Se você está pronto/a para começar a procurar o seu nicho, existem algumas formas de o fazer. Você pode começar por listas os seus passatempos e procurar as tendências dos mesmos, ou pensar em que tipos de vídeos gostaria mais de criar. Como poderia a sua atividade inspirar o seu canal, ou o seu conhecimento de um tópico em particular?

A chave é descobrir onde você pode acrescentar algo único ou interessante ao YouTube, preferencialmente ao combinar as suas paixões, passatempos e conhecimentos num único conjunto de brilhantismo. Por exemplo, se você gosta de criar tutoriais de culinária e passou um ano a viajar pela Ásia, por que não criar vídeos inspirados em culinária asiática? Ou se você tem uma paixão por moda mas trabalha como recrutador/a, por que não oferecer conteúdos sobre indumentária para trabalho ou entrevistas?

Este ponto ideal onde a sua paixão e os seus talentos se encontram com o gênero do seu vídeo é a sua oportunidade para encontrar o seu nicho definitivo.

Por que é tão importante encontrar o seu nicho?

Encontrar um nicho trata-se de oferecer aos seus espectadores o que querem ver. Imagine que você costuma viajar e publicar vlogs sobre as suas aventuras todos os dias. A maioria dos seus conteúdos será sobre viagens, e um dia aleatoriamente você publica um vídeo sobre cirurgias plásticas; o seu vídeo até acaba por ser popular, tem mais de 30 mil visualizações mas apenas cinco pessoas subscreveram o seu canal. Por que será?

A resposta é simples. Se aqueles que viram o vídeo sobre cirurgias plásticas quisessem subscrever, tinham clicado no seu canal e visto que nenhum outro vídeo aborda este tópico. Acontece que apesar de você ter publicado um vídeo de boa qualidade, você pareceu irrelevante para estes espectadores, por isso nem sequer se preocuparam em subscrever.

Do ponto de vista dos subscritores, eles desejam saber tudo sobre você. Precisam de sentir a confiança que ao subscreverem o seu canal, irão receber imensos conteúdos de qualidade sobre os assunstos que mais lhes interessam. Ter um nicho definido e orientado irá permitir-lhe oferecer os conteúdos que os seus espectadores esperam.

Delimitar o seu nicho do YouTube

Quanto menor e mais específico for o seu foco, mais fácil será cativar e manter subscritores. Por exemplo, se o seu nicho é sobre treinamento de cães, por que não especificar treinamentos para a raça Pug? Se você quiser fazer um vlog sobre parentalidade, torne o conteúdo mais específico ao criar um vlog para mães de rapazes, gémeos ou bebés.

Ao delimitar o seu foco, será muito mais fácil de alcançar e cativar o seu público. Quando alguém do seu público alvo descobre o seu canal, têm que pensar 'Uau, era mesmo isto que estava à procura', e vão assistir, gostar do vídeo, partilhar e interagir com você bem mais do que alguém que apenas esteja ligeiramente interessado.

Como encontrar o seu nicho

Se você ainda está confuso/a em como identificar o melhor nicho para o seu canal do YouTube, estamos aqui para ajudar. Em seguida apresentamos alguns pontos fulcrais que deve ter em conta ao encontrar o seu nicho e que irão ajudar você a alcançar os seus objetivos:

  • Quais são as suas habilidades? Quais são as suas paixões?

Faça uma lista das suas habilidades. Não seja modesto, esta não é a altura para isso. Pense nas coisas em que outras pessoas lhe pediriam ajuda, e nas quais você está mais à vontade. Ter a consciência daquilo em que você tem mais habilidade é um excelente ponto para começar.

Um exemplo é a PONY Syndrome, uma arista de maquiagem reconhecida pela transformação da Taylor Swift. Ela percebeu que as pessoas lhe pediam conselhos de maquiagem, então começou a criar vídeos das suas técnicas. Alguns anos depois já tinha quatro milhões de subscritores e um canal do YouTube rentável.

Como Encontrar Seu Nicho e o Seu Estilo

Você pode achar que não é um 'expert' numa certa área, mas normalmente é a combinação interessante dos seus talentos com as suas paixões que o/a tornam único/a. A Coach Tulin é uma senhora encantadora com peso extra mas que tem uma paixão por fitness. Ela criou um canal popular que demonstra como modificar exercícios populares e adaptá-los a pessoas com tamanho a mais, além de mostrar como estas pessoas com tamanho a mais podem ser fit! A sua base de fãs é relativamente pequena com 89 mil subscritores, mas ainda assim consegue ser uma enorme influenciadora na sua área.

Como Encontrar Seu Nicho e o Seu Estilo

Os subscritores que lhe pedirem ajuda irão provavelmente voltar ao seu canal novamente. Apesar de todos darmos boas gargalhadas a assistir a vídeos de gatos ou outros clipes divertidos, os canais do YouTube que costumam ser mais rentáveis são os que genuinamente ajudam as pessoas.

  • Existe uma audiência para o seu potencial nicho?

Assim que você tiver uma ideia do seu potencial nicho, deve certificar-se que existe público que realmente queira assistir aos seus conteúdos. Para testar este passo, pense num vídeo que você poderia criar para o seu nicho e procure-o no YouTube. Se aparecerem dezenas de resultados, o seu nicho provavelmente não está concentrado o suficiente. Se não aparecerem resultados, provavelmente ninguém está à procura desse tipo de vídeo.

Você deve focar-se algures entre estes dois extremos. Se um par de canais conceituados já criaram um ou dois vídeos sobre o seu tópico mas que não são as suas prioridades, você sabe à partida que existe audiência para aquele tipo de vídeos e que não existe muita concorrência. Você pode também procurar por algo que seja apresentado um muitas publicações de blogs ou páginas web e tornar-se no/a primeiro/a a migrar esse conteúdo para o YouTube.

Por exemplo, se você buscar por 'tutorial de maquiagem', irá encontrar cerca de 23 milhões de resultados. A maioria dos criadores destes conteúdos são influenciadores conceituados que praticamente já dominam o mercado, por isso tentar entrar neste nicho como um YouTuber iniciante vai ser complicado. Não quer dizer que você não deva fazê-lo, mas vai ter que trabalhar muito para conseguir destacar o seu canal. Seja original, dê o seu toque pessoal no tópico que vai apresentar e eventualmente será reconhecido/a.

Como Encontrar Seu Nicho e o Seu Estilo

Se você começar a aprofundar um nicho específico, vai aperceber-se de onde estão as verdadeiras oportunidades. Por exemplo, se você delimitar a sua busca de maquiagem para 'tutorial de maquiagem para rapaz asiático', os resultados reduzem para 496 mil vídeos, uma quantidade bem menor que a busca geral anterior. Se esta é a sua paixão, tem talento e sente que poderá criar bons vídeos sobre o assunto, terá mais oportunidades de entrar neste nicho mais facilmente.

Como Encontrar Seu Nicho e o Seu Estilo

  • O que irá fazer de diferente dos outros canais?

Com tanto conteúdo disponível atualmente, você não vai conseguir lucrar no YouTube se for aborrecido/a. Os espectadores sabem que existe conteúdo divertido e de boa qualidade, por isso vão imediatamente buscar por alguém melhor que você se for demasiado rotineiro. As pessoas vão ao Youtube para obterem informação, mas ficam mais tempo pela personalidade do locutor, por isso empreste alguma da sua personalidade em tudo o que você criar.

Existem imensas formas de você adicionar entusiasmo e empenho no seu canal do YouTube. Pense no seu aspecto, na sua forma de falar, como é feita a sua apresentação, os efeitos usados no vídeo, o conceito geral, a realização do trabalho de câmera... as possibilidades para criar vídeos únicos e entusiasmantes são ilimitadas, mas você tem que ser criativo/a se quiser destacar-se da multidão.

  • É possível ganhar dinheiro com este nicho?

A maioria das pessoas começam os seus canais do YouTube com grandes sonhos de ganharem milhões com o seu trabalho. Contudo, se você começar no nicho errado, irá cair redondamente no chão antes sequer de começar. É essencial pesquisar se é possível monetizar o seu nicho do YouTube, aqui fica como:

  1. Existirá a possibilidade de uma empresa patrocinar você para usar os seus produtos?
  2. Você irá conseguir criar um 'negócio secundário' juntamente com o seu canal?

Um patrocínio pode ser extremamente lucrativo, mas muito difícil de garantir. Existe alguma empresa que comercialize produtos que você pode usar nos seus vídeos? Se sim, já patrocinam YouTubers escolhidos? Quanto a um negócio secundário, você pode procurar por oportunidades como consultoria individual até vender produtos na Amazon num negócio afiliado. O mais importante é que você deve ter um plano para começar.

Confira em baixo os nichos mais rentáveis para monetizar o seu canal do YouTube.

  • É possível gerar conteúdo suficiente neste nicho?

De quantos tópicos você se consegue lembrar para criar vídeos no seu canal? Se não conseguir lembrar-se de pelo menos 10, não é um bom sinal. Você vai precisar de imensas ideias e inspiração para os seus vídeos do YouTube, e já está com dificuldades em pensar em temas neste momento, imagine quão difícil será daqui a dois, três ou quatro anos.

Você deve ter paixão e inspirar-se pelo seu nicho, pois existe a possibilidade de vir a criar vídeos sobre este tema por muitos anos. Tem a certeza absoluta que sentirá o mesmo entusiasmo sobre este tema no próximo ano? Irá a sua paixão por estes conteúdos superar a prova do tempo? Experimente projetar a sua vida nos próximos anos e determine se o seu nicho irá adequar-se à sua pessoa à medida que o tempo vai passando.

Nichos Populares do YouTube

Existem alguns nichos no YouTube que são mais fáceis monetizar que outros. Isso não quer dizer que você deva restringir-se exclusivamente a estes nichos, mas se está com falta de ideias verá que estas áreas específicas são um bom começo para a sua pesquisa.

#1 Maquiagem

De longe um dos nichos mais populares do YouTube, a maquiagem pode ser um excelente sítio para começar. Apesar de existir imensa concorrência, também existe um grande público alvo.

#2 Jogos

Os YouTubers jogadores são provavelmente os mais famosos; quem nunca ouviu falar do PewDiePie? E eles estão ganhando dinheiro com o que mais gostam: jogar. É muito difícil destacar-se neste nicho lotado, mas se você conseguir ser inovador/a e diferente, poderá começar a construir a sua própria base de fãs.

#3 Culinária

Se você adora cozinhar (ou até mesmo apenas comer!), os canais de comida são uma maravilha. Cozinhar e demonstrar receitas é uma fórmula de lucro testada, tal como mostrar utensílios e ferramentas na cozinha.

#4 Análises de Tecnologia

Todos nós usamos tecnologia em casa, no trabalho e até nos nossos bolsos, e queremos ter a certeza que estamos comprando o equipamento certo e a usá-lo corretamente. As pessoas anseiam por este tipo de conteúdos, seja de aplicativos e software ou hardware.

#5 Viagens

Os canais de viagens são dos conteúdos mais deslumbrantes da web, e as pessoas adoram ver como é o mundo 'lá fora'. Invista numa boa câmera de aventura e encontre os melhores ângulos dos locais que visitar, tais como os melhores sítios para comer, monumentos, etc.

#6 Moda

A moda pode ser um excelente tipo de conteúdo para o YouTube, desde análises a vestuário a manter o seu público atualizado com as tendências mais recentes. É um excelente nicho para angariar patrocinadores e ganhar dinheiro com marketing de afiliado.

#7 Esportes

Nunca irá ficar sem conteúdo se se dedicar a atualizar a sua audiência com as suas equipes de esportes favoritas. Apenas tenha cuidado para não exibir material com direitos de autor, pois poderá ver o seu trabalho árduo ser removido.

#8 Animais

Foi um vídeo de um gato que deu à luz a noção de vídeo viral, e até nos dias de hoje os clipes com animais engraçados conseguem cativar uma grande audiência. Além de animais em situações hilariantes, você pode criar vídeos em como cuidar e treinar animais e com análises a produtos para animais de estimação.

#9 Fotografia

Milhares de fotógrafos iniciantes vão ao YouTube à procura de bons conselhos em como capturarem imagens com melhor qualidade. Os canais de fotografia podem também conter análises de equipamentos e beneficarem de parcerias de afiliados.

#10 Cinema

Se você é um aficionado do cinema, por que não partilhar as suas opiniões da tela grande na tela pequena (e geralmente minúscula)? Publique análises, crie listas dos 10 melhores ou até crie paródias aos próprios filmes. Mais uma vez tenha atenção aos direitos de autor.

#11 Tutoriais de Como Fazer

Toda a gente precisa de saber algo em alguma altura da sua vida, quer seja como apertar os atacadores ou como trocar uma vela de ignição no automóvel. Responder a estas dúvidas de 'como fazer...' podem conseguir-lhe uma excelente classificação e angariar milhões de visualizações.

# 12 Música

Você deve ter cuidado ao criar um canal de música, pois é pouco provável que irá obter permissão para reproduzir as faixas. Contudo, você pode publicar comentários sobre notícias do mundo da música, oferecer conselhos sobre como conservar instrumentos ou até ensinar as pessoas a tocar. Se você mesmo/a é profissional da música, esta é uma excelente forma para apresentar a sua banda.

#13 ASMR

Um dos nichos em maior crescendo no YouTube, o ASMR, ou 'Autonomous Sensory Meridian Response' - Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano - é uma experiência total. Através de sons relaxantes e imagens para relaxar os espectadores, os YouTubers ASMR procuram criar uma resposta física no espectador a algo que esteja acontencendo no vídeo.

#14 Estilo de Vida

Os vloggers sobre estilo de vida são aqueles que não se enquadram num nicho em particular. Costumam estar altamente envolvidos com a comunidade do YouTube, partilham informações pessoais e os seus interesses com o seu público.

filmora author
Luciana Rocha
Luciana Rocha is a writer and a lover of all things video.