Como Analisar os Seus Vídeos do YouTube e dos Seus Competidores
Rastrear as métricas da sua marca no YouTube não é suficiente para garantir o seu sucesso no YouTube, a menos que reúna conhecimentos profundos sobre os seus competidores.
Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas
Rastrear as métricas da sua marca no YouTube não é suficiente para garantir o seu sucesso no YouTube, a menos que reúna conhecimentos profundos sobre os seus competidores. Você deve estar a pensar em como pode avaliar as empresas concorrentes no YouTube e rastrear os dados de todos os seus movimentos. Não se preocupe, nós ajudamos. Iremos ensinar-lhe a analisar os dados analíticos do seu próprio canal do YouTube e os dos seus competidores. Vamos explorar tudo aqui!
Como analisar o seu próprio canal/vídeo do YouTube?
É importante ter ferramentas de análise confiáveis no YouTube para a sua marca, pois todos os vídeos podem ser encontrados no Google. Estas ferramentas ajudam a gerar tráfego orgânico para os seus conteúdos usando o Google e o YouTube como meios. O YouTube tem um mecanismo padrão de análise dedicado para avaliar o desempenho dos vídeos no YouTube de forma a tirarem o máximo proveito.
Reunimos aqui todos os conhecimentos mais vastos sobre o YouTube para garantir que o seu vídeo esteja altamente equipado com SEO para cativar mais público e apresentar um bom desempenho. Os gráficos em seguida resumem as partes mais importantes dos dados analíticos do YouTube. Vamos conferir.
1. Visualizações
Apesar das visualizações determinarem a quantidade de pessoas que clicam num certo vídeo no YouTube, é impossível descobrir se assistiram o vídeo até ao fim ou não. Além disso, as visualizações podem ser manipuladas com truques de clickbait e o YouTube não dá muito valor a estes números.
As visualizações juntamente com o tempo médio de visualização são os dados que interessam. O tempo de visualização representa um resumo do tempo total gasto (em minutos) nos vídeos da sua marca. Com o painel de trabalho atualizado é fácil acessar os dados analíticos do YouTube e analisar o desempenho de um vídeo. Através da duração média de visualização, você pode determinar se o seu vídeo está a ser assistido até ao fim ou não.
2. Localização de reprodução
Tendo em conta que as 'localização de reprodução' nos vídeos do YouTube podem revelar a origem do tráfego, pode também ajudar a determinar em que localizações o seu vídeo está a apresentar o melhor desempenho. Esta ferramenta ajuda você a descobrir os backlinks das localizações/páginas web. Sabendo as localizações mais populares onde o seu vídeo do YouTube está sendo reproduzido, você pode saber se a fonte de acesso está a ser o YouTube ou outro motor de busca ou plataforma. Dependendo das localizações de reprodução dos vídeos, as visualizações são segregadas no vídeo embutido, na página do vídeo no YouTube, dispositivos móveis e na página do canal do YouTube. Compreender as localizações específicas das localizações ajudam você a decdir se deve ou não melhorar o desempenho do seu vídeo.
3. Dados demográficos
A página dos dados demográficos ajudam você a obter novos conhecimentos sobre o YouTube e a estudá-los para ficar a conhecer o gênero e a localização do seu público. Para negócios locais focados numa região específica, os dados analíticos do YouTube são uma dádiva. Com esta ferramenta, você pode também ficar a conhecer a geografia e o tipo de dispositivo que os seus espectadores estão usando. Saber o gênero e a localização do seu público irá ajudar você a criar vídeos de produtos mais específicos e úteis para todos os seus espectadores.
4. Fontes de tráfego
Saber as fontes de tráfego dos seus vídeos do YouTube ajudam você a rastrear as palavras-chave proeminentes que os seus espectadores estão usando para descobrirem o seu vídeo no YouTube. Desta forma você pode analisar as escolhas dos espectadores e os seus padrões de busca. Estas informações detalhadas do YouTube mostram-lhe se os espectadores encontraram o seu vídeo ao buscarem no próprio YouTube, noutro canal do YouTube, através de vídeos sugeridos ou de um endereço externo. O painel da ferramenta YouTube Analytics ajudam você a determinar qual a fonte de tráfego mais benéfica para a sua marca. Assim você poderá otimizar o seu vídeo e a estratégia de palavras-chave.
5. Retenção de audiência
Estes tipos de dados demonstram o quanto o seu vídeo terá cativado a sua audiência. Juntamente com as visualizações, a duração que um espectador assiste ao seu vídeo também é muito importante. Na página de retenção de audiência, você pode analisar a altura exata em que um espectador fechou o seu vídeo e por que razão. Existem dois tipos de sistemas de retenção de audiência - retenção de audiência absoluta e retenção de audiência relativa.
6. Dispositivos
É importante saber que dispositivos estão sendo usados para assistir ao seu vídeo. As métricas são distribuídas entre celulares, computadores, TV's, tablets, etc. Você poderá perceber se o seu vídeo precisa ou não de ser otimizado para algum tipo de dispositivo.
7. Gostos e desagrados
As informações do YouTube avaliam a aceitação da audiência ao seu vídeo através do número de gostos e desagrados - os conhecidos 'likes' e 'dislikes'. Os vídeos com um grande número de gostos indicam que são apreciados por muitas pessoas, apesar da qualidade de um vídeo nunca poder ser definida pelo número de gostos e desagrados. Até um vídeo com a melhor qualidade criado para pedir opiniões sobre um certo assunto/tema pode ser interessante mas receber desagrados.
8. Subscritores
O YouTube Analytics ajuda você a determinar as métricas de compromisso de forma a saber as origens dos seus subscritores - incluindo a geo-localização, a data da subscrição e a fonte/meio que usaram para acessar o seu vídeo no YouTube. Você pode observar o número de pessoas que subscrevem e cancelam a subscrição no seu canal do YouTube.
O sistema de subscrição permite à sua audiência receber sugestões de novos vídeos no seu canal e oferece uma exposição mais eficaz do serviço e produtos que você está oferecendo.
Poderá interessar-lhe : Como Gerar Mais Subscritores
9. Anotações
Ao trabalhar com o YouTube Analytics, é importante perceber que existem anotações que podem guiar os espectadores para a sua página de negócio para que possam usufruir de conteúdo adicional. Não é obrigatório ter conteúdos apenas nos vídeos, pode também incluir publicações de blogs. Assim você perceberá quantos cliques são gerados através de taxas aplicadas para cada anotação. Depois poderá otimizar a forma como alcança a sua audiência e onde irá colocar as suas anotações.
10. Comentários
O compromisso da audiência em qualquer vídeo do YouTube pode ser facilmente avaliado através de um elemento vital como os comentários. Quer o vídeo tenha 'tocado' em seus corações, quer tenha inspirado ou motivado os espectadores ou simplesmente os tenha feito sorrir, os comentários dirão tudo. Por vezes os espectadores até pressionam apenas no 'Gosto' em vez de comentar por ser mais conveniente.
11. Cartões
Os cartões representam um novo recurso no YouTube Analytics e vieram substituir as anotações. Este recurso melhora a interatividade do usuário e acelera o compromisso em qualquer vídeo. Os cartões funcionam como chamadas à ação para informar os visitantes sobre listas de reprodução, vídeos, produtos, angariação de fundos, páginas associadas, etc.
12. Partilha
Este elemento alberga o total de partilhas do vídeo do YouTube nas várias redes sociais, juntamente com a data de cada partilha. A classificação do Google é influenciada pelo número de partilhas, quanto maior for mais probablidades há de existirem backlinks únicos para os seus vídeos.
13. Vídeos nas listas de reprodução
A seção de Favoritos foi renomeada de 'Vídeos nas Listas de Reprodução'. O seu alcance é alargado conforme as pessoas assinalam os seus vídeos como favoritos nas suas listas de reprodução. Esta opção está visível ao público no próprio canal do YouTube.
Como analisar os seus competidores
Apesar de você não ter acesso ao painel de dados dos seus competidores, existem outras formas de observar e estudar os vídeos mais bem-sucedidos dos seus competidores, desde visualizações, favoritos, avaliações e comentários, e perceber o porquê do sucesso obtido.
Por exemplo, pode ler os comentários para perceber as opiniões sobre um vídeo específico. Leia os comentários positivos e negativos para ter uma ideia do que pode incorporar nos seus vídeos. Você pode também criar vídeos de qualidade ao determinar que região demográfica em específico tem maior interesse no seu nicho de mercado.
Em alternativa você pode usar as ferramentas de dados analíticos em baixo para estudar mais estatísticas dos seus competidores.
1. Rival IQ
Esta ferramenta de dados analíticos do YouTube permite-lhe aumentar o compromisso dos usuários nas redes sociais, conduzir análises competitivas para analisar a sua concorrência e descobrir novas ideias de conteúdos para o seu público alvo. Você pode usar esta ferramenta para alavancar a sua presença no YouTube.
2. SocialBlade
O SocialBlade ajuda você a obter informações sobre dados no YouTubbe e permite-lhe perceber a posição dos seus rivais. Você pode aprender com as técnicas deles e melhorar a sua própria estratégia para os ultrapassar.
3. Birdsong Analytics
Esta ferramenta ajuda você a analisar dados no YouTube ao recolher métricas importantes como a duração de um vídeo, visualizações, etiquetas ativas, taxas de subscrições, entre outros. Pode também consultar gráficos visualmente agradáveis com 30 métricas-chave. Contudo, é uma ferramenta paga pelo que você tem que comprar os relatórios que deseja consultar.