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Como Aumentar a Retenção de Audiência no YouTube

A retenção de audiência é um dos aspetos mais importantes no YouTube, sendo ainda mais importante que a contagem das visualizações.

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Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas

A retenção de audiência é um dos aspetos mais importantes no YouTube, sendo ainda mais importante que a contagem das visualizações. A contagem das visualizações apenas lhe indica quantas pessoas estão encontrando e clicando nos seus vídeos, e não se estão realmente assistindo. Quanto à retenção de audiência, indica quanto do vídeo um espectador assiste antes de fechar a janela, o que é uma informação muito útil de se obter. Se você souber em que momento as pessoas estão deixando de acompanhar os seus vídeos, saberá no que é necessário trabalhar.

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O que é a retenção de audiência?

Por palavras simples, a retenção de audiência do YouTube é quanto do seu vídeo os seus espectadores assistem. Geralmente é representada em percentagem, pelo que se um espectador assistir até ao meio do vídeo, terá uma retenção de 50%.

Para os dados analíticos do YouTube, a retenção de audiência é analisada como retenção média para cada um dos seus espectadores. Por exemplo, se você publicar um vídeo de dez minutos e metade dos seus seguidores atingirem a marca dos 5 minutos, representa uma retenção de 50%. Se a outra metade assistir até ao fim, significa uma retenção de 100%. A média destes dois valores é de 75%, e é esse valor que o YouTube irá usar como número de retenção da sua audiência.

Como Aumentar a Retenção de Audiência no YouTube

Esta taxa de retenção afeta a classificação do seu vídeo no YouTube, em que os vídeos que apresentem maior retenção de audiência têm uma classificação mais elevada nos resultados de busca em detrimento dos vídeos com menor retenção. Isto acontece porque o YouTube e o Google são altamente focados na satisfação do cliente, e uma duração de assistência maior significa uma maior satisfação do cliente ao assistir a um vídeo. Por esta razão, vale a pena aprender a aumentar a retenção de audiência do YouTube, para demonstrar que você está criando conteúdo de boa qualidade e consequentemente para obter mais espectadores.

Como verificar o relatório da sua retenção de audiência no YouTube?

O YouTube produz relatório que o ajudam a acompanhar o progresso da sua retenção de audiência. Existem dois tipos de retenção de audiência: absoluta e relativa. A absoluta permite-lhe conferir um gráfico da retenção do seu vídeo com o momento exato em que as pessoas fecham a janela, ou se estão a saltar para outras partes mais à frente no vídeo. Se você está perdendo demasiados espectadores nos primeiros 15 segundos dos seus vídeos, é um sinal claro que o seu conteúdo não é exatamente aquilo que os especadores esperam encontrar quando abrem os seus vídeos. O relatório relativo representa a posição do seu vídeo em comparação com a retenção média de vídeos similares.

Repare que por 'vídeos similares' o YouTube considera vídeos de duração similar. Não existe forma de comparar os seus vídeos exclusivamente com outros vídeos do mesmo gênero. O relatório relativo estará sempre desajustado pois os seus vídeos serão comparados com outros vídeos com conteúdos muito diferentes.

Para consultar um relatório de retenção de audiência, entre na sua conta do YouTube e acesse o Creator Studio. Depois selecione a Retenção de Audiência na opção Analytics.

Como definir uma boa retenção de audiência?

Ao planear como aumentar a retenção de audiência do YouTube, é recomendável ter um objetivo em mente. Obviamente, 100% é o Santo Graal das taxas de retenção de audiências, mas quantos vídeos irão realmente conseguir esse valor? Basta apenas uma pessoa para clicar 'acidentalmente' no seu vídeo e fechá-lo de imediato, ou alguém parar o vídeo por alguma razão, para baixar a média.

De acordo com a comunidade do YouTube, um objetivo aceitável é almejar cerca de 50%, mas existem diversas variáveis que podem afetar a sua taxa de retenção, pelo que este valor poderá ser diferente para cada indivíduo. Um baixo número de visualizações por vezes representa uma taxa de retenção mais elevada, devido aos principais espectadores serem subscritores, pelo que muitos canais com milhões de subscritores têm que lidar com muitas pessoas cancelando a subscrição. Em vez de definir um número dourado, concentre-se em aumentar a sua taxa de retenção seja ela qual for no momento, e celebre o seu sucesso em vez se comprar aos outros.

5 formas para aumentar a retenção de audiência no YouTube

Se você está a planear em aumentar a sua retenção de audiência no YouTube, aqui ficam cinco ideias infalíveis:

1. Compare os seus vídeos

Ao investir o seu relatório de audiência irá determinar os vídeos que estão obtendo maior sucesso. Reflita nas coisas boas feitas nesses vídeos e tente replicar essas técnicas. Talvez você tenha apresentado um produto, ou talvez estruturou os seus vídeos de forma ligeiramente diferente. Cabe a você dissecar os seus vídeos e descobrir as razões que levaram as pessoas a assistir durante mais tempo, de forma a conseguir repetir o mesmo sucesso no futuro.

2. Despache-se

Estudos demonstram que os espectadores do YouTube têm uma capacidade de concentração incrivelmente pequena. Independentemente de qual estudo você acredita, terá tanto como seis ou apenas três segundos para atrair a atenção dos espectadores e cativá-los a continuar a assistir. Se você pretende aumentar a sua retenção de audiência, transmitir um discurso cativante e que capte a atenção logo de início é crucial para o seu sucesso. Ninguém quer perder o seu tempo a assistir a alguém tagarelar sobre a sua avó ou os seus passatempos favoritos, por isso vá direto ao assunto e diga sobre o que vai ser o vídeo.

3. Torne o vídeo visualmente apelativo

Talvez tudo o que você tenha seja uma apresentação para fazer. Não é jogador/a, não está a partilhar clipes do seu gato e não está a fazer nenhum tutorial de maquiagem, por isso certamente tudo o que precisa é de uma câmera, boa iluminação e a sua cara, certo? Errado. Os espectadores gostam de ver conteúdo visual em constante mudança, e vídeos com muitas variações de cenas costumam ter mais sucesso que os vídeos em que mostra apenas uma pessoa a falar para a câmera. Pense como pode inserir cortes, exibir texto, outras gravações e gráficos para manter o conteúdo interessante para os seus espectadores.

4. Reduza o tamanho do vídeo

Est ponto é básico. Se você criar um vídeo de um minuto, quão difícil será manter os seus espectadores assistindo até ao fim em vez de uma maratona de 20 minutos? Contudo, também pode ser negativo ter um vídeo demasiado curto, a menos que você tenha algo muito rápido e simples para apresentar. Os vídeos de longa duração funcionam melhor para YouTubers no nicho dos jogos em particular, pois os espectadores querem saber o resultado final. Mas para a maioria dos criadores de conteúdos estas estatísticas de visualizações são difíceis de alcançar.

Se considerarmos um espactador que assiste a três minutos do seu conteúdo, preferiria que assistisse a três minutos de um vídeo de dez minutos e fechasse a janela aborrecido, ou que assistisse até ao fim do vídeo com apenas três minutos? Tanto em termos de retenção de audiência e da sua própria repuação, ter um espectador que assiste um pequeno vídeo até ao fim é bem mais valioso que perder alguém a meio de um vídeo longo. Essa pessoa que assiste até ao fim provavelmente gostou do conteúdo e irá dar uma oportunidade aos seus outros vídeos. Em contrapartida, a pessoa que fechou o vídeo a meio estava tão aborrecida que decidiu parar de assistir e provavelmente não se irá dar ao trabalho de assistir a outros vídeos seus no futuro.

5. Mantenha os espectadores interessados

Planeie cuidadosamente a estrutura do seu vídeo do YouTube. Idealmente, deverá transmitir logo de início que você tem algo fantástico para partilhar mais tarde durante o vídeo. Pode ser uma dica, um tutorial, a revelação de um novo produto ou até algo engraçado. O que quer que seja, diga aos seus espectadores logo de início que vão adorar o que tem para eles, e lembre-os de assistirem até ao fim para receberem a recompensa. Isso não significa que deve descurar a qualidade do conteúdo durante o resto do vídeo, apenas que você deve salvar uma prenda para o fim da corrida para recompensar os fiéis seguidores.

Agora que você já sabe como aumentar a retenção de audiência no YouTube, o que está a planear? Reajuste os seus vídeos para aumentar os números de espectadores até ao fim dos seus vídeos e diga-nos como correu.

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Luciana Rocha
Luciana Rocha is a writer and a lover of all things video.