Se você é novo na edição de vídeo e simplesmente deseja fazer uma edição básica no seu vídeo, precisa de um editor de vídeo leve, não há necessidade de um editor de vídeo pesado que geralmente é usado por profissionais, além disso um editor de vídeo de nível industrial exige um computador de ponta, pois pressiona os recursos do sistema para processamento e renderização de vídeo.
Portanto se você não possui um computador de última geração para edição de vídeo, um editor de vídeo leve é perfeito para você, existem aplicativos e softwares para edição de vídeo disponíveis para você escolher e fazer muitas edições de vídeo, escolhemos o melhor software para edição de vídeo leve para um trabalho de edição de vídeo suave e satisfatório.
Parte 1. Os Recursos de um Editor de Vídeo Leve
Estes são os principais recursos de um bom editor de vídeo leve que você precisa ter.
Tamanho de Arquivo Pequeno – Um editor de vídeo leve vem em um arquivo de tamanho pequeno e você entenderá o tamanho do arquivo ao baixá-lo no seu computador, idealmente um editor de vídeo leve não deve ter mais de algumas centenas de MBs de tamanho.
Compatibilidade Ampla do Sistema Operacional – Um bom editor de vídeo leve não deve apenas ser compatível com a versão mais recente do sistema operacional do computador, mas também com versões mais antigas, isso ocorre porque os sistemas operacionais mais antigos não conseguem executar um editor de vídeo pesado sem problemas.
Baixos Requisitos do Sistema – Cada editor de vídeo lista os seus requisitos de sistema, desde a versão do processador até a capacidade de RAM e espaço livre em disco, um editor de vídeo leve deve ter baixos requisitos de sistema, como 4 GB de RAM, 5 GB de espaço livre em disco, Intel i3 ou similar.
Baixo Uso de CPU – Quanto o recurso de CPU para um editor de vídeo usa determina se o editor de vídeo é realmente leve, você pode monitorar quanto recurso de CPU um aplicativo está usando no Gerenciador de Tarefas, para um editor de vídeo leve, nunca deve ser superior a 33% do uso total da CPU em um determinado momento.
Processamento mais Rápido – Um editor de vídeo leve geralmente é mais rápido no processamento e renderização de vídeos, eles usam diferentes técnicas, como compactação, processamento em segundo plano e fluxo de trabalho com proxy para aumentar a velocidade de processamento sem afetar o desempenho do sistema.
Parte 2. Melhores Editores de Vídeo Leves
Aqui está a lista do melhor software para edição de vídeo leve com revisão completa para que você possa escolher o melhor para os seus fins de edição de vídeo.
1. Filmora
Melhor Para: Usuários Iniciantes e Avançados.
Compatibilidade do Sistema: Windows e Mac.
Motivos para Escolher:
-
Arraste e solte arquivos de mídia do seu disco rígido.
-
Linha do tempo robusta para organizar fotos, vídeos e arquivos de áudio.
-
Amplas categorias de transições, efeitos e elementos gráficos.
-
Faça capturas de tela de vídeos e a pré-visualização instantânea das alterações.
-
Exporte para diferentes formatos de arquivo com parâmetros de vídeo ajustados.
Motivos para Evitar:
-
Processamento de vídeo um pouco mais lento.
Para Windows 7 ou Superior (64 Bits)
Para macOS 10.12 ou Superior
O Wondershare Filmora é o melhor editor de vídeo leve, feito sob medida para iniciantes e profissionais, é um editor de vídeo gratuito e você deve optar por ele se editar vídeos regularmente, na verdade ele é amplamente utilizado por YouTubers e criadores de vídeos para redes sociais, o software permite gravar a sua tela e vídeo da webcam junto com o sistema e o som do microfone externo, você pode editar vários parâmetros de vídeo, como proporção, resolução, taxa de quadros e outros.
Chegando aos seus recursos para edição, você obtém uma combinação perfeita de ferramentas para edição básicas e avançadas, você pode cortar, aparar, dividir, juntar videos e fazer novos vídeos a partir de fotos, você pode importar vários arquivos de mídia de diferentes formatos, incluindo arquivos de áudio, existem muitas transições, efeitos, elementos, textos e arquivos de mídia de estoque, você pode optar pelo efeito de tela verde, aplicar adesivos, corrigir cores e muito mais.
2. Estúdio
Melhor Para: Usuários do Windows Pouco Avançados na Edição de Vídeo.
Compatibilidade do Sistema: Windows 11 e 10 (64 bits)
Motivos para Escolher:
-
Combinação perfeita de ferramentas para edição de vídeo padrão e avançadas.
-
Opções avançadas de mascaramento de vídeo e gradação de cores.
-
Muitos efeitos, filtros, transições e sobreposições.
-
Edite vídeo com várias câmeras e vídeo em 360 graus.
-
Opções avançadas para edição de áudio.
Motivos para Evitar:
-
Alguns recursos avançados não são completos.
O Estúdio é um editor de vídeo premium, mas leve que possui algumas opções avançadas para edição de vídeo, você também terá todas as ferramentas básicas para edição de vídeo, você pode publicar os vídeos com qualidade cinematográfica com o Estúdio , você pode ampliar clipes de vídeo e editar quadros com precisão para que o vídeo não tenha falhas e inconsistência na edição, o software permite editar vídeos com várias câmeras e criar vídeos com tela dividida.
Você também pode gravar a sua tela e webcam com o Estúdio , você pode editar os seus arquivos de áudio, existem opções para gradação de cores, modos de mesclagem e criação de vídeo, entre os recursos avançados, você tem movimento e rastreamento de objetos inteligentes, além de quadros-chave e edição de vídeos em 360 graus, o software vem com aceleração de hardware para aumentar o seu desempenho.
3. OpenShot
Melhor Para: Quem procura um editor de vídeo leve gratuito.
Compatibilidade do Sistema: Windows, Mac e Linux.
Motivos para Escolher:
-
Arraste e solte os arquivos de mídia de diferentes formatos.
-
Ampla gama de filtros de vídeo e efeitos de transição.
-
Objetos 3D e animações com plugin Blender.
-
Editor de áudio dedicado e modelos de vídeo.
Motivos para Evitar:
-
Não é tão adequado para vídeos com resolução 4K.
O OpenShot é um editor de vídeo com código aberto e multiplataforma compatível com todos os sistemas operacionais de computador, é totalmente gratuito e possui uma boa mistura de todas as opções básicas e avançadas para edição de vídeo, você pode importar fotos, videos e arquivos de áudio de acordo com as suas necessidades, pois suporta uma ampla variedade de formatos de arquivos de mídia.
A interface do usuário é simples e os iniciantes acharão fácil de usar, o software tem um dos menores usos de recursos de CPU entre os editores de vídeo leves, você pode aparar, cortar, redimensionar, dividir e fazer todas essas edições de vídeo, você pode ajustar a velocidade dos vídeos, bem como os parâmetros de vídeo corretos, o software permite anexar marcas d'água e sobreposições personalizadas e há a opção para mapeamento de tempo.
4. ShotCut
Melhor Para: Usuários com nivel avançado.
Compatibilidade do Sistema: Windows, Mac e Linux.
Motivos para Escolher:
-
Importe e exporte diferentes formatos de arquivo com alta resolução.
-
Chroma key, estabilização de vídeo, filtros e transições.
-
Máscara de vídeo, compostagem e correção de cores.
-
Editor de áudio completo com filtros e mixagem.
-
Ampla gama de opções e ferramentas para edição de vídeo.
Motivos para Evitar:
-
A interface do usuário leva tempo para entender todos os recursos.
-
Transições limitadas e sem arquivos de mídia no estoque.
O Shotcut é um editor de vídeo com código aberto e multiplataforma, ele tem suporte para todos os diferentes formatos de arquivo de mídia e suporta a resolução 4K, você pode usar o software para capturar vídeo da webcam e tela bem como narração de áudio, você também pode importar diferentes formatos de arquivo para fotos, existem vários recursos de áudio disponíveis desde filtros de áudio até mixagem de áudio.
O Shotcut vem com um grande conjunto de transições, efeitos e filtros, ele suporta estabilização de vídeo e desentrelaçamento, bem como modos de mesclagem, você pode editar a velocidade do vídeo, reservar clipes de vídeo, corrigir cores e imperfeições facilmente, há uma linha do tempo com várias faixas disponíveis para facilitar a criação e edição dos vídeos.
5. Adobe Premiere Pro
Melhor Para: Editor de vídeo premium para usuários avançados do Windows.
Compatibilidade do Sistema: Windows 10 e 11.
Motivos para Escolher:
-
Ampla gama de efeitos de vídeo, transições e modelos.
-
Edite vídeos 3D, VR e multicam e 360, bem como áudio.
-
Adequado para edição de vídeo colaborativa e linha do tempo robusta.
-
Suporte para vários formatos de vídeo e áudio.
Motivos para Evitar:
-
Relatórios de atraso em computadores de baixo custo.
-
Curva de aprendizado íngreme para entender a interface do usuário.
O Adobe Premiere Pro é sem dúvida o melhor editor de vídeo leve do Windows 10 para editores de vídeo avançados, mesmo sendo relativamente menos leve, você pode fazer edição básica de vídeo em computadores que não possuem hardware de última geração, além da edição básica você pode criar vídeos de nível industrial com as opções para edição disponíveis no software.
Você pode precisar de algum treinamento e as lições podem ser muito úteis para uma edição suave, o software suporta trabalho em equipe e edição de vídeo colaborativa, você pode editar vídeos VR e 3D bem como áudio, a interface do usuário é complicada mas é altamente personalizável e flexível, a linha do tempo é bastante avançada e é um editor de vídeo completo com recursos completos.
6. VideoPad
Melhor Para: Quem procura um editor de vídeo e áudio.
Compatibilidade do Sistema: Windows e Mac.
Motivos para Escolher:
-
Combinação perfeita de opções padrão para edição de vídeo e áudio.
-
Modelos de vídeo para introdução, encerramento e vídeos temáticos.
-
Exportação sem perdas de vídeos para diferentes formatos.
-
Estabilização de vídeo, correção de cores e suporte a plugins.
-
Suporta vídeo 4K e compartilha diretamente no YouTube.
Motivos para Evitar:
-
Gama limitada de transições e efeitos.
-
Opções limitadas para edição de vídeo 3D.
O VideoPad Video Editor da NCH Software vem com uma interface de usuário simples e portanto é adequado para iniciantes, há uma ampla categoria de transições e efeitos disponíveis, é a combinação perfeita para um editor de vídeo e áudio, o software pode processar os vídeos mais rapidamente e suporta muitos tipos diferentes de formatos de arquivo de mídia.
Embora seja um editor de vídeo bastante simples, é bastante poderoso onde você pode editar vídeos em 3D e 360 graus, além disso existem opções para textos e ladrilhos 3D, chroma key, logotipos personalizados e animações, você pode escolher entre diferentes modelos para introdução e finalização dos seus vídeos, o editor de áudio é bastante útil para mixar faixas, adicionar efeitos e gravar a própria narração.
7. VSDC
Melhor Para: Aqueles que têm computadores de baixo custo e desatualizados.
Compatibilidade do Sistema: Windows XP ou Superior.
Motivos para Escolher:
-
Opção de zoom e edição, edição de vídeo em 360 graus.
-
Grande conjunto de efeitos de vídeo, transições e filtros.
-
Opção de chroma key e efeito de tela dividida e PiP.
-
Correção de cores e requisitos de sistema muito baixos
-
Suporta importação e exportação de diferentes formatos de arquivo.
Motivos para Evitar:
-
Os recursos avançados estão bloqueados para os usuários não premium.
O VSDC é um pacote gratuito onde você tem um ótimo editor de vídeo e editor de áudio gratuitamente, vindo especificamente para o VSDC Free Video Editor, todos os recursos estão disponíveis gratuitamente sem qualquer marca d'água no entanto existe uma versão Pro disponível com recursos para edição de vídeo mais avançados, o software suporta uma ampla variedade de formatos de arquivo de mídia.
Você pode ampliar e editar com precisão, você pode até editar vídeos em 360 graus sem nenhum problema, existem opções para correção de cores, efeitos de tela verde e visualizações, você pode escolher entre um grande conjunto de efeitos e filtros de vídeo, a melhor parte é que o VSDC Free Video Editor é adequado para sistemas muito simples.
8. Avidemux
Melhor Para: Quem procura um editor de vídeo gratuito para edição básica.
Compatibilidade do Sistema: Windows, Mac e Linux.
Motivos para Escolher:
-
Opções de vídeo padrão disponíveis.
-
Filtros e efeitos de vídeo avançados.
-
Script personalizado e entrelaçamento avançado.
-
Interface de usuário super intuitiva.
-
Suporta vários formatos de arquivo.
Motivos para Evitar:
-
Não é adequado para vídeos com alta resolução.
O Avidemux da Sourceforge é um software para edição de vídeo leve e gratuito, o software é adequado apenas para edição básica ele é extremamente leve e suporta uma resolução limitada de vídeos, você pode cortar, vídeos, adicionar filtros a eles e realizar tarefas de código, o software suporta vários formatos de arquivo de manipulação e exportação.
O Avidemux também possui opções básicas para edição de áudio e você pode publicar vídeos compactados em tamanhos de arquivo bastante pequenos, também há opção para scripts personalizados e você pode automatizar tarefas comuns facilmente, pertence à categoria de editor de vídeo com código aberto e portanto é totalmente gratuito para todos os fins.
Parte 3. Perguntas Frequentes Sobre o Editor de Vídeo Leve
1. Qual é o Melhor Editor de Vídeo leve para o Windows?
O Wondershare Filmora é o melhor editor de vídeo leve para usuários do Windows e Mac, embora o software seja de classe mundial como software para edição de vídeo, ele não exige alto uso da CPU e não exige altos requisitos do sistema.
2. Qual é o Melhor Editor de Vídeo Leve e Gratuito?
O Shotcut é o melhor editor de vídeo leve gratuito e está disponível para todos os sistemas operacionais, se você possui um computador de baixo custo, o VSDC Free Video Editor é o melhor editor de vídeo leve gratuito para você.