Os 10 Melhores Editores de Vídeos para Linux
Este artigo lista os 10 melhores editores de vídeos que ajudam você a criar vídeos caseiros personalizados e a compartilhá-los facilmente com familiares e amigos.
Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas
Para usuários do Windows, o Windows Movie Maker serve para usar como editor de vídeos gratuito aceitável. Para usuários do Mac, o iMovie é um software gratuito e excelente de edição de vídeos. Ambos estes programas são bastante usados na edição de vídeos e criação de vídeos caseiros.
No entanto, se você está a trabalhar com o sistema operativo Linux, não pode usar o Windows Movie Maker nem o iMovie. Se você está à procura dos melhores editores de vídeos para Linux para criar vídeos caseiros, então veio ao sítio certo. A verdade é que existem alguns bons e gratuitos softwares de edição de vídeos para Linux que funcionam como alternativas ao Windows Movie Maker e iMovie. Confira em seguida a lista dos 10 melhores softwares de edição de vídeos para Linux que ajudam você a criar vídeos caseiros personalizados e a compartilhá-los facilmente com familiares e amigos.
Os 10 Melhores Editores de Vídeos para Linux
1. Shotcut
O Shotcut é um software bastante interessante de edição de vídeos em que a sua IU parece mais com um leitor de mídia e não com um editor. Este software torna todo o processo de edição de vídeos mais simples com vários recursos fantásticos disponíveis. Para finalidades básicas funciona perfeitamente, mas se você precisa de ferramentas mais poderosas, especialmente para gravação de vídeos profissional e avançada, esta poderá não ser a melhor opção. Contudo, com todos os recursos que tem à disposição, serve perfeitamente como um editor de vídeos decente para Linux.
2. Kdenlive
O Kdenlive é um software de edição de vídeos gratuito e open-source que está disponível para GNU/Linux, FreeBSD e Mac OS X. Disponibiliza algumas excelentes funções de edição de vídeos como cortar, dividir, adicionar transições e efeitos de vídeo, copiar e colar, etc. Também suporta imensos formatos de arquivos e uma vasta quantidade de camcorders e câmeras digitais.
Saiba mais sobre o Kdenlive >>
3. Pitivi
O Pitivi é um editor de vídeos não-linear e open-source que está disponível gratuitamente. Este software foi desenvolvido para uma edição de vídeos mais intuitiva e dispõe de funcionalidades simples como juntar, aparar, dividir e cortar clipes. O sistema de curvas do Pitivi suporta mistura de áudio e os usuários podem trabalhar com o programa a partir de teclas de atalho no teclado e "esfregões". Com este programa é possível juntar e combinar vídeos e áudio, o que é uma excelente vantagem. É o primeiro editor de vídeos open-source a suportar o formato Material Exchange (MEF). A interface de usuário amigável do Pritivi permite arrastar e largar arquivos, manipular directamente e reduz toda a complexidade do processo com uma navegação por temas nativos. Este software está disponível em vários idiomas e dispõe de um suporte de usuário manual.
4. Avidemux
O Avidemux é um software de edição de vídeos gratuito e open-source desenvolvido especialmente para tarefas simples como cortar, dividir, juntar, filtrar, codificar, etc. Funciona como um software de edição de vídeos multi-plataformas gratuito e suporta vários formatos de arquivos com codecs diferentes como AVI, MPEG, MP4, ASF, etc. Com a ajuda deste programa, você pode facilmente editar os seus vídeos e exportar os vídeos editados para o iPhone, iPad, iPod, PSP, etc.
Saiba mais sobre o Avidemux >>
Artigo Relacionado: Top 15 das Melhores Alternativas do Avidemux para Windows e Mac >>
5. Blender
O Blender é um software de edição gráfica em 3D que está disponível gratuitamente em open-source e que é usado principalmente para criar efeitos visuais, jogos de vídeo, filmes animados e animações interactivas em 3D. Este software está programado em Python, C e C++ e contém recursos essenciais como esfolar, modelação 3D, texturação, desmontagem UV, simulação de fumos e fluídos, entre outros efeitos. Tem também outras ferramentas especialmente dedicadas à animação gráfica como renderização, edição gráfica de vídeos, animação, esculpir, compor, corresponder movimentos, rastreamento de câmera e simulação de partículas e corpos leves. Suporta também geometria primitiva incluindo gráficos em vector 3D, e o seu sistema de rastreamento por linha de raio digital consegue exportar em diversos sistemas variados para motores de renderização internos.
6. Cinelerra
O Cinelerra é uma ferramenta de edição de vídeos gratuito para Linux e foi especialmente desenvolvida para capturar, compor e editar áudio e vídeos com um nível de precisão pré-definido e uma IU amigável e intuitiva.
Saiba mais sobre o Cinelerra >>
7. LiVES
O LiVES é um editor de vídeos gratuito desenvolvido para o sistema operativo Linux e combina o desempenho de vídeos em tempo real com edição não-linear. Permite aos usuários editarem e criarem vídeos sem se preocuparem com os formatos dos vídeos, rácios, proporção da tela, entre outros elementos. Além disso, também funciona como um software de Video Jockey através das suas linhas de tempo em multi-faixas, mistura de clipes e sistema de alteração.
8. Open Shot
O Open Shot é um editor de vídeos para o sistema operativo Linux programado em Python. Este software de edição de vídeos gratuito e open-source suporta vários formatos de áudio, vídeo e imagem. Uma da suas principais funcionalidades é o sistema de arrastar e largar arquivos, além de tarefas simples como cortar, aparar, juntar e ajustar disponíveis no Open Shot. Este programa tem uma interface amigável ao usuário com suporta de animação de keyframes, codificação de vídeos simplificada, zoom digital, edição e mistura de áudio e efeitos de vídeos digitais. Este software de edição de vídeos dispõe de uma ferramenta de edição e composição exntesiva para realizar todas as tarefas de forma mais prática em vídeos de alta definição com HDV e AVCHD.
Saiba mais sobre o Open Shot >>
9. Flowblade
A versão 0.12 do software de edição de vídeos Flowblade foi lançado para Linux em Janeiro de 2014 e a versão 0.14 foi lançada posteriormente em Junho de 2014. Este editor de vídeos em multi-faixas não-linear oferece uma experiência de edição mais precisa e rápida.
Dispõe de uma vasta gama de ferramentas e técnicas para oferecer a melhor experiência de edição de áudio e vídeo. Tem 2 ferramentas para mover e 3 ferramentas para aparar, juntamente com 4 técnicas para combinar, substituir e inserir clipes na linha de tempo. Outro excelente recurso deste editor de vídeos é a sua coleção com mais de 50 filtros de imagens e mais de 30 filtros de áudio para garantir o melhor resultado final na edição dos vídeos.
Saiba mais sobre o Flowblade >>
10. Vivia
A versão mais recente do Vivia foi lançada em 2008. Este editor altamente amigável ao usuário e gratuito não só está disponível para Linux como também funciona em ambientes Windows. O Vivia é um conjunto de ferramentas de edição de vídeos fácil de usar e gratuito para usos pessoais e comerciais. O Vivia garante edições não-lineares simples e transições em tempo real numa interface amigável. Também suporta um sistema de multi-câmeras onde editar e visualizar as gravações de vídeos em simultâneo a partir de várias câmeras.
Um recurso adicional que torna o Vivia mais popular que outros softwares similares, é o seu sistema de recuperação de bloqueios. Este sistema ajuda você a recuperar o seu trabalho caso o programa ou o sistema tenham bloqueado abruptamente. Saiba mais sobre o Vivia >>
Poderá interessar-lhe: Os 8 Melhores Softwares de Edição do YouTube para Linux