O componente mais crítico da pós-produção para um profissional de marketing de vídeo é a edição. O seu vídeo parecerá inacabado e repele os seus espectadores se você não conseguir unir suas imagens sem esforço ou cortar para atingir o quadro adequado. Aprender a editar um vídeo pode se tornar uma tarefa sem fim. Embora cada projeto em que você trabalhe tenha necessidades de edição um pouco diferentes os princípios da edição de vídeo permanecem basicamente os mesmos. Você não precisa gastar muito com equipamentos caros para ter uma aparência profissional; se você prestar atenção a algumas coisas importantes você pode produzir filmes excelentes com o que você tem agora.
Produtores de conteúdo, empreendedores e influenciadores podem ter muito material para incluir em um único vídeo do YouTube. Talvez você não consiga comprar um software para edição de vídeo se estiver com um orçamento apertado. Então o que um profissional de marketing de vídeo faz se não tiver um software para edição? Para ajudá-lo no processo de edição de vídeo criamos este tutorial completo que cobre tudo o que você precisa saber para fazer filmes impressionantes mesmo que nunca tenha feito isso antes. Também demonstraremos como utilizar o editor superintuitivo e fácil de usar para criar um vídeo.
Parte 1: Edite o Vídeo Gravado no OBS
O OBS é um aplicativo de streaming e gravação de vídeo. É de código aberto gratuito e funciona em Macs, Windows e Linux. É uma ferramenta para criação de vídeo screencast forte e adaptável quando combinada com ferramentas competentes para edição de áudio e vídeo. Infelizmente o OBS não oferece suporte ao recurso para edição e portanto estamos listando os passos para gravação afim de que você possa editá-las usando um kit de ferramentas de terceiros mencionado no guia.
Passo 1: Baixe e Instale o OBS
Instale o OBS de acordo com as instruções do seu sistema operacional baixando ele no link abaixo.
Passo 2: Configure a Gravação de Tela
A janela é dividida em partes separadas chamadas "locais" quando você inicia o aplicativo. Cada doca tem uma função distinta desde Cenas, Fontes, Mixar e Controles são as áreas a serem observadas. O OBS emprega um sistema de cenas e fontes que será discutido com mais profundidade em uma outra lição. Essas duas ferramentas operam em conjunto para ajudá-lo a controlar o seu vídeo, áudio e outros materiais de produção. Ao iniciar o OBS pela primeira vez você verá que uma cena já carregada que pode ser localizada no canto inferior esquerdo da interface.
Você também precisará adicionar uma fonte a esta cena antes de começar a gravar. Clique no botão Adicionar na parte inferior do painel Fontes e escolha Captura de Tela no Linux ou Captura de Exibição no Mac e Windows com a cena padrão escolhida (ela será destacada).
Passo 3: Personalize a Origem da Gravação
Você precisará criar uma nova fonte antes de começar a gravar a tela da área de trabalho. Selecione "Exibir Captura" clicando no ícone "+" no encaixe Fontes. Você será solicitado a nomear a fonte de exibição em uma janela pop-up. Clique OK" no canto inferior direito da tela clique no ícone Configurações. Anote o campo Caminho da gravação na guia de Saída. É aqui que o seu vídeo gravado será mantido no seu computador.
Passo 4: Inicie/Pare a Gravação
Você poderá escolher a exibição da tela do computador que deseja capturar na janela seguinte. Se você tiver apenas um monitor e torne ele padrão. O OBS Studios deve mostrar a tela na janela após a escolha de uma exibição válida. Precisamos alterar as suas configurações gráficas se o OBS não conseguir carregar o vídeo na tela com êxito. Clique no botão Iniciar gravação no canto inferior direito quando estiver pronto para começar a gravar. Quando terminar clique em 'Parar Gravação' e um filme será salvo na pasta que você escolheu nas preferências.
Parte 2: Edite o Vídeo Gravado no Filmora
O Wondershare Filmora é um poderoso aplicativo para gravação de tela que inclui um conjunto para edição de vídeo, ferramentas de esboço de tela, reconhecimento facial IA, pacotes de efeitos de vídeo integrados, marca d'água de marca personalizável e muito mais. Isso pode não apenas simplificar a gravação de filmes mas também fornecer mais possibilidades para tornar os seus filmes mais profissionais criativos e atraentes. O Filmora é uma ótima ferramenta para iniciantes que desejam fazer filmes explicativos com alta qualidade, vídeos de treinamento, vídeos de demonstração e mais rapidamente. Devido aos excelentes modelos de vídeo a gravação de tela é mais atraente. Para destacar informações importantes as pessoas podem utilizar ferramentas para anotar como textos explicativos, setas e movimentos com desenho.
Passos para Gravar e Editar com o Filmora
Passo 1: Instale o Filmora no seu computador
Para começar você deve primeiro baixar este software para o seu sistema a partir dos seguintes links:
Para Windows 7 ou Superior (64 Bits)
Para MacOS 10.12 ou Superior
Depois de baixá-lo você precisará instalá-lo no seu computador para começar a usá-lo com seu computador.
Passo 2: Inicie o Programa e Começe a personalizá-lo
O próximo passo é iniciar o software e começar a gravar a sua tela. Basta clicar no botão 'Nova Gravação' na caixa de inicialização para iniciar a gravação. Você pode alterar totalmente as suas gravações de tela usando as ferramentas incluídas no Filmora. Você também pode incorporar a webcam do seu laptop ou um microfone como fonte de áudio nas suas gravações.
Passo 3: Inicie/Pare a Gravação de Tela
Agora é a hora de começar a gravar o seu áudio o que você pode fazer pressionando o botão para gravação circular vermelho. Pressione o botão em forma de quadrado na tela do seu computador para terminar a gravação.
Passo 4: Edite as Gravações e Salve-as
Você pode ajustar as suas gravações de áudio com ferramentas para edição totalmente configuráveis. Para fazer isso use o editor do Filmora e utilize formas para edição fáceis e complicadas para editar os seus arquivos de áudio gravados. O Editor do Filmora permite que você adicione títulos animados, efeitos incríveis, aprimoramentos de áudio e muito mais ao seu vídeo gravado para torná-lo mais polido.
Passo 5: Adicione Efeitos Especiais ao seu Vídeo
O Wondershare Filmora foi projetado especificamente para dar um toque profissional aos seus vídeos. Ele inclui vários efeitos atraentes e adaptáveis que você pode usar para destacar os seus projetos de vídeo. Passamos por alguns dos melhores efeitos para dar vida aos seus vídeos monótonos e amadores nesta seção.
Passo 6: Salve ou Compartilhe os Vídeos
Depois de terminar de editar o vídeo gravado você pode utilizar o editor Filmora na sua totalidade conforme descrito anteriormente. Clique na opção Exportar e selecione a plataforma onde deseja compartilhar o seu video para postar sua obra de arte imediatamente no YouTube ou outro site conhecido. Você pode até alterar o filme antes de compartilhá-lo se desejar.
Parte 3: Edite o Vídeo Gravado com o Zoom
Cortar e editar as gravações do zoom é necessário para extrair pepitas valiosas das imagens capturadas. Mas embora você já saiba disso provavelmente está adiando pois acredita que precisará aprender a mexer em uma tonelada de novas ferramentas para editar gravações do Zoom.
Passos para Gravar Vídeos com o Zoom
Passo 1: Para as gravações na nuvem acesse zoom.us e faça login na sua conta. Em seguida navegue até 'Configurações' no menu de navegação à esquerda.
Passo 2: Em Opções avançadas para gravação em nuvem marque a opção 'Otimizar a Gravação para Editor de Vídeo de Terceiros' e clique em 'Salvar'.
Passo 3: Em seguida navegue até 'Gravação' no menu de navegação à esquerda. Marque a opção 'Otimizar para Editor de Vídeo de Terceiros.
Passo 4: Para realmente editar uma gravação do Zoom seja ela armazenada no seu computador ou na nuvem do Zoom você precisa utilizar um software para edição de vídeo de terceiros. Mas não se preocupe você não precisa de nenhum equipamento ou software sofisticado.
Parte 4: Edite o Vídeo Gravado no Teams
O Teams dá a oportunidade de gravar as suas reuniões online. Isso pode ser especialmente benéfico para compartilhar as gravações de reuniões com pessoas que não podem participar ao vivo, para preservar material instrucional para uso futuro ou para permitir que os participantes revisem tópicos de reuniões anteriores. Na parte superior da janela da reunião aparecerá uma mensagem informando que a gravação foi iniciada alertando os participantes de que as suas interações na reunião podem ser registradas pela gravação. Você também notará um sinal para gravação e a duração da gravação no canto superior esquerdo da janela da reunião.
Passos para Gravar Vídeos com o Teams:
Passo 1: Abra o Microsoft Teams no Windows e no Mac.
Passo 2: Vá para o teams ou Canal apropriado e clique no botão Vídeo na parte superior para criar uma videochamada.
Passo 3: Convide pessoas e organize uma reunião. Sempre que sentir que precisa registrar algum ponto significativo clique no menu de três pontos na parte superior.
Passo 4: Clique em Iniciar Gravação e o Microsoft Teams começará a gravar a chamada de vídeo/voz. Assim que você começar a gravar todos os participantes serão informados sobre isso.
A qualquer momento você pode interromper a gravação do mesmo. Assim que a reunião for concluída a sua gravação será exibida no painel Bate-Papo na janela principal do Teams. Observe que dependendo da duração da gravação pode levar algum tempo para que ela seja concluída e exibida no chat da reunião. Para encontrar a gravação escolha o painel Bate-Papo, abra a reunião correta na lista de bate-papo e a gravação será exibida na janela de bate-papo depois de processada.
Parte 5: Edite Vídeo Gravado no Google Meet
Com mais pessoas trabalhando em casa atualmente serviços como o Google Meet estão crescendo em popularidade. Você pode fazer uma videoconferência online ver o rosto de todos comunicar-se e cuidar dos negócios. Assim como nas reuniões presenciais, notas com itens de ação e resumos para reuniões online são igualmente cruciais. Infelizmente isso nem sempre acontece. Para ter a documentação formal da sua reunião ou compartilhá-la com pessoas que não puderam comparecer tente gravar o seu Google Meet.
Passos para Gravar e Editar Vídeos pelo Meet:
Passo 1: Abra o Meet
Visite o Google Meet e faça login para entrar ou iniciar a sua reunião.
Passo 2: Inicie a gravação
Selecione o símbolo Atividades no canto inferior direito e escolha Gravação quando estiver pronto para começar a gravar.
Passo 3: Parar/Salvar a Gravação
Visite o Google Drive e faça login se necessário. Navegue até Meu Drive à esquerda e procure a pasta Gravações do Encontro à direita. Pode levar alguns minutos para que a gravação apareça. Se você ainda não tiver uma pasta de Gravações do Meet o Google Drive criará uma. Você notará a gravação nomeada com o identificador da reunião junto com a data e a hora. Se o bate-papo ocorreu durante a reunião você visualizaria isso como um arquivo de texto distinto.
Para conseguir uma prévia da sua gravação ou transcrição de bate-papo basta clicar duas vezes no arquivo na pasta gravações do Meet no Google Drive. Você pode baixar distribuir ou adquirir um link para o arquivo para gravação (bate-papo) na pasta Gravações do Meet ou na Visualização do arquivo. Na pasta clique com o botão direito do mouse no arquivo e escolha uma ação no menu. Observe que você pode executar outras opções como Renomear, Fazer uma Cópia e Abrir com.
Passo 4: Use o WeVideo para Editar os Vídeos
O WeVideo é a ferramenta de produção de vídeo baseada em nuvem que oferece suporte à criatividade, narrativa, engajamento e aprendizado multimodal do aluno. Os projetos de vídeo desenvolvem um conhecimento profundo sobre um assunto por meio da criação de habilidades como trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico. Faça login e clique em Criar novo depois escolha o que deseja fazer (vídeo, gravação, etc.) e um formato. Carregue a sua mídia ou pesquise no repositório de mídia do Stock. Faça quaisquer modificações extras e visualize o seu filme uma última vez. Tudo feito? Clique em Concluir para exportar, baixar e compartilhar o seu vídeo!
Parte 6: Perguntas Frequentes Relacionadas
1. Como faço para editar as gravações de vídeo?
A maioria das pessoas tem as ferramentas necessárias para filmar e editar pequenos vídeos. Com um smartphone ou tablet e acesso a um computador você pode fazer o trabalho sem nem mesmo verificar o equipamento muito menos empregar um aperto de chave. Um laptop não é o melhor equipamento para filmar um filme – isso seria extremamente desconfortável. Smartphone ou tablet é fácil de usar. Este tópico é para aqueles com acesso a um iPhone e um computador. Usuários do Android, iPad e Mac terão um processo distinto. Smartphones e tablets geralmente gravam vídeo em um nível de qualidade muito alto, o que ocupa muita memória e resulta em arquivos grandes. Muito provavelmente você vai querer diminuir a resolução que você fotografa.
É possível editar um vídeo já enviado?
Se você se encontrou nessa circunstância o seu instinto inicial pode ser se preocupar e assumir que você deve reparar o problema, excluir o vídeo enviado e reenviar o novo. No entanto este procedimento tornará o URL do seu vídeo anterior inativo e qualquer incorporação do seu vídeo exibirá o seguinte gráfico para os visitantes. No entanto esses sites mencionados reconhecem que os artistas ocasionalmente cometem pequenos erros honestos ou alguém incluído no vídeo carregado pode exigir que eles sejam removidos dele. Assim para permitir isso os produtores podem cortar seções do seu filme sem redefinir as métricas de um vídeo.
Como editar o vídeo gravado no iPhone?
Se você tiver o iOS 13 ou posterior poderá editar filmes no aplicativo Fotos integrado da mesma forma que edita as suas imagens. Você pode cortar, recortar e endireitar seus filmes. E você pode tornar o seu filme mais atraente alterando o brilho, a cor ou até mesmo tornando ele preto e branco. A filmagem de filmes no iPhone tornou-se mais popular à medida que as lentes das câmeras do iPhone progrediram ao longo dos anos. Muitos cineastas do iPhone desejam a capacidade de editar os seus vídeos diretamente de seus telefones para simples compartilhamento social. Usar um software para edição de vídeo para iPhone é um ótimo método para produzir e enviar vídeos sem esforço. Basta abrir o vídeo que deseja modificar e pressionar Editar no canto superior direito para fazê-lo.
Conclusão:
Se você costuma usar o Google Meet ou o Zoom pode ser uma boa ideia gravar as suas conferências para que você possa retornar a elas posteriormente. Gravar essas conversas e reuniões pode ser uma grande ajuda na hora de avaliações posteriores, atualizações e permitir que os membros ausentes da equipe atualizem o tópico da reunião. Por exemplo você deseja compartilhar atas ou informações de reuniões com as pessoas que faltam nesta reunião? Essencialmente a gravação da chamada é para outros colegas de trabalho visualizarem posteriormente. Em vez disso você pode usar os gravadores de tela recomendados para capturar cada momento e em seguida usar um editor de vídeo especializado como o Filmora para fazer as edições necessárias antes de compartilhá-lo com outras pessoas.