O FFmpeg é um framework específico e líder na indústria da multimídia. É uma solução completa compatível com diversas plataformas para converter, gravar e transmitir vídeos e áudios. O FFmpeg permite-lhe codificar, descodificar, filtrar, ajustar mux e demux, e transcodificar com maior precisão que os humanso. O FFmpeg executa, compila e realiza testes com a intraestrutura FATE em diferentes sistemas operativos.
É compatível com Mac OS X, Linux, Windows, Solaris e BSDs. Este framework funciona em diversos ambientes integrados e arquiteturas de diferentes configurações técnicas de maquinaria. É a solução adequada para os desenvolvedores criarem seus aplicativos e para usuários finais partilharem. Você pode partilhar a codificação com a máxima segurança gerada pelo FFmpeg, podendo desfrutar de suporte online.
Neste artigo você vai aprender a dividir um vídeo em frames no FFmpeg e ficar a conhecer a melhor alternativa para realizar a mesma tarefa em segundos com o Wondershare Filmora.
Como dividir clipes de vídeo em frames com o FFmpeg?
Ecistem 7 métodos diferentes para dividir clipes de vídeo no FFmpeg como demonstrado em seguida:
- Dividir vídeo em frames
- Dividir vídeo por tamanho
- Dividir vídeos em partes com a mesma duração
- Dividir vídeos por comprimento na horizontal
Para dividir um vídeo no FFmpeg, você precisa de usar o comando correto para realizar a tarefa e para extrair os frames específicos do seu vídeo, ou seja, os arquivos de imagens que compõem seu vídeo. O processo é o seguinte:
Passo 1:
O primeiro passo é iniciar o terminal no sistema operativo do Mac. Introduza o comando abaixo para acessar a pasta das imagens e vídeos. Deve alterar o diretório quando estiver no terminal. Primeiro, altere a localização onde o arquivo de vídeo está guardado no seu sistema. Lembre-se que deve executar estes comandos na mesma pasta onde estão os vídeos originais.
Cd ~/Videos e pressione enter.
Passo 2:
Este comando específico serve para dividir vídeos em frames e salvar todas as imagens separadamente em arquivos de miniaturas. FFmpeg -I video.mp4 thumb%04d.jpg -hide_banner
O processo de divisão em frames será concluído. Acesse a mesma pasta e selecione sua imagem de acordo com suas preferências.
Método mais simples para dividir um vídeo em frames
Como pode ver acima, em apenas dois passos insignificantes você consegue dividir um vídeo em frames com o FFmpeg. Mas e se você não se lembrar do comando ou não estiver familiarizado com estes processos mais técnicos? Então deve procurar por melhores e mais simples alternativas ao FFmpeg. Só há uma resposta possível a esta dúvida, e dá pelo nome de editor de vídeos Filmora. Não só é uma ferramenta poderosa como também contém todas as funcionalidades prontas a usar na tela - não precisa de introduzir qualquer comando no terminal ou alterar o diretório.
Para Win 7 ou superior (64-bit)
Para macOS 10.14 ou superior
Funcionalidades:
- Aparar, rodar, redimensionar clipes
- Remova facilmente o ruído no fundo
- Exporte e partilhe facilmente vídeos
- Divisão de telas
- Correção e correspondência de cores
- Controles disponíveis para áudio e vídeo
A principal vantagem é que a qualidade do vídeo é sempre preservada neste software. Em apenas alguns cliques, é possível realizar a extracção. Todas as imagens ficam em alta resolução, por isso não se preocupe em perder qualquer qualidade de frames e imagens guardadas na sua biblioteca de mídia. Siga os passos simples abaixo para iniciar a extração dos frames a partir de um vídeo no Wondershare Filmora.
Passo 1. Primeiro, importe o arquivo de vídeo ou arraste e largue-o na janela. Os vídeos ficam visíveis na biblioteca para que você possa selecioná-los adequadamente. Clique na miniatura do vídeo se pretender manter a mesma resolução do vídeo no frame.
Clique no botão Reproduzir para pré-visualizar o resultado. Depois, clique no ícone da Câmera para extrair os frames. Automaticamente, todos os frames são guardados na biblioteca dos arquivos de mídia.
Passo 2. Por vezes, você pode precisar de pré-visualizar o vídeo em forma de frames para extrair com maior precisão. Basta arrastar e largar o arquivo na linha de tempo. Para iniciar a pré-visualização, pressione na barra de espaço no teclado e capture a imagem quando o vídeo iniciar.
Pressione no ícone da captura ou nas teclas CRTL+ALT+S. Use as setas da esquerda ou direita para reproduzir o vídeo frame a frame e salvar em formato de imagens. Selecione a opção "Revelar no Explorador" quando clicar na captura da imagem na biblioteca dos arquivos de mídia.
O extrator de frames do Wondershare Filmora é totalmente gratuito e não adiciona marcas de água nas imagens. Não terá qualquer dificuldade em extrair seus frames e pode até editá-los e salvá-los nos formatos que desejar.
Apesar de existir uma imensa quantidade de softwares de edição, incluindo o FFmpeg, têm sempre alguma desvantagem em relação a esta fantástica alternativa que apresentámos. Mesmo o FFmpeg sendo um programa open-source, os mais iniciantes não conseguem usá-lo adequadamente.
Precisam de tempo para se familiarizarem com suas funcionalidades. Por isso é que existem tantos benefícios em usar o Wondershare Filmora para extrair frames de vídeos.
É compatível com a resolução 4K, o que significa que pode salvar suas imagens nesta resolução elevada. Não ocorrem quaisquer perdas de qualidade nos vídeos e preserva todos os detalhes das imagens. Todas as funcionalidades do editor estão rapidamente acessíveis para você conseguir editar todos os frames.
Você pode também exportar estas imagens para qualquer plataforma ou salvá-las no seu armazenamento pessoal. Você pode até carregá-las nas suas redes sociais. Por isso do que está à espera? Não pense muito, comece já explorando o fantástico software Wondershare Filmora.