O formato de arquivo MKV é um formato popularmente adotado. O formato é digital de fácil acesso e autodocumentado. O único problema que as pessoas enfrentam com formatos diferentes é a compatibilidade. Se você está tentando reproduzir um vídeo MKV, mas está enfrentando problemas, leia o artigo abaixo.
Discutiremos o formato de vídeo MKV, como ele funciona, a maneira de reproduzí-lo e outras coisas que você precisa saber. Fique conosco; estamos prestes a começar.
Parte 1: O que é o formato MKV?
O formato MKV, conhecido como Matroska, foi desenvolvido em 2002. Este é um formato de vídeo padrão aberto. Diferentes arquivos de mídia tem codificação diferente, mas o MKV armazena vários arquivos multimídia, pois é um contêiner. Você sabe para que serve o formato? Bem, o formato de arquivo MKV é popularmente usado para streaming de vídeo online e também vídeos em HD.
Normalmente, o formato é usado para armazenar vídeo clipes, filmes e também programas de TV. Entre a lista de códigos de áudio e vídeo que suportam MKV, alguns são legendas VobSub, .SRT, .SSA e .USF. O formato de arquivo contêiner MKV é famoso no mundo de fansubbing de anime. Muitos usuários criam legendas com isso, pois o formato de vídeo MKV suporta várias faixas de áudio e legendas em um mesmo arquivo.
Parte 2. Como funciona um vídeo MKV?
O que você sabe sobre o funcionamento do arquivo MKV? Se você não tem muito conhecimento, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber. O formato MKV suporta objetos 3D e também legendas. O formato de arquivo é capaz de ser executado em Windows e Mac. Curiosamente, o formato MKV suporta todos os formatos de codificação de vídeo e áudio.
Vamos esclarecer uma coisa, o formato de arquivo MKV não é um codec de compressão de áudio e vídeo; é um formato de contêiner usado para armazenar legendas, áudio, vídeo em um único arquivo. Surpreendentemente, o formato de vídeo MKV também é ótimo para armazenar filmes ou CDs completos.
Você sabe uma coisa incrível sobre MKV? É resistente a erros; isso significa que se seu arquivo estiver corrompido, ele poderá recuperar a reprodução. O formato de código aberto é ótimo para descrever informações técnicas e grupos comerciais.
Parte 3. Como reproduzir arquivos de vídeo MKV no VLC Media Player?
Diferentes plataformas suportam diferentes formatos, como este formato de arquivo MKV suportado pelo Microsoft Movies & TV, VLC Media Player, e MPlayer. Compartilharemos como você pode reproduzir arquivos de vídeo MKV no VLC Media Player neste artigo. Se você não sabe, o VLC é uma multiplataforma de reprodução de mídia que suporta a maioria dos formatos de arquivo, protocolos de streaming, DVDs, VCDs, CDs de áudio, etc.
Curiosamente, os reprodutores de mídia funcionam em todas as plataformas como Windows, Mac, Linux, iOS, Android, etc. Você sabia que o software de reprodução de mídia é gratuito? Bem, é. Não tem spyware e nenhum rastreamento de usuário. Se você estiver interessado em aprender como reproduzir o formato de vídeo MKV no VLC, siga as etapas abaixo:
Passo 1: Comece instalando o VLC Media Player em seu respectivo dispositivo. É possível que você já tenha instalado o VLC; o que fazer agora? Se este for o caso, abra o VLC e vá para a opção 'Ajuda'. Lá, selecione a opção 'Verificar Atualizações' para atualizar o seu VLC para a versão mais recente para melhor desempenho.
Passo 2: Depois de instalar ou atualizar o VLC Media Player, inicie-o e vá para a opção 'Mídia' na barra superior. Em seguida, selecione a opção 'Abrir Arquivo' na lista do menu e procure o vídeo no formato MKV no seu dispositivo para adicionar ao media player. Você também pode adicionar arquivos ao VLC arrastando-os diretamente para o media player.
Passo 3: Você importou com sucesso o arquivo MKV? Se sim, seu vídeo começará a ser reproduzido e você poderá assistir seus vídeos com o VLC.
Parte 4. Como você pode editar arquivos de vídeo com o Filmora Editor de Vídeo?
Você já deve ter ouvido falar do Wondershare Filmora, como um ótimo editor de vídeo O software é usado em todos os lugares, por profissionais, iniciantes, todos. Você não sabe muito sobre isso? Deixe-nos lhe dizer! Sempre que você planeja editar seus arquivos de formato de vídeo MKV, certifique-se de experimentar o Filmora. O editor de vídeo vem com inúmeros recursos e oferece recursos de edição ilimitados.
Ao editar com o Filmora, você nunca precisa se preocupar com efeitos de vídeo, transições, títulos ou qualquer coisa. Você sabe por quê? Isso ocorre porque o Filmora fornece todos os elementos de edição. Vamos falar mais sobre seus recursos:
Seção de Áudio
Na barra de menu superior do Filmora, você obtém uma seção de áudio. Esta seção pode fazer maravilhas para o seu vídeo no formato MKV. Se você estiver procurando por áudio adequado para adicionar ao seu vídeo, experimente a coleção de áudio da seção de áudio. Você obtém efeitos sonoros de vários tipos, como Jazz, Rock, Happy, etc. Você também obtém uma grande variedade de sons musicais, sons de humanos, etc.
Capacidade de Edição de Áudio
Devemos ter mencionado isso acima, além da edição de vídeo; você obtém opções para Edição de Áudio. Você sabe o que pode fazer? Comece acessando o Editor de Áudio clicando duas vezes no arquivo de áudio agora, e você pode fazer o que quiser.
Por exemplo, o software oferece recursos como o Separar Áudio do vídeo, Mutar vídeo. Ou até mesmo os recursos avançados oferecem Detecção de Silêncio, que detecta automaticamente o silêncio e corta a peça.
Adicionar Transições e Títulos
Como dissemos anteriormente, você não precisa se preocupar com transições e títulos com o Filmora; isso ocorre porque uma seção independente foi dada a ambas as categorias que são carregadas com amplas opções malucas. Como se você fosse para a guia Transições, você terá opções como Speed Blus, Basic, Ripple & Dissolve, e outras.
Considerando que, se você abrir a seção Títulos, obterá vários modelos. O software oferece Legendas Animadas, Subtítulos e Aberturas, etc. Com o Filmora, você obtém Títulos e Transições de acordo com eventos e ocasiões recentes.
Elementos Legais
Para edição de vídeo, efeitos e transições não são tudo. Embora eles desempenhem um papel vital na configuração e na criação de um bom vídeo, você sabe o que mais importa? Vamos guiar você. Para criar conteúdo criativo e atraente, você precisa adicionar elementos.
Com o Filmora, você obtém muitos elementos excelentes que podem sustentar o interesse do espectador. Você pode selecionar entre as várias opções, como o Subscribe Chanel, Share, Count Down, Metaverso e muito mais. Você também pode obter seus elementos de Plano de Fundo práticos, Elementos de Mídia Social, etc.
Parte 5. Qual é o melhor? MKV ou MOV?
O formato de arquivo MKV não é tão comumente usado quanto o MOV devido à sua baixa compatibilidade quando se trata de dispositivos móveis. Se falamos sobre o tamanho do arquivo, o MKV tende a ter um tamanho de arquivo maior em comparação com outros formatos usados. MOV é um formato de arquivo contêiner que pode armazenar vários arquivos de mídia de diferentes faixas. Considerando que MKV é um formato de envelope, suportando inclusive armazenar filmes completos com legendas.
O formato MKV foi desenvolvido pela Matroska, enquanto a Appe desenvolveu o formato de arquivo MOV. O formato MKV é bom para armazenar vídeos em HD e o formato MOV é ótimo para salvar filmes.
Palavras Finais
O formato MKV é um formato de contêiner que pode armazenar arquivos diferentes com codificações diferentes. O artigo acima discutiu o formato do arquivo em detalhes. Falamos sobre como você pode usar o formato, reproduzir o formato de vídeo MKV e também como editar vídeos MKV. Concluiremos o artigo sugerindo um ótimo editor de vídeo, o Wondershare Filmora.
Recursos como Keyframing, Motion Tracking são oferecidos pelo software. Junto com isso, alguns recursos de nível avançado também são fornecidos, como Ajuste Avançado de Cores, Tela Verde, Foto instantânea de Vídeo e muitos outros. Portanto, para criar um bom vídeo com ótimos elementos de dição, o Wondershare Filmora é obrigatório.