Você quer cortar seus vídeos, mas não sabe como começar?
Um profissional de edição precisa saber como fazer isso. Existe uma maneira de fazer esse procedimento usando o VLC no seu computador. Este guia ensinará uma forma simples para que você consiga o que deseja. Isso pode parecer complicado à primeira vista, mas será mostrado a você passo a passo. Uma forma alternativa seria usar o Wondershare Filmora. Aqui, você será orientado sobre como usar este software para cortar seus vídeos. Não se preocupe e dê um passo de cada vez.
Método 1: Cortando um vídeo usando o VLC
Você já ouviu falar do VLC Media Player? Se a resposta for não, você pode encontrá-lo online e instalá-lo em seu computador. Com ele, além de assistir as mídias, você também pode cortar seus vídeos. Fazer isso é uma forma de remover as partes que você não gostaria de incluir em seu conteúdo.
Encontre o software no seu computador e não fique se surpreenda com a interface.
Depois, clique em "Mídia" e selecione "Abrir arquivo" para escolher o vídeo que deseja cortar. Você deve preparar seus arquivos e renomeá-los para evitar confusão na hora de escolhê-los.
Clique em "Ferramentas" no menu e selecione "Efeitos e filtros".
Depois disso, clique em "Efeitos de vídeo" e selecione "Cortar". Ao fazer isso, a ferramenta de recorte será aberta.
Você precisa inserir os valores de pixels específicos para a esquerda, direita, superior e inferior. Essa escolha dependerá do que você deseja. Se for sua primeira vez fazendo esse procedimento e você não souber os valores de pixels exatos necessários, basta inserir o que você acha que seria suficiente.
Depois disso, você pode ver uma prévia do vídeo. Se você quiser ajustá-lo novamente, basta repetir o procedimento anterior.
Agora, você deve salvar o vídeo recortado. Encontre o menu "Ferramentas" e selecione "Preferências".
Encontre "Mostrar configurações" e clique em "Todas". Na barra de pesquisa, digite Croppadd e salve as configurações feitas anteriormente. Por fim, clique em "Salvar".
No menu "Mídia", clique em "Converter/Salvar". Você pode arrastar e soltar o vídeo recortado para a caixa "Arquivo".
Você pode selecionar o formato do seu arquivos e os codecs utilizados clicando em "Converter/Salvar".
Encontre a opção "Editar perfil selecionado" e clique em "Codec de vídeo". Depois, na guia "Filtros", selecione o "Filtro de corte de vídeo". Por fim, clique em "Salvar".
Na opção "Pasta de destino" selecione onde deseja salvar seu vídeo.
Depois, clique em "Iniciar".
Parabéns por chegar até aqui! Você finalmente cortou seu vídeo usando o VLC Media Player.
No entanto, existem desvantagens em usá-lo como sua ferramenta de corte, já que você não pode ver em tempo real o que mudou em seu vídeo. Esse fato pode fazer com que algumas pessoas, que desejam que seus arquivos de saída sejam mostrados imediatamente, não o utilizem. Além disso, existe a chance de você esquecer de realizar alguma etapa do processo e, portanto, precisar começar tudo do zero. Por fim, também existe a impossibilidade de cortar vários vídeos de uma vez. Isso é especialmente importante para aqueles usuários que precisam usar muitos clipes em um único arquivo. Sem poder cortá-los simultaneamente, eles podem perder a continuidade de suas histórias.
No entanto, um dos pontos fortes desse software é sua acessibilidade. Ele é totalmente gratuito e não possui cobranças adicionais que possam surpreendê-lo no futuro. Por fim, seu arquivo de saída não terá marcas d'água que possam destruir a estética do seu vídeo.
Quais são suas experiências em usá-lo como uma ferramenta de corte? O que você recomendaria para melhorá-lo? Cabe a você decidir se deseja continuar usando-o para remover as partes desnecessárias em suas mídias.
Método 2: Cortando um vídeo usando o Wondershare Filmora
Você já ouviu falar de uma ferramenta de edição chamada Wondershare Filmora? Quais são suas primeiras impressões sobre este software? Você pode baixá-lo gratuitamente acessando o site oficial.
Para Windows 7 ou versões posteriores (64 bits)
Para macOS 10.14 ou versões posteriores
O Wondershare Filmora é um editor útil que pode ajudá-lo a produzir o conteúdo que você deseja. Ele está repleto de ferramentas úteis que você pode aprender a usar facilmente. Se ele já estiver instalado em seu computador, basta abri-lo.
Prepare os vídeos que você precisa cortar. Você pode arrastar e soltá-los na interface ou clicar em "Importar".
Selecione o vídeo que deseja recortar. Depois, clique na ferramenta "Cortar" e escolha se deseja "Cortar" ou "Aproximar e Ampliar".
Você também pode clicar com o botão direito do mouse no vídeo. Na opção "Vídeo" você pode clicar em "Cortar e Ampliar" ou "Cortar para Ajustar" e, depois, ajustar a proporção como quiser.
Uma das vantagens do Filmora é que você pode ver uma prévia do que você cortou imediatamente. Isso lhe ajudará muito se você não tiver certeza de como quer fazer o recorte. Se você achar que cometeu um erro, basta clicar no botão "Desfazer" para corrigi-lo. Resumindo, você não precisará começar tudo do zero. Nesse software, você também pode fazer o corte de vários vídeos de uma vez, o que ajuda a garantir a qualidade do arquivo de saída.
Embora o Filmora não seja gratuito, existe um período de teste que você pode usar para verificar se este editor de vídeo atende às suas necessidades. Ele possui ferramentas que um profissional de edição iniciante ou especialista pode usar para produzir vídeos de alta qualidade.
Conclusão
A exploração de diferentes opções o ajudará a tomar uma decisão. Tanto o VLC Media Player quanto o Wondershare Filmora têm ótimos recursos que ajudariam o usuário a cortar seus vídeos de maneira eficiente. O que você acha sobre cada um deles? Como indivíduo, você tem necessidades variadas que uma ferramenta de edição deve atender.
Depois de ler este artigo, você teve uma visão mais clara do que esses softwares podem oferecer. Este guia lhe ajudou a decidir qual se adequaria mais às suas necessidades? Quais são suas sugestões de melhoria?
Compartilhe conosco as dicas e truques que você conhece sobre como cortar vídeos usando esses aplicativos.