Como configurar os escopos no DaVinci Resolve? Os escopos de cor internos do Resolve são flexíveis e personalizáveis, mas podem gerar algumas dúvidas. Antigamente, o escopo padrão do DaVinci Resolve oferecia poucas opções. No entanto, a nova visualização de 9 escopos simultâneos traz muito mais possibilidades, tornando-os uma ferramenta poderosa para edição de vídeo. Neste artigo, vamos explorar como configurar os escopos do DaVinci para obter melhores resultados nas suas correções de cor.
Neste artigo
Aprimore suas edições com recursos fáceis de usar para correção e gradação de cores!
Parte 1: Explorando os aperfeiçoamentos nos escopos do DaVinci Resolve
A Blackmagic Design continua aprimorando o Resolve a cada atualização. Esses novos recursos aumentam a produtividade e expandem a precisão na correção de cores. Uma das grandes novidades é uma ampla reformulação dos escopos, permitindo que profissionais façam ainda mais no DaVinci Resolve. Vejamos algumas dessas mudanças:
1. Espaço de cor CIE 1931
A inclusão do diagrama cromático CIE talvez seja a maior mudança nos escopos do DaVinci. Ele mostra toda a gama de cores do seu projeto, conforme definida nas preferências de gerenciamento de cores. Esse diagrama se torna uma ferramenta útil para identificar quando os valores de cor estão fora dos padrões de transmissão, e também serve como um recurso educacional para aprender mais sobre espaços de cor.
2. Filtro low pass
Os escopos Forma de Onda e Parada agora contam com um filtro low pass, que reduz o ruído na imagem. Isso deixa os escopos visualmente mais nítidos, facilitando a identificação de elementos específicos na cena.
A imagem acima ilustra claramente esses avanços. No segundo conjunto de formas de onda, as linhas estão mais definidas. Isso acontece por conta do filtro passa-baixa, que deixa os escopos mais fáceis de interpretar.
3. Faixa alta, média e baixa no vectorscópio
O vectorscópio ganhou o recurso de alternar entre tons médios, sombras e realces de forma independente, permitindo um controle visual mais preciso sobre os ajustes.
Na imagem acima, os controles do vectorscópio permitem selecionar entre as faixas baixa, média ou alta da imagem. Você também pode definir os intervalos desejados nesses controles.
4. Histograma e curvas
Outra grande melhoria nos escopos é que o histograma agora é exibido fora do painel principal. Ele está incorporado na aba "Curvas" da paleta inferior. Clique nos três pontos da aba "Curvas Personalizadas" e, no menu suspenso, selecione "Entrada" ou "Saída" do histograma. Isso ajuda a identificar rapidamente os elementos que precisam de ajuste.
5. Qualidade dos escopos
O processamento dos escopos é acelerado pela GPU, garantindo uma resposta rápida. É possível escolher entre os níveis de qualidade alta, média ou baixa, adaptando os escopos a diferentes tipos de hardware. Seja trabalhando em um curta ou avaliando como os escopos reagem em tempo real, você consegue alternar entre os modos e forma fácil e ágil.
6. Visualização YRGB no histograma e parade
O histograma e o "Parade" agora oferecem a opção de visualizar a luminância junto com os canais vermelho, verde e azul (YRGB). No modo "Parade", também é possível escolher a visualização YCbCr.
7. Extensões
Esses são elementos mais fracos no sinal, de menor importância quando comparados aos elementos mais fortes da imagem. Porém, o DaVinci agora permite que sejam revelados para mostrar toda a informação contida na imagem. Com isso, as "extensões" podem ser usadas para determinar se há algum tipo de perda de dados além dos padrões.
Parte 2: Guia rápido para usar os escopos no DaVinci Resolve
Os escopos do DaVinci Resolve auxiliam na análise da imagem, servindo de base para a correção de cores. Quando bem utilizados, os escopos ajudam a ajustar o balanço de branco, verificar a saturação de cores, garantir a exposição adequada e conferir detalhes como o tom de pele. Para acessar os escopos no DaVinci Resolve, vá até a aba "Cor" no canto inferior direito, ou clique no pequeno ícone de gráfico para visualizar os escopos. Veja como usá-los:
1. Forma de Onda
A Forma de Onda representa a luminosidade, ou luminância, da sua imagem. Os pontos mais brilhantes ficam no topo, enquanto os mais escuros ficam na parte inferior, com os píxeis distribuídos da esquerda para a direita.
O escopo Forma de Onda é útil para verificar se há clipping, ou seja, se há áreas da imagem onde o brilho ou a escuridão são excessivos. Ele também ajuda a garantir que a exposição esteja correta. Use o recurso de colorização para avaliar as cores e o recurso Extensões para identificar os pontos extremos de luminosidade na imagem.
2. Parada RGB
O Parada RGB mostra 3 formas de onda que representam a luminosidade dos canais vermelho, verde e azul. Ele funciona de modo semelhante ao Forma de Onda, mas aqui você irá avaliar o balanço entre as cores para corrigir o balanço de branco e verificar se há algum tipo dominante de cor na imagem.
O Parada é semelhante ao Forma de Onda e ajuda a identificar e corrigir dominantes de cor e a garantir um equilíbrio adequado entre as cores da imagem. Esse escopo é vital para decidir quais partes da imagem precisam de ajustes ou correções maiores.
3. Vectorscópio
O Vectorscópio do DaVinci Resolve exibe o matiz e a saturação em um gráfico circular. Os matizes ficam na parte externa do círculo para facilitar a correção. A saturação é indicada pela distância em relação ao centro do gráfico.
Ao exibir o matiz e a saturação da imagem como um vetor, o vectorscópio é uma ferramenta valiosa para conferir os tons de pele. Ele verifica se há alguma tendência de desvio para o amarelo, magenta, verde, ou outras cores. Com isso, você consegue garantir que os tons de pele do seu sujeito não estão nem saturados nem dessaturados demais.
4. Histograma
O Histograma no DaVinci Resolve mostra a distribuição da luminosidade da imagem em um gráfico que vai da esquerda (sombras) para a direita (áreas claras). Ele reflete a quantidade de píxeis que a imagem possui em cada nível de vermelho, verde e azul.
O Histograma permite verificar se a imagem está muito "estourada" (superexposta) ou escura demais (subexposta), além de confirmar se há uma boa variação de tons na imagem. Também inclui uma representação gráfica da distribuição de tons de cada canal. Usar esse escopo possibilita uma análise detalhada para um controle preciso de brilho e contraste.
Parte 3: Domine os escopos de vídeo no Filmora e edite como um profissional
O Wondershare Filmora é um excelente software de edição para projetos de vídeo. Ele oferece recursos exclusivos para corrigir as cores de seus vídeos enquanto você os edita. De recursos com inteligência artificial a músicas livres de direitos autorais, o Filmora oferece muito mais do que você imagina.
Como usar os escopos de vídeo no Filmora
Acessar os escopos de vídeo no Filmora é muito fácil. O software traz quatro opções de escopo, permitindo que você faça correção e gradação de cores com precisão: Parada, Forma de Onda, Vectorscópio e Histograma. Para utilizá-los, basta clicar no ícone dos escopos de vídeo no canto superior direito da tela de visualização.
O Filmora ajuda a gerenciar os escopos e fazer correções de cor rapidamente. Dá para alterar o layout dos escopos para atender melhor às necessidades do seu projeto, e também expandir a barra para mostrar o nome de cada escopo. Uma boa estratégia é começar com o "Parada", continuar com "Forma de Onda", "Vectorscópio" e finalizar com o "Histograma".
Veja abaixo as principais funções de cada escopo de vídeo no Filmora:
- Parada - Permite alterar o canal de cor de RBG para YRGB ou YCbCr.
- Vectorscópio - Útil para analisar e corrigir tons de pele.
- Forma de Onda - Possibilita o ajuste dos canais de cor de forma diferenciada.
- Histograma - Exibe graficamente os ajustes de cores feitos na imagem.
Conclusão
Os escopos de vídeo são ferramentas essenciais para editores e coloristas. Enquanto o olhar humano pode trazer interpretações subjetivas da imagem, os escopos permitem uma análise precisa e objetiva. Com eles, você pode fazer gradação e correção, garantindo que as cores da sua imagem tenham a representação mais fiel possível. Para suas edições, nós recomendamos o Wondershare Filmora. Ele oferece uma ampla variedade de recursos, incluindo os escopos de vídeo que facilitam todo o seu trabalho criativo em uma única plataforma.