Vídeos em câmera lenta estão em tendência agora, especialmente quando são filmados para Instagram Reels, vídeos do TikTok ou Shorts do YouTube. Enquanto muitos usuários gravam todo o vídeo em câmera lenta, há outros que precisam apenas de uma seção específica de um clipe para reproduzir a uma velocidade reduzida. No entanto, a desaceleração das imagens não é mais ciência de foguetes, graças aos avanços da tecnologia, e à disponibilidade e facilidade de acesso a aplicativos relevantes.
Dito isso, aqui você vai aprender o que é necessário para gravar um vídeo em câmera lenta, e como fazer o trabalho de uma maneira simples. Além disso, você também aprenderá como reduzir a velocidade de reprodução de um vídeo já existente se ele foi gravado em um ritmo normal.
Parte 1: Como fazer vídeos em câmera lenta via gravação?
O fato é que a velocidade de reprodução de um vídeo é inversamente proporcional aos quadros por segundo(FPS) em que foi gravado. Normalmente, para ter um vídeo reproduzido em velocidade normal, ele é gravado a 24 FPS ou 30 FPS. Por outro lado, se você aumentar a taxa de quadros (FPS) para 120 ou 240, a velocidade de reprodução diminui. Você pode verificar facilmente se você tem acesso a uma câmera DSLR ou a um iPhone. Esses dispositivos permitem ajustar o FPS para que os vídeos possam ser gravados em câmera lenta.
Para sua conveniência e aprendizado, o procedimento passo a passo sobre como gravar um vídeo em câmera lenta usando um iPhone é explicado abaixo:
Passo 1: Chegar ao modo SLOw-MOTION
Inicie o aplicativo Câmera no seu iPhone (o iPhone 13 Pro Max é usado aqui para ilustrações), e deslize a tela para a esquerda para chegar ao modo SLOW-MOTION.
Passo 2: Ajustar as preferências de gravação
Toque no número no canto superior direito para alternar entre 120 FPS e 240 onforme necessário. Toque em 1x na seção inferior do meio da tela e use o rotador para ajustar o nível de zoom preferido.
Passo 3: Iniciar e Parar de Gravar
Toque no botão Gravar do centro inferior da tela para começar a gravar o vídeo em câmera lenta. Toque em Parar quando terminar. Você pode acessar o vídeo gravado do contêiner Vídeos do aplicativo Fotos em seu iPhone.
Você também pode gostar: Melhores aplicativos de câmera Slo-mo para Android e iPhone
Parte 2: Como aplicar o efeito suave de câmera lenta na pós-produção?
Se você não tem acesso a uma câmera que pode gravar vídeos em câmera lenta, ou no caso de você querer capturar a filmagem em velocidade normal de reprodução e, em seguida, retardá-la mais tarde, você precisa de uma ferramenta dedicada para fazer o trabalho. Embora vários aplicativos de pós-produção estejam disponíveis no mercado, o que é mais versátil, tem uma interface intuitiva, e é bastante fácil de usar é o editor de vídeo Filmora da Wondershare..
A versão mais recente do aplicativo, ou seja, Wondershare Filmora 11 tem um novo recurso chamado Speed Ramping que permite gerenciar graficamente a velocidade dos clipes. Ao usar o recurso, você pode retardar todo o vídeo ou certas partes dele de acordo com suas necessidades. Para seu aprendizado, ambos os métodos são explicados abaixo:
Método 1: Adicionar efeito câmera lenta ao clipe inteiro
Para Windows 7 ou posterior (64-bits)
Para macOS 10.12 ou posterior
Passo 1: Importe o vídeo de origem e adicione à linha do tempo
Inicie Wondershare Filmora em seu computador Windows ou Mac (um PC Windows 11 é usado aqui para ilustrações), clique em Novo Projeto a partir da primeira tela que aparece. Certifique-se de que a ferramenta Mídia está selecionada na barra de ferramentas padrão na parte superior, clique em qualquer lugar dentro da janela Mídia e selecione e importe o clipe de origem para o programa.
Em seguida, passe o mouse sobre a miniatura do vídeo importado na janela Mídia e clique no ícone + presente em seu canto inferior direito. Quando a caixa de confirmação aparecer, clique no botão Combinar a Mídia ou Manter configurações de projeto para alterar as configurações do projeto para corresponder à resolução do vídeo ou alterar as imagens para atender às configurações do projeto, respectivamente.
Passo 2: Adicionar efeito câmera lenta ao clipe inteiro
Uma vez que a mídia seja adicionada à linha do tempo, clique nela e clique no ícone Velocidade na barra de ferramentas. Role até o menu Slow e, em seguida, você verá predefinições de 0,5x, 0,25x, 0,1x, 0,05x e 0,01x. Selecione um para adicionar efeitos slo-mo a todo o clipe selecionado. e clique em Speed Ramping do menu.
Você também pode clicar com o botão direito do mouse no vídeo na linha do tempo e passar o mouse para a opção Velocidade para selecionar Velociadade Uniforme para ajustar a velocidade do vídeo para fazer um vídeo de efeito slo-mo. Arraste o controle deslizante de velocidade para a esquerda para diminuir a velocidade do vídeo e você verá quantas vezes ele diminuiu a velocidade no próximo campo.
Método 2: Use Speed Ramping de velocidade para adicionar efeito câmera lenta
Para Windows 7 ou posterior (64-bits)
Para macOS 10.12 ou posterior
O Speed Ramping permite adicionar o efeito em câmera lenta em diferentes partes de um vídeo e até mesmo congelar a tela durante a duração que você especificar. Os processos para fazê-los são dados abaixo em detalhes:
Passo 1: Adicionar vídeo de origem à linha do tempo e chegar à janela de rampa de velocidade
Use o processo dado no método anterior para importar um vídeo de origem para Wondershare Filmora 11 e adicioná-lo à Linha do Tempo. Em seguida, use o processo dado na segunda etapa do método anterior para chegar à janela Speed Ramping window.
Passo 2: Adicione efeito câmera lenta a diferentes partes do clipe
Vá para a guia Speed Ramping se ele ainda não estiver selecionado, clique em Personaliação das opções disponíveis e arraste os pontos de ajuste abaixo da linha central para reduzir a velocidade de reprodução para essa seção específica do clipe. Opcionalmente, você pode clicar em qualquer uma das predefinições disponíveis para adicionar automaticamente o efeito em câmera lenta ao vídeo.
Nota: Você também pode arrastar os pontos de ajuste acima da linha para aumentar a velocidade de reprodução.
Para adicionar um ponto de ajuste no quadro onde ele ainda não está presente, coloque o playhead (skimmer) na posição correta e clique em Adicionar ponto de ajuste à esquerda da própria janela de Speed Ramping Uma vez adicionado, você pode arrastá-lo para baixo para reduzir a velocidade de reprodução dessa parte do clipe.
Passo 3: Congelar o vídeo
Coloque o skimmer na moldura onde deseja congelar o vídeo por um tempo e clique em à esquerda da janela Speed Ramping. Quando a caixa de tempo for exibida, no campo Congelar tempo, digite a duração em segundos para a sua deseja congelar a tela e clique em OK.
Depois de adicionar um ponto de congelamento, opcionalmente, você pode arrastá-lo e reposicioná-lo na linha do tempo de Speed Ramping conforme necessário. Por fim, clique em OK na área inferior direita para salvar as alterações.
Parte 3: Quando usar câmera lenta?
Pode haver muitos casos em que você deseja adicionar um efeito em câmera lenta aos seus vídeos. Alguns dos mais comuns incluem:
- Adicionar foco
Se houver uma cena em particular em um clipe que você quer que o público se concentre, seria uma boa ideia adicionar o efeito em câmera lenta logo antes que a ação apareça na tela, e trazer a velocidade de volta ao normal quando a seção acabar.
- Demonstração de Habilidade ou Estilo
Quando um clipe está sendo reproduzido em uma velocidade normal, muitas vezes, o público não é capaz de ver as habilidades que você quer exibir. É aqui que você pode querer adicionar o efeito em câmera lenta para que cada detalhe possa ser notado claramente e em detalhes.
- Replays
Usado principalmente para torneios e partidas onde a ação real é para replay para que o público, árbitros e outros espectadores possam ver os movimentos em detalhes antes de tomar a decisão certa.
- Observação
Alguns fenômenos naturais como um veado correndo na floresta, um balão cheio de água estourando, etc. ocorrem muito rapidamente. Se você quiser testemunhar essas coisas de forma clara e detalhada, seria bom gravá-las e, em seguida, reduzir a velocidade de reprodução para uma melhor visualização.
- Adicionar suspense
Quando você adiciona o efeito em câmera lenta a uma cena, o impulso do público é automaticamente aumentado, e eles levam essa seção em particular mais a sério e com uma emoção.
Conclusão
O efeito em câmera lenta é inversamente proporcional ao framerate, ou seja, quadros por segundo ou FPS. Quase todas as câmeras DSLR disponíveis hoje em dia permitem alternar entre diferentes valores fps (tipicamente 120 e 240) antes de gravar. Além disso, se você tiver acesso a um iPhone, seu aplicativo Camera tem um modo SLO-MO integrado que pode capturar as imagens em câmera lenta.
Além disso, se você já tem um vídeo que foi gravado em uma velocidade normal, você pode usar um software eficiente de pós-produção como Wondershare Filmora 11, e explorar seu recurso Speed Ramping para adicionar o efeito em câmera lenta em diferentes cenas de um clipe.