Assumindo que você usa o sistema Linux e está procurando por gravadores de tela adequados, está no sítio certo. Lançado em 2010, o gravador de tela Kazam chegou a um impasse entre meados de 2012 e meados de 2013. Algumas notas na página inicial do software referem que o Kazam quase que deixou de existir por razões diversas que não foram especificadas. Mas cá estamos, e o Kazam é hoje um aplicativo de transmissão e captura da tela com imenso potencial, contudo ainda tem que melhorar bastante até ser um software consensual entre todos os usuários. Os gravadores de tela em hoje conseguem realizar todo o tipo de tarefas de captura e edição, e o Kazam é um desses softwares que está disponível no universo do Ubuntu.
Pode iniciar o Kazam através do Launchpad para um acesso mais rápido e começar a trabalhar mais rapidamente. O Kazam consegue fazer de tudo um pouco, desde gravar entradas de som do PC, como amplificadores e colunas. Você pode gravar som a partir de qualquer dispositivo impulsionado pela PulseAudio. Consegue capturar imagens da tela e gravar reuniões extensas em alta qualidade. É um aplicativo excepcionalmente conveniente com ferramentas para gravações dinâmicas e capturas estáticas. A atualização atual do gravador de tela Kazam também pode ser acessada pelo Gerente de Pacotes Synaptic que também contém muitos outros aplicativos do Linux.
1. Funcionalidades do gravador de tela Kazam
As capturas de tela e gravações na tela de um PC geralmente são realizadas por aplicativos separados. Para utilizações não tão frequentes, isso não é um problema para a maioria dos clientes do Linux. O Kazam para Ubuntu é um programa de gravação de tela básico que captura sua tela e grava todos os conteúdos reproduzidos por qualquer leitor de vídeo em formato VP8/WebM. O Kazam exibe um relógio que quando chega ao 0, a gravação começa. Grava toda a actividade da sua área de trabalho e gera um vídeo compatível com a grande maioria dos leitores de vídeo em formatos de vídeo VP8 e WebM. Ao criar um vídeo da sua área de trabalho, você pode capturar som de dispositivos de entrada como colunas e microfones.
-
Interface de usuário espectacular e directa compatível com as mais recentes plataformas do Unity e Gnome.
-
Existem dois modos no Kazam para Ubuntu - Gravar tela e captura de tela.
Opções de gravação: Tela inteira, janela específica e área personalizada da sua área de trabalho. -
Também pode gravar o som a partir de colunas ou amplificadores.
-
Pode configurar o tempo de espera em segundos antes da gravação iniciar, e pode também capturar os movimentos do cursor do mouse.
-
O Kazam para Ubuntu também permite definir a taxa de frames para a qualidade da gravação.
-
Opções de codificação disponíveis: VP8(WebM), H264 (MP4), RAW (AVI), HUFFYUV (AVI), Lossless JPEG (AVI)
-
Gravação de vídeos e captura de telas automática.
2. Atalhos do gravador de tela Kazam para Ubuntu
Aqui pode usar atalhos alternativos dos comandos para usufruir ainda mais do Kazam, e é muito mais simples do que você imagina. Claro que pode realizar os comandos através dos menus, mas essas partes também vão ficar gravadas. Introduzir atalhos do teclado é mais simples e rápido, assumindo que você é um usuário já com alguma experiência neste tipo de softwares e consegue usar os atalhos com rapidez. Por exemplo, existem situações em que precisamos de parar as gravações abruptamente e retomar mais tarde, é aqui que os atalhos dão muito jeito.
-
Iniciar gravação: TECLA WINDOWS + CTRL + R
-
Terminar gravação: TECLA WINDOWS + CTRL + F
-
Pausar gravação, depois pressione novamente para retomar: TECLA WINDOWS + CTRL + P
-
Para pausar e retomar a gravação: WINDOWS + CTRL + P
-
Sair da gravação: TECLA WINDOWS + CTRL + Q
-
Mostrar IU do Kazam para Ubuntu: TECLA WINDOWS + CONTROL + S
Além destes, você também pode usar o console como alternativa, sendo uma das formas mais ideais para iniciar as gravações da tela com o Kazam. Usar o console é muito mais simples do que você pensa. Pode capturar o cursor de mouse e as introduções de teclas do teclado e cliques do mouse. Assim, quando pressionar no seu mouse e escrever no teclado, estes dados são capturados. Caso contrário, seus espectadores não conseguirão acompanhar o desenvolvimento do vídeo.
3. Como gravar a tela com o Kazam
No Linux, o Kazam é um dos melhores gravadores da tela que pode usar. É uma ferramenta muito conceituada com um excelente conjunto de funcionalidades eficazes. Assumindo que você já tenha assistido algum vídeo instrucional sobre Linux ou outro assunto no YouTube, é muito provável que esse vídeo tenha sido gravado com o Kazam. O Kazam tem ganho imensa notoriedade após o lançamento da versão mais estável (v1.4.5) na loja do Ubuntu. Nós vamos usar a versão mais recente do Kazam, V1.5.3, uma versão ainda mais estável e trabalhada.
Passo 1: Instalar o Kazam no Ubuntu
A versão mais recente do Kazam é a 1.5.3 e recomendo a você usar esta versão. Mas caso você não precise de usar funcionalidades avançadas, como por exemplo, a gravação da tela, transmissão em directo, entre outras, pode usar a versão 1.4.5.
Para iniciar o Kazam 1.4.5, execute este comando no terminal do Ubuntu.
sudo apt-get install Kazam
Se quiser instalar a versão 1.5.3, use este comando.
sudo add-apt-repository ppa:sylvain-pineau/Kazam
sudo apt-get update
sudo apt install Kazam
Passo 2: Iniciar o Kazam
Após ter instalado o Kazam, deve iniciá-lo no menu de Aplicativos. Deverá visualizar uma tela como esta. Selecione a área que deseja gravar - pode gravar a tela inteira ou gravar todas as janelas de aplicativos abertas. A ferramenta do Kazam permite-lhe realizar algumas personalização antes de gravar seu vídeo.
A janela em baixo também permite-lhe alterar diversas opções conforme suas necessidades de gravação da tela. Esta janela permite-lhe definir um período de tempo decrescente até o aplicativo iniciar a gravação da tela. Desta forma pode alterar para uma tela, janela ou região específica que queira gravar.
Passo 3. Iniciar a gravação
Clique em capturar quando quiser para iniciar a contagem, a qual deve ter uma duração não muito longa mas suficiente para fazer todos os preparativos antes da gravação. A duração pré-definida é de 5 segundos. A contagem chegará ao zero e o Kazam começará a gravação. Faça o que quiser para compor sua gravação, com a barra do Kazam sempre disponível no topo.
Passo 4. Salvar a gravação
Após iniciar a gravação, deverá visualizar um símbolo vermelho de uma câmera piscando na barra de menu superior. Após concluir a gravação, poderá "Salvar para mais tarde". Você pode também aplicar edições no seu vídeo directamente neste programa do Linux.
Quando estiver satisfeito com a gravação, pressione na tecla Windows + CTRL + F para concluir o processo de gravação ou acesse o menu para terminar a gravação.
4. Nossa opinião sobre o gravador Kazam para Ubuntu
Ao contrário da maioria dos programas de gravação da tela para o Linux, o Kazam é um programa com excelentes funcionalidades técnicas (todas incluídas numa IU perfeita e intuitiva), tem um design muito simples. Contudo, tem as suas desvantagens. O Kazam permite-lhe gravar em diferentes formatos (WEBM, AVI, MP4 and others). Para evitar problemas de compatibilidade durante a gravação, o formato mais recomendado é o MP4. Recomendo vivamente evitar trabalhar com o formato RAW (AVI) (excepto se souber exactamente o que está fazendo) pois apenas a gravação de alguns minutos neste formato, pode ocupar demasiados GBs de espaço armazenado. Opte por outros formatos de mídia para gravar a tela com o Kazam.
O principal problema do Kazam é não ser possível gravar a partir da webcam. Contudo, se apenas precisar de usar o Kazam para gravar a tela e capturar imagens da tela, é uma boa solução para os mais iniciantes. O Kazam é um gravador extraordinário e muito simples de aprender. É genuinamente um monstro no que toca a elementos disponíveis e processos intuitivos. Oferece um método muito simples de gravação para qualquer usuário do Linux. Apesar de já não ser atualizado há algum tempo, o Kazam dá bem conta do recado. O Kazam é também compatível com diversos formatos de vídeo. A gravação de som através de fontes externas é outra funcionalidade fantástica do Kazam, com uma interface directa e bem estruturada para capturar actividades e imagens da tela. Consegue gravar vídeos do ambiente de trabalho e som em simultâneo, podendo controlar os níveis de som e a área específica de captura da tela.
Gravador da tela e editor Filmora
Grava a tela do computador e webcam
Capture som do sistema e do microfone
Personalize a área de gravação
Edite vídeos com centenas de efeitos e ferramentas
Conclusão
A gravação da tela pode ser útil em diversas situações, incluindo sessões de jogos em tempo real, vídeos educacionais e muito mais. Aqui analisámos o gravador de tela gratuito Kazam para Linux. Você pode utilizar as teclas de atalho do Kazam hotkeys para iniciar, parar, retomar e ajustar todo o processo de gravação. Nas versões atualizadas do Kazam, você pode até capturar os cliques do mouse e as introduções de teclas, enquanto captura a tela inteira. Com este software pode gravar som a partir do microfone ou das colunas.