Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR
Editor de Vídeo Filmora
Crie vídeos sem esforço com IA.
  • Várias ferramentas de edição de IA para aumentar a eficiência da criação de vídeos.
  • Ofereça modelos populares e recursos criativos isentos de royalties.
  • Funcionalidade multiplataforma para edição em qualquer lugar.

7 Tipos de Gradação de Cores que Valem a Pena Tentar

Crie Vídeos de Alta Qualidade - Wondershare Filmora

Um editor de vídeo do YouTube fácil e poderoso

Inúmeros efeitos de vídeo e áudio para escolher

Tutoriais detalhados fornecidos pelo canal oficial

O que faz uma excelente imagem? Uma câmera high-end e condições climáticas perfeitas?

Embora o acima seja verdade, a maior parte da magia acontece durante a edição. Você precisará de um programa de edição de vídeo decente e algumas técnicas para aplicar acabamentos requintados às suas criações. Algumas das técnicas que você pode usar incluem balanceamento de branco, ajustes de exposição e gradação de cores. Por exemplo, a aplicação de gradação de cores vintage às suas fotos dá a elas uma aparência retrô, mantendo um acabamento impecável.

À medida que você continua lendo, você descobrirá os sete tipos de gradação de cores que valem a pena tentar, independentemente do software que você usa. Além disso, você também encontrará recomendações sobre onde obter recursos adicionais para seus projetos de gradação de cores.

Como os diferentes tipos de gradação de cores afetam seu vídeo

Antes de explorar como os diferentes tipos de gradação de cores afetam seu vídeo, é essencial saber o que a técnica envolve. A gradação de cores refere-se a uma técnica de edição de vídeo que envolve a manipulação dos tons de sua filmagem original para obter uma aparência específica. Você faz isso como parte de seu processo de pós-produção e exige que você tenha um software especializado.

O software de edição de vídeo popular inclui o Adobe After Effects, o Apple Final Cut Pro e o Filmora, com cada um oferecendo diferentes graus de usabilidade e ferramentas de edição de vídeo. No entanto, a gradação de cores é uma parte essencial do cinema e pode ser o molho secreto para você se tornar um criador de vídeo de elite.

1. Sua câmera é sem gênero.

Seu equipamento de câmera determina apenas a qualidade do vídeo que você produzirá. Como tal, você precisa editá-lo ainda mais para apresentar sua mensagem com precisão. Por exemplo, seu vídeo do deserto pode ser o pano de fundo para um filme de terror ou comédia romântica. No entanto, seu público pode ter dificuldades para fazer a distinção ao visualizar o vídeo em sua forma original.

Portanto, a aplicação de técnicas como a gradação de cores pode ajudá-lo a levá-los ao gênero que você deseja representar. Você aprenderá mais sobre isso à medida que ler mais abaixo.

2. Sua identidade criativa.

A outra razão para a gradação de cores é puramente artística. Como cinegrafista, você gostaria que o público reconhecesse instantaneamente seu trabalho, sem que eles olhassem para os créditos. A gradação de cores pode ajudá-lo a conseguir isso, desde que você permaneça consistente em sua edição.

Por exemplo, o cineasta britânico Christopher Nolan é famoso por seu uso do filme em comparação com o vídeo digital, o que lhe permite retratar a cor em sua forma natural crua. Você pode ver isso no filme A Noite Escura, onde ele enfatiza as sombras aplicando diferentes tons de preto e cinza às suas cenas.

Com as justificativas para a técnica fora do caminho, aqui está como diferentes tipos de gradação de cores afetarão seus vídeos.

• Pode ajudá-lo a definir uma linha do tempo para o seu vídeo.

Você sabia que certos esquemas de cores são específicos de uma época? Antes de ir para uma toca de coelho de desinformação, aqui está uma visão geral rápida para você se atualizar.

Antigamente, a maioria das fotos e vídeos eram filmados usando filme e iluminação incandescente. Como tal, os vídeos daquela época tinham um esquema de cores semelhante devido à falta de variedade de equipamentos. No entanto, a tecnologia atual dificulta a reversão a esses tempos, com os fabricantes de câmeras se concentrando mais nos aspectos técnicos. Por exemplo, agora você tem smartphones que oferecem zoom de até 50X, o que era inédito na década de 1930.

Então, como você diz ao seu público que seu vídeo é de uma época passada? A menos que você tenha acesso a uma câmera de 70 anos, a gradação de cores é sua única opção. Normalmente, faroestes antigos e filmes clássicos são sinônimo de cores quentes. Portanto, você pode aplicar gradação de cores quentes ou gradação de cores vintage para obter uma aparência semelhante. Por exemplo, os diretores de Hollywood lavam seus filmes para significar tempos históricos.

• A gradação de cores é uma ferramenta essencial para provocar emoções.

Que cor é a raiva? Segundo os psicólogos, cores diferentes podem representar emoções. É por isso que a maioria das comédias românticas apresentam cores quentes e filmes mais sérios enfatizam cores frias.

Por exemplo, você pode usar a gradação de cores azul-petróleo e laranja para inspirar uma sensação de calor e alegria em seu vídeo. As cores são opostas, o que significa que elas contrastam impecavelmente e variam entre as emoções se você aplicá-las corretamente.

• Defina um gênero com gradação de cores.

Você também pode usar a gradação de cores para informar o público sobre o gênero do seu vídeo. Por exemplo, os filmes de terror se concentram na gradação de cores vermelhas para fazer você se sentir no limite e inspirar medo. Seu foco está mais no efeito artístico, e você pode alcançar diferentes níveis de terror, dependendo da sua edição.

Alternativamente, a gradação de cores para documentários se concentra na precisão das cores. Como tal, você aplicará graus de cor que enfatizam as cores naturais do seu assunto. Por exemplo, se você estiver editando um vlog de viagem, o uso da gradação de cores azul-petróleo laranja pode destacar melhor os tons de pele dos participantes.

O texto acima é um trecho de como a gradação de cores afetará seus vídeos. No entanto, você terá mais informações sobre seus efeitos na próxima seção.

7 Tipos de Gradação de Cores que Valem a Pena Tentar

Simplificando, a gradação de cores é o jogo de cores para alcançar um acabamento específico. Como tal, aqui estão sete tipos de gradação de cores que valem a pena tentar em seu próximo projeto de vídeo.

1. Gradação de Cores Análogas

A gradação de cores análoga envolve a aplicação de cores próximas umas das outras na roda de cores. Por exemplo, você pode aplicar gradação de cores quentes ao seu vídeo usando diferentes níveis de vermelho e laranja. Como resultado, você cria uma sensação de harmonia em seu vídeo.

A gradação de cores análoga é melhor para vídeos de paisagem e natureza. Aqui está um exemplo de como usar esse tipo de gradação de cores.

tipo diferente de gradação de cores - Gradação de cor análoga

Nesta foto, o diretor Ridley Scott aplica a gradação de cores laranja-esverdeado para destacar a areia e os picos. Além disso, o céu perdeu sua cor azul, resultando em uma sensação de planeta alienígena.

2. Gradação de cor mal-humorada

A técnica envolve o emprego de cores frias para criar uma sensação de mistério e intriga. Funciona melhor para cenas com muitas sombras e iluminação fraca. Como tal, você só precisa ajustar o contraste para articular o efeito.

tipo diferente de gradação de cores - Gradação de cores mal-humorada

3. Gradação de cores Vintage

A gradação de cores vintage aplica um visual retrô ao seu vídeo, permitindo que você retrate uma sensação de nostalgia do seu público. Os cineastas usam esse tipo de gradação de cores em cenas de flashback ou filmes que representam um momento específico da história. Envolve atenuar seus níveis de contraste e destacar as cores quentes. Abaixo está uma amostra de gradação de cores vintage.

tipo diferente de gradação de cores - Gradação de cores vintage

4. Bleach Bypass

A gradação de cores de Bleach bypass envolve você enfatizar o contraste de cores em seu vídeo com pouca consideração à saturação de cada cor. Como resultado, seu vídeo projeta uma sensação de caos, já que as cores não se misturam perfeitamente.

Você pode observar o efeito da gradação de cores de bleach bypass no filme 300. O produtor oferece um contraste gritante entre as cores, especialmente com o vermelho. Abaixo está como a gradação de cores do desvio de água sanitária afetará seu vídeo.

tipo diferente de gradação de cores - Gradação de cores bleach bypass

5. Gradação de cores de processamento cruzado

A técnica envolve a aplicação de ajustes opostos às cores do seu vídeo. O resultado são mudanças extremas de cor deixando seu vídeo com uma aparência não convencional.

tipo diferente de gradação de cores - Gradação de cor de processamento cruzado

6. Alta Chave Saturada de gradação de cores

Na gradação de cores saturadas de alta chave, você fará edições nos níveis de matiz e saturação do esquema de cores do seu vídeo. Você também pode ter que ajustar os níveis de contraste para evitar que uma cor domine o resto. Como resultado, seu vídeo apresenta cenas brilhantes e ricas em cores. Aqui está um exemplo da técnica em uso.

tipo diferente de gradação de cores - Gradação de cores saturadas de chave alta

7. Gradação de cores triádicas.

A gradação de cores triádica envolve o uso de cores uniformemente espaçadas na roda de cores. Você seleciona uma cor dominante para o seu vídeo e usa as outras duas para complementá-lo. Consequentemente, você concentra a atenção do seu público em um assunto singular em seu vídeo. Embora a gradação de cores triádica esteja perdendo popularidade, você pode aplicá-la aos seus vídeos para uma aparência vintage única.

Exemplos de esquemas de cores triádicas incluem vermelho-amarelo-azul ou roxo-verde-laranja. Aqui está uma amostra de como aplicar a gradação de cores vintage usando cores triádicas.

tipo diferente de gradação de cores - Gradação de cores triádica

Conclusão:

Como você pode ver, há muito que você pode conseguir ao usar a gradação de cores. Você pode influenciar emoções, definir um tema ou criar sua identidade única como artista de vídeo. Os tipos de gradação de cores acima cobrem cada espectro criativo e fornecem uma base sólida para especializar sua criatividade. É hora de começar a conquistar essas visualizações ou o que você acha?

Artigos Mais Recentes:

Ep. 40 Animação de quadros-chave no Filmora

Este tutorial mostrará os passos de uso de quadros-chave para criar efeitos interessantes.

Guia sobre como usar corretamente os quadros-chave no Filmora

Você já quis animar objetos em seus vídeos? E se esse processo fosse realmente simples e permitisse que qualquer pessoa o fizesse? Bem, com o Editor de Vídeos Filmora, isso é possível. Então, vamos descobrir como usar quadros-chave no Filmora e melhorar sua edição de vídeo.

Guia rápido sobre como criar sua própria introdução da Guerra dos Tronos

Você sabia que agora é possível criar sua própria introdução de Guerra dos Tronos de forma rápida e fácil? Encontre aqui o guia completo de como fazer isso de forma prática.

Correção de cores de vídeo para YouTube - Guia completo

A correção de cores do vídeo é a etapa mais crucial na criação de um vídeo profissional do YouTube. Leia este guia detalhado para saber tudo sobre isso e muito mais.

Tudo o que você precisa saber sobre gradação de cores no Final Cut Pro

A gradação de cores no Final Cut Pro é muito eficaz e conveniente. Você quer experimentar? Se sim, então este artigo é para você. Leia aqui o guia para começar.

Descobrindo o poder máximo do Vectorscópio do Premiere Pro

Você está se perguntando como usar o Vectorscópio do Premiere Pro? Não se preocupe. É muito fácil. Leia o guia aqui e siga os passos indicados para começar.

Windows HD Color: Tudo o que você precisa saber

Se você deseja saber mais sobre a tecnologia HDR do Windows, este artigo é para você. Continue lendo para descobrir o que é HDR e como usá-lo no seu computador.