Aprenda de forma fácil rigging no Blender em apenas 2 minutos
Um editor poderoso mas simples
Vários efeitos para escolher
Tutoriais detalhados fornecidos pelo canal oficial
O Blender é um programa de animação 3D GRATUITO e de código aberto, muito popular para animadores iniciantes. É uma boa maneira de começar se você ainda não tem certeza de até onde deseja ir na animação, pois não exigirá nenhum compromisso financeiro imediato.
Agora, quanto aos seus recursos, hoje, vamos nos concentrar nos recursos do Blender Rigging.
01 Por que usar Blender Rigging?
O Blender Character Rigging é uma ótima maneira de criar animações verdadeiramente belas e realistas. Apesar de ser um programa de código aberto, ele é capaz de fazer tanto, senão mais, do que alguns dos softwares de animação mais premium existentes.
Portanto, se você deseja criar projetos de vídeo para entretenimento ou edificação de seu público com animação, o Blender Rigging é definitivamente algo que você deve considerar. Com esta ferramenta, você pode criar as animações complexas de que precisa e, em seguida, aperfeiçoá-las em um editor de vídeo como o Wondershare Filmora Video Editor (que é uma ferramenta premium de edição de vídeo que você pode usar para aperfeiçoar suas animações finalizadas do Blender Rigging).
Parte 2 A arte de um rigging eficaz no Blender [TUTORIAL]
Para esta próxima seção, apresentaremos alguns tutoriais que você pode consultar para aprender mais sobre Blender Character Rigging, Blender Facial Rigging, Blender Muscle Rig e assim por diante.
No entanto, esses tópicos são muito longos por conta própria, por isso vinculamos tutoriais em vídeo apropriados para que você possa aprender mais e nos reservamos para uma breve descrição de cada técnica para que você possa determinar se é algo que lhe interessa (embora, claro, nossa recomendação é que você verifique cada um para que possa obter a experiência completa do 'Blender'.)
01Blender Character Rigging
A principal coisa que as pessoas geralmente procuram no Blender é o Blender Character Rigging. E, por ter sido criado para emular um software de animação profissional, o Blender tem essa função perfeita. Para lhe dar uma ideia de quais recursos você pode esperar: O Blender vem com formas de osso personalizadas para facilitar o rigging de personagens do Blender, ele também vem com skinny de envelope, skinning de esqueleto e skinning automático. Somente com eles, você pode ter certeza de que será capaz de criar animações complexas sem muitos problemas.
02Blender Facial Rigging
O Rigging Facial costuma ser um assunto mais complexo e evitado por animadores sem muita experiência. Mas, com o Blender, o rigging facial é possível. O vídeo do YouTube deve mostrar o processo do Blender Facial Rigging do início ao fim (desde esculpir o próprio rosto do personagem e, em seguida, usar as ferramentas do Blender Rigging para configurar uma estrutura esquelética para o personagem do seu rosto se tornar animado).
03Blender Muscle Rigging
Criar um Blender Muscle Rig é exatamente o que parece. É claro que é muito mais complicado do que o rigging normal, mas é um bom assunto para se familiarizar de qualquer maneira, pois permitirá que você vá para o 'próximo estágio', como você diz, com suas animações. O vídeo que anexamos é de Pierrick Picaut, que lançou uma série de vídeos sobre Blender Rigging em geral e explicou extensivamente como criar um Blender Human Rig a partir do corpo geral, rosto, músculos e outros.
04Blender Rigging
Embora muita animação dependa de métodos mais "tradicionais" de expressar movimento, ainda é possível fazer uso de práticas de animação mais modernas, como rigs, para configurar suas animações para movimento. É uma habilidade especialmente boa para aprender se você estiver mais interessado em animações de conteúdo amigável (em vez de criar seu próprio filme).
05Blender Rigging
Este próximo tutorial é uma introdução ao Blender Rigging básico. É bom começar e terminar, pois foi criado especificamente para iniciantes e usa um exemplo que talvez seja mais fácil de entender. Certifique-se de dar uma chance.
Parte 3 Introdução ao curso de rigging no Blender
Para esta próxima parte, apresentamos dois outros recursos que você pode aproveitar para aprender mais sobre Blender Rigging. Quer se trate de rigging de personagem do Blender, rigging facial do Blender, rigs gratuitos do Blender, criação de rigs musculares e assim por diante. Esses recursos vão te ajudar.
01Onde aprender o curso?
O primeiro curso importante que achamos que você pode estar interessado é o curso Blender Rigging de Mark Masters. Você pode encontrar este curso no PluralSight (que é um site focado em ajudar os usuários de software a desenvolver suas habilidades). Mark Masters, o instrutor deste curso, é animador profissional e trabalha como animador no estúdio de animação Steelhouse Productions. Então, você pode ter certeza de que há muito o que aprender com ele.
02Outras ferramentas para aprender Rigging
E outros lugares para aprender? Sugerimos o curso "Fundamentos do Blender" que o próprio Blender postou no YouTube. Eles têm vários desses cursos (para todas as versões mais recentes do Blender). Assim, você pode escolher um curso que funcione para você. Uma de suas séries mais recentes é "Blender Fundamentals 2, que atualmente tem vídeos sobre Rigging do Blender (incluindo Rigging do Blender e vídeos de Rigging do Blender).
● Principais conclusões deste episódio →
●Se você estiver interessado em experimentar o Blender Rigging você mesmo, provavelmente vai querer estudar um pouco o assunto antes de começar.
●Blender Rigging é um assunto bastante complexo para iniciantes, mas ter algo para começar deve ajudá-lo em seu caminho.
●Para isso, recomendamos conferir os vídeos que mencionamos na seção dois deste artigo, onde recomendamos alguns tutoriais populares sobre alguns dos assuntos mais comuns do Blender Rigging.
●Se você está procurando algo mais abrangente ou organizado. Um curso pode ser mais do seu gosto. Para isso, recomendamos a introdução de Mark Master ao rigging e à animação no PluralSight ou a série "Blender Fundamental" do próprio Blender no YouTube (que deve apresentar todas as funções que você precisa saber).