Pronto para animar um personagem de game do zero?
Um editor simples, porém poderoso
Inúmeros efeitos para escolher
Tutoriais detalhados no canal oficial
À medida que a popularidade dos videogames de animação atinge novos patamares, a demanda por animadores de games também aumenta. Porém, as informações sobre como animar games são poucas ou inexistentes.
Confira neste artigo:
Parte 1: O que é um jogo de animação 2D & 3D?
A animação de games é uma mistura de arte e tecnologia. É uma área que exige diversas habilidades técnicas. São habilidades específicas de programação, compreensão dos fundamentos da ciência da computação e know-how prático de tecnologia, que em conjunto representam os fundamentos básicos da animação. Tanto a animação 2D quanto a 3D mudaram a experiência de jogo para sempre e criaram uma série de oportunidades. Mas elas diferem em funcionamento e aplicação.
01 Funcionamento de uma animação 2D
O flipbook é um bom exemplo do mecanismo por trás de uma animação 2D. Depois de desenhar um personagem ou objeto na primeira página de um caderno, você repete na próxima página e assim por diante. A cada página o desenho se movimenta um pouco. Quando as páginas são viradas rapidamente, os desenhos parecem se mover.
O funcionamento da animação 2D não difere muito. Porém, o detalhamento do personagem ou objeto não pode ser mínimo como num flipbook. A animação 2D exige mais personagens e mais detalhes e, ao mesmo tempo, requer detalhamento suave, visualmente atraente e preciso, o que é muita pressão para os criadores. Graças aos softwares de animação 2D, o trabalho de uma semana pode ser resolvido em minutos.
02 Funcionamento de uma animação 3D
O mecanismo de uma animação 3D é mais complicado que da 2D. É um processo em camadas que requer várias habilidades. Também envolve modelos 3D "com estrutura esquelética" e animados. Em 3D, o esboço inicial de todo o personagem ou objeto é o primeiro passo para fazer a animação. A segunda etapa é fazer um modelo 3D do objeto que se pretende animar. A terceira é aplicar textura ao objeto 3D. A estrutura esquelética é a etapa final; ela dá ao modelo 3D o poder e a capacidade de se mover. Feito a estrutura, o personagem já está pronto para as poses. Coloque-o no cenário e comece sua animação.
Part 2: Como animar games?
01 Você tem noção de como os games de animação são legais?
Um exemplo prático de como as animações fazem sucesso ao longo dos tempos são os 'Animes'. Eles continuam sendo um dos principais produtos culturais exportados pelo Japão, com um legado de mais de 20 anos. O nome 'anime' é praticamente uma versão mais curta da palavra Animação.
Você vai descobrir que existem inúmeros motivos que levam os games animados a serem tão populares. Por exemplo, a indústria de animes está avaliada em 19 bilhões de dólares, para começar.
● Existe um game para cada um
As animações de jogos estão evoluindo e é por isso que conseguem atingir os interesses da maioria das pessoas.
● Estilos únicos de animação
As animações de jogos percorreram um longo caminho e têm um apelo individual para cada faixa etária.
● História do jogo
Os gamers esperam por algo a mais além de só jogar. Por traz de cada jogo existe uma história.
● Personalização
Os gamers podem personalizar seus personagens do jeito que desejarem.
● Ação
Os gamers podem lutar em uma sequência de ação ou dirigir uma Lamborghini em uma perseguição em alta velocidade.
02 Como faço para criar um personagem?
Desenvolver um personagem começa com a imagem dele em um plano de fundo ou tema adequados. Se você é um grande fã de jogos de fantasia, sua imaginação não deve obedecer limites. Mas, no caso de um jogo de esportes, você pode ter que limitar sua imaginação com base em questões realistas.
● Tenha uma ideia geral
Defida se o personagem imaginado é o principal ou qual papel, em especial, ele desempenhará no jogo.
● Gênero
O gênero é uma questão essencial na criação do personagem. Ele predefine certos traços de personalidade.
● Construção da personalidade
Cada personagem tem um objetivo específico. A personalidade de cada personagem contribui com o cumprimento de seus objetivos.
● História de fundo
Os traços de personalidade de cada personagem são derivados de sua história de fundo.
● Forças & Fraquezas
Cada personagem deve ter algo único, seja em sua personalidade ou em sua força.
● Defina os relacionamentos
É importante imaginar e definir que tipo de relacionamento os personagens têm entre si.
● Providencie a estética
A estética visual é um domínio ilimitado na arte dos games.
● Crie mais personagens
Incluir outros personagens que se relacionem com o protagonista torna o jogo ou o enredo mais interessante.
Parte 3: Como desenhar personagens 2D & 3D para videogames
01 Como criar um personagem de game 2D & 3D — Tutorial
Primeiro, concebemos uma ideia em nossa mente de forma abstrata. No entanto, criar um personagem desde o esboço inicial até ele virar uma animação completa se trata de desenvolver detalhes mantendo uma velocidade de trabalho constante.
● Crie a composição
Torne-o mais definido e estruturado. Uma dica para estimular imediatamente sua imaginação é ver seu personagem sob diferentes luzes e cores.
● Refine o rascunho do personagem
Depois de fazer o esboço, é hora de adicionar a forma.
● Adicione referências
Comece a procurar por referências adequadas ao seu personagem.
● Adicione detalhes
Agora é hora de entrar nos detalhes, literalmente. Comece quebrando seu personagem em blocos e pedaços. Talvez não tão literalmente.
02 Aprenda a animar games que hoje estão em baixa
Com mais avanço, há mais banimento, o que significa que mais e mais tipos de games estão caindo no ostracismo. Hoje você pode animar games que são subestimados e adicionar um pouco de seu próprio estilo a eles aplicando recursos de softwares.
Você também pode usar técnicas de renderização 3D para aplicar efeitos de luz e sombra aos seus jogos.
O stop motion também é uma técnica popular de animação de jogos 2D usada em vários tipos de jogos subestimados, como recorte, animação de argila e pixelização.
O stop motion é uma ferramenta incrível com as quais os iniciantes se divertem fazendo experimentações. Você pode criar envolventes animações de jogos 2D usando softwares de stop motion, como o Adobe After Effects. Crie impressionantes tutoriais de animação em adobe com ele.
O que aprendemos no episódio de hoje
●A animação 2D e a 3D oferecem experiências distintas. As animações 2D rodam em um FPS definitivo e podem ser comparadas a uma simples animação de flipbook, enquanto a animação 3D envolve um processo chamado rigging, que dá à animação diversos movimentos e habilidades.
● Os games animados têm um apelo universal devido ao seu estilo único, história, personalização e recursos de ação. Animar seu próprio personagem exige que você preste atenção a detalhes como personalidade, história, gênero e estética.
● Você pode iniciar sua animação com 5 etapas simples — conceito, composição, esboço, referência e detalhamento.