Crie seus Shorts do YouTube com o Wondershare Filmora
Um editor de Shorts do YouTube fácil e poderoso
Tem vários efeitos de vídeo e áudio para escolher
Tutoriais detalhados fornecidos pelo canal oficial
As redes sociais são um conforto para muitos usuários. Você consegue se divertir e também pode compartilhar seus vídeos com o mundo. Entre os aplicativos populares estão TikTok e os Shorts do Youtube. O TikTok chegou ao mercado mais cedo, mas agora encontrou um novo concorrente. Os Shorts do YouTube surgiram recentemente e tem quase a mesma popularidade. Mas ainda não está claro se eles são comparáveis. Enquanto o TikTok tem mais de 2 bilhões de downloads, o YouTube, por outro lado, já tem uma audiência enorme.
Ambos oferecem aos criadores de conteúdo e aos espectadores a chance de compartilhar vídeos curtos para fins promocionais e de entretenimento. No entanto, eles são diferentes em vários aspectos. Ambos os aplicativos têm suas desvantagens e vantagens, dependendo da preferência do usuário. Leia a próxima seção para descobrir se o TikTok está prestes a ser ameaçado pelos Shorts do YouTube.
Os Shorts do YouTube e o Tiktok são a mesma coisa?
Eles não são a mesma coisa. O TikTok surgiu no mercado muito antes dos Shorts. Ele era inicialmente conhecido como um aplicativo de música; mas foi totalmente renovado em 2016. Ele imediatamente ganhou uma audiência enorme em todo o mundo. Foi isso que provocou a concorrência de outros aplicativos, que tentaram copiá-lo. Aplicativos como Instagram e Facebook adicionaram algumas funcionalidades à sua plataforma na tentativa de ser igual, mas não conseguiram. Finalmente, o YouTube conseguiu em 2020, lançando sua versão de vídeos curtos, mas apenas na versão beta do aplicativo. Os dois têm semelhanças e diferenças adequadas.
Ambos são feitos para criar vídeos curtos e permitem que os criadores adicionem músicas de bibliotecas de áudio. Você também pode ganhar uma boa grana com eles. No entanto, eles diferem em alguns aspectos. Os Shorts podem durar apenas 15 segundos, enquanto vídeos no TikTok podem durar até três minutos. Você também pode visualizar o TikTok diretamente de seu aplicativo, enquanto para os Shorts, você precisa de um aplicativo separado, o YouTube.
Shorts do YouTube e TikTok: qual você deve escolher?
Vamos examinar profundamente as semelhanças e diferenças de ambos.
- Semelhanças
Confira em quais aspectos o TikTok e o Shorts são semelhantes entre si.
1) Monetização
Ambas as plataformas fornecem aos criadores ferramentas para ganhar dinheiro com seu conteúdo. A primeira ação do TikTok foi pagar a alguns influenciadores cerca de US$ 500 para ingressar no aplicativo e criar conteúdo. Os criadores ganham dinheiro promovendo produtos e serviços ao seu público, além de poderem lançar suas carreiras por meio do aplicativo. Da mesma forma, as marcas também chegam até eles por meio da plataforma “Marketplace de Criadores do TikTok” para fazerem ofertas.
Você também pode ganhar dinheiro com os Shorts do YouTube por meio do Google AdSense. Essa é uma forma de monetização na qual os criadores exibem anúncios em seus vídeos. Os ganhos serão acumulados a cada final de mês para serem retirados.
2) Análises
Tanto o YouTube quanto o Shorts oferecem formas de análise de conteúdo, como adicionar comentários, curtidas, quantidade de compartilhamentos e muito mais. Da mesma forma, você pode visualizar seus vídeos pelo computador ou celular. Com ambas as plataformas, você obtém um número infinito de vídeos para assistir. Além disso, ambos os aplicativos se concentram em vídeos curtos para entreter os espectadores.
3) Se inscreva nos canais
Você pode entrar em contato diretamente com os criadores dos Shorts do YouTube e do TikTok. Isso dá uma margem para descobrir novos criadores para seguir e mais canais para se inscrever. Tudo o que você precisa fazer é acessar os vídeos e clicar em “Seguir” ou “Inscrever-se”. Depois disso, você começará a ver o que eles publicam e receberá notificações de postagens.
4) Privacidade
Ambos os aplicativos levaram em consideração as questões de privacidade. Eles permitem que os criadores definam seus vídeos como privados ou públicos. Com isso, seu público verá apenas o que estiver definido como “Público”. Você pode mudar isso definindo seu conteúdo como “Privado” ou escolhendo quem pode visualizá-lo. Este é um bom aspecto para permitir que apenas aqueles que você deseja vejam os vídeos.
5) Editar vídeos
Há muito que seu vídeo pode retratar. Nos dois aplicativos, você escolhe o que postar para o seu público. Ambas as plataformas permitem que você edite seu vídeo antes de postá-lo. Você pode alterar a velocidade aumentando ou diminuindo o efeito de câmera lenta. Além disso, você pode definir temporizadores para ajudar no processo de filmagem, entre outras funcionalidades.
- Diferenças
1) Aplicativo de mensagens instantâneas
Geralmente, o YouTube não é uma rede social tradicional. Embora os Shorts permitam que os usuários criem vídeos, não é uma plataforma em que eles possam se comunicar por meio de mensagens. Por outro lado, o TikTok permite que você envie mensagens diretamente a outros usuários enquanto compartilha vídeos. Isso torna o TikTok uma rede social completa, onde você interage facilmente com seus colegas e obtém feedback instantâneo. Você também pode criar conversas em grupo e se divertir.
2) Confiabilidade
Ambos também diferem no quesito de suporte e recursos integrados. O TikTok é um software autônomo que não depende de outro aplicativo para funcionar. Os usuários podem criar conteúdo de forma independente diretamente por ele. Pelo contrário, os Shorts são parte de um aplicativo embutido no YouTube e os usuários precisam acessá-lo pela plataforma dele. Isso pode ser uma vantagem para o YouTube, mas pode eventualmente afastar aqueles que desejam trabalhar de maneira independente.
3) Interface
Com o TikTok, os usuários podem adicionar legendas de vídeo no canto inferior esquerdo da tela. Ele também tem uma grande biblioteca de modelos de edição, como filtros, efeitos de tela verde, entre outros. Os Shorts do YouTube, por outro lado, tem uma biblioteca de músicas muito rica. Os usuários podem acessar músicas populares e ver os vídeos que são tendência diretamente do aplicativo também.
- O que mais você deve considerar ao escolher um deles - Sua necessidade pessoal
Escolher entre os Shorts do YouTube e o TikTok depende muito das suas preferências. No entanto, como o TikTok está no centro das atenções há mais tempo, ele já sabe as preferências dos usuários e criadores, podendo se destacar mais do que os Shorts do YouTube.
Ambos têm uma imensa base de usuários. No entanto, sendo um aplicativo independente, o TikTok ainda tem a chance de chegar no topo. Lembre-se que os Shorts ainda estão na versão “Beta” e ainda não se tornaram totalmente populares, mesmo sendo embutidos no YouTube.
O TikTok tem chance de ser o mais escolhido por muitos usuários, pois é uma plataforma independente. Eles podem se conectar com amigos por meio de conteúdo do feed ou por mensagens. Quando se trata de ferramentas de edição, a extensa biblioteca desse aplicativo permite adicionar as predefinições que você quiser. Ele constantemente mantém os criadores na plataforma, lançando novos filtros e efeitos para a criação exclusiva de conteúdo. Além disso, o TikTok mantém os usuários engajados por meio de seu recurso “Perguntas e respostas”, onde eles podem fazer perguntas interessantes aos criadores. O melhor é que os criadores podem responder a esses comentários com um vídeo. Além disso, você pode usar a guia “Descobrir” para visualizar hashtags e sons populares, que é um recurso que falta nos Shorts do YouTube.
Com o TikTok, os usuários podem adicionar legendas de vídeo no canto inferior esquerdo da tela. Ele também tem uma grande biblioteca de modelos de edição, como filtros, efeitos de tela verde, entre outros. Os Shorts do YouTube, por outro lado, tem uma biblioteca de músicas muito rica. Os usuários podem acessar músicas populares e ver os vídeos que são tendência diretamente do aplicativo também.
Como fazer vídeos de qualidade para postar no aplicativo que você escolher?
Embora o TikTok e o Shorts do YouTube permitam que você edite seus vídeos, você pode aprimorá-los com outros aplicativos de edição, como o Filmora. Ele economizará seu tempo e esforço, criando gravações interessantes. O Filmora inclui recursos avançados, como importação de arquivos de fotos e vídeos diretamente das redes sociais. Ele está disponível para Windows e Mac, sendo amplamente acessível em uma vasta gama de dispositivos.
- Efeitos de vídeo: Descubra facilmente filtros criativos, transições e outros elementos de movimento.
- Tela dividida: Esse recurso permite que você crie vídeos divertidos de forma exclusiva multiplicando ou dividindo a tela deles.
- Correspondência de cores: Aplique configurações de correção de cores em vários clipes de uma só vez.
- Removedor de ruídos: O Filmora permite remover ruídos de fundo, proporcionando um vídeo de qualidade.
Para Windows 7 ou versões posteriores (64 bits)
Para macOS 10.12 ou versões posteriores
Conclusão:
A escolha entre Shorts ou Tiktok dependerá em grande parte de suas preferências e necessidades pessoais. Se você quiser fazer vídeos promocionais nessas plataformas, talvez seja necessário levar várias coisas em consideração. Sim, o Shorts tem algumas vantagens sobre o TikTok, como a capacidade de editar seus vídeos após a publicação, um botão de "Não gostei" e uma ferramenta que permite agendar quando o vídeo será publicado. O TikTok ainda é melhor, pois está no mercado a mais tempo. Mais ainda, ele oferece recursos avançados de edição para que você faça vídeos de qualidade. Acima de tudo, ele funciona de forma independente, um recurso que a maioria dos usuários adora em comparação com seu concorrente, que precisa ser utilizado dentro do aplicativo do YouTube.