Como fazer um vídeo de culinária em etapas - um guia definitivo
Você pode ser o próximo grande YouTuber com seus vídeos de receitas novas. Obtenha um tutorial passo a passo sobre como fazer vídeos de culinária aqui.
Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas
Vídeos orientados para culinária e comida estão entre as categorias de conteúdo mais abrangentes e populares para publicar online, principalmente no YouTube, Facebook ou Instagram. Portanto, se você é um aficionado por culinária, tem excelente potencial para ganhar atenção positiva e um público fiel. Mas para criar vídeos envolventes, você precisa de muito mais do que excelentes habilidades culinárias. Este artigo tem como objetivo esclarecer os aspirantes a vloggers de comida e receita sobre os fundamentos da criação de vídeos que saem do forno, para criar conteúdo enriquecido que seja profissional, puro e com valor viral.
- Parte 1: O que preparar antes de fazer um vídeo de receita?
- Parte 2: Faça um vídeo de culinária com Filmora 9: um guia passo a passo
- Parte 3: dicas para fazer seus vídeos de culinária se destacarem
- Parte 4: Como promover seu canal de culinária no YouTube?
O que preparar antes de fazer um vídeo de receita
Embora você saiba melhor sobre o trabalho de preparação necessário para as receitas, o trabalho de preparação para fazer um vídeo começa com um plano. O que entra no plano?
Brainstorm esta equação - Conteúdo Principal + Duração + Luz + Som + Câmera + Ângulo da Câmera, Fotos e Transição .
O conteúdo principal é como você imagina o vídeo finalizado . Pergunte a si mesmo - você quer um show de introdução? Você vai falar no vídeo ou mostrar apenas as mãos e a culinária com uma música de fundo? Como você deseja apresentar os ingredientes? Haveria dicas adicionais? Em qual plataforma você vai publicar seu conteúdo? Qual deve ser a duração dos seus recortes? Considere todas essas perguntas para traçar uma estrutura básica de seu vídeo
A câmera é um elemento central . Seja um smartphone ou uma câmera digital de alta fidelidade, vale a pena familiarizar-se com as melhores posições e orientações de luz e a capacidade do dispositivo em produzir a melhor qualidade de imagem.
Como será o seu som? Se você vai falar no vídeo, é recomendável usar um microfone. Ou então, você também pode usar o som de fundo. Mas para misturar som com o vídeo, você precisa de uma excelente ferramenta de edição de som.
Por fim, vem a parte de edição e finalização. Eventualmente, você precisará de um software de edição de vídeo específico para ajudá-lo a trabalhar com as transições de vídeo, som e efeitos visuais. Escolha um kit de ferramentas que seja fácil de aprender e com o qual você possa se sentir confortável, para que o trabalho de edição de vídeo não tire o foco da tarefa principal de cozinhar.
Agora, depois de ter todos os ingredientes essenciais para criar seu vídeo, comece a praticar. Lembre-se de que é mais natural que os primeiros vídeos pareçam amadores ou ineptos. E isso faz parte do plano. Não desanime e continue.
Faça um vídeo de culinária com Filmora 9: um guia passo a passo
Como uma das ferramentas de edição de vídeo mais fáceis de usar, o Filmora9 com todos os recursos é a escolha certa, considerando que pode atender à maioria das suas necessidades. Além disso, você ficaria encantado em saber que o software também possui uma série de recursos e funções e até vídeos tutoriais dedicados a vídeos de culinária.
Etapa 1: filmar o vídeo
Quer você vá apresentar um vídeo tradicional no estilo "cozinhe comigo" ou apresentar o estilo "jump-cut" contemporâneo com foco em vídeos curtos rápidos, você precisa preparar todo o equipamento e ingredientes para se adequar às fotos quadro a quadro. Considere derramamentos, quedas, cozimento em excesso, etc. como parte do processo, portanto, mantenha substitutos adequados para continuar com seu projeto sem vacilar. Se você estiver usando um telefone, mantenha-o totalmente carregado. E tenha um plano prévio sobre o que você deve fazer ao receber uma chamada urgente durante a filmagem. Além disso, considere fazer uma investigação do local da filmagem para quaisquer itens frágeis, cantos pontiagudos, áreas escorregadias, animais de estimação curiosos, etc. para evitar tropeções e quedas no meio da filmagem, especialmente ao trabalhar com um cinegrafista que está acompanhando seu movimento. Se você estiver usando um tripé e luzes de chão,
Etapa 2: mporte seu vídeo para o Filmora9
Você precisa sincronizar o dispositivo usado para filmar o vídeo com o computador que possui o Filmora9 instalado. Pode ser um telefone ou uma filmadora. Assim que os dispositivos estiverem sincronizados, você deve iniciar o software Filmora e clicar no botão “Mídia” na barra de ferramentas superior direita. Lá você encontrará o botão "Importar" . Você receberá uma mensagem pop-up solicitando que escolha o tipo de dispositivo. Selecione o caminho certo e seu vídeo será importado na interface do Filmora9.
Etapa 3: editar o ritmo do vídeo: lapso de tempo, corte rápido, câmera lenta
Para criar vídeos nítidos e rápidos, você não precisa engolir o conteúdo de olho na duração. Pense bem quando você tiver os recursos de uma ferramenta como o Filmora9. Aqui estão os três melhores recursos que o ajudam a criar receitas rápidas, mas bem definidas.
Lapso de tempo : o recurso de lapso de tempo permite ajustar a velocidade do vídeo de câmera lenta para 10x mais rápido. Para usar isso, clique duas vezes em um clipe específico em seu vídeo importado e abra as configurações de velocidade personalizadas. Use o medidor de ajuste ao lado da velocidade para tornar o clipe tão rápido ou lento quanto você deseja. Você pode usar o mesmo recurso para introduzir os efeitos de câmera lenta em certas áreas do vídeo.
Agora, quando você está usando os efeitos de avanço rápido ou câmera lenta, é melhor ter um vídeo estável com iluminação consistente e um fundo estático. Existem também as opções de velocidade reversa que podem reproduzir o clipe para trás, como no flash-back. O recurso de edição Ripple permite cortar um clipe longo sem problemas.
Jump Cut: O Jump Cut é sobre cortar áreas indesejadas no clipe. Pode soar como a edição Ripple mencionada acima, mas a edição ripple é mais funcional para cortar um vídeo contínuo de forma que o visualizador não perceba o recorte. Para o Jump Cut, não precisa ser um clipe constante. Você pode ir para o próximo quadro ou cena com um movimento abracadabra.
Para usar o Jump Cut, coloque o cursor sobre o início do clipe que deseja cortar, clique com o botão direito sobre ele e selecione “Split” (o recurso “tesoura” na barra de ferramentas faz a mesma coisa). Para deixar isso legal, visualize a parte do clipe mais uma vez e exclua os cortes entre dois clipes com o mesmo clique com o botão direito.
Etapa 4: Compreendendo as transições no Filmora 9
As transições tornam o seu vídeo mais interativo e ajudam a separar o vídeo quadro a quadro com efeitos como dissolver, fade, flash, etc., existem inúmeras opções de transição disponíveis no traje Filmora9.
A melhor maneira de arrastar e soltar os clipes na linha do tempo é cortar partes do clipe para encurtá-lo. Depois de ter todos os clipes no lugar, vá para as opções de “Transições” na barra de ferramentas superior para aplicá-lo no final ou no início de cada clipe.
Etapa 5: áudio, reprodução e edições de som
Existem várias opções nas quais você pode remover o ruído de fundo, adicionar narração, adicionar música e separar o áudio do vídeo.