Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR

Videografia de Alimentos: Como Gravar Vídeos de Alimentos

autor

Jul 30, 2024• Soluções comprovadas

Vídeos de receitas curtas são atualmente uma tendência popular no YouTube e no Instagram. Eles oferecem um guia visual para criar deliciosos itens de menu que variam de deliciosas entradas a lanches para crianças.

Se você gostaria de criar alguns desses vídeos de comida você mesmo, este artigo irá ajudá-lo a gravar os vídeos de alimentos mais atraentes possíveis.

5 Dicas Para Gravar Vídeos de Comida

1. Luz

A luz é um dos fatores mais cruciais para o seu vídeo. Se a iluminação for muito brilhante, sua videografia de alimentos aparecerá desbotada. Se a iluminação for muito escura, a comida aparecerá sombreada e difícil de ver. Também não é uma boa opção, porque não apresenta um produto muito profissional.

O melhor a utilizar é a iluminação natural. Você quer muita luz natural brilhante, mas não fluindo diretamente através de suas janelas, pois isso cria sombras.

Se a cozinha não funcionar bem para você, experimente com outros cômodos ou fora, mas certifique-se de manter os móveis e a desordem fora de suas fotos.

2. Áudio

O áudio é um dos principais componentes que diferencia a videografia de alimentos da fotografia de alimentos. Há duas opções viáveis. Você pode definir seu vídeo como música, o que ajudará a definir o tom para a velocidade do quadro, ou pode usar uma narração para fornecer descrições audíveis.

Áudio

3. Tente Contar uma História

O que parece ser uma mudança insignificante pode ser monumental. Ao criar vídeos de receitas, você quer tentar contar uma história.

Por exemplo, em vez de mostrar uma batedeira, você pode mostrar uma mãe ajudando seu filho a misturar os ingredientes. No final do clipe, você poderia mostrar apenas a comida, ou você poderia mostrar um homem passando pela janela com seu cachorro a reboque.

Contar uma história ajudará a atrair os espectadores para o seu vídeo para que eles assistam até o final. Trata-se de tornar os espectadores o mais investidos possível em um período de tempo muito curto.

Se você não começar a puxá-los, como contando uma história, nos primeiros vinte segundos, eles provavelmente não continuarão assistindo.

Alimento

4. Edição de Vídeo

Uma vez que o vídeo é filmado, você terá que fazer algum trabalho de pós-produção. Em outras palavras, você precisa editar seu vídeo. Isso é mais demorado do que com a fotografia de alimentos, porque você deve editar por quadro, colocar a música, adicionar quadros de título e assim por diante.

Um grande erro que as pessoas cometem com seus vídeos de comida é o uso de muitas transições ou cut-scenes, como desbotamento, redução de zoom, etc.

A melhor maneira de editar seus vídeos é pela qualidade, com um mínimo de 90-97% de fotos diretas – o que significa que nenhuma transição é usada.

5. Decoração

Algumas pessoas optarão por gravar seus vídeos usando cores fortes e brilhantes em sua comida e configuração.

Outros podem decidir que um cenário simples – como uma mesa de madeira clássica com nada mais do que um pequeno vaso de flores – é mais adequado para o prato que estão criando.

Ambos são ótimas escolhas, mas a chave é basear suas configurações fora do seu prato, garantindo que a área ao redor da comida seja complementar e não contrastante.

Os cinegrafistas podem optar por usar outras técnicas para fazer o prato final estourar.

Isso pode incluir escultura de alimentos, técnicas de chapeamento ou mesmo apenas o uso de equipamentos de alta tecnologia que têm o potencial de capturar até mesmo o menor fragmento de alimento em detalhes vívidos.

Alimento decorativo

Equipamento

1. Smart Phone

Uma maneira de gravar vídeos de comida é com o seu smartphone. Para fazer isso, use o conjunto de recursos de câmera integrado para gravar vídeo no modo paisagem (isso parece o melhor).

Segure muito imóvel para evitar tremores e simplesmente segure a tela para foco automático e exposição antes de iniciar o filme.

Smart phone

2. Lente

Se você vai fotografar com uma câmera, você precisa de uma câmera mirrorless ou DSLR. Um click-and-shoot padrão não fornecerá uma qualidade de vídeo alta o suficiente. Junto com uma câmera de alta qualidade vem a necessidade de uma lente de alta qualidade.

A lente com a qual você fotografa deve ser capaz de aumentar ou diminuir o zoom na comida. Você vai querer evitar uma lente que apresente estática ou tenha cortes, chips ou cortes no vidro.

Quanto ao disparo em si, você pode se sentir à vontade para experimentar lentes que oferecem estilos únicos, como macio ou duro

Lentes

3. Tripé

Outra coisa que você vai querer ao fotografar com uma câmera é um tripé. Um tripé é necessário porque mantém a câmera estável, além de permitir que você esteja presente no vídeo, se desejar.

Você pode encontrar um tripé barato em muitas cadeias de lojas para começar, embora você possa querer investir em um melhor no futuro.

Tripé

Conclusão

Este guia básico deve lhe dar um começo sólido na criação de videografia de alimentos top de linha para suas contas de mídia social.

Se você achar que seu primeiro vídeo não é tão incrível quanto você pensou que seria, lembre-se de que leva tempo para se tornar um mestre em algo. Com a prática, você verá os vídeos gravados progressivamente se tornando mais profissionais.

Baixe Versão Windows Baixe Versão Mac

author avatar
João Pedro
João Pedro é escritor e amante de tudo relacionado a vídeos.
Artigos Mais Recentes
Últimas versões e recursos

A atualização do Filmora para a versão 14 já está oficialmente disponível.

por João Pedro Oct 18, 2024 10:00 AM

Última versão e recursos do Filmora 14 para Mac

Descubra as últimas versões e recursos do Filmora 14 para Mac.

por João Pedro Oct 18, 2024 10:00 AM

Auto Reframe de vídeos

Este é o guia completo sobre o recurso Auto Reframe do Filmora.

por João Pedro Oct 18, 2024 09:38 AM

autor

João Pedro

staff Editor

Comentário(s)