Vimeo vs YouTube: Qual é o Melhor?
Quer seja um comerciante, produtor de vídeos ou jogador, irá encontrar todas as informações úteis para alcançar facilmente o seu público-alvo.
Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas
Hoje em dia muitas pessoas partilham os seus vídeos para todos os cantos do mundo, em que duas das principais plataformas para o efeito são o YouTube e o Vimeo. Este artigo apresenta todas as diferenças entre o YouTube e Vimeo para que possa decidir qual é a melhor plataforma para si. Quer seja um comerciante, produtor de vídeos ou jogador, irá encontrar todas as informações úteis para alcançar facilmente o seu público-alvo.
Leia mais:
Vimeo Basic, Vimeo Plus ou Vimeo Pro: Qual o Melhor para Si?
Assista ao vídeo em baixo para mais informações:Visão Geral do YouTube e Vimeo
1 Comunidades
YouTube: No que toca aos usuários registrados, o YouTube é superior com mais de mil milhões de visualizações todos os meses. Você pode interagir com os seus espectadores através dos comentários, e as pessoas podem seguir o seu canal e receber notificações sobre novos comentários ou vídeos publicados. Como já existe uma enorme base de usuários no YouTube, é mais fácil conseguir um bom número de seguidores se apresentar conteúdo de qualidade. É mais difícil controlar o conteúdo púlbico, o que é uma desvantagem de usar o YouTube além do suporte de cliente disponível que não é o melhor. Devido aos comentários não serem moderados regularmente, é mais fácil as pessoas distrairem-se do vídeo. Normalmente, muitas as empresas optam por bloquear os vídeos do YouTube no sistema interno, o que significa que não poderá obter as visualizações desses trabalhadores na sua hora de almoço.
Vimeo: Dispondo de conteúdos de alta qualidade e sem anúncios, os criadores de vídeos podem rapidamente construir uma boa base de seguidores e receberem comentários de pessoas que pretendem contribuir com informações valiosas e construtivas. Tem um sistema analítico mais detalhado se tiver o seu próprio domínio, o que torna mais fácil verificar o que é necessário melhorar caso ainda não tenha atingido os objetivos que pretende. Com a Google a adquirir recentemente a plataforma do YouTube, é pouco provável que tenha a mesma exposição que teria, contudo pode obter uma boa base de seguidores e ter uma ideia geral do que está a correr bem e do que precisa de melhorar. Por conter seguidores de maior qualidade, é menos provável que receba comentários negativos ou abusivos ao usar o Vimeo, contudo é uma plataforma à base de subscrições em que cada nível lhe oferece espaço de carregamento superior.
2 Adesão
YouTube: Por outro lado, o YouTube é gratuito para todos os usuários pois o objetivo da empresa é obter receitas através dos anúncios. Contudo, tem a opção de aderir a uma subscrição conhecida como YouTube Red, que lhe permite assistir a todos os vídeos que quiser sem os anúncios irritantes. Também lhe permite baixar os vídeos para que os possa visualizar offline, tem um aplicativo de música e ferramentas originais de programação
Vimeo: O Vimeo tem 4 opções de adesão diferentes adequadas às suas necessidades; Basic, Plus, Pro e Negócios. Quanto maior for o custo, maior é o nível de suporte e capacidade de armazenamento disponibilizados. Tem um plano de adesão gratuito que apenas oferece 500MB todas as semanas.
3 Publicidade
YouTube: O que torna o YouTube gratuito é o fato de receberem os seus lucros através de publicidade visível não só por toda a plataforma, como também em forma de anúncios que demoram alguns segundos antes dos vídeos selecionados. Esta é uma excelente notícia se você for um vendedor, pois poderá alcançar mais espectadores em vídeos relacionados com a sua marca/produto/serviço. No entanto, demasiados anúncios podem ser extremamente irritantes para os usuários comuns.
Vimeo: Sendo um serviço de subscrição pago, e dispondo até de um pacote gratuito limitado, você não poderá visualizar ou mostrar anúncios aos espectadores, o que aumenta as probabilidades dos seus vídeos serem assistidos na totalidade devido a não conterem anúncios.
Leia mais:
Como Criar uma Intro do YouTube
4 Atualizar Vídeos
YouTube: Se optar por carregar vídeos para o YouTube, não poderá usufruir dos mesmos benefícios que o Vimeo, pois a única forma de corrigir um vídeo é removê-lo, eliminá-lo e a carregar novamente o vídeo novo. Infelizmente, este processo remove também todas as estatísticas do vídeo como as visualizações conseguidas até ao momento. Por isso se optar pelo YouTube para carregar os seus vídeos, certifique-se que não existem falhas antes de carregar, porque depois não tem como os corrigir online.
Vimeo: Ocasionalmente um vídeo carregado pode precisar de ser alterado devido a alterações feitas ao produto ou à oferta apresentada, ou você reparou nalgum pormenor que precisa de ser corrigido. No Vimeo, se precisar de atualizar um vídeo, é possível fazê-lo sem perder as estatísticas e visualizações que conseguiu com tanto trabalho, o que é uma excelente notícia se tiver reparado num erro no vídeo ou precisar de adicionar ou remover alguma parte desejada.
Conclusão
Quando chegar a altura de tomar a decisão final sobre se deve usar o YouTube ou o Vimeo, deve ter em conta o tipo de audiência que pretende atrair. Com o Vimeo tem mais probabilidade de captar a atenção de criadores e realizadores de filmes, enquanto que no YouTube poderá reunir um público-alvo maior de usuários comuns e ter maiores possibilidades de obter uma classificação elevada nos motores de pesquisa.