Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR

Filmora

O melhor editor de vídeo para criadores

  • Com funções profissionais, como tela verde, rampa de velocidade e animação com keyframe.
  • Oferece mídia de estoque livre de royalties, efeitos impressionantes com estilo de Hollywood.
  • Edite automaticamente com tecnologia AI para economizar seu tempo.

Melhores Editores de Vídeo Gratuitos para Ubuntu

João Pedro
João Pedro Publicado em 2022-07-04, atualizado em 2023-01-11

O Ubuntu está bem adaptado ao mundo multidimensional, não apenas em termos de reprodução de música e vídeo, mas também na criação desses materiais. Hoje em dia, o Ubuntu nos permite criar arquivos de áudio e vídeo profissionalmente. E o melhor é que podemos fazer isso sem nenhum custo.

Aqui falaremos sobre alguns editores de vídeo gratuitos que podemos baixar e instalar no Ubuntu neste exemplo. Ele oferece a oportunidade de criar vídeos profissionais e até mesmo um modo de vida, como com os YouTubers. Mas para facilitar a escolha entre tantos aplicativos hoje, selecionamos 10 Editores de Vídeo para Ubuntu.

Os 10 Melhores Softwares Gratuitos de Edição de Vídeo para Ubuntu

Escolher o editor de vídeo certo pode ser difícil para algumas pessoas, mas é aí que entra o FOSS Ubuntu. Reunimos uma lista dos melhores editores de vídeo para Ubuntu para ajudar você. Nós experimentamos e testamos esses aplicativos. E com base em nossa experiência, recomendamos:

1. OpenShot

Estamos confiantes de que você não encontrará um editor de vídeo mais fácil de usar do que este. O OpenShot é provavelmente a melhor escolha quando você é novo na produção de vídeo. É simples de usar, mas também possui vários recursos interessantes.

Este editor vem com uma infinidade de títulos e transições e compatibilidade com a maioria dos formatos de vídeo e imagem. Você também recebe uma excelente opção de exportação que permite salvar arquivos em vários formatos. Como já mencionado, o aplicativo foi projetado para atender às necessidades dos alunos iniciantes; ainda assim, usuários avançados não ficarão insatisfeitos porque ele suporta formatos de vídeo de alta qualidade, como 4K.

O OpenShot possui vários recursos úteis de edição de áudio, incluindo ver formas de onda na linha do tempo e até exibir a forma de onda como parte do filme. Também permite que você separe o som do videoclipe e sintonize cada canal de som separadamente.

2. OBS Studio

O OBS Studio é uma ferramenta gratuita e de código aberto que pode ser baixada e instalada no Ubuntu e em outros sistemas operacionais, como Windows e Mac. Porque ele inclui uma fantástica captura de tela, O OBS Studio está se tornando famoso por fazer vídeos do Ubuntu ou outros programas de computador. O OBS Studio é um editor de vídeo básico que permite misturar fotos, filmes e músicas facilmente.

O OBS Studio pode criar filmes nos seguintes formatos: Flv, Mkv, mp4, mov, ts e m3u8. Embora os formatos não sejam muito abertos, eles são compatíveis com sites de publicação de vídeos na Internet. Este editor permite modificar o vídeo em vez de simplesmente transmiti-lo, embora a funcionalidade de edição não seja tão robusta quanto a do Kdenlive ou do Openshot.

O OBS Studio também se conecta a sites de streaming de vídeo para criar vídeos ao vivo, ao contrário de outros softwares de edição de vídeo. Isso o tornou um software altamente popular entre os YouTubers e que podemos baixar em qualquer versão do Ubuntu.

3. PiTiVi

Como muitos outros, este permite realizar atividades básicas de edição de vídeo, como reduzir, cortar, encaixar, dividir e mixar. O programa também suporta vários idiomas adicionais para aqueles que não são fluentes em inglês. Você provavelmente deve ler o manual antes de usá-lo, pois ele contém muitas informações valiosas sobre o uso deste aplicativo.

Em poucas palavras, o aplicativo oferece uma experiência de usuário com capacidade de toque e acelerada por hardware. Camadas ilimitadas de faixas de vídeo/áudio, histórico completo de desfazer/refazer, reduzir, cortar, edição de som de várias camadas de áudio simultâneas sobre camada, curvas de keyframe de volume, aprimoramentos de áudio de keyframe e muito mais são suportados.

O Pitivi cria miniaturas e formas de onda em segundo plano para fornecer o melhor desempenho sem interferir no seu fluxo de trabalho. O Pitivi pode ser encontrado na maioria dos repositórios de software do Ubuntu. Se desejar, você também pode baixar kits pré-montados.

4. Kdenlive

O Kdenlive é, sem dúvida, um dos melhores aplicativos de edição de vídeo para Ubuntu disponíveis no momento! O que o diferencia de outros editores de vídeo é que ele é totalmente gratuito e inclui vários recursos úteis. O MLT Framework, que é baseado em muitos outros projetos de código aberto, lida com a maior parte da edição de vídeo no Kdenlive, construído em Qt e nas bibliotecas do KDE Frameworks.

Compatibilidade de layout ajustável, uma lista de clipes, uma cronologia multifaixa, backup automático, efeitos especiais de keyframe e transição estão todos incluídos neste programa de edição de vídeo. Você tem um formato de arquivo especial ou filmadora? Não é um problema - o Kdenlive funciona com praticamente qualquer coisa.

Também vale a pena notar que o Kdenlive roda em Mac OSX e FreeBSD. A edição de proxy é outra função útil. Esta função útil pode produzir cópias de baixa qualidade de seus clipes de origem para edição rápida e renderizá-los em resolução total.

5. Shotcut

Outro editor de vídeo gratuito, de código aberto e multiplataforma é o Shotcut. Ao contrário do Kdenlive, os editores de vídeo iniciantes teriam um entendimento mais abrangente do Shotcut por causa de sua interface amigável. Ele possui edição de linha do tempo nativa, transições e filtros de vídeo e uma linha do tempo multifaixa, entre outras coisas.

São suportados keyframes para filtros digitais e edição de 3 pontos. O Shotcut é útil se você precisar remover o áudio de um videoclipe rapidamente. Adicionalmente, ele permite editar áudio e filmes em 4K. Além disso, permite o monitoramento externo.

A sincronização de transporte JACK, mistura de áudio em todos os canais, recursos de som estéreo, mono e surround 5.1 são suportados na frente de áudio. O Shotcut é considerado ideal para iniciantes e, se você for um, é altamente recomendável obtê-lo para o seu Ubuntu.

6. Lightworks

Porque as funções vão além do mundo dos editores inexperientes, este editor de vídeo para computadores Ubuntu é adequado para especialistas em edição de vídeo. O premiado programa de edição não linear (NLE) pode lidar com imagens em 4K, Blu-Ray e até SD e HD. Você também descobrirá fluxos de trabalho de Proxy Low-Res para 4K e suporte para arrastar e soltar juntamente com esses recursos.

Ele possui voice-over e acaba de adicionar compatibilidade Mackie MIDI para usuários do Ubuntu. O Lightworks suporta a maioria dos conectores analógicos e digitais, ou seja, conectores 12G, 3G-SDI, áudio óptico, HDMI 2 e AES/EBU. Os criadores também incluíram ferramentas de edição de vídeo de nível profissional e filtros e aprimoramentos de áudio.

7. HitFilm Express

Confira o HitFilm Express da FXhome quando você for procurar o melhor software de edição de vídeo, mas não quer gastar muito dinheiro. Este editor de vídeo gratuito oferece a maioria dos mesmos recursos que as suítes de produção de primeira linha, com capacidade de vídeo 4K, edição em 360 graus e centenas de efeitos especiais.

Na realidade, quando se trata de recursos de edição, o Hitfilm Express é extremamente semelhante ao Adobe Premiere Pro.

A principal desvantagem deste programa é que ele consome muitos recursos do sistema, o que significa que não será executado em muitos laptops com pouca capacidade. Você terá que pagar mais por coisas como texto 360-graus, facilidades extras de gradação de cores e outros aprimoramentos estéticos, entre outras coisas. O Hitfilm Express é um editor de vídeo tão forte e simples de usar que é difícil acreditar que é gratuito. É uma ótima opção para qualquer criador de vídeo com um orçamento apertado.

8. VLC

O VLC Media Player tornou-se um dos players de mídia mais usados. Ele não é apenas simples de usar, mas também suporta uma variedade de tipos de arquivos sem exigir mais compras ou downloads.

Ele pode ser usado para otimizar áudio e vídeo no dispositivo de sua escolha. Ele pode reproduzir streamings DivC e MPEG. Você também pode assistir a vídeos enquanto eles são baixados. Ele possui uma interface de usuário básica e fácil.

Ele pode ser usado para iniciar ou ingressar em uma transmissão de vídeo. O VLC pode ser controlado por teclas de atalho. Algumas opções podem ser ajustadas para se adequar ao seu gosto. Você não precisa baixar nenhum codec para ler arquivos de música ou vídeo. Ele inclui um equalizador embutido que permite aos usuários aumentar a qualidade do som sem alterá-lo.

9. Cinelerra

O Cinelerra é um editor de vídeo para GNU/Ubuntu, lançado pela primeira vez em 1998. Foi o primeiro editor de vídeo não linear para GNU/Ubuntu que funcionava com plataformas de 64 bits. O Cinelerra foi um grande sucesso em seus primeiros anos, pois era um editor de vídeo abrangente e gratuito que era praticamente único em seu campo. No entanto, com o passar do tempo, o progresso diminuiu e muitos usuários abandonaram o projeto.

Atualmente, o trabalho está em andamento e novas versões do Ubuntu estão sendo lançadas em etapas. O Cinelerra inclui um painel de edição dividido que, como o Gimp, permite edição não linear de vídeo. Como todos os outros editores de vídeo, o Cinelerra oferece uma variedade de efeitos e transições de vídeo para a produção de filmes e apresentações de slides. Podemos obter o Cinelerra do Sourceforge; uma vez instalado, devemos executar o programa usando o comando./.

10. Blender

Assim como o Lightworks e o KDenlive, este editor de vídeo é voltado para usuários avançados, mas o melhor é que é gratuito. Ele se concentra na animação 3D em vez da edição de vídeo tradicional. É amplamente utilizado em modelagem 3D, efeitos visuais, animação, simulação, pipeline e desenvolvimento de jogos.

O Blender tem filtros, transições, keyframes, camadas de ajuste, controle de velocidade, pré-visualização ao vivo, exibições de histograma, forma de onda luma e vetorscópio de croma para produção de vídeo. Além disso, também permite misturar, sincronizar e limpar arquivos de áudio.

Como todas essas funções podem ser uma curva de aprendizado íngreme, é um pouco desafiador para produtores de vídeo inexperientes. É, sem dúvida, o melhor exemplo de um projeto comunitário gratuito e de código aberto. O Blender é um programa gratuito encontrado em praticamente qualquer loja de aplicativos de software.

Conclusão

Bem, aí está - a sua melhor lista de ferramentas de Editores de Vídeo para Ubuntu. O uso do Ubuntu não impede que você instale aplicativos de alta qualidade. Além dos editores de vídeo descritos acima, há muitos outros aplicativos Ubuntu disponíveis.

Alguns são voltados para profissionais (como Lightworks, HitFilm Express e Blender), enquanto outros são projetados para iniciantes (semelhantes ao Shotcut e OpenShot). Além disso, como a maioria dos editores de vídeo está atualmente acessível na Google Play Store, você poderá baixá-los e instalá-los em seu laptop Ubuntu.

João Pedro
João Pedro Escritor
Compartilhe:
Compartilhe:
filmora logo filmora logo
  • ㆍFica sem paciência quando não consegue editar um vídeo perfeito para postar? -- Usa Filmora para editar vídeo com facilidade. 😆
  • ㆍNão sabe como usar os efeitos maravilhosos para melhorar a qualidade de vídeo? -- Usa Filmora para te ajudar a aperfeiçoar seus vídeos. 😘
  • ㆍNão consegue achar um lugar certo para aprender a edição de vídeo? -- Participa a comunidade do Filmora, temos um canal do YouTube ensinando a edição de vídeo para você. 😍
Segurança Garantida
Artigos Populares