Os vídeos em Ultra HD, também conhecidos como vídeos 4K, têm uma resolução em 3840 x 2160. Tornaram-se populares em 2016 e já ultrapassaram os vídeos HD e Ultra HD como o tipo de vídeos com maior resolução que existe. A maioria dos vídeos são capturados em HD, mas à medida que a tecnologia evolui, os vídeos em 4K parecem ser cada vez mais populares. Graças à camada adicional de detalhe que as câmeras fornece, os vídeos em 4K são arquivos grandes com maior flexibilidade de edição.
Vários softwares de edição de vídeos em 4K têm sido desenvolvidos recentemente para simplificar o processo de edição de vídeos. Estes editores gratuitos de vídeos 4K permitem-lhe importar, editar, e exportar vídeos muito facilmente. Este artigo irá mostrar-lhe alguns dos melhores editores de vídeos gratuitos em 4K que deve experimentar ainda em 2022.
Parte 1: Top 5 Os melhores softwares gratuitos de edição de vídeos em 4K para Windows e Mac
1. iMovie
SO Suportados: iPhone, iPad, e Mac
O iMovie é um dos softwares de edição de vídeos em 4K gratuitos mais populares do mercado. Com o iMovie, você pode criar um vídeo profissional sem precisar de qualquer experiência de edição. Pode importa imagens e vídeos em 4K para o iMovie para depois aparar, dividir e adicionar títulos e transições, filtros ou efeitos no vídeo simplesmente arrastando e largando. Além disso, pode importar e exportar vídeos com 60 frames por segundo no iMovie.
O iMovie é um software de edição de vídeos que consegue importar gravações de vídeos a partir de câmeras digitais em formato MiniDV. Consegue reproduzir DV, HDV, AVCHD, iFrame, Animation Codec, e outros formatos de vídeo. Você pode importar vídeos em 4K directamente para o imovie e exportá-los em vídeos 4K em 24fps/30fps/60fps. Você pode também partilhar um vídeo em 4K directamente a partir do iMovie.
Pros:
1. Compatibilidade entre diferentes dispositivos:
Este editor de vídeos em 4K gratuito foi desenvolvido para trabalhar em diferentes dispositivos (iPhone, iPad e Mac). Você pode iniciar um projeto no seu iPhone e depois transferi-lo para seu iPad através do AirDrop ou iCloud Drive. Permite-lhe partilhar seus projetos em curso em diferentes dispositivos e também enviá-los do seu iPad para MacBook ou iMac.
2. Funcionalidades de edição avançadas:
O que torna este editor de vídeos em 4K gratuito tão especial é sua oferta de funcionalidades de edição inovadoras durante a criação e edição dos seus vídeos. Compreensivelmente, todos os editores de vídeo devem oferecer funcionalidades de edição básicas; contudo, o iMovie permite-lhe usar ferramentas mais avançadas como tela dividida, picture-in-picture, e efeitos de tela verde.
3. Salve todos os arquivos originais
Uma vantagem de trabalhar com diferentes dispositivos é a possibilidade de salvar todos os arquivos originais. Assim poupa tempo visto poder importar qualquer mídia desejada para criar seu projeto sem perder os arquivos originais.
Contras:
- Arquivos distorcidos: Se você não seguir correctamente o processo de importar e exportar, os arquivos podem ficar distorcidos resultando em imagens difusas.
- Apenas disponível em dispositivos iOS/macOS/iPad.
2. VSDC
SO Suportados: Windows 2000/XP/2003/Vista/7/8/10
O VSDC é um editor de vídeos em 4K gratuito que oferece uma experiência de edição mais iniciante. Suporta gravação de narrações, captura do ambiente de trabalho e edição de arquivos de vídeo e áudio. Com o VSDC, você pode acumular diversas camadas de gravações numa única composição. Pode facilmente aplicar efeito picture-in-picture e alterar seu aspecto ou posição.
O VSDC permite-lhe importar vídeos em 4K, áudio e arquivos de imagem. Para importar com sucesso todos estes arquivos, pressione ‘Shift + I’ para adicionar uma imagem, ‘Shift A’ para adicionar um arquivo de áudio, e ‘Shift V’ para adicionar um arquivo de vídeo. O VSDC permite-lhe exportar vídeos em 4K para o PC ou partilhar em plataformas online como o YouTube. Para exportar estes arquivos, acesse a aba de exportar projeto no topo, e defina o perfil na maior qualidade. Clique no botão Editar Perfil e selecione a opção do modelo 4K na lista. Selecione a qualidade do vídeo e áudio desejada e salve o vídeo em 4K.
Pros:
- Todas as ferramentas de edição de vídeos à disposição.
- Fantásticos efeitos visuais.
- Processamento de texto eficiente.
- Imensos modos de mistura.
Contras:
- Poucos recursos de edição mais profissionais.
- Disponível apenas para Windows.
- Não existem ferramentas de forma de onda do áudio e aceleração de hardware.
3. Shotcut
SO Suportados: Windows, Mac, e Linux.
O Shotcut é mais um editor de vídeos em 4K gratuito desenvolvido para dispositivos Linux, Macintosh, e Windows e contém imensas funcionalidades úteis de edição. Este software de edição de vídeos em 4K pode não ser o programa mais bonito que irá encontrar, mas oferece um processo de edição muito suave e direto.
Este software de edição de vídeos profissionais suporta a maioria dos formatos de áudio e vídeo mais recentes, incluindo ProRes, DNxHD, e 4K, e permite-lhe aparar, cortar, inserir e substituir o vídeo e áudio. Com seus efeitos de vídeo, você pode aplicar correção e gradação de cores, adicionar efeitos de desvanecimento de entrada e saída, reverter o clipe, e até editar vídeos em 360º.
Veja aqui um vídeo-tutorial completo do YouTuber Kevin Stratvert, com todas as informações necessárias sobre como usar o Shotcut, incluindo como criar um projeto, adicionar mídia, editar e exportar clipes.
Pros:
- Acesso simplificado: Este editor de vídeos em 4K é open-source. Os usuários podem facilmente alterar os códigos fonte tornando o processo de edição mais simples e claro.
- O Shotcut contém todas as ferramentas necessárias para garantir os melhores resultados aos seus clientes. Oferece todos os principais elementos para uma edição de vídeos eficaz e muitas outras funcionalidades atuais de suporte.
- O Shotcut oferece uma interface fácil de usar para você terminar um projeto rapidamente que pode ser analisado por todos os membros da sua equipe. O painel de pré-visualização disponibiliza um menu de início rápido, além do menu de visualização que permite escolher que funcionalidades ficam visíveis na tela. Alguns dos elementos mais fantásticos deste software são seus filtros de vídeos e áudio, os quais podem ser personalizados e combinados de diversas formas. É muito fácil personalizar todos os parâmetros com caixas de opções e cursores simples. O Shotcut é tão eficaz que consegue simplificar a utilização dos efeitos para os usuários mais comuns.
Contras:
- A plataforma pode ser um pouco confusa quando for usada pela primeira vez, devido à interface não ser muito intuitiva.
4. Lightworks
SO Suportados: Windows, Linux, e macOS
O Lightworks é mais um editor de vídeos capaz de editar vídeos em 4K da EditShare para todos os que já tenham algum experiência de edição de vídeos. Tem uma interface de usuário simples e intuitiva com as abas REGISTRO, EDITAR, VFX, e ÁUDIO disponíveis no topo da interface. Contém alguns arquivos de áudio pagos e sem direitos de autor para que você não tenha que perder tempo a procurar músicas noutro sítio. Este software contém algumas funcionalidades de edição avançadas como edição em multi-câmera e exportação em massa. Suporta até plugins externos, tais como o Boris FX, Boris Graffiti, e GenArts Sapphire. Permite aos seus usuários editar vídeos livremente, podendo cortar o vídeo até obter o tamanho desejado.
Contudo, você precisa de pagar para exportar vídeos em 4K, pois este recurso apenas está disponível para usuários Pro do Lightworks.
Pros:
- Este software permite importar facilmente seus clipes e disponibiliza um leitor de reprodução dedicado. Isto é possível graças a este editor de vídeos 4K ter uma interface composta por painéis como recipientes, linha de tempo e análise de edição.
- O Lightworks permite aplicar facilmente diversos efeitos em diferentes clipes de forma coordenada. Este software utiliza uma framework concentrada que alberga todos os clipes e gravações, sendo muito útil para diversos efeitos e faixas.
- Neste software, basta clicar com o botão direito no menu para exportar vídeos directamente para o YouTube. Além disso, o software salva automaticamente seu trabalho para não perder os arquivos em que está trabalhando.
Contras:
- Opções de exportação com péssima qualidade na versão gratuita (720p apenas).
- Deve registrar-se antes de usar o software.
5. Ferramenta de corte instantânea Filmora
SO Suportados: Windows e Mac
Para Win 7 ou superior (64-bit)
Para macOS 10.12 ou superior
O Filmora é um dos melhores editores de vídeos para iniciantes criarem seus vídeos profissionais de forma modernizada. Uma das principais vantagens do Filmora é o seu conjunto de ferramentas. Agora você pode pesquisar pelas mesmas na barra de pesquisa e arrastar e largar os elementos na linha de tempo para pré-visualizar o resultado antes de comprar a versão completa.
Alguns de vocês podem ficar de pé atrás por o Filmora não ser um editor de vídeos totalmente gratuito porque adiciona uma marca de água no vídeo exportado. Mas vou apresentar-lhe a sua ferramenta de corte instantânea que é perfeita para aparar e juntar vídeos grandes em 4K e vídeos de action cam. Esta ferramenta gratuita de 4K é excelente para aparar e juntar vídeos instantaneamente sem decodificar, o que significa que a resolução do vídeo não é alterada. Com a ferramenta de corte instantânea, você pode carregar ou juntar arquivos grandes em diferentes formatos como MP4/MOV ou MTS/M2TS.
Nota: vejavídeo Trimmer grátis para cortar vídeos sem marca d'água.
Pros:
- Interface de usuário organizada e intuitiva.
- Suporta vídeos em 4K.
- Corta e junta vídeos grandes muito rapidamente.
Contras:
- Suporta poucos formatos de vídeo usando a ferramenta de corte instantânea.
Parte 2: Aspectos que deve ter em conta para usar editores gratuitos de vídeos em 4K
Após termos ficado a conhecer os melhores editores de vídeos em 4K gratuitos e suas funcionalidades, é importante ter em conta alguns dos requisitos específicos que seu sistema deve cumprir para conseguir editar vídeos com sucesso. Independentemente do tipo de dispositivo que esteja usando para editar seus vídeos, deve prestar atenção a algumas funcionalidades obrigatórias e específicas a cada softwares gratuitos de edição de vídeos em 4K.
- Processador (CPU): O processador exigido pela maioria dos softwares é um Intel Core i7, 2.3Ghz de quatro núcleos para conseguir editar seus vídeos offline. Contudo, é exigido um Dual Intel Xeon 2Ghz de seis núcleos para editar seus vídeos online.
- Random Access Memory (RAM): Preferencialmente memória de 8GB se estiver editando offline, e memória de 32GB para editar online.
- Armazenamento interno: Deve ter espaço de armazenamento suficiente porque os vídeos em 4K são arquivos muito grandes.
Nota: A edição offline refere-se à edição de arquivos proxy gerados a partir dos arquivos originais; a edição online é a edição dos seus arquivos originais.
Parte 3: Dicas para editar vídeos 4K suavemente
- Escolha o software adequado ao seu hardware: Para escolher o melhor software gratuito de edição de vídeos em 4K, você não deve escolher um software de edição com requisitos superiores aos suportados pelo seu hardware, pois não irá funcionar correctamente no seu dispositivo. Em vez disso, deve escolher um software de edição com requisitos mais modestos.
- Divida vídeos 4K grandes em várias partes: Como já mencionámos, os vídeos em 4K são arquivos enormes. Para conseguir editá-los suavemente, é recomendado dividir os vídeos e editá-los individualmente. Assim irá prevenir grandes perdas de dados.
- Ative o acelerador gráfico: Um acelerador gráfico pode ser usado na edição de vídeos para impulsionar a exportação dos seus vídeos. Facilita e acelera o processo de edição prevenindo uma sobrecarga do sistema.