Para criar conteúdo por escrito ou em vídeos é bom ter conhecimentos do recurso de texto-para-fala. Quanto mais pessoas visualizarem o conteúdo, mais impactante ele será. Significa que é necessário encontrar novas maneiras de ter presença real e virtual, em locais onde os clientes estejam.
Dependendo do contexto, os podcasts podem ser uma alternativa perfeita para compartilhar conteúdo.
Neste artigo vamos tirar suas dúvidas para transformar seu blog em podcast. Vamos começar pelos motivos pelos quais é interessante você fazer um podcast.
Neste artigo:
Parte 1. Por que eu deveria fazer um podcast?
Os podcasts são um dos meios de comunicação mais simples e de melhor custo-benefício. É uma plataforma para divulgar você e seus produtos para uma audiência altamente selecionada. Os podcasts também são ótimos para o engajamento de clientes em potencial interessados no seu conteúdo. Você pode alcançar fama e autoridade na sua área.
Aproveitamento de conteúdos
Ao redirecionar seu conteúdo dividindo-o em vários episódios de podcast, você maximiza o seu potencial de sucesso.
Essa estratégia de podcast pode colocar seu conteúdo disponível em mais canais e fazer você atingir mais ouvintes interessados.
Mais enriquecedor do que artigos
Diferente do que acontece no YouTube e nos canais de televisão, onde as pessoas têm que assistir para curtir as músicas, notícias e programas, os ouvintes de podcast só precisam escutar. Ou seja, elas podem ouvir os podcasts enquanto estão dirigindo ou caminhando.
Os podcasts são o melhor meio de captar a atenção das pessoas e provocar mudanças na sociedade. Eles conseguem manter as pessoas interessadas por mais tempo, portanto você pode se aprofundar em detalhes do tema sem aborrecer a audiência.
Baixo custo inicial
Não é necessário gastar muito para começar um podcast. Até os podcasts mais famosos usam só um microfone, um computador e um software para gravação. Embora seja normal gastar mais com publicidade e hospedagem em melhores plataformas.
Para começar um podcast você não vai gastar mais do que mil reais.
Expansão do potencial de busca
Nos últimos anos, grandes marcas e pequenas e médias empresas começaram a usar os podcasts como estratégia de marketing. Isso se deve à crescente popularidade dos podcasts, que ajuda na divulgação das marcas dessas empresas.
Os podcasts também são uma maneira de divulgar pesquisas e estudos para uma audiência maior, seja ela formada por formadores de opinião ou apenas pessoas curiosas.
Potencial de monetização
Usar os programas de afiliação, pode ser uma forma de ganhar dinheiro fazendo podcasts. Há empresas que aumentam a renda pagando por espaço publicitário. Vamos supor que você aceite a oferta de um afiliado para vender anúncios. Nesse caso, você se torna a voz da empresa e insere anúncios gravados nos seus episódios de podcast.
O jeito mais comum de fazer dinheiro com um podcast é através de patrocínio. É também um jeito bastante simples, pois você não precisa fazer nada de especial nem vender nada. Você só precisa fazer um acordo com o patrocinador.
Parte 2. Por que as pessoas hesitam em começar um podcast?
Mesmo sabendo de todos os benefícios, os criadores de conteúdo por escrito ainda hesitam em começar a fazer podcasts. Um dos principais motivos da relutância é o custo do equipamento. Você vai precisar entre 400 e 2.500 reais para começar essa empreitada.
Mas aqui vai um segredo: muitos criadores de podcast não compram equipamento nenhum para começar um canal no Spotify.
E muitos também não gostam de mostrar sua voz nas gravações. Muitos não mandam as gravações para especialistas em áudio. Além disso, é preciso que a voz tenha uma identificação com a história a ser contada.
A verdade é que muitos autores de podcast não gravam uma única palavra com suas próprias vozes. Devido a uma solução chamada texto-para-fala; essa tecnologia já está disponível há um tempo e continua sendo aprimorada.
Duas importantes questões foram resolvidas, então do que mais você precisa para começar logo? O desenvolvimento das plataformas sempre dependeu muito do marketing de conteúdo. Os blogs e as redes sociais tem ajudado bastante no marketing e agora é a vez dos podcasts se popularizarem.
Parte 3. Como fazer para transformar um texto em podcast?
Texto-para-fala
Para transformar o seu texto em conteúdo de áudio, a ferramenta de texto-para-fala (TTS – text-to-speech, em inglês) é uma tecnologia assistiva. Com apenas um clique seu texto é lido em voz alta pelo computador. Muitas pessoas também usam esse recurso para escrever e editar, em busca de uma linguagem natural com a qual a audiência se identifique.
A tecnologia de texto-para-fala é compatível com todos os dispositivos digitais, inclusive computadores, tablets e smartphones. Cada vez mais sites e produtos digitais têm essa função integrada. Ela está integrada, por exemplo, no conhecido software para edição de vídeos Filmora. Com o recurso de texto-para-fala do Filmora você pode adicionar atributos interessantes aos seus vídeos ao converter arquivos de texto em narrações.
Porque acreditamos que o recurso de texto-para-fala é bom
Para os redatores, a imaginação é o único recurso com o qual podem contar para construir suas narrativas. Trazer histórias à vida exige apenas um laptop. Isso vale também para a tecnologia de texto-para-fala, que pode auxiliar o seu processo de escrita e edição de forma significativa, ao permitir que o autor ouça seu texto na voz de outra pessoa.
- A funcionalidade texto-para-fala pode auxiliar no aproveitamento de material.
Seu conteúdo por escrito é convertível em fala ou em podcast. Passando por algumas modificações, um podcast pode ser transformado em um vídeo de YouTube. Todos esses fatores podem fazer com que você alcance novos ouvintes ou espectadores.
O aproveitamento de material permite que o público consuma seu conteúdo de diversas formas. Seu público poderá ler, ouvir ou assistir ao seu conteúdo.
- Os sistemas de texto-para-fala possibilitam a criação de informações acessíveis.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) existem mais de 285 milhões de pessoas com deficiências visuais e 39 milhões de pessoas cegas no mundo. Os redatores podem então criar um mundo mais inclusivo ao manter os conceitos de acessibilidade sempre em mente.
As limitações do texto-para-fala
Os softwares com funcionalidade de texto-para-fala estão cada vez mais humanizados graças aos avanços da tecnologia. Porém, eles ainda não conseguem se igualar à expressão humana de emoções. Ainda assim, essa utilidade é bastante prática. As vantagens superam as desvantagens e a tecnologia está em contínuo aprimoramento para diminuir ainda mais os pontos negativos.
Solução prática: transforme textos em podcasts com a funcionalidade de texto-para-fala do Filmora
Afinal, como utilizar a função de texto-para-fala? E como é possível transformar textos em podcasts no dia a dia? A solução é o Filmora, um editor de vídeos completo.
Passo 1: Baixe e instale o Filmora no seu computador Mac ou Windows.
Passo 2: Abra o Filmora e selecione o vídeo onde você quer aplicar o áudio.
Passo 3: Depois de adicionar o vídeo, selecione a opção "Títulos" e aplique o texto ao vídeo.
Passo 4: Selecione a posição do texto no vídeo, por exemplo, "terço inferior", que a posição normalmente usada.
Passo 5: Adicione o texto na linha de tempo e clique em "OK". Você pode mover o marcador vermelho da linha de tempo para posicionar seu texto em determinado ponto do vídeo.
Clique no botão "+", marcado na figura abaixo, para adicionar texto.
O texto também pode ser editado com alteração do estilo e cor da fonte ou aplicando animação nele.
Passo 6: Pressione o botão "Texto para fala" no lado direito inferior e escolha a voz que preferir. Por exemplo, a voz chamada Lilly se parece com a voz da Siri do iPhone.
Ou você também pode optar por outro idioma que não seja o inglês.
Clique em "OK" quando tudo estiver configurado de acordo com as suas preferências.
Passo 7: Quando a transcrição estiver pronta, vá em frente e visualize o vídeo com o áudio para ver se está bem sincronizado.
E pronto. É assim fácil transformar seus textos em fala usando o Filmora.
Parte 4. Dúvidas frequentes sobre a criação de podcasts com a função texto-para-fala
Como posso converter um podcast em texto?
Com a ajuda do aplicativo de smartphone Google Recorder é fácil converter podcasts em texto gratuitamente.
- Abra o app no seu celular, comece a gravar e, ao mesmo tempo, comece a gravação do seu podcast.
- Sua fala será automaticamente gravada no aplicativo conforme você falar no microfone do celular.
- Ao terminar a gravação no app, você pode arquivá-la e compartilhar o arquivo da gravação.
Você pode compartilhar o texto, o áudio ou ambos. Como opção, você pode salvar os arquivos no Google Drive, caso não queira compartilhar eles.
Como posso transformar meu podcast em áudio?
O Filmora é a solução para converter seu vídeo em áudio. Siga os passos abaixo:
- Arraste o vídeo importado da biblioteca de mídias para a linha de tempo de vídeo.
- Para extrair o áudio de um vídeo, dê um duplo-clique no videoclipe e selecione "Separar áudio".
- Ao final desse processamento, o vídeo e o áudio estarão em faixas separadas.
Posso salvar o áudio depois de converter o texto em fala?
Quando o texto for convertido em fala, você pode salvar este áudio num arquivo. Selecione o formato desejado após clicar em "Exportar" no Filmora.
Conclusão
Muita gente tem vontade de começar um podcast e um blog. Um jeito produtivo de fazer isso é transformar seus textos em áudios, usando as diversas técnicas de podcast existentes. Os softwares de texto-para-fala baseados em inteligência artificial conseguem converter artigos por escrito em podcasts. Ou você pode convidar pessoas para falar no seu podcast, para personalizar ele de forma interessante. Os podcasts podem dar um novo fôlego a conteúdos já utilizados em outras plataformas.