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Estatísticas de podcasts e insights de marketing

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Mar 29, 2024• Soluções comprovadas

A Apple lançou recentemente a atualização do software HomePod 14.1 que traz, entre inúmeras outras mudanças, a opção de escolher quais aplicativos de música e podcast você deseja usar. Isso significa que você não precisa mais usar o aplicativo padrão de podcast do HomePod.

Além disso, podcasts de marketing também são muito comuns, pois aumentam significativamente a visibilidade das marcas. A parte seguinte apresenta algumas estatísticas relacionadas com podcasts que você não deve perder, bem como algumas informações sobre podcasts de marketing.

Aumento de popularidade dos podcasts

16 Anos após a criação do primeiro podcast, a internet está repleta desse tipo de conteúdo. Em outubro de 2020, havia 1,5 milhão de podcasts ativos com 34 milhões de episódios. Além disso, existem podcasts em em mais de 100 idiomas.

Estatísticas gerais dos podcasts

Gêneros mais populares

Dados adquiridos pela Edison Research indicam que o público favorece determinados gêneros de podcast. De acordo com as informações coletadas, os gêneros mais populares são comédia, notícias, sociedade e cultura, esportes e true crime.

A comédia é, de longe, o gênero de podcast mais popular, já que 36% das pessoas que ouvem podcasts semanalmente ouvem pelo menos um episódio do gênero comédia. Notícias e sociedade e cultura também são muito populares, já que mais de 20% do público semanal de podcasts ouve um episódio desses dois gêneros.

Países que ouvem mais podcasts

Ásia, América do Norte e Europa são os continentes em que os podcasts estão atraindo grandes audiências. Informações coletadas pela Statista indicam que 53% dos sul-coreanos ouviram um podcast no último mês e 23% da população japonesa ouve podcasts mensalmente.

Além disso, 39% ou espanhóis, 37% dos irlandeses e 35% dos suecos ouviram pelo menos 1 episódio de podcast nos últimos 30 dias. Esses dados também indicam que os podcasts são incrivelmente populares no continente norte-americano, já que 35% dos cidadãos dos EUA e 29% dos canadenses ouviram 1 ou mais podcasts dentro do período de 1 mês.

Estatísticas de podcasts e insights de marketing

Quantas pessoas ouvem podcasts nos EUA?

Segundo as informações publicadas pela Edison Research, os americanos adoram podcasts. De acordo com os dados provenientes dessa fonte, cerca de 75% ou 212 milhões de americanos estão familiarizados com o termo podcast.

Além disso, aproximadamente 155 milhões de americanos ou 55% da população do país com mais de 12 anos ouviram um podcast em uma ou várias ocasiões. 37% dos americanos afirmam ser ouvintes mensais de podcasts, enquanto 24% das pessoas que vivem nos EUA ouvem podcasts semanalmente. No entanto, apenas 6% dos ouvintes de podcast nos EUA afirmam ser fãs ávidos que ouvem vários podcasts todos os dias.

O público de podcasts é incrivelmente equilibrado em termos de gênero

Os podcasts atraem quase a mesma quantidade de homens e mulheres nos Estados Unidos, já que a pesquisa indica que o público de podcasts é 51% masculino e 49%, feminino. De acordo com o consenso de 2010, existem 157 milhões, ou 50,8% de mulheres, e 151,8 milhões, ou 49,2% de homens, nos EUA.

Assim, a distribuição de gênero do público de podcasts reflete a composição do país, embora pareçam atrair um pouco mais o público masculino.

Os jovens representam 48% da audiência dos podcasts

Além disso, 48% das pessoas com idade entre 12 e 34 anos, 32% das pessoas com idade entre 35 e 54 anos e 20% das pessoas com 55 anos ou mais seguem podcasts. 

Podcasts atraem um público rico e educado

Embora abranjam uma ampla gama de tópicos interessantes para pessoas com diferentes origens educacionais e camadas sociais, os podcasts são mais atraentes para pós-graduados e pessoas que ganham US$ 250.000/ano.

Cerca de 68% das pessoas que concluíram estudos de pós-graduação afirmam ouvir podcasts, enquanto apenas 45% das pessoas com um diploma universitário seguem podcasts regularmente. Curiosamente, a porcentagem de ouvintes de podcast aumenta com o nível de educação, de modo que 56% dos alunos graduados ouvem um ou mais podcasts.

Além disso, parece que a renda familiar também é um fator que afeta a demografia do público de podcasts, já que apenas 32% das pessoas que ganham US$ 75.000 por ano ouvem podcasts. Por outro lado, 45% das pessoas que têm renda anual de US$ 250.000 seguem podcasts de forma frequente.

Quando e onde as pessoas ouvem podcasts?

49% do público global de podcasts ouve os episódios em casa. Cerca de 26% das pessoas ouvem podcasts enquanto se deslocam de carro e 4% no transporte público.

11% do público prefere ouvir episódios do podcast que estão acompanhando no trabalho, pois isso os ajuda a se concentrar. Embora o horário de pico para podcasts dependa do gênero, os dados indicam que a maioria das pessoas ouve podcasts por volta das 8h e 18h.

Em média, cada pessoas ouve 6 programas diferentes por semana

O número de programas diferentes que os ouvintes de podcasts seguem a cada semana varia de 1 a mais de 10. Em média, as pessoas que ouvem podcasts assistem a 6 programas diferentes e cerca de 21% do público ouve apenas 2 programas por semana.

Por outro lado, 12% das pessoas que ouvem podcasts sintonizam 11 programas diferentes a cada semana. A quantidade de tempo que o público gasta ouvindo podcasts vem aumentando ao longo dos últimos anos. Em média, cada pessoa gasta 6 horas e 39 minutos por semana ouvindo podcasts.

Dispositivos mais usados para ouvir podcasts

Não é surpreendentemente que a maioria das pessoas usa smartphones, tablets e dispositivos portáteis para ouvir podcasts, pois esses dispositivos permitem realizar as atividades diárias enquanto ouvem o último episódio de seus podcasts favoritos.

25% do público de podcasts usa um computador desktop ou laptop para acompanhar os programas, enquanto apenas 10% das pessoas ouvem podcasts com alto-falantes inteligentes. A versão mais recente do software HomePod facilita a audição de podcasts, mas resta saber se os novos recursos tornarão esse dispositivo mais atraente para o público.

Aplicativos mais populares para ouvir podcasts

Atualmente, o Spotify e o Apple Podcast são os aplicativos mais populares para ouvir podcasts, já que 45% das pessoas usam esses dois aplicativos.

O Google Podcast atrai 16% do público, enquanto 15% dos ouvintes usam o aplicativo Pandora. Audible e NPR One atraem cerca de 20% das pessoas que ouvem podcasts, no entanto, sua popularidade pode aumentar no futuro, já que o aplicativo Apple Podcast caiu de 21% para 20% em apenas um ano.

Insights de podcasts de marketing

Insights de podcasts de marketing

A crescente popularidade dos podcasts fez deles uma poderosa ferramenta de publicidade, em parte porque as pessoas que ouvem podcasts também são ávidos usuários de mídias sociais. 94% do público de podcasts está ativo em, pelo menos, uma rede social, o que é 13% a mais do que o restante da população.

Portanto, usar anúncios para publicitar sua marca pode aumentar seu número de seguidores e receita nas mídias sociais, pois as pessoas que descobrem uma marca por meio de um podcast são mais propensas a comprar um ou mais produtos.

De fato, as marcas que anunciam em podcasts de notícias tiveram um aumento de 12,8% na intenção de compra, enquanto as empresas que usaram anúncios em podcasts da categoria sociedade e cultura tiveram um aumento de 9,2% na intenção de compra.

A publicidade em podcasts da categoria comédia garantiu às marcas um aumento de 7,3% na intenção de compra. Além disso, a receita de anúncios de podcast tem aumentado desde 2015, quando os anúncios acumularam US$ 314 milhões. Cinco anos depois, a receita de anúncios de podcasts aumentou para US$ 1,33 bilhão, o que representa um crescimento de 3.000%.

Conclusão

Embora o vídeo ainda seja o tipo de conteúdo mais procurado na Internet, os podcasts têm ganhado força nos últimos anos. As estatísticas revelam uma quantidade impressionante de programas, episódios e uma grande diversidade de gêneros de podcasts.

Além disso, os podcasts estão provando ser uma poderosa ferramenta de publicidade que pode melhorar a visibilidade da sua marca e aumentar a receita da sua empresa. Os dados também sugerem que o público de podcasts é jovem, já que apenas 20% das pessoas com mais de 55 anos ouvem podcasts. Essas informações podem ser úteis para marcas que estão procurando maneiras de alcançar um público jovem, rico e educado.

Abaixo está o infográfico completo com estatísticas de podcasts e insights de marketing. Se você acha que as informações são úteis, compartilhe-as no Facebook, X(Twitter) ou Pinterest.

Estatísticas de podcasts e insights de marketing

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João Pedro
João Pedro é um escritor e amante de tudo relacionado com vídeo.
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