- Editores de Vídeo Populares
Como criar nuvens no After Effects
Oct 22, 2024• Soluções comprovadas
Encontrar o valor de exposição correto na câmera não é uma tarefa fácil, porque algumas vezes a diferença entre o ponto brilhante e escuro em um clique pode ser simplesmente grande demais. Como consequência, muitas vezes o céu fica super exposto na imagem original. Felizmente, o Adobe After Effects oferece muitas diferentes maneiras para corrigir este erro e também, permite que você adicione nuvens para animação. Se você gostaria de aprender como adicionar nuvens nos seus vídeos e animações, você está no lugar certo, pois neste artigo, nós vamos te levar através de vários métodos para gerar nuvens no Adobe After Effects. Vamos começar!
- Parte 1: Adicionar efeito 3D na imagem de nuvens usando mapas de deslocamento
- Parte 2: Criar nuvens no AE com efeito Fractal Noise
- Parte 3: Criar nuvens planas 2D no AE
- Parte 4: Criar nuvens 3D no AE
- Parte 5: Animar as fotos das nuvens no AE
- Parte 6: Criar nuvens de chuva no AE
Adicionar efeito 3D na imagem de nuvens usando mapas de deslocamento
Primeiro, nós vamos mostrar para você como usar a imagem de nuvens como mapa de deslocamento que adiciona profundidade para um tiro. Depois de importar uma imagem de nuvem no Adobe After Effects, você deve clicar nele e selecioná-lo, e então, vá para o submenu Distorcer no menu de Efeitos. Selecione o efeito Mapa de deslocamento da lista do menu suspenso e proceda para alterar Usar para deslocamento vertical e Usar para deslocamento horizontal que são acessíveis no painel de Controles de efeitos para Luminance. Ajuste os valores do Deslocamento horizontal máximo e Deslocamento vertical máximo, mas tenha em mente que se você também empurrar essas duas opções para muito longe, você vai distorcer a imagem e arruinar a ilusão de realismo. Marque a caixa do Envolver pixels ao redor para evitar a perda das bordas da imagem ou escala da imagem para que o efeito 3D que você acabou de criar seja mais óbvio para o espectador. Esta técnica normalmente funciona melhor com cliques de nuvem simples e minimalistas que contenha vários elementos visuais diferentes, mas você deve obter um mix de resultados se você optar por usá-lo nos cliques complexos.
Criar nuvens no AE com efeito Fractal Noise
Adobe After Effects permite que você crie nuvens sem usar um plug-in. Com o botão direito do mouse clique em qualquer lugar dentro do painel de Projeto e selecione a opção Nova composição do menu, e então vá para o menu Camada e selecione a opção Sólido do submenu Novo. A caixa de diálogo de Configuração sólida vai abrir na tela, antes de clicar em OK você tem que ajustar a mudança da cor sólida para preto. Selecione o efeito Gradient Ramp do submenu Gerar localizado no menu Efeitos. Uma vez que você gerou um gradiente, você deve mudá-lo Cor inicial para a sombra do azul mais próximo da cor do céu e manter o branco Cor final.
Encontrar a tonalidade das cores do gradiente pode levar um tempo, mas uma vez que você encontre a sombra de azul perfeita, você deve criar uma outra Cama sólida e colocá-la sobre a sólida que você criou anteriormente. Clique no novo sólido para selecioná-lo e vá para o submenu Ruído e granulação no menu de Efeitos e aplique o efeito Fractal noise na camada que você selecionou. Você pode ajustar as configurações dos efeitos no painel Controles de efeito, então clique no menu suspenso Tipo fractal e escolha a opção Cloudy. Feito isso, você deve clicar no Tipo de ruído e selecionar a Ranhura configurar na lista do menu suspenso.
Ajuste os valores de Brilho e contraste e então escolha Clip da lista do menu suspenso Estouro. Selecione o segundo sólido e use suas configurações de escala e rotação para posicionar as nuvens sobre a metade superior do primeiro sólido. Ou, você pode usar a Enevoar para fazer bordas de sólido mais suaves ou a configuração da Orientação para encontrar a posição perfeita das nuvens. Mude modo de mesclagem do segundo sólido para Sobreposição e assim você terá criado nuvens no Adobe After Effects.
Criar nuvens planas 2D no AE
Adicionar fumaça ou nuvens em um vídeo animado pode deixar o vídeo mais dinâmico ou até mesmo mais interessante. Veja aqui como fazer nuvens 2D no AE.
Criar fumaça plana 2D para animar as formas
Este método de fumaça e nuvem de animação não é recomendado para animadores inexperientes, pois ele requer design de imagem 2D usando o Adobe Illustrator, e só depois disso, adicionar uma animação. Uma vez que o fundo da imagem está pronto, você deve importá-lo no After Effects e criar uma nova composição. Certifique-se de que a configuração da composição atende as demandas do seu projeto e clique OK e crie um retângulo branco na janela de visualização. Vá para o Caminho do retângulo e permite as propriedades das Proporções irrestritas e configure o valor em 40X40. Coloque o Ponto de ancoragem no meio do quadrado que você acabou de criar usando a ferramenta Atrás da caneta e pressione a tecla CTRL e então, ele se encaixará. Use o menu Alinhar para encaixar o quadrado no meio da tela, selecione a Camada e pressione a tecla P do teclado. Defina o começo e fim dos quadros-chave com a propriedade Posição para animar a forma que você criou.
Vá para o menu de Efeitos e selecione o Controle deslizante do submenu Controles de expressão. Vá para definição dos valores da Posição de expressão pressionando Alt e clique no ícone de cronômetro próximo ao Efeito de posição. Tenha em mente que os valores de Posição de expressão dependem do projeto em que você está trabalhando, então você terá que experimentar diferentes opções para chegar no melhor resultado. Não se esqueça de definir o Chocalho como habilitado para criar movimentos aleatórios baseados nos valores X e Y. Adicione o Ícone de seleção de expressão no Controle deslizante e então, você pode mover o controle deslizante para cima, o quadrado deve mover ao longo do Y-axis aleatoriamente. Configure os quadros-chave na posição inicial do quadrado e na posição onde você gostaria que o movimento terminasse.
Copie os valores da posição de expressão da propriedade Posição para propriedade Escala e faça o ajuste necessário da expressão. Depois de animar a trajetória, você pode prosseguir para duplicar a forma que criou quantas vezes achar necessário. Ajuste os valores da propriedade Escala se você quiser a fumaça ou nuvens aumentem ou diminuam de tamanho durante a animação. Adicione a composição que contém a camada com a nuvem animada na composição principal e use a ferramenta de retângulo para posicionar sobre a imagem. Você pode aplicar os efeitos Desfoque rápido e Curvas na camada para fazer a fumaça suave.
Usando o plug-in Trapcode Particular do RedGiant para criar nuvens 2D
Antes que você possa começar a usar este método de criar nuvens no Adobe After Effects, você tem que instalar o plug-in Trapcode Particular no seu computador. A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma nova composição e então, fazer um novo sólido. Vá para o menu de Efeitos localizado no submenu Trapcode e clique na opção Particular. Depois de aplicar o efeito sólido, você deve voltar a velocidade de todas as partículas para zero. Vá para o menu suspenso Tipo de emissor e selecione a opção Caixa. Use a configuração do Tamanho do emissor para determinar a largura das nuvens que você quer criar.
Vá para o menu Tipo de partícula, escolha a propriedade Esfumaçada e aumente o Tamanho do valor. Reduza a Opacidade para 10% e defina o valor da Opacidade aleatória para aproximadamente 50%. Volte a opção Tamanho aleatório para 100% e então, vá para o menu do Emissor e ajuste a configuração de Partículas para segunda. Use a propriedade Opacidade ao longo da vida para fazer o fade in e fade out das nuvens, em vez de ter eles apenas e desaparecer.
Vá para o submenu Novo do menu Camada e escolha a opção Câmera. Siga para configurar os quadros-chave para posição da câmera para simular o movimento de câmera. Quando estiver feito criado um novo sólido, clique nele e selecione a opção Sobreposição de gradiente menu de Estilos de camada. Mude a cor do gradiente para diferentes sombras de azul, parecido com a cor do céu, para completar o processo de criar nuvens usando o plug-in Trapcode Particular.
Criar nuvens 3D no AE
Adicionar o movimento da câmera a imagens relativamente estáticas de nuvens pode proporcionar o efeito de profundidade a elas e, ao mesmo tempo, simular o efeito de fly-through. Nós explicamos como usar os Mapas de deslocamento para criar uma ilusão 3D em imagens de nuvem 2D. Agora, nós vamos dar uma olhada em outras opções que oferece o Adobe After Effects.
As possibilidades de composição do AE, permite que você mescle diferentes vídeos em uma única imagem. Uma vez que você tenha criado uma composição de imagem pode simplificar usar opções de quadros-chave e escala para criar o efeito de fly-through em 3D. Lembre-se de que este método para gerar nuvens requer que você escolha a imagem com atenção e então, decida quais partes ficam melhor colocadas juntas. Não há regras estritas que você possa seguir uma vez que os vídeos são diferentes. Além disso, selecionar e combinar áreas específicas da imagem pode requer muita prática e experiência, justamente por isso este método de criar nuvens no AE não é adequado para artistas novatos de VFX.
Usando os plug-ins de Fractal Noise e Boris Clouds
Depois de criar uma nova composição, você tem que criar quatro camadas sólidas e organizá-las de modo que a camada sólida 1 fique na parte superior, e a camada 4 esteja na parte inferior. Aplique o efeito do plug-in Fractal Noise na primeira camada e siga para mudar a configuração da opção Fractal Noise em Cloudy, o tipo de Noise to Spline e desmarque a caixa de verificação de Escala uniforme. Ajuste as opções de Escala de Largura e de Altura e então, adicione o efeito Boris Clouds na camada 2. Mude o Tipo de céu para Alfa e defina o valor de Nebulosidade para 70.
Proceda para aplicar o efeito Boris Clouds nas camadas três e quatro, e então, mude Tipo céu para Alfa em ambas camadas e defina Nebulosidade para 60 na camada três e 50 a camada quatro. Mude a opção de Velocidade da nuvem em cada camada para qual você aplicou o efeito Boris Clouds e então, escolha o ponto de início onde as nuvens vão aparecer na tela.
Use o painel de Trocas para habilitar a opção 3D em todas as quatro camadas e então, pressione a tecla P para acessar as coordenadas de camadas selecionadas. Configure os quadros-chave para posições de início e fim de cada camada e então, adicione uma camada de fundo abaixo das camadas da nuvem. Opcionalmente, você pode adicionar uma camada de Câmera para simular o movimento de câmera.
Animar as fotos das nuvens no AE
Caso você não tenha um vídeo de nuvens, você pode usar várias fotos para gerar um efeito de fly-through. Uma vez criada uma nova composição e importada as fotos no AE, você deve colocar a foto que você usará como fundo na linha do tempo. Use os quadros-chave e a Escala para fazer zoom in no fundo. Para criar o efeito parallax você tem que adicionar dois ou mais imagens e posicioná-las na tela e então, vai parecer que a câmera está passando por elas como o zoom no fundo. Repita este processo quantas vezes até que você veja adaptado criando a ilusão de espaço 3D. O importante é que todos novas camadas que você adicionar na imagem no fundo vão parecer estar mais perto do espectador que a imagem no ponto no fundo da "câmera" está ampliando. Adicionar os efeitos Flash de lente ou Desfoque rápido pode ajudar que a sua imagem fique mais agradável.
Criar nuvens de chuva no AE
Tempestades podem ser muito dramáticas, razão pela qual artistas de VFX as representam com frequência nos seus trabalhos. Crie as nuvens de chuva no AE requer que você combine dois métodos, que nós já explicamos neste artigo. Primeiro, você tem que importar imagens ainda de nuvens isoladas no AE e então, posicioná-las na linha do tempo, então uma imagine termina onde a outra começa. Feito isso, você terá cópia de cada foto duas vezes, então, você basicamente termina tendo três imagens separadas da mesma foto.
No próximo passo, você tem que aplicar o efeito Trapcode Particular para um Ajuste de camada. Use a configuração de efeitos para transformar partículas em nuvens. Mudar a cor das sombras pode fazer com que as nuvens tenham uma aparência mais realista. Você pode adicionar luz que fará a trovoada ainda mais convincente na criação do que criar uma forma simples em um sólido e ter que o corpo voltar do preto e branco e uma fração de segundos. Porém, criar um nuvem no céu no Adobe After Effects não é um processo fácil e rápido e, caso você nunca tenha feito antes, você deve dedicar tempo para dominar esta técnica.
Conclusão
Aprender como criar nuvens no AE demanda muita prática porque uma vez que você sabe exatamente os passos que devem ser seguidos para criar este efeito, você terá que descobrir maneiras criativas para usá-lo. Qual é o seu método favorito para gerar nuvens no AE? Deixe o seu comentário abaixo, queremos conhecer a sua opinião.