Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR
Editor de Vídeo Filmora
Crie vídeos sem esforço com IA.
  • Várias ferramentas de edição de IA para aumentar a eficiência da criação de vídeos.
  • Ofereça modelos populares e recursos criativos isentos de royalties.
  • Funcionalidade multiplataforma para edição em qualquer lugar.

As 4 melhores alternativas ao Adobe Premiere Rush

author avatar

Oct 22, 2024• Soluções comprovadas

A Adobe acaba de lançar sua mais nova ferramenta de edição de vídeo para diferentes plataformas, conhecida como Adobe Rush. Dizem que é o primeiro do seu tipo no mundo, possibilitando a edição e publicação de vídeos em várias plataformas sem problemas.

Ele foi feito pensando nos criadores de vídeo online desde o início, chamado de ferramenta de edição de vídeo para a geração do YouTube. Editar é simples com sua gama de ferramentas de como telas de título, efeitos de transição, áudio e visual, e ajustes de cor. A exportação é otimizada para todas as plataformas de mídia social, incluindo Facebook, Twitter, Vimeo e Snapchat.

A recepção não foi totalmente positiva, embora prometa ser a ferramenta de edição de vídeo perfeita. Enquanto alguns reclamam do preço ser caro, outros acham que as ferramentas de edição são rudimentares. Falhas que podem atrasar projetos por horas começaram a surgir em detrimento de outros problemas surgiram com a capacidade de renderização lenta e a instabilidade geral da plataforma.

Algumas alternativas ao Adobe Rush serão avaliadas aqui e talvez sejam mais eficazes para o trabalho.

Falta de Adobe Rush

Requisitos do sistema:

Dispositivos

Resquisitos

PC

Windows 10 (v1709 ou posterior)

8 GB de RAM

Precisa-se de 8 GB de espaço no disco rígido

CPU multicore com suporte de 64 bits

Mac

macOS 10.13 ou posterior

8 GB de RAM

São necessários 8 GB de espaço no disco rígido

CPU Intel multicore com suporte de 64 bits

iPhone/iPad

iOS 11 ou posterior

iPhones a partir do 7 (dispositivos com chip ARM A9 ou superior)

Android

Indisponível

É necessário, para usuários do sistema operacional Windows, realizar a atualização para a versão mais recente, pelo menos a versão 1709. Se quiser evitar que o sistema trave toda vez que o utilizar, você vai precisar de pelo menos 8 GB de RAM.

Diversos usuários reclamaram que o Adobe Rush é instável e trava frequentemente, mesmo que possuam computadores que atendem às especificações necessárias. O desempenho instável o torna quase inutilizável, para alguns, pelo menos.

Para usar o Rush no seu iPhone é necessário ter pelo menos um iPhone 7, preferencialmente um modelo mais recente. Esta é uma boa alternativa. Se você é usuário de Android, terá que esperar para experimentar o 'Rush', pois este software ainda não está disponível para o seu dispositivo e constatamos, durante nossos testes, que é muito lento, até mesmo em um iPhone X. A Adobe disse que está em processo de desenvolvimento e espera lançá-lo em algum momento de 2019.

Performance:

Como ferramenta de edição de vídeo, é bastante competente, mas para tarefas mais avançadas, está um pouco limitado. A plataforma só oferece suporte para três transições, então se você gosta de fazer vídeos mais longos ou mais complexos, não vai funcionar adequadamente, porque ficou claro que a ferramenta carece de muitas funcionalidades até mesmo básicas.

A renderização é extremamente lenta em comparação com algumas das opções ao Adobe Rush, pelo menos de acordo com a nossa percepção. Quanto à músicas de fundo, a maioria não é a ideal para acompanhar seus vídeos de última geração, até porque a plataforma só dispõe de 3.

A impossibilidade de especificar a saída dos seus arquivos de vídeo foi o verdadeiro obstáculo. Embora o compartilhamento em redes sociais possa ser razoável, isso quer dizer que você ficará limitado se quiser compartilhá-lo em outros lugares. É bacana ter um aplicativo de edição de vídeo no iPhone, mas no geral, não é nada impressionante. 

Preço:

O Rush está incluso caso você já tenha uma assinatura do pacote Adobe Creative Cloud (CC). Se você quiser fazer a assinatura separadamente, o preço é de $9,99 por mês para usuários individuais, no entanto. Isso não pode ser considerado uma desvantagem frente as demais alternativas e pode ser caro demais para o usuário médio, que é, afinal, o mercado que a Adobe está mirando.

Escolhas alternativas ao Adobe Rush para todas as plataformas

Existem alternativas ao Premier Rush que fazem o trabalho tão bem, se não melhor, e frequentemente por um custo menor, apesar da Adobe estar promovendo o Rush como um editor de vídeo "multiplataforma".

1. Para Windows - Wondershare Filmora

Nós recomendamos o Wondershare Filmora como uma alternativa ao Adobe Rush para Windows. Diferente do Rush, você pode escolher o formato de saída do seu vídeo, já que o Filmora é compatível com todos os principais tipos de arquivo de vídeo, incluindo mp4, FLV, MKV, AVI, MOV e muito mais. Em vez de ser limitado a apenas alguns efeitos básicos, o Filmora suporta mais de 300 efeitos e filtros de alto desempenho para aprimorar seu apelo visual.

Baixe a versão para Windows Baixe a versão para Mac

Além de ser um editor de vídeo, o Filmora também é um editor de áudio funcional, incluindo um mixer e equalizador completos para dar vida à sua música e voz. Não há limitações de transição, e você pode até mesmo aproveitar a tecnologia de tela verde, tilt-shift e recursos de jump cut para destacar seus vídeos.

Cada vídeo pode ter até 99 linhas de tempo para tornar a edição e personalização do seu trabalho mais fácil. Por fim, e uma grande vantagem para muitos de nós, você não precisa ter o PC mais recente e poderoso para usar este software. O Wondershare Filmora funciona no Windows 7, 8 e 10, e exige apenas 3 GB de RAM. No entanto, se você quiser trabalhar com qualidade HD ou 4K, você precisará de 8 GB de RAM.

2. Para Mac - iMovie

O iMovie é uma poderosa ferramenta de edição projetada para iOS e ideal para uso em um Mac. Com suas próprias fotos e vídeos, você pode criar filmes polidos completos com títulos e até mesmo uma sequência de créditos. É ótimo para transformar memórias em belas lembranças, que podem ser compartilhadas com familiares e amigos através das redes sociais ou diretamente do seu dispositivo Apple.

Confira este artigo para ver a comparação entre Adobe Rush e Apple iMovie.

A interface fácil de usar torna possível até mesmo para os usuários mais novatos aproveitarem o poder da edição de vídeo digital. Completo com modelos e ferramentas simples de usar, até mesmo novatos podem criar trailers de alta qualidade, logotipos e produções dignas de cinema.

No iMovie, os usuários têm acesso a uma variedade de efeitos especiais e melhorias, além de dez filtros para melhorar as imagens. Você pode escolher músicas da sua própria biblioteca e também fazer narrações em voz alta. Para nós, o iMovie é uma das melhores alternativas ao Adobe Rush disponíveis para Mac.

3. Para Android - Filmora

Como o Rush ainda não está disponível para a plataforma Android, os usuários precisam procurar opções ao Premier Rush se quiserem começar a fazer filmes. O Filmora é uma ótima escolha, tão poderoso quanto a maioria dos editores de desktop que você encontrará e com todos os recursos necessários para começar.

É possível escolher clipes do seu próprio dispositivo, ou do Facebook ou Google, e então adicioná-los à sua pasta de projeto para criar um filme. Eles podem ser organizados em uma linha de tempo conveniente, usando a funcionalidade de arrastar e soltar simples que é fácil até mesmo para iniciantes dominarem. Há até mesmo temas integrados que você pode experimentar para transformar seus filmes caseiros em algo especial.

Para alternar entre fotos ou clipes de vídeo, existem várias transições divertidas disponíveis para tornar sua produção mais coesa. Você pode ajustar cores, brilho, velocidade e muito mais, além de incluir legendas e editar música. Uma das melhores características deste software é a função de imagem dentro da imagem, que permite adicionar outro vídeo ou imagem sobre o principal. É gratuito e muito divertido, e nós consideramos que é uma das melhores alternativas ao Adobe Rush para Android.

4. Para iOS - LumaFusion

O LumaFusion é um editor de vídeo de várias faixas poderoso feito para o mercado móvel. É muito usado por cineastas e jornalistas profissionais, por isso o selecionamos como uma das melhores alternativas ao Premier Rush para usuários do iOS.

Não é o app mais fácil para começar, mas os criadores disponibilizaram muitos vídeos tutoriais para ajudá-lo a se familiarizar com ele. Em termos de capacidade, é incrível, com até três faixas para fotos, vídeos, gráficos e títulos, além de três faixas de áudio adicionais para narração, música e efeitos sonoros.

A edição de vídeo inclui uma variedade de efeitos especiais, desde ferramentas de correção de cor até transições, além de um mixer de faixa de áudio que pode ser ajustado imediatamente. Páginas de título podem ser criadas, assim como modificar a velocidade e proporção de reprodução. Compartilhar o projeto finalizado pode ser feito via redes sociais, armazenamento em nuvem, armazenamento em disco e mais.

Conclusão

É bom ver mais softwares como o Adobe Rush chegando ao mercado; contudo, é importante perceber que, apesar da empolgação, ainda podem haver desvantagens em alguns desses sistemas. Para nós, o Adobe Rush foi exatamente o que queríamos para editar vídeos de forma rápida. Agora, se você realmente quer produzir vídeos incríveis, é interessante investigar algumas dessas alternativas ao Adobe Rush.

Antes de gastar com a alta assinatura dos produtos Adobe, é bom considerar o que você realmente espera do seu software. Estabelecer alguns objetivos permitirá que você compare as diferentes alternativas ao Premier Rush para ver onde está o melhor custo-benefício.

author avatar
João Pedro
João Pedro é um escritor e amante de tudo relacionado com vídeo.
Você pode se interessar
author avatar

João Pedro

staff Editor