Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR
Melhor Editor de Vídeo para Contar Sua História no YouTube
  • Simplifique seus procedimentos de edição.
  • Efeitos abundantes para deixar seus vídeos impressionantes.
  • Envie para o YouTube sem complicações.

As melhores técnicas de narrativa para desenvolver o seu canal do YouTube

autor

Aug 16, 2024• Soluções comprovadas

Em um mundo com tantas distrações como o que vivemos, é necessário ser um bom contador de histórias para ter sucesso com o seu canal de YouTube. Se o seu conteúdo não for atraente e que a audiência se identifique, ninguém terá paciência de assistir até o final. Para fazer com que as pessoas assistam a todos os seus vídeos, você terá que fazer com que elas se envolvam emocionalmente com as histórias que você conta.

Veja aqui 3 métodos para criar uma história incrível:

1. Crie suspense

O herói tem um objetivo, mas o plano pode não dar certo.

A probabilidade de que alguma coisa dê errado é que dará o tom de suspense a história. Ao contar uma história de suspense, o seu público presta mais atenção, além de ter uma forte motivação para continuar seguindo-a. Eles querem saber o que vai acontecer com o herói. Mantenha a audiência esperando e com expectativa. Não dê o final logo de cara.

Como é uma história de suspense?

Se falamos que uma história se arrasta é porque falta suspense nela. Não há nada em jogo, não há obstáculos, não há problema e, sem problema, não se coloca expectativa pela resolução.

Veja aqui alguns exemplos de como você pode usar mais suspense na sua história:

- Aborde uma situação de medo, por exemplo, está sozinha em uma festa de formatura

- Um objetivo, por exemplo, perguntar ao crush se ele quer dançar

- Consequência negativa, por exemplo, passar vergonha na frente de todos da escola

- Tempo limitado, exemplo, a festa acontece na semana seguinte

- Obstáculos, exemplo, a ex do crush é muito agressiva

Algo que faça as batidas do coração aumentarem pensando na história dos personagens, por exemplo. Eles terão um final feliz ou não? Nós queremos saber!

Levante perguntas e mais perguntas

Quem sabe contar história sabe que ao responder uma pergunta do espectador, ele terá que apresentar uma outra. A audiência deve sempre ter um quebra-cabeça na mente, algo que precisa ser resolvido. É o modo de manter o interesse.

Por exemplo: Se o herói vai à festa com o seu crush, a pergunta é se eles vão finalmente se beijar na última dança?

Continue construindo tensão e aumentando cada vez mais os riscos.

Confira a história de suspense da YouTuber, MissRemiAshten. A maneira como ela conta a história, nós descobrimos mais e sobre o seu vizinho psicopata e gradualmente o incidente. Um pouco de informação sobre o vizinho é revelada aos poucos... não tudo de uma vez.

Inclua um momento de angústia

Todo mundo já teve pelo menos uma vez na vida aquele momento no final de um programa de televisão intenso de gritar com a tela, pois de repente, ela ficou preta, quando os personagens principais ficaram em uma situação ruim. É a angústia que nos provoca essa explosão emocional, e um bom momento de angústia pode nos garantir que o público voltará para ver mais.

Porém é necessário mais! Um momento de angústia é uma promessa para quem assiste de que eventualmente ele será recompensado pela paciência que teve.

Nesse momento de angústia de Casey Neistat, ele simplesmente nos faz uma pergunta: "Foi bom?" A questão é um convite para relembrar todos os vídeos incríveis do YouTube que assistimos, que foram criados por cineastas que não são considerados "gênios". Não é necessária uma solução épica para terminar um suspense; ele pode acabar deixando pontas soltas para que o próprio público as amarre.

Como entregar um bom sentimento de angústia

Coloque bons obstáculos no seu vídeo de YouTube causa um bom equilíbrio. Você precisa atrair o público, mas precisa ter também uma boa recompensa para entregar.

Um momento de angústia feito como se deve fará com que audiência espere ainda mais. Se não for feito como se deve, o seu público ficará com um sentimento de desapontamento, como se tivesse sido enganado.

Um momento de angústia não deve ter como resultado vida ou morte, mas sim, o caminho para o qual a história está se desenvolvendo.

Antes de contar a sua história, considere os detalhes principais que causem mais impacto.

Depois de definir os pontos que deseja alcançar, planeje como serão revelados. Entrelace a história, mas mantenha os detalhes essenciais para o momento de angústia. E então, entregue-os diante da câmera e com confiança.

Veja aqui duas maneiras de apresentar o momento de angústia para amplificar o seu efeito:

1. Devagar e com pausas

Depois de intensificar a história, ofereça paz ou pare completamente. O silêncio se torna o momento de angústia. O tempo pode ser de um segundo ou mais, depende de quanta confiança você tem na tensão construída.

As palavras a seguir ou imagens podem ser a revelação. Se você tiver habilidade suficiente poderá conectar a uma outra história. Ao tentar este método, certifique-se de oferecer uma recompensa que tenha o dobro do impacto. A revelação terá que ter o dobro do poder do que levou ao público acompanhar e esperar pela resposta.

2. Use repetição

Caso você tenha a intenção de desorientar o público ou enfatizar um ponto, use a repetição ao longo da história, pois é um método que ajuda a criar a tensão necessária para estabelecer o momento de angústia.

Neste exemplo, nós vemos a YouTuber, A little bit of Monika usa paz e repetição no seu método de contar história.

O vídeo começa acelerado, até que chega a última cena em que ocorre o confronto. Ela diminui o ritmo da história que nos antecipa a revelação. Saoirse Ronan é atriz ou não?

Através do vídeo curto, a repetição do nome é usada para mostrar que ela está confiante de que a sua colega de quarto não é quem diz ser. Mais afirmativa ela é, maior será a probabilidade de nós, como espectadores, ficarmos do lado dela. Um exemplo simples de desorientação.

Quanto mais você mostra ou diz algo, mais importante o fato se torna para o público, ou pelo menos, algo que você deseja que pareça importante.

2. Use empatia

Um contador de história tem que ser empático.

Se a audiência não empatizar com o que você comunica, não terá efeito. Contar histórias é conseguir tirar alguém do próprio corpo e colocá-lo no corpo de outra pessoa.

Se você está contando uma história sobre um carro que quebrou, você quer que as pessoas se empatizem e sentiam vontade de ajudar a quem está com problemas.

A empatia faz com que as pessoas sejam mais humanas. Contar uma história com a qual as pessoas possam se identificar, mesmo que isso nunca tenha acontecido com elas, é sinal de um contador de histórias de qualidade.

Não use muitos fatos e números

Se você iniciar a sua história com 1.000 carros quebrando na rodovia, isso não causará nenhuma emoção. Pois não há nada de humano nessa situação.

É um algo interessante, mas o público não tem certeza de como responder a isso. São muitos? A estrada é o assunto? Os motoristas são os responsáveis? Ninguém sabe... é um número sem contexto.

Porém, se você conta a história sobre quando os carros foram abandonados e caminharam pela estrada, marca um acontecimento importante. De repente, a audiência pode empatizar com as tribulações pelas quais eles passaram.

Os fatos e os números ajudam, mas não fazem histórias convincentes.

Evoque os sentidos

Fale sobre chocolate quente, parado na chuva, cheiro da cama da sua avó; os sentidos são ativados. A parti das suas experiências de vida, o seu cérebro vai se familiarizar com sensações sem nenhuma mudança física ao seu redor. É o poder de contar uma história.

Bons contadores de história usam esses detalhes sensoriais e imagens que fazem descrição para apimentar a história. É algo que atrai o público e dá mais imersão na experiência quando se escuta a sua história.

Faça as seguintes perguntas para você mesmo:

- Qual é o cheiro?

- O que você pode ouvir?

- O que você pode ver?

- Você pode sentir?

Este exemplo do YouTuber, Kiril Dobrev exemplifica perfeitamente o que a narrativa sensorial pode fazer. Ele ilustra a sensação de estar em Hong Kong, não somente visual, mas também as emoções físicas e efeitos de áudio.

Use metáforas

Como um contador de histórias do YouTube, às vezes você tem que comunicar ideias complexas. Quando isso acontecer, use uma metáfora para aumentar o impacto.

Se você estiver contando uma história sobre o quanto você não gosta da sua professora, liste tudo o que ela faz para ser desagradável com você, ou resuma tudo em uma frase tipo: "A minha professora faz da escola para mim uma prisão."

A metáfora é comparar a escola com uma prisão. A maioria das pessoas nunca esteve em uma prisão, mas podem compreender a comparação. A escola não é um lugar agradável por causa da professora.

Conectar duas coisas diferentes permite que o público tenha uma imagem em mente do que se trata. Não é necessário usar muitas palavras para criar uma ótima metáfora. Incentivo que você use metáforas sempre que precisar explicar algo complicado.

3. Leve o seu público para uma jornada significativa

Talvez o elemento mais importante de uma boa história seja a jornada.

- Ela é educativa?

- Ela é de entretenimento?

- Ela é motivacional ou inspiracional?

Saber como você quer que o seu público se sinta é um modo de melhorar o seu jeito de contar história no YouTube. Antes de começar contar, pergunte-se: Como quero mudar a minha audiência?

O YouTuber, Jamie Windsor conta algumas histórias conectadas com criatividade e o plágio. Qualquer pessoa que tenha criado alguma coisa pode se identificar com as histórias dele.

Além disso, depois de 15 minutos de vídeo, fica claro que a sua audiência fez uma jornada significativa com ele.

A história dele é uma advertência. Ele quer ensinar como devemos evitar cometer o mesmo erro que ele cometeu. Ele usa a história da vida real para ensinar, o que faz com que seja um vídeo significativo de assistir. É uma boa história.

Tem algum YouTuber que você acha um excelente contador de história? Compartilhe nos comentários abaixo.

Escolha um programa editor de vídeo versátil para se destacar entre numerosos YouTubers

Os usuários do mundo todo recomendam o Filmora porque ele possui vários recursos, que ajudam a descobrir as habilidades de edição do usuário, adicionar imagem a imaginação e dar mais poder a criatividade.

Baixe a versão para Windows Baixe a versão para Mac

author avatar
João Pedro
João Pedro é escritor e amante de tudo relacionado a vídeos.
Artigos Mais Recentes
autor

João Pedro

staff Editor

0 Comentário(s)