- Gravação e upload no YouTube
Como ganhar dinheiro no YouTube sem publicidade
Aug 16, 2024• Soluções comprovadas
Neste artigo, nós vamos mostrar 4 maneiras diferentes de ganhar dinheiro no YouTube sem ter publicidade.
Por que tentar um modo alternativo? Qual o problema de focar somente na publicidade?
Cada vez mais pessoas usam o YouTube como fonte de renda. De acordo com o Programa de Parceiros do YouTube, a plataforma, ano após ano, aumenta o número de canais que faturam 6 dígitos, o número chegou a subir 40%.
O melhor editor de vídeo para o YouTube: Wondershare Filmora
Todos os dias, mais de milhares de horas de conteúdo são carregados no YouTube; as pessoas estão loucas para ganhar dinheiro com a monetização dos seus vídeos. Há um tempo mínimo desde da gravação, passando pela edição até que o vídeo é disponibilizado no seu canal. Graças ao Editor de vídeo do Wondershare Filmora esse tempo pode ser reduzido, pois ele permite editar mais rápido os vídeos. A interface desse programa é simples e intuitiva; nela, você encontrará ferramentas básicas e profissionais de edição, como cortar, aparar, aplicar zoom, e ainda, uma grande variedade de efeitos de vídeo e músicas isentas de direitos autorais. Uma vez terminada a edição, você poderá carregar o vídeo diretamente no YouTube. Com toda essa oferta, o Filmora se destaca entre as demais ferramentas e edição de vídeos para o YouTube.
Quanto dinheiro um YouTuber pode ganhar com a publicidade?
A resposta varia de acordo com o canal e audiência dele; um YouTuber pode não ganhar dinheiro com as visualizações, mas com a frequência com que as pessoas interagem com publicidade. Quando quem assiste fica mais de 30 segundos assistindo uma publicidade ou clica sobre ela, o YouTuber ganha dinheiro.
A seguir, apresentamos uma estimativa em geral de quanto um YouTuber pode ganhar com publicidade, uma vez que está qualificado para tal:
- 68% do que é pago pelo anunciante fica com o criador do vídeo. Se o anunciante gastou $100, o criador fica com $68.
- $0,18 é um valor médio por visualização.
- Uma publicidade visualizada 1.000 vezes equivale a $18.
- Enquanto 1.000 visualizações do vídeo equivale entre $2 e $5.
Por que é difícil ganhar dinheiro no YouTube com publicidades
Para os novos YouTubers está ficando cada vez mais difícil manter-se exclusivamente com a renda das publicidades da plataforma. Pois para começar a ganhar é necessário se qualificar.
Regras de monetização (de janeiro de 2018):
- Os criadores precisam ter no mínimo 1.000 inscritos no canal e 4.000 horas de tempo de visualizações em 12 meses, antes de que o canal possa monetizar.
- O YouTube paga parcelas de $100.
Quando finalmente se ativa a monetização é só o primeiro passo. Os YouTubers precisam criar bom conteúdo e de maneira consistente. Para receber o primeiro pagamento de $100, ele precisa ter uma média de 50.000 visualizações. Isso somente para ganhar $100! O que significa muitas visualizações para pouco retorno. Bem pouco para que você se dedique só ao canal.
Por isso é importante ter outras alternativas para ganhar dinheiro no YouTube e não ficar dependendo somente de publicidades. Vamos logo ao assunto, aqui apresentamos 4 maneiras de ganhar dinheiro no YouTube:
1. Venda o seu produto ou serviço
O YouTube é atualmente um dos meios mais eficientes de realizar marketing e vender produtos ou serviços, se você for capaz de usá-lo de maneira eficaz para levar às pessoas a clicar e comprar.
Veja a seguir alguns exemplos de produtos e serviços que você pode oferecer:
Produtos:
- e-books
- Obras de arte
- Conteúdo licenciado
- Curso online
- Mercadoria canal / marca
O YouTuber Jake Paul usa a plataforma de e-commerce Fanjoy para vender os produtos dele.
Serviços:
- Consultoria (planejamento estratégico, consultor financeiro, etc.)
- Trabalho de contratação (designer, desenvolvedor, etc.)
- Educativo (tutoria, treinamento, etc.)
- Oportunidades apresentação / palestra (motivacional, música, etc.)
A YouTuber e entrepreneur, Sunny Lenarduzzi usa o YouTube como uma plataforma para conseguir clientes para sua consultoria de negócios.
Como vender produto ou serviço no YouTube
O YouTube é uma plataforma que oferece muita coisa, portanto, se você não tiver uma direção clara sobre o produto que quer vender, acabará fazendo vídeos para um público que não tem interesse no que você está vendendo.
Aprenda como vender o seu produto ou serviço no YouTube:
1. O seu conteúdo deve ser descoberto por quem realmente interessa: Se ele chegar nas pessoas erradas, você não conseguirá reverter em venda. Para que a audiência seja aquela certa, você precisa pesquisar a sua audiência e quais as palavras-chave eles usam quando buscam produtos e serviços como o que você oferece.
Se você está vendendo um e-book de meditação e um serviço de orientação para meditar, digite algumas possíveis palavras para o tema na barra de pesquisa do YouTube. O que aparecer são buscas populares:
A partir daí, você tem as possíveis palavras-chave; coloque-as em uma ferramenta como Ubersuggest para encontrar outras palavras relacionadas. Dessa forma, você terá ajuda para criar um conteúdo que será descoberto e que chamará a atenção para o produto que você está vendendo.
2. Você precisa ter um conteúdo de valor: Você não pode começar com um Call to action ou tentar vender para a sua audiência logo de cara. Primeiro você deve construir confiança e provar que o que você está vendendo tem valor.
Use como exemplo o Modern Health Monk, um treinador para perda de peso.
No vídeo, ele oferece dicas de como a rotina diária é possível ajudar para alcançar o objetivo. O modo que ele pretende ganhar dinheiro é fazendo com que as pessoas optem por comprar o curso que ele oferece. O curso é o produto que ele está vendendo, mas ele não fala isso. Ele sabe que as pessoas estão assistindo para aprender com as suas dicas e não estão buscando um curso. Eles estão aprendendo com o que ele está oferecendo.
Em mais de 9 minutos de vídeo, ele não diz para o espectador comprar nada. Porém, ele incentiva o espectador baixar um e-book gratuito no final do vídeo. Vender é sobre focar em um longo jogo.
3. O seu conteúdo deve levar quem assiste ao vídeo a um lugar onde ele possa comprar: Você não quer forçar através da porta, mas quer dar sinais que sejam bem visíveis. Você precisa direcionar a audiência para um lugar em que ela posso comprar. O YouTube oferece algumas maneiras de fazer isso.
Link na caixa de descrição:
O cartão do YouTube:
Você pode adicionar um ou vários cartões para direcionar os espectadores para o seu site ou para outro vídeo relacionado.
Botão de Call to action:
Uma vez o espectador está no seu site, certifique-se de que é possível ver o caminho. Tenha uma frase de call to action clara no seu site. É onde os seus espectadores se transformarão em clientes.
Mas se você ainda não tem produto ou serviço para vender?
Apesar de que muitos YouTubers começam a criar vídeos já com os seus produtos e serviços em mente, em busca de clientes para vender através do YouTube, há outros que seguem o caminho oposto, primeiro descobrem quem será o seu público-alvo.
Lilly Singh não começou o canal de YouTube para vender o livro dela, How to Be a Bawse: A Guide to Conquering Life. O canal deu a ela audiência e dessa forma, ela provou para os editores que tinha público o suficiente para escrever um livro que as pessoas iriam ler.
Portanto, à medida que a sua audiência cresce você vai encontrar demanda para determinado produto ou serviço que ainda não existe. Nesse momento, você deverá colocar o seu chapéu de empreendedor e pensar em algo que a audiência pagará para ter. Provavelmente, quando isso acontecer, o seu público terá dito o que deseja para você.
Por exemplo, Remi Cruz, um YouTuber com mais de 2,2 milhões de inscritos. Remi criou uma marca de beleza e a máscara facial DIY, Honey Pop, o que somente aconteceu depois de ela ter tempo de compreender a audiência que tinha.
2. Marketing de afiliados
As empresas sabem que há muitas pessoas de olho no conteúdo do YouTube, mais do que nunca; ainda atrás do Google, o YouTube se posiciona em segundo lugar como lugar mais popular em que as pessoas pesquisam o que comprar, e claro, os influenciadores e as suas avaliações são um método eficaz de efetuar vendas. O que abre uma oportunidade para participar do marketing afiliado como um YouTuber.
Como funciona o marketing de afiliado no YouTube?
Como YouTuber, você pode compartilhar a sua opinião sobre produtos ou serviços, e se há produtos que você recomenda, basta adicionar um link personalizado para a página do produto, você pode ganhar comissão por cada venda que for efetuada através do seu link.
Os afiliados ganham em média de 5% a 30% de comissão, com muitas variáveis. Itens mais baratos terão uma porcentagem maior e os mais caros, uma porcentagem menor.
YouTuber de viagem, Sorelle Amore links afiliado para equipamentos do vlogging dela.
Não se esqueça que as pessoas gostam de recomendações de quem eles confiam. Você não vai comprar um computador de uma nutricionista e nem vitaminas de um jogador de games, então, veja em que você é esperto e que produtos você tem autoridade para falar sobre eles.
Quais vídeos são os melhores para marketing de afiliado?
Não há restrições no tipo de vídeo para marketing afiliado, mas há melhores práticas.
O que é importante é a compreensão do objetivo do vídeo. Se o vídeo é sobre microfones para vlogging, então faz sentido ter um afiliado que venda o seu microfone preferido. Pode ser que muitas pessoas que estejam assistindo o vídeo estejam pensando em comprar um novo microfone, portanto o link vai ajudar.
Veja aqui alguns tipos de vídeos para ter boas oportunidades de marketing de afiliado:
- Avaliação de produtos
- Os 10 melhores
- Como fazer
- Barato x caro
- O que levar na mala
Como conseguir um link de marketing de afiliado no YouTube?
A escolha do programa de marketing de afiliados para se inscrever dependerá dos produtos que você pretende linkar com o seu conteúdo. Pesquise sobre cada rede e o que cada uma delas oferece para o seu nicho.
Veja aqui uma lista com 4 redes de marketing de afiliados:
- Rakuten
- PeerFly
Você também pode ter parceria direta com muitas marcas, como por exemplo a Sephora e Canon, que possuem os seus próprios programas de afiliados.
3. Acordo de marca ou patrocínio
Vender é normalmente o principal pensamento que ouvimos dos criadores quando recebem propostas de acordos e patrocínios de marca, mas é um objetivo infundado quando a marca e o conteúdo não estão devidamente alinhados. Você começará a reconhecer as marcas que correspondem aos seus valores, conforme o seu canal for crescendo, assim como os valores dos seus espectadores, e os que não correspondem a eles.
Atualmente, mais e mais marcas colaboram com criadores do YouTube, porque os criadores são 4 vezes mais eficazes em conseguir familiaridade com a marca que a tradicional parceria com celebridades.
Em uma campanha para a Beats by Dre's #BuiltForBosses campaign, a YouTuber Liza Koshy superou as curtidas de Tom Brady e DJ Khaled.
Embora para um YouTuber conseguir seguidores, ele tenha que fazer um grande esforço, é possível conseguir um acordo de marca com 1.000 inscritos. Conseguir fazer acordos com marcas é um jogo de números, e de acordo com os criadores de vídeo, o número mínimo de visualizações por dia não pode ser inferior a 2.000, caso seja o caminho que você deseja seguir.
Como fazer com que as marcas descubram o seu canal
Quem da marca toma a decisão pode não conhecer os influenciadores com menos seguidores; aqueles que acabaram de ultrapassar a marca de 5.000 inscritos. É pouco provável que com poucos seguidores uma marca chegue até você.
Se você quer fechar acordo com uma marca e se tornara influente no YouTube, você terá que fazer com que eles te descubram e isso é trabalho para uma rede de marketing de influenciadores, como a Famebit.
Como as plataformas de marketing de influencer como a Famebit funcionam
Quando você assina a Famebit ou outra plataforma de marketing de influencer, você tem a oportunidade de ter acesso a marcas que busca influencers para compartilhar os seus produtos e serviços.
Passo a passo para fazer um acordo com uma marca:
- Encontre a marca e a campanha que esteja alinhada com a sua audiência.
- Apresente as suas ideias e uma proposta com os seus parâmetros (avaliação do produto, 30 - 60 mensagens, etc.).
- Se a marca aceitar, você está contratado e começará a colaboração com a marca para criar o projeto.
- Crie o conteúdo.
- Receba aprovação da marca.
- Receba pelo serviço!
Ao contrário do marketing usando celebridades, os criadores do YouTube mostram as marcas ao longo dos anos que estão incentivados e usam uma maneira inteligente de apresentação que leva a melhores resultados. Este tipo de independência é o que faz com que o marketing de influencer do YouTube seja especial.
4. Crowdfunding
Se você cria um conteúdo de valor e tem muitos seguidores, você pode pensar em crowdfunding. Não é necessário ser uma estrela para pedir doações ou apoio aos seus fãs. O importante é a qualidade do conteúdo e se está sendo criativo e tem valor, mesmo em uma plataforma gratuita como é o YouTube.
Mas como pedir apoio financeiro sem parecer que está implorando?
3 tipos populares de crowdfunding:
- Recompensas em níveis: Você oferece recompensas em níveis diferentes. Por exemplo: Para uma doação de $2 a $10, ele recebe uma mensagem do seu próximo vídeo; uma doação de $20 a $100, ele tem um lugar exclusivo na próxima transmissão ao vivo; e outras ofertas podem ajudar a aumentar as doações.
- Membro: Este é um método de crowdfunding que permite que o fã doe de maneira recorrente. Faça como se o seu canal fosse a HBO e entregue conteúdo de valor. Os seus membros serão os primeiros a ver a melhora da qualidade e a frequência do seu trabalho.
- Baseado em projeto: Quando você tem um projeto especial na sua cabeça e precisa de ajuda para concretizá-lo. Um vídeo com mais tempo que os seus fãs esperam há muito tempo, ao falar sobre o projeto, você pode ganhar mais apoio de financiamento.
Desde setembro de 2011, o canal do YouTube Freddiew (conhecido com RocketJump) entrou no Kickstarter para crowdfund o objetivo é produzir uma série chamada Video Game High School. Em 30 dias, eles tinham conseguido superar a meta que era de $75.000, chegaram a $273.725, com 5.661 pessoas que apoiaram. O resultado é uma série de web com várias temporadas, a primeira foi disponibilizada no YouTube em maio de 2012.
Sem o crowdfunding, não seria possível produzir o projeto e publicar para a audiência em tão curto tempo.
Defina os objetivos do crowdfunding e incentive as doações
Você já pediu $5 para um amigo? O que ele respondeu?
"Você precisa do dinheiro para quê?"
Estamos mais dispostos a dar dinheiro se sabemos em que será utilizado. Explique a sua audiência em que exatamente será usado o dinheiro arrecadado e que benefícios trará. Um incentivo é realmente uma forma efetiva de encorajar a doação, como por exemplo, uma viagem para uma conferência, e um vídeo especial será produzido com os melhores momentos do evento.
Defina um valor como meta
O valor deve ser realista, e a mensagem para audiência deve dar o recado corretamente. Veja exatamente quanto você precisa para o seu projeto ou algo mais ambicioso. O que você precisa para crescer e fazer o melhor canal possível.
Como funciona o Patreon para YouTubers?
Quando falamos de crowdfunding para YouTubers, o Patreon é a plataforma a ser escolhida. Enquanto outras plataformas, como Kickstarter ou GoFundMe, estão concentradas em atividades empreendedoras, grandes projetos ou causas de caridade, o Patreon foi pensado exatamente para dar suporte a criativos e oferecer recompensas e incentivos aos doadores.
Principais pontos:
Há muitas maneiras de ganhar dinheiro com YouTube, incentivo que você tente algumas estratégias diferentes e veja o que acontece; descubra qual é mais adequada para o seu canal e para sua audiência.
- Direcione a sua audiência para o seu site onde eles possam comprar produtos e serviços que você oferece.
- Filie-se a um programa como Amazon Associates e crie conteúdo sobre produtos interessantes.
- Encontre marcas que se alinhem com os valores do seu canal e proponha ideias via plataformas de marketing de influencers, como Famebit.
- Configure uma página do Patreon e incentive a doação para ajudar em um grande projeto.
Você tem dúvidas sobre como ganhar dinheiro no YouTube? Deixe o seu comentário abaixo. Nós vamos adorar lhe ajudar a ganhar com os vídeos que você criou.
João Pedro
staff Editor
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