Filmora
Filmora: Editor de vídeo com IA
Aplicativo de edição de vídeo poderoso e simples
ABRIR

Guia SEO do YouTube: Como Melhorar a Posição dos Seus Vídeos na Busca do YouTube

Neste guia vamos guiar você através do processo de melhoria da posição nos motores de busca para cada vídeo que você publicar no YouTube.

filmora author

Oct 17, 2024• Soluções Comprovadas

Se existem buscas, existe SEO. O YouTube já é o segundo principal motor de busca e processa 3 mil milhões de buscas num único mês. Além de certificar-se que cada vídeo que você publicar no YouTube oferece conteúdo estimulante, você também otimizar o vídeo de acordo com as regreas de SEO para se destacar das 500 horas de vídeos publicados a cada mínuto.

Se você pretende saber mais sobre otimização SEO dos vídeos do YouTube está no sítio certo, pois neste guia vamos guiar você através do processo de melhoria da posição nos motores de busca para cada vídeo que você publicar no YouTube

Guia SEO do YouTube

Menu Rápido:

Este guia aborda cinco aspetos da otimização SEO do YouTube:

O Básico - Cinco Principais Fontes de Tráfego

Produzir e publicar um vídeo no YouTube não é suficiente para garantir o seu sucesso. Você precisa de saber de onde vem o tráfego do vídeo, pois são publicadas mais de 500 horas de vídeos a cada minuto no YouTube, e existem mais de 50 milhões de criadores de conteúdos nesta plataforma.

Como Melhorar a Posição dos Seus Vídeos na Busca do YouTube

É por essa razão que precisa de desenvolver uma estratégia que atraia tráfego para os seus vídeos de forma a ficarem bem posicionados nos motores de busca do YouTube. Vamos conhecer as cinco principais fontes de tráfego que irão aumentar o número de visualizações e comentários dos seus vídeos.

Busca do YouTube

Uma excelente fonte de tráfego para os seus vídeos pode ocorrer através dos resultados da busca, tornando o título do seu vídeo um dos aspetos mais importantes na otimização SEO para o YouTube.

Como Melhorar a Posição dos Seus Vídeos na Busca do YouTube

Não use títulos longos - faça por usar títulos curtos e apelativos que contenham palavras-chave que descrevam precisamente os conteúdos do seu vídeo de forma a ficarem em posição superior nos resultados de busca do YouTube.

Vídeos Sugeridos

A plataforma apresenta sugestões de vídeos cujos conteúdos se assemelhem aos vídeos que você já assistiu. Mais uma vez, o título e a descrição que você definir serão cruciais para gerar mais tráfego para os seus vídeos. Por isso, certifique-se que cada vídeo que você publicar no YouTube tenha um título eficaz para despertar o interesse de potenciais espectadores e decidirem assistir ao seu vídeo.

Como Melhorar a Posição dos Seus Vídeos na Busca do YouTube

Os vídeos sugeridos que aparecem junto ao vídeo.

Como Melhorar a Posição dos Seus Vídeos na Busca do YouTube

Os vídeos sugeridos que aparecem após o vídeo.

Como Melhorar a Posição dos Seus Vídeos na Busca do YouTube

Os vídeos sugeridos que aparecem em forma de ligações na descrição do vídeo.

Publicidade do YouTube

Investir na promoção dos conteúdos que está a publicar no seu canal podem ajudar você a gerar mais visualizações, mas diferentes tipos de anúncios do YouTube produzem resultados diferentes. Anúncios que não é possível saltar nunca contam como visualização, mas um anúncio que seja possível saltar e que dure mais de dez segundos deve ser assistido pelo menos durante trinta segundos para contar como visualização. Todos os outros tipos de anúncios do YouTube requerem que o espectador clique e reproduza os anúncios para que o YouTube Analytics consiga reconhecer a ação como uma visualização.

Páginas de Canais, Recursos de Navegação, Listas de Reprodução

Páginas de Canais - Este método de gerar tráfego inclui visualizações criadas por outros proprietários de canais, além dos Canais de Tópicos que são automaticamente criados através do sistema de descoberta de vídeos da plataforma. Em qualquer dos casos, os seus vídeos podem ser encontrados através dos resultados da busca ou dos vídeos sugeridos.

Recursos de Navegação - A página inicial do seu canal do YouTube e também do sistema de subscrição e de todos os outros recursos de navegação podem ser uma potencial fonte de visualizações para os seus vídeos. Os usuários do YouTube podem assistir a um vídeo no seu canal com a sessão iniciada ou como convidados, pois a ferramenta do YouTube Analytics irá reconhecer a ação como uma visualização.

Como Melhorar a Posição dos Seus Vídeos na Busca do YouTube

Listas de Reprodução - Produzir conteúdos que outros YouTubers quererão incluir nas suas listas de reprodução é uma das melhores formas para atrair mais tráfego e aumentar as visualizações dos vídeos que o seu canal do YouTube está recebendo.

Fontes de Tráfego Externas

Apesar do YouTube ser o segundo maior motor de busca do mundo, partilhar uma ligação para um vídeo numa rede social como o Twitter ou Facebook ou integrá-la no seu site pode aumentar significativamente o número de visualizações do seu vídeo.

As fontes de tráfego mencionadas em cima não são igualmente eficazes, pois a intenção de assistir a um vídeo varia fortemente para cada fonte. É por isso que você conseguirá alcançar melhores resultados se combinar várias fontes, se não todas as fontes de tráfego mencionadas neste guia.

Como Definir Termos SEO

Os vídeos são uma forma de comunicação, e tal como todas as formas de comuicação, você deve saber quem está a abordar para ter a certeza do que dizer. Definir o seu público-alvo antes de começar a criar um vídeo irá tornar o processo de otimização SEO muito mais simples e rápido.

Suponhamos que você pretende tornar-se num/a vlogger de beleza de sucesso e o seu objetivo é produzir tutoriais de beleza. O seu primeiro passo será determinar qual o mercado mais relevante para você. Assumindo que você gostaria de abordar o mercado Asiático, é óbvio que o seu público-alvo consistirá em senhoras que estejam procurando por conselhos práticos de maquiagem e as suas colegas que publiquem conteúdos similares.

Agora que você já definiu o seu público-alvo, pode proceder para o planeaento da estratégia de conteúdos. As pessoas procuram vídeos pelas mais diversas razões, mas as suas motivações podem ser divididas aproximadamente em quatro micro-momentos, que são:

Momentos de eu quero saber, eu quero ir, eu quero fazer e eu quero comprar, e alguns ou todos podem ser aplicados em todos os tipos de vídeos do YouTube.

Momentos eu quero saber estão relacionados com todos os usuários do YouTube que desejam aprender mais sobre um certo tópico e geralmente colocam uma questão em como realizar uma certa ação. No nicho de beleza, os termos de busca podem incluir questões como 'a maquiagem faz mal à minha pele?' ou 'o que é contornar?'.

Os momentos eu quero fazer refletem uma certa necessidade de um potencial espectador do seu vídeo, o qual deve fornecer uma resposta direta. Os padrões de busca mais comuns relacionados com o momento eu quero fazer para os vloggers de beleza são 'como aplicar máscara, delineador, etc..'

Se você tem bons conhecimentos de produtos de beleza, produzir vídeos que abordem os momentos eu quero comprar é um método eficaz para atrair tráfego para os seus vídeos, os quais podem incluir análises de produtos, listas Top 10 ou comparações que demonstrem as vantagens e desvantagens de comprar um certo produto.

Adicionalmente, você pode pensar numa forma de criar um vídeo de maquiagem que faça o espectador sentir-se envolvido, por isso mesmo que você apenas esteja explicando os termos básicos ou ferramentas no seu vídeo, os espectadores devem sentir que estão a aprender algo.

Após definir o seu público-alvo e determinar o tipo de conteúdo que irá oferecer, você pode escolher o tópico com base nas palavras-chave. Veja em seguida como pode facilmente pensar em ideias de palavras-chave para os seus vídeos do YouTube.

Como definir as palavras-chave adequadas?

Sugestões de Busca do YouTube:

Esta é de longe a forma mais rápida e fácil para pensar num termo SEO amigável para o seu vídeo. A melhor parte é que as palavras-chave que definir terão sucesso garantido, pois todas as sugestões são baseadas em termos reais que as pessoas já usaram.

Copie as palavras-chave de um vídeo no seu nich que já tenha muitas visualizações:

Estude a concorrência e encontre alguns canais que já tenham centenas de milhares de subscritores e que abordem os mesmos temas que você. Estes canais provavelmente têm um número significativo de vídeos, por isso liste-os através da opção 'Mais Popular'.

Clique num vídeo que tenha o maior número de visualizações e que aborde um tópico idêntico ou similar do que você irá abordar. Quando abrir o vídeo, procure pelas palavras-chave que foquem o tópico no título, descrição ou etiquetas, e pense numa forma criativa de as incorporar no seu vídeo.

Use fontes de tráfego e o relatório de busca do YouTube:

Se você deseja saber quais as palavras-chave que os YouTubers usaram para encontrar os seus vídeos, esta é a melhor solução. Apesar de provavelmente você reconhecer a maioria das palavras-chave no relatório por já as ter usado na otimização SEO dos seus vídeos, poderá encontrar algumas entradas inesperadas e que podem ser úteis.

Procure por palavras-chave com pouca concorrência, pois as palavras-chave usadas frequentemente já foram aplicadas em canais com muitos seguidores. As palavras-chave com pouca concorrência podem ser particularmente úteis se você estiver a tentar fazer crescer o seu canal, pois atraem mais espectadores que as palavras-chave mais óbvias.

Ferramentas de palavras-chave para o YouTube:

https://filmora.wondershare.com/vlogger/youtube-keyword-tools.html

O Processo de Metadados

Agora que você já encontrou as melhores palavras-chave para o vídeo que pretende publicar no seu canal do YouTube, deve fazer tudo ao seu alcance para maximizar o valor SEO do vídeo. Os seguintes fatores de classificação do YouTube são parte fulcral no sucesso que o seu vídeo alcançar:

  • No Vídeo (Metadados)
  • Recomendações
  • Canal
  • Ações do Usuário

Como pode ver, os metadados estão diretamente relacionados com o desempenho na classificação de busca dos seus vídeos. Mas o que são exatamente os metadados?

Nome do arquivo de vídeo: A otimização SEO de um vídeo do YouTube começa ainda antes de você publicar o arquivo no seu canal. Ao nomear um arquivo de vídeo, certifique-se que o nome contém uma palavra-chave, pois o algoritmo da plataforma irá analisar e usar esse termo para determinar a posição do vídeo nos resultados de busca.

Título do vídeo: O título de um vídeo do YouTube é adicionado após publicá-lo na plataforma. Sendo assim, de forma a aumentar as probabilidades do seu vídeo aparecer bem posicionado nos resultados de busca, deve incluir uma palavra-chave no início do título e evitar ao máximo usar títulos com mais de 70 caracteres.

Descrição: Quanto mais palavras usar para descrver o vídeo, melhor. As descrições do YouTube podem conter até 5000 caracteres, o que lhe dá uma enorme liberdade para usar as palavras-chave que definir para o seu vídeo.

Etiquetas: Você dificlmente poderá usar demasiadas etiquetas, mas na verdade deverá usar todas as etiquetas importantes que se lembrar. Nome do canal, nome da marca, palavras-chave relacionadas são excelentes opções para etiquetas. Apenas deve lembrar-se que não podem conter mais que 127 caracteres.

Gerador de etiquetas do YouTube:

http://www.betterwaytoweb.com/tag-generator-for-youtube

Transcrição: É provável que a palavra-chave primária do seu vídeo apareça frequentemente na narração e no diálogo. O YouTube permite-lhe criar uma transcrição de todos os seus vídeos em apenas alguns cliques, podendo elevar a otimização do SEO para o nível seguinte.

Promover Vídeos com Marketing Fora do Canal

Uma das maiores vantagens do YouTube é ser tão simples partilhar as ligações para os seus vídeos nas redes sociais ou qualquer outra plataforma na Internet. Este métodos de marketing fora do canal podem ajudar a gerar mais tráfego para os vídeos que você publicar no canal:

Embutir a ligação: Artigos que abordem tópicos similares aos conteúdos dos seus vídeos são uma excelente fonte para embutir uma ligação para um vídeo do seu canal. Além disso, você pode embutir uma ligação nas publicações do seu blog, do seu site ou num site de uma empresa parceira.

Backlinks (ligações de entrada): Um backlink, também conhecido como ligação de entrada, é uma ligação a partir de um site que redireciona para uma fonte em particular na web, neste caso, um dos seus vídeos. Você pode inserir ligações que ofereçam informações adicionais sobre o tema, acabando por gerar ainda mais tráfego.

Promoções em sites de terceiros: Partilhe ligações para os seus vídeos no YouTube em sites como o Quora ou fóruns como Filmora.io.

Colabore com outros criadores de conteúdos no YouTube: Procure por possíveis parcerias no Fiverr, ou simplesmente envie mensagens privadas a solicitar recomendações ou para seguir o seu canal. Adicione o seu vídeo a listas de reprodução, em canais relacionados, cartões de tela final, etc.

Como Monitorizar os Dados de um Vídeo?

O YouTube Analytics é uma ferramenta que lhe permite saber mais sobre as pessoas que estão assistindo aos seus vídeos. Quantos subscritores assistiram a um vídeo adicionado no seu canal? Quantos espectadores encontraram um vídeo publicado através dos resultados da busca? As respostas a estas questões pode ser facilmente clarificadas com esta ferramenta.

O YouTube Analytics também oferece mais informações sobre as taxas de conversão dos subscritores, para que você saiba exatamente quais os vídeos que estão atraíndo mais subscritores. Isto é particularmente importante se você ainda estiver a desenvolver o seu canal, uma vez que ajuda a perceber quais os vídeos que cativaram mais um espectador a tomar uma ação e a clicar no botão para subscrever.

Combinar as informações fornecidas pelo YouTube Analytics com os dados do Google Analytics permite-lhe conhecer melhor o tipo-base de espectadores dos seus vídeos, o que pode ser útil ao planear os tópicos dos vídeos que pretende publicar no seu canal do YouTube no futuro. Se você quiser consultar mais dados estatísticos avançados, existem várias ferramentas gratuitas e pagas de dados analíticos do YouTube que lhe permitem rastrear o número de comentários nos vídeos, classificações, desagrados, gostos, respostas nos vídeos e favoritos.

Cada uma destas métricas faz parte da fundação do sucesso de um canal do YouTube, pois publicar um vídeo de vez em quando ao fim-de-semana ou durante as férias poderá não produzir os mesmos resultados. As ferramentas de dados analíticos do YouTube podem ajudar você a estar sempre um passo à frente da sua concorrência e a aumentar o número de subscritores do seu canal do YouTube.

Algumas Notas Finais

Tenha estes pontos fundamentais em mente quando estiver a otimizar o SEO do YouTube:

O YouTube irá fazer os possíveis para manter os espectadores a assistirem durante mais tempo.

Por isso o que é relevante para o conteúdo no YouToube?

Sugira sempre vídeos do mesmo criador (deve usar etiquetas da marca e do nome do canal).

Avalie o que as pessoas assistem a seguir e que vídeos ignoram.

Exiba um vídeo com títulos e palavras-chave/etiquetas similares.

O que é relevante para os espectadores no YouTube?

Conheça as suas preferências, estilos e gostos.

Planifique que conteúdos poderão ser interessantes para um espectador em particular: analise o histórico de visualização, as subscrições, o histórico de busca e as escolhas de visualização.

filmora author
Luciana Rocha
Luciana Rocha is a writer and a lover of all things video.