Filmora
Filmora – Editor de Vídeo com IA
Edite de forma mais rápida, inteligente e fácil!
Comece

O que é o Efeito Ken Burns?

O Efeito Ken Burns é uma técnica popular de edição de vídeo onde imagens estáticas ganham vida através de um zoom lento de aproximação ou afastamento e movimentos panorâmicos sobre elas.
João Pedro
por especialista em tecnologia de vídeo
updated Oct 14, 25
Neste texto
    1. Você pode ver três tipos de efeito Ken Burns
    2. Como combinar o efeito Ken Burns com outras técnicas criativas
    1. Guia passo a passo para criar o efeito Ken Burns em Filmora
    2. Perguntas frequentes sobre o efeito Ken Burns

Entenda o efeito Ken Burns

Quando você está assistindo a um documentário, seja sobre história ou natureza, ou qualquer coisa relacionada a isso, para transmitir a mensagem, o diretor usa fotografias quando não há câmeras. Eles poderiam simplesmente implantar imagens estáticas na tela, mas isso não seria visualmente agradável, não seria? Em vez disso, eles aplicam efeitos de zoom e pan suaves para mantê-lo envolvido. Isso é Efeito Ken Burns.

ken burns effect example gif filmora
Definições

Efeito Ken Burns é uma técnica de edição de vídeo muito específica usada para dar vida às imagens estáticas até certo ponto. Em termos simples, você pode aplicar efeitos de panorama e zoom suaves e lentos, começando a panoramizar de uma área da imagem para outra enquanto faz zoom ou zoom lentamente. Esta é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de tornar um simples slideshow de fotos mais agradável.

História e origem do efeito Ken Burns

Ken Burns é um documentarista de renome mundial que alcançou sucesso mundial com sua aclamada série documentária Civil War, que foi transmitida na década de 1990. Para manter os telespectadores colados em seus assentos, Burns usou o zoom lento e o pan nas imagens históricas. Juntamente com uma excelente trilha sonora musical, essa técnica simples evoca efetivamente uma forte resposta emocional do público.

Desde então, sempre que alguém usa essa técnica para animar fotos estáticas, eles chamam isso de efeito Ken Burns. Isso demonstra o poder desse efeito quando usado corretamente.

As três características visuais mais significativas do efeito Ken Burns

smooth pan and zoom motion example gif
Movimentos suaves de panorama e zoom
O movimento acrescenta significado à cena, e o efeito Ken Burns é sobre movimento suave. Se a imagem mostra um movimento, como alguém está lendo alguma coisa, e você passa da pessoa para o movimento, você adiciona uma narrativa lenta que envolve seu público.
consistent focus on subject example gif
Atenção contínua ao tema
Este efeito é comumente usado em documentários quando falam sobre figuras históricas. Como você pode controlar os movimentos de panorama e zoom, você pode usar um em vez do outro, dependendo da cena. Ampliar em uma figura histórica, ao mesmo tempo em que lentamente traduz para manter a atenção do público no assunto.
natural framing transitions example ken burns
Transição do quadro natural
Mesclar duas fotos no vídeo, o efeito Ken Burns também ajuda você a fazer transições mais suaves entre cenas. Pan a primeira foto da esquerda para a direita e a segunda foto da direita para a esquerda. Isso cria um efeito de rebote que é útil em documentários musicais.

Como os artistas usam o efeito Ken Burns?

O efeito Ken Burns dá vida às imagens estáticas, ajudando a contar histórias de forma mais vívida, transmitir emoções, captar a atenção do espectador e aumentar o profissionalismo e o senso de ritmo. É amplamente utilizado na edição de vídeo e filme.

Você pode ver três tipos de efeito Ken Burns

Dê uma olhada nos três tipos comuns de vídeos em que o efeito Ken Burns é muito popular.

Documentários e filmes históricos
Não só torna as imagens mais atraentes, mas também ajuda a criar melhores narrativas e aumenta a retenção de informações.
Slides de fotos e vídeos comemorativos
Esses tipos de campanhas podem apresentar simples apresentações de slides fotográficos com transições básicas entre as imagens, mas, se você quiser que um vídeo como este realmente atinja o alvo, use o efeito Ken Burns e acompanhe alguma música emocional. Um slideshow de fotos de família se transforma em um curta-metragem que evoca sentimentos de alegria, um efeito que basicamente deve ser usado para qualquer tipo de comemoração, especialmente se você está honrando alguém com uma vida heroica.
Vídeos educativos ou instrucionais
Em muitas áreas da ciência, você precisa olhar para fotos de arquivo ou equações, que podem ser difíceis de ver. O efeito Ken Burns pode aliviar a tensão e ajudar o público a acompanhar. Em qualquer palestra ou tutorial, sempre haverá partes muito desafiadoras, então nosso objetivo é tornar o público o mais relaxado possível.

Como combinar o efeito Ken Burns com outras técnicas criativas

Como você pode imaginar, essa técnica criativa é muito versátil. Você pode combiná-lo com várias outras técnicas.

  • Comparando o efeito Ken Burns com Voice-off Narrativa: As imagens estáticas com efeitos de pan e zoom combinam perfeitamente com a narração. Documentários, vídeos educacionais e tutoriais muitas vezes apresentam narrativas extensas que permitem uma transição perfeita de uma pessoa falando para uma fotografia do assunto em discussão, muitas vezes acompanhada pelo efeito Ken Burns.

    Exemplos: Um historiador discute uma cidade antiga e sua representação na antiguidade. Em seguida, você muda para alguma arte recentemente restaurada que retrata certas partes da cidade, aplicando o efeito Ken Burns ao longo do segmento, ajudando o espectador a bloquear a história.

  • Melhorar o efeito de Ken Burns Desaceleração: Os movimentos de panorama e zoom não precisam ser constantes, especialmente ao tentar criar efeitos dinâmicos. Neste caso, você pode emparelhar o efeito Ken Burns com uma rampa de velocidade e ajustar a velocidade dos movimentos de pan e zoom de acordo com a batida ou a velocidade.

    Exemplos: Em um documentário sobre pilotos de corrida, há um momento em que eles se envolvem em um acidente. Você tem uma foto daquele momento e quer animá-lo enquanto o piloto de corrida fala sobre o acidente. Encontre a fila perfeita para acelerar o efeito de zoom e obter reações.

  • Usando transições estáticas para dinâmicas com efeitos Ken Burns: Ao introduzir imagens estáticas, você não precisa aplicar o efeito Ken Burns a partir do primeiro quadro. Em vez disso, você pode deixar a foto parada por alguns segundos e, em seguida, começar lentamente a mover e fazer zoom. Pode ser um bom truque em momentos críticos.

    Exemplos: Em um vídeo de homenagem feito para pessoas que sofreram acidentes infelizes, assim que os palestrantes começam a falar sobre suas reações após a descoberta, você pode usar o efeito de desbotamento para introduzir uma imagem estática do acidente e depois aplicar lentamente o efeito Ken Burns.

Como criar o efeito Ken Burns?

Se você quiser aprender uma maneira muito simples de usar o efeito Ken Burns sozinho em 3 etapas, Filmora é a ferramenta perfeita.

Filmora
Aplicativos e software de edição de vídeo IA
Teste gratuito Teste gratuito
qrcode-img
Digitalize para obter o aplicativo Filmora
A melhor ferramenta para criar vídeos em qualquer lugar para todos os criadores!
Faça efeitos de Ken Burns livremente e facilmente com o Wondershare Filmora.

Guia passo a passo para criar o efeito Ken Burns em Filmora

A versão PC do Filmora está disponível para todos os dispositivos Windows e macOS. Faça o download e instale o Filmora, abra-o e crie um novo projeto. Em seguida, importe a imagem à qual você deseja adicionar o efeito Ken Burns. Em seguida, siga estes três passos simples.

Etapa 1

Drag imagem importada para a linha do tempo.

Etapa 2

Clique com o botão direito do mouse na imagem na linha do tempo e ative as características Recortar e Zoom.

Etapa 3

Clique em Pan e Zoom guia, Configurações Começar e Encerramento quadro e clique em Aplicação quando estiveres pronto.

drag still image to timeline filmora
use crop and zoom feature filmora
set up crop and zoom filmora

Isso é tudo. Você agora é um especialista certificado em efeitos Ken Burns porque sabe como fazer isso em alguns cliques simples. Confira os nossos resultados.

ken burns effect created in filmora

Perguntas frequentes sobre o efeito Ken Burns

Na última seção, discutiremos alguns erros comuns que os iniciantes tendem a cometer ao usar essa técnica.

Fadiga visual causada pelo uso excessivo
Como evitar

Tente usar o efeito Ken Burns com moderação. Se você exibir foto estática após foto com o mesmo tipo de efeitos de panning e zoom, seu público ficará distraído e perderá o foco.

Caminhos de movimento distraídos ou inconsistentes
Como evitar

Mantenha os caminhos de panorama e zoom lógicos. Vá lentamente da esquerda para a direita ou vice-versa, tentando mostrar toda a foto e evitando caminhos de movimento que confundirão o espectador.

Filmora
Aplicativos e software de edição de vídeo AI
Teste gratuito Teste gratuito
qrcode-img
Digitalize para obter o aplicativo Filmora
A melhor ferramenta para criar vídeos em qualquer lugar para todos os criadores!
Faça efeitos de Ken Burns livremente e facilmente com o Wondershare Filmora.

You May Also Like

recom-article
O que é Material B-roll? Um Guia Completo para Criadores de Vídeo
author avatar
João Pedro
recom-article
J Cut vs L Cut: Definição, Principais Diferenças e Exemplos de Edição Profissional
author avatar
João Pedro
recom-article
O que é um Vídeo em Time Lapse?
author avatar
João Pedro