Neste texto
Entenda o efeito Ken Burns
Quando você está assistindo a um documentário, seja sobre história ou natureza, ou qualquer coisa relacionada a isso, para transmitir a mensagem, o diretor usa fotografias quando não há câmeras. Eles poderiam simplesmente implantar imagens estáticas na tela, mas isso não seria visualmente agradável, não seria? Em vez disso, eles aplicam efeitos de zoom e pan suaves para mantê-lo envolvido. Isso é Efeito Ken Burns.

Efeito Ken Burns é uma técnica de edição de vídeo muito específica usada para dar vida às imagens estáticas até certo ponto. Em termos simples, você pode aplicar efeitos de panorama e zoom suaves e lentos, começando a panoramizar de uma área da imagem para outra enquanto faz zoom ou zoom lentamente. Esta é uma das maneiras mais fáceis e eficazes de tornar um simples slideshow de fotos mais agradável.
História e origem do efeito Ken Burns
Ken Burns é um documentarista de renome mundial que alcançou sucesso mundial com sua aclamada série documentária Civil War, que foi transmitida na década de 1990. Para manter os telespectadores colados em seus assentos, Burns usou o zoom lento e o pan nas imagens históricas. Juntamente com uma excelente trilha sonora musical, essa técnica simples evoca efetivamente uma forte resposta emocional do público.
Desde então, sempre que alguém usa essa técnica para animar fotos estáticas, eles chamam isso de efeito Ken Burns. Isso demonstra o poder desse efeito quando usado corretamente.
As três características visuais mais significativas do efeito Ken Burns



Como os artistas usam o efeito Ken Burns?
O efeito Ken Burns dá vida às imagens estáticas, ajudando a contar histórias de forma mais vívida, transmitir emoções, captar a atenção do espectador e aumentar o profissionalismo e o senso de ritmo. É amplamente utilizado na edição de vídeo e filme.
Você pode ver três tipos de efeito Ken Burns
Dê uma olhada nos três tipos comuns de vídeos em que o efeito Ken Burns é muito popular.
Como combinar o efeito Ken Burns com outras técnicas criativas
Como você pode imaginar, essa técnica criativa é muito versátil. Você pode combiná-lo com várias outras técnicas.
-
Comparando o efeito Ken Burns com Voice-off Narrativa: As imagens estáticas com efeitos de pan e zoom combinam perfeitamente com a narração. Documentários, vídeos educacionais e tutoriais muitas vezes apresentam narrativas extensas que permitem uma transição perfeita de uma pessoa falando para uma fotografia do assunto em discussão, muitas vezes acompanhada pelo efeito Ken Burns.
Exemplos: Um historiador discute uma cidade antiga e sua representação na antiguidade. Em seguida, você muda para alguma arte recentemente restaurada que retrata certas partes da cidade, aplicando o efeito Ken Burns ao longo do segmento, ajudando o espectador a bloquear a história.
-
Melhorar o efeito de Ken Burns Desaceleração: Os movimentos de panorama e zoom não precisam ser constantes, especialmente ao tentar criar efeitos dinâmicos. Neste caso, você pode emparelhar o efeito Ken Burns com uma rampa de velocidade e ajustar a velocidade dos movimentos de pan e zoom de acordo com a batida ou a velocidade.
Exemplos: Em um documentário sobre pilotos de corrida, há um momento em que eles se envolvem em um acidente. Você tem uma foto daquele momento e quer animá-lo enquanto o piloto de corrida fala sobre o acidente. Encontre a fila perfeita para acelerar o efeito de zoom e obter reações.
-
Usando transições estáticas para dinâmicas com efeitos Ken Burns: Ao introduzir imagens estáticas, você não precisa aplicar o efeito Ken Burns a partir do primeiro quadro. Em vez disso, você pode deixar a foto parada por alguns segundos e, em seguida, começar lentamente a mover e fazer zoom. Pode ser um bom truque em momentos críticos.
Exemplos: Em um vídeo de homenagem feito para pessoas que sofreram acidentes infelizes, assim que os palestrantes começam a falar sobre suas reações após a descoberta, você pode usar o efeito de desbotamento para introduzir uma imagem estática do acidente e depois aplicar lentamente o efeito Ken Burns.
Como criar o efeito Ken Burns?
Se você quiser aprender uma maneira muito simples de usar o efeito Ken Burns sozinho em 3 etapas, Filmora é a ferramenta perfeita.
Guia passo a passo para criar o efeito Ken Burns em Filmora
A versão PC do Filmora está disponível para todos os dispositivos Windows e macOS. Faça o download e instale o Filmora, abra-o e crie um novo projeto. Em seguida, importe a imagem à qual você deseja adicionar o efeito Ken Burns. Em seguida, siga estes três passos simples.
Drag imagem importada para a linha do tempo.
Clique com o botão direito do mouse na imagem na linha do tempo e ative as características Recortar e Zoom.
Clique em Pan e Zoom guia, Configurações Começar e Encerramento quadro e clique em Aplicação quando estiveres pronto.



Isso é tudo. Você agora é um especialista certificado em efeitos Ken Burns porque sabe como fazer isso em alguns cliques simples. Confira os nossos resultados.

Perguntas frequentes sobre o efeito Ken Burns
Na última seção, discutiremos alguns erros comuns que os iniciantes tendem a cometer ao usar essa técnica.
Tente usar o efeito Ken Burns com moderação. Se você exibir foto estática após foto com o mesmo tipo de efeitos de panning e zoom, seu público ficará distraído e perderá o foco.
Mantenha os caminhos de panorama e zoom lógicos. Vá lentamente da esquerda para a direita ou vice-versa, tentando mostrar toda a foto e evitando caminhos de movimento que confundirão o espectador.
