Nos dias de hoje, mais de 59% de todas as agências de marketing estão transmitindo ao vivo seu conteúdo para o maior alcance. É muito simples por isso que eles entram nos negócios de transmissão ao vivo. Há também muitas marcas e criadores de conteúdo apenas começando, basicamente aprendendo a transmitir ao vivo que se deparam com situações complicadas. Como você planeja isso? Como você pode promovê-lo da melhor maneira?
Há muitas coisas diferentes a ter em mente e, neste artigo, falaremos sobre cada uma delas para que você possa começar a criar transmissões ao vivo bem-sucedidas. Não há problema em admitir que o lado técnico da transmissão ao vivo é bastante complexo e um pouco mais difícil de entender, mas com o guia certo, você chegará lá!
Agora que você já sabe o básico, vamos começar!
Neste artigo
Parte 1. De que câmera você precisa?
Quando você está apenas começando, você pode transmitir ao vivo a partir da câmera do seu telefone ou laptop, também há boas webcams disponíveis por pouco dinheiro. Se você tem um orçamento de uma câmera high-end, por exemplo, em torno de US $ 2000, você pode investir nas seguintes câmeras:
Panasonic GH5
Sony A7 II
Panasonic LUMIX GH4
Uma filmadora ou webcam funcionará perfeitamente para transmissão ao vivo, desde que a câmera seja capaz de fotografar a um mínimo de 720p HD, 24fps. É totalmente bom começar com a webcam no seu laptop, ou uma webcam melhor. Eu usei o Logitech C922 para streaming e funciona como um charme. O Mevo Plus ajuda-o com uma excelente qualidade quando utiliza um dispositivo móvel. Depois disso, você executa seu programa em um software como o OBS, onde você pode aplicar filtros para melhorar sua imagem, que você usará para também transmitir ao vivo para a plataforma real, como o YouTube ou o Twitch. Uma vantagem é que você não precisa de um cartão de memória para streaming, pois não está gravando na própria câmera.
Parte 2. Que microfone você precisa?
Ao falar sobre áudio, é um dos elementos mais importantes da sua transmissão ao vivo geral. Se as pessoas estão ficando frustradas tentando ouvir o que você diz, elas são menos propensas a ficar. Hoje em dia, muitos smartphones têm microfones incríveis com cancelamento de ruído embutido e redução de eco. Se você estiver usando um laptop ou desktop, recomendamos um microfone externo, pois os microfones da webcam não são tão bons.
Os microfones USB são a melhor escolha para streaming em casa. Os fanáticos preferem usar microfones XLR por causa de sua qualidade de som. Bons microfones XLR são muitas vezes muito mais caros do que os microfones USB comuns. XLRs também precisam de uma placa de som externa / interface de áudio para ser alimentado para o seu computador, como o Focusrite Scarlett Solo, a partir de cerca de US $ 130.
Os microfones econômicos oferecem excelente qualidade de streaming. A única desvantagem é que eles não têm certos recursos, como um botão mudo e controles de tensão / ganho, o que força você a encontrar outra solução para compensar isso, como usar plugins em seu software de streaming para dar mais ganho ao seu microfone e ou usar teclas de atalho para silenciar.
Parte 3. Qual software de streaming você precisa?
O software que você usará para transmitir não está embutido no Windows, Mac ou em qualquer outro sistema operacional por padrão. Primeiro você precisa baixar um software de streaming de terceiros.
OBS
OBS Studio é um software de código aberto usado para gravação e streaming. É gratuito para baixar e usar, mas perde algumas das opções mais avançadas que você vê em programas pagos.
Se você está preparado para dedicar tempo para aprender sua funcionalidade, o OBS Studio tem muito mais força do que a maioria dos outros softwares livres, é por isso que é tão popular entre os criadores de conteúdo. Você também encontrará outros plugins que as pessoas criaram para adicionar à funcionalidade e flexibilidade do OBS Studio para melhorar sua experiência de gravação ou streaming.
Streamlabs
O Streamlabs era originalmente uma ferramenta de transmissão ao vivo que os streamers usam com outros softwares de transmissão ao vivo juntos. O Streamlabs OBS agora combina a ferramenta Streamlabs com o OBS Studio, oferecendo um programa de streaming mais aprofundado com uma interface de usuário mais organizada. Assim como o OBS Studio, o Streamlabs OBS é gratuito para baixar e usar.
Nvidia ShadowPlay
Nvidia ShadowPlay é projetado para jogadores e vem combinado com placas gráficas Nvidia GeForce. Ele permite que as pessoas transmitam transmissões ao vivo e vídeos de alta qualidade. É adequado para plataformas como Facebook Live, YouTube e Twitch.
O modo de Reprodução Instantânea no estilo DVR do ShadowPlay pode ser usado pressionando uma tecla de atalho para salvar os últimos 30 segundos do seu conteúdo no disco rígido ou compartilhar no Twitch ou no YouTube. Você pode gravar vídeos manualmente pelo tempo que quiser, porque o ShadowPlay é acelerado por hardware. Você pode criar GIFs de até 15 segundos a partir do seu vídeo do ShadowPlay para criar destaques, editá-los depois com efeitos de gradação de cores, adicionar música, texto e enviá-lo para o Facebook, YouTube ou Vimeo.
XSplit Broadcaster
XSplit Broadcaster é um software de gravação e linve para Windows. XSplit permite gravar e transmitir em 4K 60fps. Você pode usar o XSplit Broadcaster para transmitir em todas as plataformas que você pode imaginar que têm uma função ao vivo, você pode até mesmo ir ao vivo em vários serviços de transmissão ao mesmo tempo. O software de streaming tem muitos recursos de gerenciamento de fluxo. Há uma opção para editar cenas antes de iniciar sua transmissão ao vivo com o Editor de visualização de cena.
A capacidade de criar seu próprio título e tags para facilitar a pesquisa é excelente. A lista de tecnologia compatível que se integra com o software e a quantidade de servidores de dados que existem para ajudar a acomodar suas necessidades durante o streaming, não importa se você estiver usando ethernet ou WiFi, o XSplit é super fácil de usar para jogos, gravação ou podcasting.
Wirecast
O que é legal é que você pode transmitir ao vivo a partir de uma quantidade ilimitada de fontes. Microfones, câmeras, câmeras IP e muito mais. Um navegador da Web embutido é capaz de mostrar coisas como páginas da Web também. Você pode misturar até 8 faixas de áudio separadas e adicionar processamento combinado com efeitos para melhorar ainda mais a experiência do espectador. Seus poderosos recursos de produção tornam super fácil alternar entre diferentes feeds de câmera ao vivo enquanto mixa em vídeo pré-gravado, gráficos, áudio, transições e até slides.
O Wirecast permite que os organizadores de eventos cominem vídeo ao vivo ou pré-gravado junto com áudio para obter resultados profissionais, bem como faixas de áudio individuais para saídas separadas. Este programa vem com uma biblioteca de mídia com vídeos, imagens de fundo, música e muito mais. O Wirecast permite que você transmita como um profissional e com seus recursos high-end. Este software de streaming tem gravação de áudio de vários níveis e saída multi-visualizador de 1-17 slots para um nível mais avançado de streaming e até mesmo assistência de gravação ISO.
VidBlasterX
Este é um dos sistemas de software high-end com um switcher embutido e mixer de áudio. Você pode combinar qualquer número de módulos flutuantes de entrada ou saída que podem ser posicionados em qualquer lugar que você quiser na interface do usuário. Os módulos podem ser encaixados em outros para criar o design de estúdio que funciona melhor para você. É um enorme benefício por ter a maior personalização de todos os aplicativos codificadores de terceiros que você pode usar para transmissão ao vivo.
As edições Home & Studio vêm com o apoio da comunidade; a edição Broadcast também vem com prioridade e suporte da comunidade. O VidBlasterX Trial Edition é o mesmo que o Studio Edition, com uma marca d'água adicionada a todos os canais de saída. O site da VidblasterX diz: "O VidBlasterX é um versátil e poderoso misturador de visão em cascata de latência ultrabaixa e roteador de vídeo com escaladores integrados, corretores de base de tempo, sincronizadores de quadros, codificadores e decodificadores de vídeo IP, players de vídeo, gravadores, chaveadores, efeitos e muito mais".
vMix
Este programa também permite que você crie vídeos de qualidade profissional e shows ao vivo. vMix oferece-lhe o poder de adicionar vários ângulos de câmeras, imagens, vídeos, áudio, títulos, apresentações em Powerpoint, chroma key, conjuntos virtuais e ainda mais do que isso. Você é capaz de mostrar, transmitir ao vivo e gravar seu conteúdo ao mesmo tempo. O vMix integra-se com o EasyWorship, Flowplayer, Facebook, Restream, Vimeo, Twitch e YouTube.
Dito isto, o vMix se destacou em ótimos recursos e parece estar saindo com ainda mais a cada seis meses. Este programa adicionou tudo o que você precisa. Sua integração de recursos dedicados de Call-In, juntamente com o suporte NDI e SRT, está claramente incluída e está disponível a um preço muito acessível. Afinal, definitivamente recomendamos que qualquer pessoa que queira passar de uma solução de hardware para esse tipo de software, experimente o vMix. Especialmente quando eles oferecem uma avaliação gratuita completa de 60 dias e também não é uma versão de avaliação limitada, mas sim toda a versão de ponta que inclui tudo o que você precisa para impulsionar sua carreira de transmissão ao vivo do chão!
Ffmpeg
Ao falar sobre o Ffmpeg, gostaríamos de mencionar que este é um software de transmissão muito básico compatível com a plataforma de streaming da Dacast. Pelo que notamos é que o Ffmpeg é muito fácil e rápido de aprender onde você não precisará abrir outro aplicativo para usá-lo. Contanto que você esteja satisfeito com o uso da linha de comando, você pode usá-la para conversões de vídeo e áudio, compactação e muitas outras ferramentas incluídas nas opções. Nós o usamos para tentar a edição de vídeo, depois de usar outros softwares pagos também, como o VEGAS Pro. Concordamos que é uma questão de se acostumar com o programa. Você pode encontrar qualquer coisa que você precisa on-line para começar, ou quando você está perdido. É bom que ele não reivindique muito espaço no disco rígido. Esta é uma maneira completamente nova de transmissão ao vivo e edição de vídeo.
Restream.io
Você provavelmente já ouviu falar sobre este programa. Restream é um aplicativo de transmissão ao vivo completo e profissional para quem quer começar sua carreira on-line profissionalmente. Basta transmitir transmissões profissionais do seu navegador para várias plataformas sociais de uma só vez, como YouTube, Facebook e Twitch. Personalize suas transmissões ao vivo, interaja com seus espectadores e promova a ação. Eles têm uma comunidade lotada de mais de 5.000.000 de streamers usando o Restream para transmitir ao vivo no YouTube, Facebook, Twitter, LinkedIn e muito mais!
O mais significativo de todos os recursos é a integração do Ecamm Live. Isso permite que você leia o bate-papo de diferentes plataformas do mesmo lugar. A qualidade de vídeo que o Restream emprega é a melhor, com quase nenhuma latência e atraso!
Concluindo
A transmissão ao vivo é um tópico bastante amplo, e cada experiência de transmissão também é diferente. Fizemos este artigo para lhe dar uma sensação muito neutra de como ir ao vivo streaming. Entender o básico, juntamente com alguns testes e prática, ajudará a tornar suas transmissões ao vivo muito melhores e valiosas para os espectadores.