Wirecast Vs OBS: Qual é o Melhor?
Aspeto Comum entre os Dois Programas:
Tanto o Wirecast como o OBS ajudam os usuários a transmitirem os seus vídeos em plataformas populares como o Twitch, Facebook Live, YouTube Live, etc.
O efeito de tela verde e o recurso de Chroma Key estão disponíveis em ambas as ferramentas.
Ambos os softwares permitem aos usuários aplicarem efeitos avançados em vídeos como: redimensionar, ajustar cores e intrduzir controles de imagem com ajustes do efeito de áudio.
Também é possível optar por transmitir em direto as atividades da tela inteira ou apenas uma parte selecionada.
Comparação entre os Dois Programas:
Preço:Será do seu maior interesse saber que o OBS é um programa gratuito e open-source. Por outro lado o Wirecast Studio tem o custo de $495 para a versão Studio e $999 para a versão Profissional. A versão gratuita do Wirecast apenas permite transmitir no YouTube com funcionalidades limitadas.
Em seguida apresentamos alguns aspetos relacionados com a comparação detalhada entre as duas ferramentas:
Wirecast:
a. Transmitir para múltiplas fontes:
É possível transmitir em direto para múltiplas fontes em simultâneo, o que significa que você pode partilhar o mesmo vídeo no Facebook Live e no YouTube Live ao mesmo tempo. Você pode também adicionar dois vídeos iguais à mesma plataforma, pelo que um dos vídeos deve ser o principal e o outro uma cópia de segurança caso ocorra algum imprevisto. Se não pretender transferir várias transmissões em direto para múltiplas plataformas, pode usar a opção de gravação do disco local para criar uma biblioteca para o seu conteúdo pessoal.
b. Controle total de toda a transmissão em direto:
O Wirecast oferece um controle total em todos os elementos dos vídeos e das transmissões em direto. Os usuários podem manipular o ponto de início de cada vídeo durante a transmissão e podem também criar vários ciclos entre os vídeos. E você pode facilmente definir se pretende que o vídeo seja removido do canal após estar concluído. Comparando entre os dois programas, o OBS tem imensos recursos avançados enquanto que o Wirecast oferece uma maior liberdade aos usuários com o sistema de personalização dos arquivos.
c. O Wirecast é muito mais fácil de configurar:
Em comparação com o OBS, a melhor parte do Wirecast é a sua configuração simplificada e acessível. Você nem sequer tem que ler e assistir tutoriais no Google para usar o programa. A interface é altamente interativa e permite realizar tarefas interessantes logo desde o primeiro passo. Podemos considerar a interface como um modelo lógico e direto com imensos aspetos interessantes para lhe oferecer.
No caso do OBS, os usuários precisam de realizar a maioria das tarefas manualmente, e para criar uma simples cena é necessário definir os elementos manualmente e aplicar controles específicos nessa sequÊncia. Além disso, o Wirecast oferece uma plataforma intuitiva de reparação de erros nos vídeos e outros problemas similares.
d. O Wirecast contém uma Saída para Câmera Virtual e Saída para Microfone Virtual:
O Wirecast contém mais um recurso interessante que permite aos usuários trabalharem com saídas de microfones e câmeras virtuais. Assim sendo, você pode transmitir os conteúdos do Wirecast como se fosse a partir de uma webcam em direto. Se você usa o Skype frequentemente e está à procura de uma ferramenta para gravar vídeos nesta plataforma, então o Wirecast é a sua melhor solução por permitir partilhar a tela do aplicativo enquanto realiza chamadas ou entrevistas no Skpe. Você pode facilmente adicionar títulos, animações e vídeos adicionais para gerar um vídeo em direto personalizado.
OBS:
a. Difícil de usar e não tem modelos integrados para Transmissões em Direto:
Não existem modelos integrados no OBS, pelo que os usuários devem perder algum tempo em tutoriais para conseguirem aplicar as definições mais adequadas nas transmissões em direto. O Facebook Live e o YouTube Live suportam definições únicas para transmissões em direto dependendo dos níveis de resolução - 720p e 1080p, por isso os usuários devem fazer os possíveis para cumprir estes requisitos.
Mas no caso do Wirecast, todo o processo é simplifcado com a adição de modelos integrados. Basta escolher a sua plataforma para a transmissão em direto e tudo o resto será gerido automaticamente pela plataforma.
b. Os requisitos de sistema do OBS são inferiores:
O OBS não requer um CPU demasiado poderoso pois consegue trabalhar eficazmente em sistemas mais fracos. Esta é uma das principais causas da sua popularidade entre os jogadores, podendo executar todas as tarefas no mesmo sistema sem consumir demasiado CPU.
Já no caso do Wirecast, é obrigatório ter um CPU e GPU poderosos, não sendo possível transmitir conteúdo a partir de um sistema potencialmente mais fraco. E caso você pretender executar múltiplas tarefas como gravação de vídeos em 4D enquanto usa o navegador web em simultâneo, o desempenho do dispositivo é reduzido substancialmente.
c. Plugins para o OBS:
O melhor aspeto do OBS é permitir aos seus usuários trabalharem com vários plugins e realizarem tarefas de uma forma mais simples e agradável. É possível personalizar o software com recursos adicionais para obter resultados mais impressionantes.
d. Novos recursos:
O recurso de arrastar e largar no OBS é extemamente útil e permite aos usuários arrastarem todos os elementos da transmissão de forma simples para a linha de tempo a partir de diversas fontes. As ferramentas de redimensionar e cortar são muito simples de usar em elementos gráficos enquanto verifica as alterações na janela de pré-visualização.
Contudo, o Wirecast também disponibiliza estas ferramentas, contudo este software exige um maior esforço manual por parte dos usuários. É necessário ajustar os cursores manualmente e os mais iniciantes podem ter alguns problemas com esta tarefa.
Conclusão:
Após termos conhecimento de todos os recursos de ambos os programas, podemos afirmar que tanto o Wirecast e o OBS são ferramentas bastante interessantes com imensos recursos avançados. O OBS é completamente gratuito e contém imensos recursos únicos, enquanto que o Wirecast oferece uma versão de teste gratuita por 30 dias, o que é ideal para obter uma ideia geral da interface e das ferramentas disponíveis. A decisão final sobre qual o programa que deve usar para transmitir os seus conteúdos em direto depende completamente das suas preferências e orçamento.
Tem questões relacionadas com os nossos produtos? Veja as respostas a perguntas comuns >>

Faça conteúdos PROFISSIONAIS usando softwares de edição de vídeo profissional sem complicações.
Baixar Grátis Baixar Grátis
Sua loja obrigatória para materiais sem direitos de autor, como efeitos de vídeo, gravações e um mundo de muitas outras mídias!
Ver Mais